O Que Os Outros Precisam Saber A Nosso Respeito

O Que Os Outros Precisam Saber A Nosso Respeito

“O Que Os Outros Precisam Saber A Nosso Respeito”

(Atos 11:19-30)

Série: A igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(18-11-07) (Manhã)

 

. Peguem a palavra de Deus e abram em Atos, capítulo 11.

 

Nós estamos quase na metade de uma série de mensagens sobre o livro de Atos, uma série chamada “A Igreja em Chamas!” Nós temos estudado a primeira igreja na história cristã, como Deus fez nascer a igreja e como fez a igreja crescer. Nós estamos estudando sobre como cumprir o Grande Comissinamento que nos foi dado no primeiro capítulo, Atos 1:8, onde Jesus nos diz que o Espírito de Deus nos enche para nos ajudar a testemunhar a Jerusalém, Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Em outras palavras, nós devemos compartilhar Jesus Cristo com as pessoas em todos os lugares em todas as oportunidades.

 

Nós paramos no versículo 18, então nós vamos retomar no capítulo 11, versículo 19 e seguintes. Aqui no final do capítulo 11nós lemos sobre o avanço do Evangelho das regiões não-judaicas para o norte de Jerusalém. Vamos conferir e então veremos como esse texto se aplica a nós hoje.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da palavra de Deus.

 

19 E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.

20 E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.

21 E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.

22 E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia.

23 O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração;

24 Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.

25 E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.

26 E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

27 E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.

28 E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.

29 E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.

30 O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Recentemente, eu estava fazendo uma pesquisa na internet e eu me deparei com um número de igrejas incomuns e nomes de igrejas. Por exemplo, vocês sabiam que existe uma igreja em Jackson Kentucky conhecida como “A Igreja Feliz?” A Igreja Feliz. Em Denver Colorado, há uma igreja chamada “Igreja Escória da Terra”. Como isso te convence? Há muitas igrejas no sudoeste chamadas “Igrejas de Cowboys”. Em Tulsa Oklahoma, há uma igreja chamada “A Igreja Corajosa”. E em Missão Viejo, Califórnia, há na verdade uma igreja chamada “A Turbinada Igreja para Pecadores” Você tem idéia de como eles eram conhecidos? Quem vocês acham que eles estavam tentando convencer com esse nome?

 

Bem, ao ler a última parte desse capítulo, eu não vou falar da “Igreja Feliz”, “Escória da Igreja da Terra”, nem mesmo da “Turbinada Igreja para Pecadores”. Eu vou falar da Primeira Igreja Batista de Henderson e eu quero falar a respeito de como nossa igreja deve ser conhecida. De acordo com a Bíblia, há algumas coisas que outros devem saber a nosso respeito. Primeiro:

 

I.  Nós Devemos Ser Conhecidos pelo Evangelho (19-21)

 

A passagem começa no versículo 19 nos lembrando do que aconteceu lá atrás no final do capítulo 7 e começo do capitulo 8. Lembram-se de Estevão? Quantos de vocês se lembram de Estevão? Ele estava compartilhando sua fé no Senhor Jesus Cristo e o que aconteceu? Ele morreu apedrejado. E a Bíblia diz que, depois de sua morte, uma grande perseguição se levantou até que os crentes deixaram Jerusalém e começaram a ir para tudo quanto era lugar. Deus pegou a intensão de prejudicar do inimigo e transformou em bem. É disso que falam os versículos 19 e seguintes, a expansão da igreja sob a soberania de Deus.

 

19 E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícai (isso é o Líbano), Chipre (essa é uma ilha no Mar Mediterrâneo), você pode conferir mais tarde. Eu tinha um amigo com quem eu fui para o seminário que nasceu no Chipre. O nome dele é Doros Zachariades. Quantos de vocês acham que esse é com certeza um nome grego?!) e Antioquia..

 

Antioquia era a terceira maior cidade do Império Romano atrás apenas de Roma e Alexandria. Era uma grande cidade; cerca de 500.000 pessoas. Tinha muitos pagãos lá, muitos que precisavam ouvir sobre Jesus. E os crentes lá em Jerusalém estavam pensando “Vamos nos mandar”, sabe como é. “Vamos dar o fora de Jerusalém para nossa própria segurança e vamos levar o evangelho conosco uma vez que foi isso que Jesus falou para fazermos. Então eles foram para o norte até Antioquia. Só para dar uma noção, Antioquia fica cerca de 644 km a norte de Jerusalém. É como se nós saíssemos de Henderson e fossemos em direção norte até o Lago Michigan. “Vamos levar a mensagem para Chicago! Alguém quer ir?” Eles foram para o norte e a Bíblia diz que eles estavam “pregando a palavra senão somente aos judeus.” Ou seja, os crentes judeus estavam encontrando outros crentes judeus e mostrando a eles como Jesus de Nazaré era o Messias prometido. Mas então, veja novamente o versículo 20:

 

20 E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses (uma cidade na África do Norte), os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.

 

A palavra “Helenistas” é melhor traduzida como “gregos”, tendo o significado de gentios, pessoas não judaicas. Esse é o cerne do que está acontecendo aqui. O evangelho está sendo compartilhado não apenas com judeus, mas também com não-judeus. Vejam, nós ainda não tínhamos ouvido muito acerca de não judeus sendo salvos até então. Nós lemos sobre o evangelho chegar aos Samaritanos, pessoas consideradas pelos judeus como “meio-judeus”. E depois nós lemos sobre o eunuco etíope . Lembram-se dele? Ele foi salvo. E nas últimas duas semanas nós lemos sobre um não judeu chamado Cornélio. Ele foi salvo com sua família. E agora nós lemos sobre alguns crentes de Chipre e Cirene que estão compartilhando o evangelho com muitos não judeus, muitos “Cornélios”, certo? O que acontece? Veja o versículo 21:

 

21 E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.

 

Crescimento. Como a igreja cresceu? Eles entenderam a mensagem corretamente. A Bíblia diz nesses versículos que eles estavam “pregando a palavra” e “pregando o Senhor Jesus”. A palavra “pregando” não é pregar como eu estou fazendo aqui neste momento. É uma palavra diferente no original. É a palavra da qual vem “evangelismo”. Os crentes estavam evangelizando, compartilhando as Boas Novas de Jesus com os outros, compartilhando o evangelho. O evangelho: Jesus morreu por nossos pecados, foi sepultado, e ressuscitou no terceiro dia para nossa justificação. Ele é o único caminho para o céu. O evangelho!

 

Eles tinham uma mensagem poderosa. Como eles a compartilharam? “A mão do Senhor era com eles.” Deus prometeu dar a eles – e a nós – poder através do Espírito Santo. Lembram-se de Atos 1:8: “E recebereis poder quando descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas.”

 

Eles cresceram porque eles tinham uma mensagem poderosa que eles compartilharam no poder de Deus. Essa é a principal coisa que nós devemos fazer aqui na Primeira Batista: compartilhar a poderosa mensagem do evangelho no poder do próprio Deus. Se nós não estivermos compartilhando o evangelho nós não somos uma igreja. Certo? Isso é, nós podemos crescer como o mercado, mas não seremos uma igreja. Quero dizer que nós podemos encher um estádio e eu poderia sorrir e pregar “acalorados sermões confusos” e escrever um livro com o titulo “Sua melhor vida agora!” Mas não seria uma igreja se não houvesse a pregação do evangelho. É o evangelho que transforma vidas. É a mensagem da morte de Cristo pelos nossos pecados e o quanto você e eu precisamos nos arrepender e nos voltarmos para Ele e recebermos o perdão que somente ele oferece e então vivermos para ele e compartilharmos com os outros a mensagem transformadora de vidas.

 

II.  Nós Deveríamos ser Conhecidos pela nossa Graça (22-26)

 

A Bíblia diz no versículo 22 que “chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia”. Vejam, os crentes lá em Jerusalém eram judeus crentes. Eles eram crentes judeus e talvez a maior parte deles ouvira sobre o eunuco etíope ou sobre Cornélio e eles ficam pensando: “é muito legal que alguns gentios estejam sendo salvos como nós somos”, mas eles agora estão ouvindo que não são apenas um ou dois gentios, trata-se de uma porção deles nesta metrópole pagã não judaica, Antioquia. E eles ficam pensando “Vamos checar isso. Mandem Barnabé ir lá para ver se é verdade.”

 

Eu amo Barnabé. Nós fomos apresentados a Barnabé lá atrás no capítulo 4. Lembram, Barnabé não é o nome verdadeiro dele. Seu nome verdadeiro é “Joses” ou “José”, mas lembram que os apóstolos deram a ele o nome de Barnabé. Eles lhe deram esse apelido porque significa “filho da consolação”. Barnabé era um encorajador. Muitos de vocês são encorajadores. É um prazer ficar ao lado de vocês. Vocês me encorajam e encorajam a muitos nesta comunhão. Que Deus me ajude a ser um Barnabé para vocês. O que Barnabé viu ao viajar 644 km para o norte de Jerusalém? O que ele viu em Antioquia? Versículo 23:

 

23 O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração;

 

Essa é uma afirmação fascinante, não é? Barnabé tinha visto nesses novos crentes de Antioquia “a graça de Deus”. Quando eu li pela primeira vez essa frase no versículo 23, eu pensei comigo: “Como você vê a graça de Deus?” Nós falamos sobre graça. Nós falamos sobre a “Maravilhosa Graça” de Deus e como Deus derrama Sua graça sobre nós.Como você vê a graça de Deus numa igreja? Como você vê a graça de Deus nas pessoas?

 

Na carta de Paulo aos Efésios, ele está falando sobre a igreja e no capítulo 4 versículo 7 ele diz: “Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.” E ele prossegue para falar dos dons espirituais, dons que ele também menciona em Romanos 12 e em 1Corintios 12, dons como ensinar, dar, encorajar, curar e mostrar misericórdia. A graça de Deus é evidente em nossas vidas quando nós estamos usando os dons que Ele nos deu. Você pode ver a graça de Deus numa igreja quando seus membros estão usando seus dons.

 

Eu penso na Primeira Igreja Batista de Henderson e eu penso sobre as pessoas que usam seus dons para a glória de Deus aqui, tantos voluntários, tantas pessoas “nos bastidores”. Nós temos uma grande equipe na liderança aqui, mas muitas coisas acontecem sem que a liderança esteja envolvida. Ontem mesmo eu vim à igreja para realizar um trabalho e eu vi membros da sala de EBD do Brad e da Mandy Whitmore recolhendo as folhas, deixando tudo arrumado para hoje. Eu vejo a graça de Deus nisso. E muitos de vocês estão fazendo coisas assim o tempo todo. Ninguém mais sabe, a não ser Deus. A graça de Deus.

 

Quando Barnabé viu a graça de Deus trabalhando nos crentes em Antioquia, a Bíblia diz, continuando no versículo 23:

 

se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração;

24 Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.

 

Repare isso em Barnabé. Ele viu a graça de Deus e se alegrou e fez o que no versículo 23? Ele “exortou a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração.” Por que ele os encorajou a permanecerem no Senhor, a “permanecerem fieis” ao Senhor, como trazem algumas traduções? Porque: Às vezes somos tentados a desistir. Eu amo Barnabé! Que cara encorajador! Ele conhece a realidade que é viver uma vida cristã num mundo não cristão. Ele fica pensando: “Pessoal, não desistam agora! Fiquem firme! Continuem a corrida!”

 

Você às vezes sente vontade de desistir? Há uma piada entre os pregadores a respeito de quanto o ministério pode ser desencorajador. Pregadores falam sobre pregar no Domingo e querer desistir na Segunda-feira. E às vezes eu penso: “Segunda?! Puxa, teve vezes em que eu quis desistir no Domingo”, sabe, enquanto eu estava pregando.

 

Você já quis desistir, jogar a toalha? Nós precisamos de mais Barnabés para chegar e dizer: “Continue. Não desista. Vai valer a pena no final. Permaneça fiel ao senhor e à Sua palavra. Seja fiel a Ele.” Não desista! Não desista da sua igreja. Não desista da sua sala de EBD. Não desista do seu devocional. Não desista de testemunhar. Não desista de usa vida de oração. Não desista de sua pureza sexual. Não desista dos seus votos de casamento. Continue a corrida!

 

Algum tempo atrás, Adrian Rogers contou a história sobre Bear Bryant, o técnico anterior da universidade do Alabama. No final de um dos jogos, havia apenas um minuto para terminar o jogo e Alabama estava 5 pontos atrás e na linha de 5 jardas do outro time. Enquanto o relógio decrescia, só havia tempo para correr duas ou três jogadas, mas então o zagueiro se machucou. Bear Bryant chamou o zagueiro reserva que era o cara mais lento do time. O Técnico Bryant disse: “Agora, filho, eu quero que você vá lá e tudo o que eu quero que você faça é pegar a bola e simplesmente a arremesse para o atacante; apenas deixe o relógio correr.O que quer que você faça, não passe a bola.” E ele disse: “Sim, senhor treinador.”

 

E o zagueiro foi lá e na primeira jogada ele tirou as mãos da bola  e os segundos foram passando. A segunda jogada, ele tirou as mãos da bola e o tempo foi passando. E na última jogada, o zagueiro pegou a bola e na linha final ele viu o alvo lá sozinho no canto. Ele pensou consigo mesmo: “esse é o meu momento de glória!” Então o zagueiro lançou a bola, mas o que ele não sabia é que lá no final, na zona final estava a segurança do outro time All-American, o jogador mais rápido em campo. Ele tinha visto o que estava prestes a acontecer, então quando o zagueiro lançou a bola, ele correu para cima dela e simplesmente a roubou e começou a correr pelo campo de futebol o mais rápido que podia com aquele zagueiro reserva na cola dele. Eles correram toda a extensão do campo e finalmente chegaram à linha da 1 jarda onde o zagueiro se preparava para atacar apenas a alguns centímetros da linha final.

 

E o jogo chegou ao fim e o Alabama venceu por apenas 5 pontos. Quando o Treinador Bryant foi para o meio de campo para encontrar o outro treinador, este lhe disse: “Bear, eu não entendo. Nossos registros mostram que o seu zagueiro reserva era o garoto mais lento no campo e nós sabemos que nosso jogador de defesa All-American é o garoto mais rápido em campo. Eu não sei como seu cara mais lento pegou o mais rápido dos nossos garotos na linha da 1 jarda e salvou o jogo. Você entende?” E Bear Bryant disse: “Bem, treinador, seu garoto estava correndo por 6 pontos. O meu garoto estava correndo pela vida dele!”

 

Ouçam: Não desistam. Continuem a corrida. Essa foi a mensagem de Barnabé para os crentes em Antioquia e é a mensagem para você e para mim, também. O que mais Barnabé fez quando ele viu a graça de Deus? Versículo 25:

 

25 E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.

26 E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

 

Uma pequena particularidade Bíblica aqui no final do versículo 26: os discípulos, pela primeira vez, foram chamados cristãos em Antioquia.” Onde pela primeira vez os discípulos foram chamados cristãos? Em Antioquia. A palavra significa “seguidores de Cristo” ou “Povo de Cristo”. Muitos estudiosos acreditam que a palavra “cristão” originalmente tinha um cunho de escárnio ou ridículo, como se estivesse chamando as pessoas de “fanáticos por Jesus” ou “Radicais da Bíblia”, mas quem se importou? Assim como hoje, não importa como as pessoas te chamem. O que importa é o que é verdade.

 

Mas vejam novamente os versículos 25 e 26. Barnabé vê a graça de Deus nos cristãos aqui e os encoraja a continuarem a corrida e os ajuda a crescer na graça. Ele vai e busca Saulo para que Saulo possa vir a Antioquia e os dois ficam ali durante todo um ano, ensinando as pessoas. Nosso comissionamento é “fazer discípulos”, o que significa que evangelismo inclui discipulado. Nós precisamos compartilhar o evangelho com as pessoas e nós precisamos ajudá-las a crescer no Senhor Jesus Cristo. É por isso que cada um de nós precisa estar estudando e lendo sua Bíblia regularmente.

 

Em 1Pedro 2:2, Pedro compara nossa leitura da Bíblia com um recém-nascido bebendo leite. É alimento para a alma. Eu me lembro de um restaurante em Gainesville, Geórgia, chamado: “Café Alimento para a Alma.” Nossa igreja é como “o café alimento para a alma”. Nós vimos aqui para nos banquetearmos com o alimento nutritivo da Palavra. É assim que nós crescemos na graça.

 

O que os outros precisam saber a nosso respeito, a respeito da nossa igreja? Nós devemos ser conhecidos pelo Evangelho. Nós devemos ser conhecidos por nossa Graça. Em terceiro:

 

III.  Nós devemos ser Conhecidos pelo que Damos (27-30)

 

Nós devemos ser conhecidos como uma igreja que dá. Veja o versículo 27 e seguintes:

 

27 E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.

 

De determinada maneira, esses caras eram um pouco como os apóstolos mencionados anteriormente. Se nós chamarmos as pessoas de “profeta” hoje, não é no sentido de que eles eram profetas no Novo Testamento, porque esses homens falaram por Deus antes do Novo Testamento ser escrito e completado. Uma vez que temos o Novo Testamento completo, nós não precisamos mais desses homens, nós não precisamos mais desses homens que falaram por Deus, normalmente prevendo eventos futuros. Mas eles estavam lá na igreja primitiva.

 

28 E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.

29 E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.

30 O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.

 

Esse profeta, Ágabo, faz essa ilustração visual de uma fome que virá em breve e se espalhará por todo Império Romano. E o que esses novos crentes em Antioquia fazem? Eles pensam: “Hei, nós temos irmãos e irmãs que precisam de dinheiro lá em Jerusalém. Vamos mandar algum dinheiro para eles através de Barnabé e Saulo.”

 

É impressionante quando você pensa sobre isso. Ou seja, por um longo período, os judeus olhavam com o nariz empinado para os gregos, os não-judeus. Mas aqui , você tem esses não-judeus, esses gregos, em Antioquia e eles estão pensando: “Hei, esse pessoal lá embaixo precisa de ajuda, vamos mandá-la.” Imaginem quando os judeus em Jerusalém receberam a oferta de dinheiro de Barnabé e Saulo. Eles ficam pensando: “Onde vocês conseguiram todo esse dinheiro?!” E Barnabé e Saulo dizem: “Com os gentios”. Nossa.

 

Vejam, esse é o poder do Evangelho. Ele transforma pessoas! Deus dá Sua graça para nos salvar e então outros vêem aquela graça trabalhando em nossas vidas.

 

Quarta-feira depois de nossa reunião de negócios eu fui e ouvi um pouco o nosso coral. Heath os conduzia no ensaio da música “Milagres”. A letra diz:

 

“Foi preciso um milagre para colocar as estrelas no lugar. Foi preciso um milagre para pendurar o mundo no espaço. Mas quando Ele salvou minha alma, me limpou e me completou, foi preciso um milagre de amor e graça.”

 

. Fiquem de pé para oração.