O Poder do Nome de Jesus

O Poder do Nome de Jesus

“O Poder do Nome de Jesus”

(Atos 4:1-12)

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(29-07-07) (Manhã)

 

. Pegue a Palavra de Deus e abra em Atos, capítulo 4.

 

Há algumas semanas, nós começamos um estudo versículo por versículo do livro de Atos. O livro de Atos registra os empolgantes eventos da primeira igreja quando do seu crescimento de Jerusalém até os confins da terra. Os eventos que estaremos lendo nesta manhã no capítulo 4 estão baseados no que aconteceu no capítulo 3. Os Apóstolos Pedro e João encontraram um homem aleijado no portão do templo em Jerusalém. Eles curam o homem em nome de Jesus Cristo. O homem, que nascera aleijado e estava agora com mais de 40 anos de idade, começa a saltar e andar e louvar a Deus. As pessoas começam a se aglomerar ao redor de Pedro, João e o homem agora curado, e Pedro traz para a multidão uma mensagem inquietante a respeito de como esse homem foi curado pelo poder do Senhor Jesus Cristo ressurreto. Nós podemos pensar que todo mundo estivesse satisfeito com esses eventos, mas leiamos o que acontece a seguir.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da palavra de Deus.

 

1 Falavam eles ainda ao povo quando sobrevieram os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus,

2 ressentidos por ensinarem eles o povo e anunciarem, em Jesus, a ressurreição dentre os mortos

3 e os prenderam, recolhendo-os ao cárcere até ao dia seguinte, pois já era tarde.

4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil.

5 No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os anciãos e os escribas

6 com o sumo sacerdote Anás, Caifás, João, Alexandre e todos os que eram da linhagem do sumo sacerdote

7 e, pondo-os perante eles, os argüiram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?

8 Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e anciãos,

9 visto que hoje somos interrogados a propósito do benefício feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado,

10 tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós.

11 Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.

12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Eu quero falar com vocês esta manhã sobre: “O Poder do Nome de Jesus”. O nome de Jesus carrega um poder intrínseco que torna possível o impossível. Pedro diz que o nome de Jesus Cristo é que curou o homem que antes era aleijado na nossa história, e é o nome de Jesus Cristo que continua curando as pessoas hoje. O forte nome de Jesus Cristo salva casamentos hoje. O forte nome de Jesus Cristo liberta alcoólatras hoje. O nome de Jesus Cristo liberta os que são viciados no cigarro, na bebida, no jogo, na pornografia. O nome de Jesus Cristo nos dá esperança. E mais importante que tudo, o nome de Jesus Cristo salva nossas almas das amarras do pecado que nos mandaria para o inferno. Nas palavras do refrão:

 

Há força no Nome do SENHOR

Há poder no Nome do SENHOR

Há esperança no Nome do SENHOR

Bendito é aquele que vem em Nome do SENHOR!

 

Esta manhã, há três verdades importantes para nós pensarmos ao refletirmos sobre o poder do Nome de Jesus. Primeiro, vamos considerar:

 

I.  A Expansão do Testemunho dos Santos (1-4)

 

O versículo chave que abre nosso entendimento de todo o livro de Atos é encontrado lá trás no capítulo um. Em Atos 1:8, Jesus diz (e vocês podem dizer comigo se vocês o conhecem): “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” O livro de Atos registra a expansão do evangelho, através das testemunhas de Cristo, de Jerusalém até os confins da terra. Tudo acontece quando os seguidores de Cristo são cheios com o Espírito e compartilham o evangelho com os outros. É isso que eu quero dizer com a expansão do testemunho dos santos. Veja novamente os versículos 1-4.

 

1 Falavam eles ainda ao povo quando sobrevieram os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus,

2 ressentidos por ensinarem eles o povo e anunciarem, em Jesus, a ressurreição dentre os mortos;

 

Nós poderíamos imaginar que todo mundo ficaria satisfeito em ver esse homem curado, o qual havia sido aleijado por mais de 40 anos, mas não é esse o caso. Exatamente o “povo religioso”, que estava na direção dos eventos lá no templo, não ficou nada satisfeito. Uma das razões porque eles não ficaram satisfeitos foi porque Pedro e João são, como o versículo 13 nos diz, “iletrados e incultos”.  É como se esses líderes religiosos estivessem dizendo: “Quem esses caras pensam que são? Eles não têm direito  algum de fazer coisas sobrenaturais. Eles não são um de nós!” Mas ainda mais importante, nós notamos que um grupo chamado Saduceus está entre eles. Vocês vêem no final do versículo 1? “Os Saduceus vêm pra cima deles” e eles ficam (versículo 2) “muito perturbados, porque eles (Pedro e João) ensinavam o povo e pregavam em Jesus a ressurreição da morte.”

 

Há dois grupos principais de Judeus nos dias da igreja primitiva. Há os Fariseus e os Saduceus. Nós lemos mais sobre os Fariseus nos Evangelhos, em Mateus, Marcos, Lucas e João. Nós não lemos muito sobre os Saduceus nos Evangelhos. No Livro de Atos, todavia, os papéis se invertem. Nós lemos menos sobre os Fariseus e mais sobre os Saduceus. E a razão para isso é porque os Saduceus estão particularmente preocupados por que os cristãos estão andando por aí falando sobre a ressurreição de Cristo. E a razão pela qual eles estão preocupados é porque eles não acreditam que a ressurreição de nenhuma espécie seja realmente possível. Os Saduceus não acreditavam em nenhum tipo de vida após a morte. Como alguém disse: “É por isso que eles são “Sad, you see!” (ver nota da tradutora ao final) Os Saduceus. Mas é verdade, os Saduceus não acreditavam na vida após a morte, então eles realmente se ressentiam muito com esses Cristãos de um lado pro outro falando de algo que eles não acreditavam que fosse verdade. Então o que acontece? Versículos 3-4

 

3 e os prenderam, recolhendo-os ao cárcere até ao dia seguinte, pois já era tarde.

4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil.

 

Você vê aqui a expansão do testemunho dos santos. A expansão do evangelho continua, não importando quão grande seja a perseguição contra os Cristãos. Nós veremos evidências dessa verdade várias vezes conforme nós caminharmos por esse livro. A Bíblia diz no versículo 3 que os líderes religiosos “puseram as mãos” em Pedro e João. Eles os prenderam e os colocaram na prisão até o julgamento pela manhã. A chave aqui é o versículo 4: “Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil”. Lucas é o escritor do Livro de Atos e essa é a forma de Lucas nos dizer que não importa o quanto o povo de Deus seja perseguido, o testemunho dos santos continua a expandir. A despeito do fato do sermão de Pedro ser cortado pela prisão dele e de João, pessoas são salvas. Foram tantos os salvos que o número de crentes agora cresce para cerca de cinco mil.

 

O capítulo um nos fala que há cerca de 120 crentes. No capítulo dois o número cresce para cerca de 3.000 crentes. No capítulo 3 e 4, o número cresce para cerca de 5.000 crentes. A propósito, não deixe ninguém te dizer que Deus não está interessado em números. Na Primeira Batista, nós contamos as pessoas porque a Bíblia conta as pessoas. E a Bíblia conta as pessoas porque por trás de cada número há uma alma preciosa.

Então nós lemos como o poder do nome de Jesus conduz a um expansivo crescimento da igreja. Você pode prender os mensageiros na prisão, mas o poder da mensagem continua mudando vidas. A expansão do testemunho dos santos. O segundo ponto está ligado ao primeiro. Número dois, vejamos:

 

II.  O Trabalho Fortalecedor do Espírito (5-11)

 

O que é que dá poder ao Crente para compartilhar as boas novas do evangelho? É o poder fortalecedor do Espírito. Pedro e João foram colocados na prisão por causa da terrível ofensa de pregar a ressurreição de Jesus. Vejam o que acontece na manhã seguinte em seu “julgamento”.

 

5 E aconteceu, no dia seguinte, reunirem-se em Jerusalém os seus principais, os anciãos, os escribas,

6 E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote.

 

A propósito, esse é o mesmo grupo de pessoas que condenaram Jesus poucos semanas antes, enviando-O para ter uma morte horrível de crucificação na cruz do Calvário; as mesmas pessoas. Pedro e João vão se defrontar com as mesmas pessoas. Eles devem ter imaginado que iriam enfrentar o mesmo destino do seu Senhor;

 

7 E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?

 

Novamente, eu imagino que Pedro e João devem estar tremendo nas bases. Eles tinham visto o que acontecera com Jesus. Aqui está este poderoso tribunal sentado diante deles. Ali eles permanecem. O que iriam dizer? Como iriam responder à pergunta: “Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? Vejam o versículo 8:

 

8 Então Pedro (não perca isso!), cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel,

9 Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado,

10 Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.

11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.

 

Percebe a coragem em Pedro?! Alguém disse: “Ele não vê um “tribunal”, ele vê uma “congregação”. Ele vê esse pessoal reunido para ouvir seu caso, um grupo poderoso de pessoas que têm em suas mãos o caso deles – e ele compartilha o evangelho com eles. O que torna esse tipo de coragem possível? Vejam novamente no versículo 8: “Então Pedro, cheio do Espírito Santo”. É isso. Pedro estava cheio do Espírito Santo. O trabalho fortalecedor do Espírito!

 

A Bíblia ensina que nós recebemos o Espírito Santo no momento em que confiamos em Jesus como nosso Senhor e Salvador. O Espírito de Deus literalmente entra em nossos corpos e vive conosco pelo resto de nossas vidas. É um evento de um só momento e Ele nunca parte. Mas o que faz diferença na vida Cristã é o nível com o qual nós estamos cheios com a presença Dele. Eu sempre oro: “Espírito Santo, me encha.” Ou seja, “me controle. Me guie. Torne-se conhecido dentro de mim e através de mim.” Eu descubro quando oro assim que Deus faz exatamente o que eu peço. O Espírito de Deus toma o controle do meu corpo. Ele se move em mim e através de mim.

 

Pedro é cheio do Espírito Santo e a obra fortalecedora do Espírito dá a Pedro uma coragem que o capacita a compartilhar o evangelho diante de um poderoso e intimidador grupo de pessoas.

 

E Deus dá a Pedro as palavras exatas para falar. Talvez Pedro lembrou o que Jesus havia dito aos discípulos lá em Lucas 12:11-12. Jesus disse: “E, quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer. Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.”

 

Quando Pedro se submete ao controle do Espírito Santo dentro dele, a obra fortalecedora do Espírito Santo guia Pedro sobre o que dizer. E Pedro se vê compartilhando o evangelho com plena clareza. Em essência, O que Pedro diz no versículo 10 é: “ O homem aleijado foi curado pelo nome de Jesus Cristo. O mesmo Jesus de Nazaré a quem vocês crucificaram e Deus ressuscitou da morte, por Ele, esse homem está diante de vocês são.”

 

Então Pedro cita o Salmo 118:22 e diz que Jesus é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.” Alguém está edificando uma construção, uma pedra de cada vez, e ele acha uma pedra que ele não gosta. Ele a rejeita por ser inútil para sua construção. Ele não gosta dela. Ele a põe de lado. Mais tarde, ele descobre que aquela mesma pedra que ele deixara de lado seria a pedra perfeita para ser usada como pedra de esquina, a pedra mais importante para tornar viável toda a construção. Pedro diz para esses líderes religiosos: “Vocês, pessoal, são como aquele construtor. Vocês rejeitaram a Pessoa mais importante no mundo, exatamente Aquele que torna possível nossa completa salvação.”

 

Esse tipo de coragem vem da obra fortalecedora do Espírito. O Espírito Santo dentro de você pode levá-lo a dizer e fazer coisas que de outra maneira você não faria. Como fazer para poder compartilhar Jesus Cristo com seus colegas, com seus amigos, com sua família, com seu supervisor no trabalho? Sendo cheio do Espírito Santo.

 

Nós estamos refletindo sobre o poder do nome de Jesus. Nós lemos sobre a expansão do testemunho dos santos, a obra fortalecedora do Espírito. Vejam comigo em terceiro lugar:

 

III.  O Caminho Exclusivo para a Salvação (12)

 

Pedro termina sua breve apresentação do evangelho com algo como que um apelo. Ele deixa claro o fato de que a salvação é encontrada somente no Senhor Jesus Cristo. Vejam novamente o versículo 12:

 

12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

 

Eu recomendo imensamente a vocês que memorizem o versículo 12. Por favor, dediquem um tempo para memorizar este versículo. Ele é muito importante. Ele deixa claro o caminho exclusivo para salvação. Salvação é encontrada somente no nome de Jesus Cristo. É isso. Pedro diz: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

 

Se isso for verdade, e é, isso deve afetar todas as coisas que fazemos todos os dias. Verdade é que, a maioria de nós crê que o versículo 12 é verdade. Nós cremos! O problema é que Satanás nos ataca onde nós somos vulneráveis, onde nós somos fracos. Por isso que. enquanto nós sabemos que o versículo 12 é verdade, que Jesus é o único caminho para as pessoas serem salvas, Satanás tenta nos fazer pensar que nós não precisamos compartilhar essa verdade com todas as pessoas hoje. Satanás nos faz pensar que nós vamos ter mais tempo. Que alguém vai falar para eles. Ou que, talvez, de alguma forma, Deus vai fazer vista grossa para o fato de alguns que serão salvos de outra maneira. Pedro compartilha o caminho exclusivo para a salvação. Ele diz: Em nenhum outro há salvação, pois em nenhum outro nome debaixo do céu” – nenhum outro nome; Buda, Confúcio, Maomé, Alá, Gandi – nenhum outro nome é dado debaixo do céu dentre os homens pelo qual devamos ser salvos.”

 

J.C. Ryle, traz as implicações dessa verdade diante de nós. Ouça ao desafio dele para nós, ao dar o número de pessoas ao nosso redor sem Cristo como Salvador:

 

Há milhões e milhões nesta condição miserável – milhões em terras estrangeiras, milhões em nosso próprio país, milhões que não estão crendo em Cristo. Você deve se compadecer deles se você é um Cristão verdadeiro; você deve orar por eles; você deve trabalhar por eles, enquanto ainda há tempo. Você realmente crê que Cristo é o único caminho para o céu? Então viva como se você cresse.

 

Olhe ao redor o círculo dos seus próprios parentes e amigos: conte-os um a um, e pense quantos deles ainda não estão em Cristo. Tente fazer o bem a eles de uma maneira ou de outra: aja como um homem ou uma mulher age quando crê que seus amigos estão em perigo. Não se contente com o fato deles serem gentis e sociáveis, educados e bem humorados, morais e corteses; fique triste por eles até que eles venham para Cristo, e confie Nele, porque você deve se preocupar com a situação deles. Não deixe sozinho ninguém que esteja sem Cristo – aproveite cada oportunidade de alcançá-los. Eu sei que tudo isso pode soar como entusiasmo ou fanatismo. Eu gostaria que tivesse mais disso no mundo: qualquer coisa, eu tenho certeza, é melhor do que uma indiferença quieta com relação às almas dos outros, como se todos estivessem no seu caminho para o céu. Nada, na minha cabeça, prova tanto nossa pequena fé, como nossa falta de sentimentos em relação à condição espiritual daqueles ao nosso redor.

 

Nenhum outro nome, exceto o nome de Jesus,

Nenhum outro nome, exceto o nome do Senhor;

Nenhum outro nome, exceto o nome de Jesus.

É digno de glória, e de louvor e honra,

E digno de poder e toda adoração.

 

. Fiquem de pé para orar.

 

Nota da Tradutora: Aqui é feito um trocadilho com a palavra Saduceus, que não se mostra possível no Português.