O Poder Curativo de Jesus Cristo

O Poder Curativo de Jesus Cristo

“O Poder Curativo de Jesus Cristo”

Atos 9:32-43

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(28-10-07) (Manhã)

 

. Pegue a palavra de Deus e abra em Atos, capítulo 9.

 

Se você está nos visitando, nós continuamos nossa série de mensagens sobre o livro de Atos. Nós estamos vendo versículo por versículo através do livro e nós teremos visto cerca de um terço quando nós terminarmos o capítulo 9.

 

Nós estamos lendo sobre a primeira igreja e uma das coisas que nós notamos acerca da primeira igreja é que há um notável trabalho de Deus através de sinais e maravilhas. Uma das maravilhas da primeira igreja é o número de curas físicas que aconteceram quando a igreja começou. Nós vamos ler alguns exemplos de cura nesta manhã.

. Fique de pé em honra à leitura da palavra de Deus.

 

32 E aconteceu que, passando Pedro por toda a parte, veio também aos santos que habitavam em Lida.

33 E achou ali certo homem, chamado Enéias, jazendo numa cama havia oito anos, o qual era paralítico.

34 E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou.

35 E viram-no todos os que habitavam em Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor.

36 E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.

37 E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.

38 E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles.

39 E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas.

40 Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.

41 E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.

42 E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.

43 E ficou muitos dias em Jope, com um certo Simão curtidor.

 

Introdução:

 

É um tanto quanto difícil saber exatamente por onde começar quando nós lemos sobre cura na Bíblia e como ela se aplica hoje. Parte do trabalho do pastor é não apenas proclamar a verdade da Escritura, mas também lidar com o erro, com o falso ensinamento e a falsa aplicação da Escritura no mundo hoje. 2Timóteo 3:16 diz que a Escritura é proveitosa não apenas para instrução em justiça, mas também para reprovação e correção. E 2Timóteo 4:2 diz que a pregação inclui a repreensão. Portanto, há um elemento necessário que é “corrigir as arestas” quando a questão é a aplicação da Escritura.

 

Eu digo tudo isso porque eu creio que há hoje algumas aplicações equivocadas da Escritura, e nós freqüentemente vemos isso nos ensinamentos sobre cura. Especialmente em nosso contexto americano desde o século passado tem havido, em minha estimativa, um tipo de sensacionalismo sobre cura e isso acarretou uma série de pessoas que se referem a si mesmas como “curandeiros da fé” e há alguns hoje que se referem a si mesmos dessa maneira.

 

A propósito, eu ouvi sobre um cara que foi para um acampamento de reavivamento e seguiu em oração com o evangelista. O evangelista era um desses chamados “curandeiros da fé”. O homem falou para o evangelista que queria uma oração pelo seu ouvido. O evangelista rapidamente colocou seus dedos nas orelhas do homem e fechou os olhos e gritou algumas palavras que homem não entendeu. Então o evangelista disse: “E agora, como está seu ouvido?” O homem disse: “Eu não sei, não está bom até que chegue Terça feira no tribunal!”

 

Bem, eu quero tratar desse assunto de cura hoje ao estudarmos sobre “O poder de cura de Jesus Cristo”. Nós não vamos tratar desse assunto exaustivamente, mas vamos dar uma pincelada juntos e pelo menos pensar a respeito de cura na Bíblia e como ela se aplica hoje. Eis aqui algumas verdades sobre o poder de cura de Jesus Cristo. Primeiro:

 

I.  Cristo pode Curar nossa Doença (32-35)

 

Você me pergunta: “Irmão Todd, você crê que Jesus Cristo pode curar nossa doença hoje?” Com certeza! Há poder de cura no nome de Jesus Cristo. Nós vemos essa evidência aqui em duas curas. A primeira envolve um homem chamado Enéias nos versículos 32-35. Vejam em suas Bíblias e vamos examinar melhor.

 

A Bíblia diz no versículo 32 que Pedro passava por toda parte e ele vai até os santos em Lida. A palavra “santos” é uma referência aos Crentes. Todo crente é um santo. Não é bom saber disso?! O versículo 33 diz que Pedro achou um certo homem chamado Enéias que jazia numa cama por quanto tempo? 8 anos. Por quê? Qual era a sua doença física? Ele era paralítico.

 

A propósito, eu gosto do fato de Lucas, o escritor de Atos, nos dizer que Pedro “achou” Enéias. Isso sugere que ele estava procurando por ele. Isso sugere que Pedro estava procurando ministrar a alguém que precisasse do Senhor Jesus Cristo. Eu descobri que quando você procura pessoas para abençoar, você vai encontrá-las! Tente isso esta tarde. Procure alguém para abençoar e veja se não vai encontrar. Procure alguém por quem você possa orar ou compartilhar o evangelho ou falar uma palavra de encorajamento, e veja se Deus não vai te fazer bem sucedido e vai te fazer encontrar a pessoa. Ele vai!

 

O versículo 34 diz que Pedro falou: “Enéias, Jesus o Cristo te cura.”Quem curou Enéias? Jesus o Cristo, Jesus o Messias. Levanta-te e faze a tua cama.” Então ele se levantou imediatamente.

 

Por falar nisso, quantos pais de adolescentes estão aqui nesta manhã? Vocês não gostariam de ter esse tipo de poder sobrenatural para que vocês pudessem dizer para seus adolescentes “Levanta e faz a tua cama!”.A Bíblia diz que Enéias, um homem que fora paralítico por 8 anos levantou imediatamente. Ele ficou de pé. Ele estava curado.

 

Essa cura nos lembra um pouco do ministério terreno do Senhor Jesus Cristo quando ele curou o homem em Marcos 2:1-12. Lembram-se daquele homem nos Evangelhos que era paralítico? Ele tinha quatro amigos que o desceram numa casa onde Jesus estava. O lugar estava lotado e eles não conseguiam entrar, então eles entraram pelo telhado para levar o paralítico até Jesus, Jesus disse para o paralítico: “Levanta, pega tua cama e anda.” Muito parecido com o que Pedro faz aqui, a diferença principal é que Pedro deixa bem claro que não é ele mesmo quem está realizando a cura,mas ele usa o nome do Senhor Jesus Cristo.

 

Agora, vamos parar por aqui e notar algumas coisas. Primeiro, Pedro é um apóstolo do Senhor Jesus Cristo. Ele é um apóstolo. A Bíblia identifica um apóstolo como alguém que testemunhou o Senhor ressurreto; que na verdade tenha visto o Senhor Cristo ressurreto em algum momento após a ressurreição de Cristo. Para ser um apóstolo, você tinha que ter testemunhado o Cristo ressurreto. Isso desqualifica cada um de nós que está ouvindo esta mensagem para ser um apóstolo. O.K? Nós não estávamos lá. Nós não vimos o Senhor Cristo ressurreto. Oh, eu sei que nós juntos O temos visto de uma outra maneira, mas não fisicamente como fizeram os apóstolos há 2.000 anos. Da mesma maneira, todo o Novo Testamento foi escrito pelos apóstolos, por aqueles que testemunharam o Cristo ressurreto. Nenhum de vocês testemunhou o Cristo ressurreto, então não tente escrever uma carta para acrescentá-la à Bíblia. Você não vai estar qualificado.

 

Por que eu estou dizendo isso? Porque a Bíblia demonstra que há certos dons apostólicos que cessaram com o fim dos apóstolos. Ouçam bem o que estou falando. Lembram a questão que eu coloquei antes? “Irmão Todd, você crê que Jesus Cristo pode curar nossas doenças hoje?” Sim! Mas eis uma pergunta diferente: “Você crê que há apóstolos hoje?” Não. Então não há o dom apostólico de cura hoje.

 

Cristo realiza cura hoje, mas de uma maneira diferente da que nós lemos no livro de Atos. No livro de Atos, nós lemos muito sobre cura vindo através das mãos dos apóstolos.Nós lemos sobre Pedro e João e Paulo e nós lemos sobre a cura que eles fazem em nome de Jesus Cristo. Mas preste atenção nisto: com o passar do tempo, o dom apostólico de cura se torna menos freqüente.

 

Na verdade, no Novo Testamento, as palavras “curar”, “curado” e “cura” ocorrem 79 vezes. 79 vezes no Novo Testamento. Ouçam! Somente quatro dessas 79 vezes não ocorrem no livro de Atos. Você sabia disso? Das 79 ocorrências da palavra “cura” no Novo Testamento, 75 aparecem no livro de Atos. E o que você vê é que após um período de tempo, a habilidade dos apóstolos para curar falando o nome de Jesus Cristo se torna menos e menos freqüente e então acaba quando eles terminam.

 

Por exemplo, Paulo tinha o dom apostólico de cura. Mas sua habilidade diminuiu com o passar do tempo. Ele não teve sempre esse dom apostólico. O livro de Atos trata dos eventos logo após a morte e ressurreição de Cristo. Nós estamos lendo coisas após 33 d.C. Há essa incrível cura na mão dos apóstolos, mas o que acontece na época em que Paulo escreve a carta dele aos Filipenses em 60 d. C? Ele menciona em Filipenses 2:25-30 que um homem chamado Epafrodito está doente. “Hei, Paulo! Por que você não o cura?” Porque ele não podia. O dom apostólico de cura diminuiu com o tempo. Quando Paulo escreve a Timóteo em 62-63 d.C ele menciona que Timóteo tem algum tipo de problema estomacal em 1 Timóteo 5:23. “Mas, simplesmente cure ele, Paulo!” Ele não podia. E quando Paulo escreve para Timóteo sua segunda carta em 64 d.C. ele menciona em 2 Timóteo 4:20 que o homem chamado Trófimo está doente. Novamente, “Simplesmente cure ele, Paulo!” Mas essa é a questão. Ao tempo em que o Novo Testamento é completado, o dom apostólico de cura termina com o término dos apóstolos. Ouça com atenção. Eu não disse que Jesus Cristo não pode curar suas doenças. Eu simplesmente disse que a maneira como a cura ocorria pelas mãos dos apóstolos acabou quando eles acabaram.

 

Não há base bíblica para alguém dizer que possui esse tipo de poder como alguém que se designa “curandeiro da fé”. Esse tipo de poder foi inerente aos apóstolos. A Bíblia se refere, todavia, àqueles que têm os “dons da cura” que devem ser usados através da igreja local. 1 Corintios 12:9 , por exemplo, menciona esse dom na lista de outros dons que são usados no contexto de uma igreja local, não no contexto de um ministério que viaja, e que vai pela estrada e monta tendas. E a frase: “dons de cura” refere-se a membros de igreja que têm uma habilidade dada por Deus, que oram com fé pela cura no corpo de Cristo, O dom é para ser usado no contexto da igreja, assim como Tiago menciona em sua carta em Tiago 5, que quando alguém está doente ele deve chamar os anciãos da igreja para orar por ele e, ele diz: “a oração de fé vai curar o doente.”

 

A propósito, eu espero que essa discussão também nos ajude a compreender  que não é a vontade de Deus que cada pessoa seja curada de toda enfermidade física. Não era a vontade de Deus curar Epafrodito, nem Trófimo, nem Timóteo, nem mesmo Paulo, que sofreu de algum tipo de problema em seus olhos. Enéias foi curado aqui na passagem, mas ele eventualmente ficou doente de novo? Sim. Ele eventualmente morreu. Nós lemos instantes atrás sobre Tabita, a qual Pedro ressuscitou da morte. Mas até mesmo Tabita ficou doente de novo e eventualmente morreu.

 

Além disso, a Bíblia não diz que essas pessoas estavam doentes por causa de algum pecado na vida delas. Às vezes, alguém diz: “Aquela pessoa está doente por causa do pecado na vida dela!” Como você sabe disso?! Essa era a crença típica nos dias de Jesus. Lembram quando os discípulos perguntaram isso a Jesus em João 9? Eles viram um homem que era cego e eles perguntaram a Jesus: “Quem pecou para que esse homem fosse cego – ele ou seus pais?” É como se eles estivessem pensando: “Com certeza, alguém pecou! Ou seja, isso é um castigo divino, certo?!” E Jesus diz: “e Nem esse homem nem seus pais pecaram. Ele era cego para que eu pudesse glorificar a Deus curando-o agora.” Para ter certeza, existe a possibilidade de alguma doença poder ser relacionada a pecado (1Corintios 11:30; Tiago 5:15). O problema de fígado decorrente de álcool, por exemplo, está diretamente relacionada a anos de embriaguez. Nós estamos errados, entretanto, quando “agimos como juizes” e de forma contundente dizemos a alguém que sua doença é por causa do pecado na vida dela.

 

E também é errado imaginar que Deus vai curar toda pessoa de toda doença física. Deus cura de maneira seletiva de acordo com Seu perfeito plano. Em Sua soberania e para Sua glória. Ele escolhe curar pessoas em certas épocas, mas mesmo assim não é para sempre. Ele pode curar através da oração de alguém, através de remédio, através de um médico, mas Cristo sempre realiza a cura. Cristo pode curar nossas doenças. Número dois:

 

II.  Cristo pode curar nossas Tristezas (36-43)

 

Eu amo essa história de Pedro curando Tabita no versículo 36. Enquanto Pedro está em Lida, existe essa mulher cerca de 19 km além no Mediterrâneo, na cidade costeira de Jope. A Bíblia diz que há lá essa mulher chamada Tabita. Esse é seu nome Aramaico. Seu nome grego é Dorcas. Pessoalmente, eu prefiro Tabita! Mas, de qualquer forma, a Bíblia a descreve como “cheia de boas obras e esmolas.” Nós lemos antes que ela era uma costureira que costurava roupa para fora. Ela era uma mulher temente a Deus e todos a amavam.

 

A Bíblia diz no versículo 37 que ela ficou doente e morreu. A propósito, nenhum pecado mencionado aqui! Ela era “cheia de boas obras e esmolas”, mas ela morreu. Acontece. A Bíblia diz que ao invés de sepultarem ela, as pessoas lavaram seu corpo e a colocaram num quarto alto. Então, o versiculo 38 diz que eles vão atrás de Pedro. Pedro, lembram, estava apenas 19 km na cidade de Lida e Pedro tem o dom apostólico de cura. Eles estão pensando: “Vamos buscar Pedro. Nós temos ouvido como Deus o está usando de foram poderosa, curando pessoas no nome de Jesus Cristo.” Então eles vão buscar Pedro e o trazem rápido.

 

Vejam essa cena de tristeza no versículo 39. A Bíblia diz que quando Pedro chegou em Jope, todas aquelas mulheres estavam chorando e estavam mostrando a Pedro todas as roupas que Dorcas tinha feito para elas. Você consegue imaginar? Elas ficam assim: “Olha esse belo suéter que a Dorcas fez para mim” e “Olha esse belo casaco, Pedro!” Elas parecem um monte de mulheres, não é?! Algumas de vocês mulheres podem se imaginar. Elas estão todas ao redor de Pedro mostrando a ele a coleção de roupas de Dorcas e no versículo 40 é como se Pedro falasse: “Vocês todas têm que ir!” Ele as colocou para fora e ajoelhou e orou.

 

Hei, antes de continuarmos. Quantas de vocês acham que essas mulheres sentiam falta de Dorcas, posso ver suas mãos? Sim. Eis a pergunta: as pessoas vão sentir falta de você quando você partir? Somente uma pergunta para se pensar. Que tipo de legado você vai deixar?

 

Então Pedro coloca as senhoras para fora para ter um pouco de paz e silêncio para poder orar. Ele não está chamando atenção para si, senão todos ficariam maravilhados. Ele não é nenhum artista de show que opera cura. Ele está sozinho com o corpo. Ele ora. Então ele se volta para Tabita e diz: “Tabita, levanta-te.” Novamente, ele nos lembra Jesus. Lembra nos evangelhos quando Jesus ressuscitou da morte a menina? Ele falou para ela em aramaico e disse:”Talita, cumi”, o que significa: “Menina, levanta-te! (Marcos 5:41)”. Pedro se volta para Tabita e, em aramaico, ele está dizendo: “Tabita, cumi”. Apenas uma diferença!  Pedro espelha o Senhor Jesus Cristo aqui. É apenas uma outra maneira de levar a atenção para o poder de cura de Jesus Cristo.

 

Então, Tabita abre seus olhos e se senta. Pedro estende sua mão, a levanta e chama as mulheres de volta para o quarto, apresentando Tabita a elas e bem. Cristo pode curar nossa doença e Cristo pode curar nossas tristezas.

 

Você sabe que há uma implicação aqui que é digna de uma consideração séria. É o seguinte: Se Cristo pode curar uma pessoa paralítica e pode levantar alguém da morte, o que Ele não pode fazer em sua vida e na minha? Amém? Ele pode curar nossa doença e pode curar nossa tristeza. Ou seja, qualquer tristeza que você esteja passando agora em sua vida, um problema conjugal, uma preocupação financeira, um pecado recorrente ou um fracasso pessoal. Se Cristo pode curar o doente e ressuscitar o morto, ele pode consertar seu problema, também. Confie Nele para fazer isso. Isso nos traz para nosso último ponto. Cristo pode curar nossa doença. Cristo pode curar nossa tristeza. E:

 

III.  Cristo pode Curar nossas Almas (35,42)

 

Esta é a parte mais importante dessas histórias de cura. A parte mais importante não é que Cristo pode curar nossas doenças e nossas tristezas, mas que Cristo pode curar nossas almas.

 

Há uma frase que aparece no final de ambas as curas. Depois que Enéias é curado, a Bíblia diz no versículo 35: “Então todos os que habitavam em Lida e Jope o viram e – o que? – se voltaram para o Senhor.” Isso significa que eles se tornaram crentes no Senhor Jesus Cristo. As pessoas viram uma cura física e elas receberam uma cura espiritual.

 

A mesma coisa com Tabita. Ela é curada e o que nós lemos no versículo 42? “E isso foi sabido em toda Jope e muitos – o que? – creram no Senhor.” As pessoas viram uma cura física e elas receberam uma cura espiritual.

 

Essa é a parte mais importante dessas curas. Por mais maravilhoso que seja a cura física, nós dissemos antes que a cura física não dura para sempre. Você pode ficar doente e melhorar, mas eventualmente você fica doente de novo.

 

E nós oramos pela cura, não oramos? Eu amo ver Deus curar as pessoas. Nós temos visto isso em nossa congregação. Nós temos visto muitas pessoas perto da morte serem curadas pelo poder de Jesus Cristo e Deus é glorificado nessas curas. Eu continuo orando pela cura de nossos membros. Eu creio que Ele quer fazer coisas ainda maiores através de nossas orações.

 

Mas, sabem de uma coisa? Sua maior necessidade e minha maior necessidade não são cura física. Sua maior necessidade é cura espiritual. Cura física não dura para sempre, mas cura espiritual sim. Cristo pode – e Ele quer – curar sua alma.

 

O escritor do hino coloca dessa maneira:

 

Eu ouvi sobre Sua cura,

Sobre Seu poder de purificar revelado.

Como ele fez o coxo andar novamente

E fez o cego enxergar;

E então eu gritei: “Querido Jesus,

Venha e cure meu coração partido,”

E de alguma maneira Jesus veio e trouxe

Para mim a vitória.

. Fiquem de pé para orar.