O Perdão de Deus Disponível para Todos (Pt.2)

O Perdão de Deus Disponível para Todos (Pt.2)

“O Perdão de Deus Disponível para Todos”(Pt 2)

(Atos 10:1-11:18)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(11-11-07) (Manhã)

 

. Peguem suas Bíblias e abram em Atos, capítulo 10.

 

Nós estamos caminhando pelo livro de Atos e nós trazemos agora a segunda metade de uma mensagem de duas partes chamada: “O Perdão de Deus Disponível para Todos.”Nós paramos no capítulo 10, no versículo 33. Pedro foi chamado por um homem de nome Cornélio. E Pedro está agora na casa de Cornélio e está se preparando para compartilhar o evangelho com Cornélio e os que estão na casa dele. No passado, Pedro teria alguma relutância de estar na presença de uma pessoa não-judia. Estar na casa de um gentio como esse era totalmente proibido pela lei judaica, mas esses são dias diferentes. Os crentes judeus estão aprendendo acerca do poder do evangelho que quebra barreiras entre raças e nações. Pedro agora está pronto para compartilhar a mensagem do evangelho.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da palavra de Deus. Nós leremos apenas os versículos 34 e 35 para começarmos nesta manhã.

 

34 E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;

35 Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.

. Orar.

 

Introdução:

 

Antes de eu entrar para o ministério, eu trabalhei sete anos como um oficial responsável pela fiscalização dos condenados em regime condicional no estado da Geórgia. E, uma vez ou outra, eu tinha um dos monitorados do meu rol de acompanhamentos que se saía muito bem – comparecia a todas as convocações, tinha um emprego, ficava longe de problema, se tornava um cidadão exemplar. E nessas situações era possível ao sujeito que estava na condicional, depois de muitos anos de vida longe do crime, pleitear o que é chamado de perdão. O perdão é concedido pelo estado quando o oficial perdoa o crime, incluindo a penalidade associada a ele. Apenas o estado pode conceder tal perdão e apenas depois de um período em que o subordinado à condicional tenha demonstrado que ele “se endireitou” e pagou seu débito com a sociedade. Nesses raros casos, o estado soberano poderia conceder um perdão ao sujeito na condicional. Bom, isso é algo excelente para o sujeito na condicional. Ele agora está recebendo o perdão oficial pelo seu crime e seus direitos são restaurados e, em muitos casos, é como se seu crime nunca tivesse acontecido.

 

De certa maneira, é isso Deus faz por nós em Cristo Jesus. Quando nós nos voltamos para Deus pela fé em Jesus Cristo, recebendo Jesus como nosso novo Senhor, Mestre e Comandante e Salvador de nossas vidas, então Deus nos concede um perdão, nos perdoando de todos os pecados e erros que já cometemos. E isso é maravilhoso, mas há algo ainda maior do que isso. Diferente do perdão que alguns dos meus custodiados conquistaram, o perdão que nós recebemos de Deus não é conquistado. Nós não temos que primeiro demonstrar que nos endireitamos antes que Deus nos conceda Seu perdão. A Bíblia diz em Efésios 2:5 que Deus: “estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo”. Essa é a natureza radical da graça de Deus, mas ainda é mais radical do que isso. Enquanto o perdão do estado é limitado às ofensas passadas do criminoso, o perdão concedido por Deus através da fé em Cristo é ilimitado. Deus perdoa não apenas nossas ofensas passadas, mas nossas ofensas do presente e as ofensas futuras também! Isso é radical. Esse tipo de perdão nos faz desejar viver uma vida que seja sem pecado, mas nos alegrando no fato de que mesmo quando nós deslizamos e pecamos, Deus já nos perdoou através da obra de Seu Filho Jesus na cruz.

 

Nós falaremos hoje sobre esse tipo de perdão que está disponível para todos: O perdão de Deus está disponível para todos. Hei, rapidamente eu quero revisar algumas coisas que nós vimos da ultima vez para que estabeleçamos o contexto da nossa mensagem esta manhã.

 

O capítulo 10 nos apresenta um homem chamado Cornélio, um gentio, um não-judeu. Ele é um Centurião romano. Na sexta-feira à tarde, eu estava no Silverstones, nosso ministério para idosos. E uma pessoa querida me perguntou algo, ela me disse: “Eu ouvi você dizer que Cornélio tinha mais de cem anos de idade?” E eu comecei a rir, porque eu me lembro do que eu havia dito em um dos cultos. Eu disse: “Centurião significa “sobre cem”, ou seja no comando de cem homens. E ela estava pensando: “O cara tinha mais de cem anos – que soldado!”

 

Deus usa visões para reunir Pedro e Cornélio.  Um anjo aparece para Cornélio e diz para ele mandar buscar Pedro para que ele possa ouvir a mensagem do evangelho. Pedro tem essa visão e ouve Deus dizer: “Não chame de impuro o que eu purifiquei”, significando que os gentios, os não-judeus, não eram mais para serem considerados pessoas impuras, que era como os judeus os consideravam antes. Então Pedro vai à casa de Cornélio onde ele vai compartilhar a mensagem do evangelho. Da última vez nós falamos sobre três verdades que emergiam do texto. Primeiro, nós falamos sobre:

 

I.  O Mandato do Perdão de Deus (10:1-8)

 

Nós aprendemos que, conquanto Cornélio fosse um homem temente a Deus, um homem religioso, ele não era salvo. Cornélio é como muita gente hoje, seus vizinhos, seus amigos, seus colegas de trabalho, os membros da sua família. Ele dava dinheiro para obras sociais. Ele orava a Deus regularmente. Mas, ele não era um crente. Ele precisava ouvir o evangelho. Ou seja, nós não somos salvos sendo boas pessoas ou fazendo boas obras. O perdão de Deus é um mandato para nós. Nós precisamos ser perdoados por Deus porque nós temos um problema conhecido como pecado. E o único jeito desse problema ser resolvido é através da mensagem salvadora do evangelho. E a única maneira de nós ouvirmos essa mensagem é através de um mensageiro. Isso nos leva ao segundo ponto:

 

II.  O Mensageiro do Perdão de Deus (10:9-23)

 

Nessa história, Pedro é o mensageiro do perdão de Deus. O motivo todo do aparecimento do anjo para Cornélio e dizer para ele buscar Pedro era para que Pedro viesse e compartilhasse o evangelho com ele. Pedro, crente, como você e eu, é o mensageiro do Perdão de Deus. Se alguém é salvo, é somente porque alguém foi fiel sendo um mensageiro do perdão de Deus. Nós chamamos isso de evangelismo, ou testemunho, mas na verdade trata-se de ser um mensageiro de Deus. Nós levamos essas Boas Novas conosco e nós compartilhamos com os outros. Então em terceiro lugar nós vimos:

 

III.  A Magnitude do perdão de Deus (10:24-33)

 

E esse é realmente o ponto mais importante da história sobre Cornélio. Pedro aprende que o evangelho realmente é voltado para todas as pessoas, não importando sua raça, etnia, origem, se eles são circuncidados e seguem a lei Levítica do Antigo Testamento, não importa! O perdão de Deus realmente está disponível para todas as pessoas. Todas as pessoas! Digam “todas as pessoas.” Você não pode ser um pecador tão terrível que não possa ser salvo. Você não pode estar tão perdido a ponto de não poder ser encontrado. Essa é a magnitude do perdão de Deus.

 

Agora, antes de prosseguirmos na história, deixe-me dar a vocês dois princípios que emergem de nosso estudo até aqui. Primeiro, Cornélio é um lembrete de que não importa o quanto as pessoa sejam sinceras e o quanto ela sejam boas, elas ainda assim precisam do evangelho, elas ainda precisam ser salvas.

 

Segundo, Deus tem pessoas como Cornélio em todo o mundo. Tem um Cornélio na sua vizinhança. Tem um Cornélio na sua família. Tem um Cornélio perto de você na sua sala de Álgebra. Tem um Cornélio na Indonésia. Tem um Cornélio em Botswana. E tem um Cornélio em uma ilha,  em algum lugar, e que nunca ouviu o evangelho e precisa ouvir o evangelho ou então ele vai morrer sem perdão e permanecer separado de Deus. Portanto, nosso trabalho é levar a mensagem a Cornélio, aonde quer que ele se encontre.

 

Eu disse isso semana passada e eu quero dizer de novo. Deus se revela a nós na natureza e através de nossas consciências. Nós nos referimos a isso como revelação geral. Deus Se revela a nós de uma maneira geral. Essa revelação geral não é suficiente para nos salvar. Par sermos salvos nós precisamos mais do que revelações gerais, nós precisamos da revelação especial, a mensagem salvadora do evangelho. A revelação geral meramente demonstra que há um deus e qualquer pessoa que pense entende isso. Paulo diz em Romanos 1 que a nossa inclinação é suprimir essa verdade e darmos as costas à luz. Então quando Deus julga nossos pecados, nós não temos desculpa. Ele brilhou sua luz em nosso caminho e nós demos as costas a Ele. Se uma pessoa é Cornélio; ou seja, se a pessoa responde positivamente a essa luz, eu creio que Deus opera maravilhas para levar a revelação especial, a mensagem salvadora do evangelho a ele. Jesus diz em João 6:44 : “Ninguém vem a Mim a menos que Meu Pai, que Me enviou, o conduza”. Deus nos traz para perto de si dando-nos luz. João 1:9 diz que Jesus é a luz que ilumina toda pessoa no mundo. A luz brilha no mundo e se nós respondermos a essa luz, Deus nos dá mais luz, e se nós respondermos a essa “mais luz”, Deus continua essa obra até que nós ouçamos a mensagem salvadora do evangelho.

 

E somente Deus sabe onde o “Cornélio” Dele está, se você me permite colocar dessa maneira. Ele sabe onde Seu povo está, as pessoas que irão responder positivamente à luz Dele. Deus sabe. Nós não. Em Atos 18:9-10, Paulo está compartilhando o evangelho em Corinto. E uma noite, Deus encoraja a Paulo em uma visão. Deus diz para Paulo: “Não temas. Continue compartilhando o evangelho”, e então Deus diz por quê. Ele diz: “Porque eu tenho muitas pessoas nesta cidade.” Essa é a maneira de Deus dizer: “Eu tenho muitos Cornélios aqui. Eu tenho muitas pessoas aqui que estão respondendo positivamente à luz que eu tenho enviado a elas e elas precisam de um mensageiro que lhes leve a mensagem do evangelho. Deus sabe onde estão seus Cornélios, nós não. Nosso trabalho é meramente sermos mensageiros de Deus, levando o evangelho por todo o mundo. Alguns vão ouvir e rejeitar as boas novas, mas alguns vão ouvir e ser salvos. Nosso trabalho não é salvá-los. Deus fará isso. Dessa maneira é que o evangelismo e missões podem ser libertadores e divertidos. Nós não assumimos a responsabilidade de salvarmos as pessoas.Nós assumimos a responsabilidade apenas de compartilhar a mensagem. Para ser franco, se nós não compartilharmos a mensagem, nós responderemos a Deus por isso. Ele espera que nós compartilhemos. Mas somente Deus pode pegar essa mensagem e fazer penetrar no coração da pessoa através do poder da própria mensagem. Nós somos apenas mensageiros da mensagem. Nós saímos e compartilhamos com uma garçonete ou com um colega de trabalho ou membro da família e Deus faz o trabalho de conduzir a pessoa para salvação.

 

Nós vimos o mandato do perdão de Deus, o mensageiro do perdão de Deus, e a magnitude do perdão de Deus. Número quatro:

 

IV.  A Mensagem do Perdão de Deus (10:34-43)

 

Nos versículos de 34 a 43, Pedro como mensageiro do perdão de Deus, fala a mensagem do perdão de Deus. E esse é o evangelho. Ele diz que se deu conta de que Deus é imparcial. Ou seja, que o evangelho é para todos. E ele se refere ao evangelho como a “palavra”. Vamos ler começando do versículo 36. Pedro diz:

 

36 A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos);

37 Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou;

38 Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

39 E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro.

40 A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse,

41 Não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dentre os mortos.

42 E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.

43 A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.

 

Essa é a mensagem do perdão de Deus. Esse é o evangelho. Jesus morreu por nossos pecados, foi sepultado, e ressuscitou da morte. Pedro diz: “Essa é a mensagem que saímos a proclamar como testemunhas de Deus.” E no versículo 43, veja novamente, Pedro diz: “A este (a Cristo) dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão” – o que?” “o perdão dos pecados”; perdão. Portanto, o perdão vem quando se crê em Cristo. Veja o que acontece a seguir. Deixe-me prosseguir e te dar esse último ponto. Quando nós recebemos essa mensagem do perdão de Deus, nós recebemos:

 

V.  A Marca do Perdão de Deus (10:44-11:18)

 

44 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.

45 E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.

46 Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.

47 Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?

48 E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.

 

O que você tem aqui é a marca do perdão de Deus. A marca, o símbolo do perdão de Deus é a vinda do Espírito Santo sobre esses Gentios. Nós falamos antes sobre como os judeus como Pedro podiam dizer que os gentios tinham verdadeiramente sido salvos. Deus usava o Espírito Santo para fazer isso. Eles não podiam ver o Espírito, mas eles podiam ver a evidência do Espírito Santo trabalhando neles. Nesse caso, a evidência é vista no louvor deles e no fato deles magnificarem a Deus. Eles fazem isso em sua própria língua. Como em Atos 2, isso é o que significa “falar em línguas”. Eles estão louvando e magnificando a Deus em suas próprias línguas. Então Pedro fica pensando: “Bem, então vamos fazer a primeira coisa que devemos fazer quando uma pessoa é salva. Vamos batizá-la.” E essa é a primeira coisa que fazemos  quando recebemos a mensagem do evangelho. Assim que possível, nós somos batizados. Nós não fazemos isso antes de sermos salvos. Não fazemos isso na infância. Nós fazemos isso apenas depois de ter ouvido e compreendido o evangelho e recebido Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador.

 

Por falar nisso, eu amo o jeito que os versículos 43 e 44 se harmonizam. Pedro acabara de compartilhar o evangelho e então ele diz: “Todos os que crerem no seu nome receberão perdão dos pecados” e então o que claramente acontece é que os gentios na casa de Cornélio crêem Nele, ou seja, naquele exato momento. Nós sabemos que eles recebem a mensagem do perdão de Deus porque eles revelam a marca do perdão de Deus. A Bíblia diz no próximo versículo, que é o 44, que “enquanto  Pedro ainda dizia estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra”. Então os gentios creram no Evangelho e foram salvos ao mesmo tempo. O Espírito Santo desce sobre eles. Ou seja, Pedro nem termina o sermão dele! Ele nem chegou ao seu terceiro ponto para concluir seu poema, ele simplesmente compartilhou a mensagem e os gentios ficam “Eu creio nisso. Eu recebo,” e Deus, de maneira radical, os salva ali naquele momento. Vê, você pode ser salvo da mesma maneira. Ou seja, eu posso estar aqui pregando e o Espírito de Deus estar trabalhando em você e você fica pensando:  “Eu sei que sou um pecador. Deus me perdoe. Jesus entra na minha vida”, e Deus fará isso. Bem, se você foi salvo, então vai querer que isso se torne conhecido. Foi isso que esses crentes gentios fizeram. Eles não se envergonharam. Eles então foram batizados, publicamente, e sem ter vergonha se identificaram com seu novo Salvador e Senhor.

 

Pedro explica tudo isso mais tarde quando ele volta para Jerusalém. Os judeus ficam pensando: “O que será que está acontecendo em Cesaréia?! Nós ouvimos que os gentios estão sendo salvos. Isso é realmente possível, os não-judeus incircuncisos?!”  Então vamos ler a primeira parte do capítulo 11:

 

1 E ouviram os apóstolos, e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus.

2 E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão,

3 Dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles.

4 Mas Pedro começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo:

5 Estando eu orando na cidade de Jope, tive, num arrebatamento dos sentidos, uma visão; via um vaso, como um grande lençol que descia do céu e vinha até junto de mim.

6 E, pondo nele os olhos, considerei, e vi animais da terra, quadrúpedes, e feras, e répteis e aves do céu.

7 E ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro; mata e come.

8 Mas eu disse: De maneira nenhuma, Senhor; pois, nunca em minha boca entrou coisa alguma comum ou imunda.

9 Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum ao que Deus purificou.

10 E sucedeu isto por três vezes; e tudo tornou a recolher-se ao céu.

11 E eis que, na mesma hora, pararam, junto da casa em que eu estava, três homens que me foram enviados de Cesaréia.

12 E disse-me o Espírito que fosse com eles, nada duvidando; e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele homem;

13 E contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: Envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro,

14 O qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa.

15 E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio.

16 E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.

17 Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?

18 E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.

 

Eles ficam pensando: “Ei, nós não podemos resistir a isso! O perdão de Deus está realmente disponível para todos, judeus e gentios, escravo e livre, homem e mulher, preto e branco, rico e pobre, fãs da UK e fãs da UL – todas as pessoas!” E uma das coisas que nós revimos semana passada é que o “todos” de Deus se estende a todo e qualquer “pecador”, se você preferir. Isso é, qualquer que seja nossa origem, qualquer que seja nosso passado, o que quer que tragamos na mala, Deus gratuitamente perdoa todo pecado se nós depositamos nossa fé em Jesus Cristo. Todos esses pecados – passado, presente e futuro – todo e qualquer pecado perdoado e apagado pela expiação de Cristo na cruz. Semana passada, nós revisamos 1Corintios 6:9-11 onde Paulo diz: “Lembrem-se crentes o que vocês foram – fornicadores (que é a pratica do sexo fora do casamento), idólatras, homossexuais, adúlteros, ladrões, beberrões etc.” – Paulo diz: “Vocês eram esse tipo de pessoa, mas agora vocês foram lavados, santificados e justificados no nome do Senhor Jesus e pelo Espírito de Deus.”

 

O perdão de Deus está disponível para todos, mas lembre-se desse importante esclarecimento: conquanto o perdão de Deus esteja disponível para todos, apenas aqueles que depositam sua fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador são beneficiários do perdão de Deus. Você tem que receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador de maneira pessoal.

 

E se você recebeu Cristo como Senhor e Salvador, então há outra implicação natural dessa teologia ensinada sobre o perdão de Deus. Se Deus nos perdoou de tanto pecado e continua nos perdoando de tanto pecado, então devemos nós perdoar aos que pecam contra nós? De fato, isso é precisamente o que diz Efésios 4:32: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, – como? – como também Deus vos perdoou em Cristo.”

 

O que a Bíblia está dizendo ali é como se colocar o perdão em prática: olhe para cruz do Calvário e lembre o que Jesus fez por você. Ele morreu por cada um dos seus pecados. Deus te ama tanto que Ele pegou o castigo pelo seu pecado e colocou sobre Si mesmo, na pessoa de Seu Filho Jesus Cristo. Ele morreu para que você fosse perdoado. Falando sobre o que Deus, o Pai, fez em Cristo Jesus, 2Corintios 5:21 diz que Deus: “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” Jesus morreu por cada um de nossos pecados. Cada um de nossos pecados é uma ofensa a Deus, mas Deus gratuitamente perdoou cada um desses pecados – e continua perdoando tais pecados – através de Cristo Jesus na cruz. A Bíblia diz: “Olha, se você quer saber como perdoar alguém, lembre-se de como Deus em Cristo Jesus perdoou você.” Efésios 4:32 :’Perdoai uns aos outros como Cristo vos perdoou.”

 

Alguém diz: “Bom, eu não consigo perdoar meu pai. Meu pai foi uma pessoa má. Ele fez coisas ruins.” Deixe-me perguntar uma coisa a você, crente: “Você foi perdoado por Deus? Foi?” Perdoai-vos uns aos outros, assim como Deus os perdoou em Cristo.” Uma das coisas mais aliviantes e revigorantes para um crente fazer é praticar o perdão. Deus espera isso. O fundamento para isso é a cruz. Você pode fazer isso.Você é abençoado quando faz isso. Então, perdoe aquele pai, aquela mãe, aquele cônjuge, aquele irmão ou irmã, aquele colega de trabalho, aquele vizinho. “Mas”, alguém protesta com toda a paixão de Pedro em Mateus 18: “Quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu o perdoarei? Até sete vezes?” E nós ouvimos Jesus dizer: “setenta vezes sete.” Nunca acaba. Continue perdoando. Simplesmente olhe para a cruz do Calvário e o que Deus fez por você em Cristo Jesus e então você mostra o mesmo tipo de amor, misericórdia, graça, e gentileza com os outros. E quando você faz isso, experimente o rápido e intenso mover do perdão de Deus fluindo por suas veias e soprando vida nos outros. Essa é a benção do perdão de Deus disponível para todos.

 

. Fique de pé para orar.