O Perdão de Deus Disponível para Todos (Pt.1)

O Perdão de Deus Disponível para Todos (Pt.1)

“O Perdão de Deus Disponível para Todos” (Pt 1)

(Atos 10:1-11:18)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja de Henderson, KY

(11-4-07) (Manhã)

 

. Pegue a palavra de Deus e abra em Atos, capítulo 10.

 

Se você está nos visitando, nós começamos, há algumas semanas, uma série de mensagens sobre o Livro de Atos. Nossa série tem o título: “A Igreja em Chamas!” e nós estamos aprendendo o que aconteceu 2.000 anos atrás quando a igreja nasceu e se espalhou como incêndio e nós também estamos aprendendo como Deus fala conosco hoje em nossas vidas e através da nossa igreja.

 

Nós estamos estudando hoje a história a respeito de como um homem chamado Cornélio se tornou um Crente. É a história mais longa da conversão de um homem no livro de Atos, então nós não vamos ver a história toda hoje, mas veremos apenas a primeira parte dela. Para começarmos, eu lerei apenas os primeiros versículos no capítulo 10 e te convido para que acompanhe.

 

. Fique de pé em honra à leitura da palavra de Deus.

 

1 E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,

2 Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.

3 Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio.

4 O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus;

5 Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro.

6 Este está com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer.

7 E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados, e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço.

8 E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Aqueles de vocês que receberam o treinamento FAITH. Posso ver suas mãos? Eis a pergunta: “F é para quê?” Perdão. F é para perdão. FAITH é uma maneira simples de compartilhar o evangelho com alguém. Nós aprendemos essa palavra FAITH e cada uma das letras representa alguma coisa. F é para perdão. O que é o A? A é para disponível. O que está disponível? O perdão de Deus. O perdão de Deus está disponível para todos, para qualquer um. João 3:16 diz: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu seu único filho para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

 

Eu peguei o título do meu sermão dessa frase: “O perdão de Deus está disponível para todos” porque esse é o ponto central do capítulo 10 e da primeira parte do capítulo 11. O perdão de Deus está disponível para todos. O perdão de Deus, a esperança do evangelho, está disponível para cada pessoa do mundo inteiro.

 

A propósito, eu gosto muito do novo formato do FAITH que nós vamos ensinar a todos no semestre que vem. É um maravilhoso aprimoramento com relação ao antigo que é mais teologicamente balanceado. Por exemplo, começa explicando por que nós precisamos do perdão de Deus. Então segue, “F é para perdão”, então a frase: “Todos pecaram e precisam do perdão de Deus.” Depois, Romanos 3:23: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Todos pecaram e precisam do perdão de Deus.

 

O capítulo 10 começa com um homem que precisa do perdão de Deus. Seu nome é Cornélio e Cornélio não é um judeu. Ele é um gentio. E porque isso tem importância? Bem, os judeus se tornaram um povo que cria que eles eram superiores a qualquer outra pessoa. Deus os escolheu para ser um povo especial, que espelhasse a graça de Deus, para que os outros – os gentios – fossem atraídos para Deus. Mas ao contrário, os judeus se preocuparam mais com seu “status especial” como povo escolhido de Deus do que com que os outros conhecessem a Ele. Então eles se tornaram, na grande maioria, um povo que não perdia muito tempo com os não-judeus e não se importavam muito com a condição espiritual dos gentios. Então o que acontece com Cornélio e a subseqüente radiação sobre a qual nós vamos ler no capítulo 11, e novamente no capítulo 15 é algo pelo qual nós todos devemos ser agradecidos.

 

Quantos de vocês aqui nesse prédio são gentios, não-judeus? Posso ver suas mãos? Parece que cada um de nós. Bem, nós podemos agradecer a Deus por Atos 10 esta manhã, que nos conta como os gentios chegaram a ouvir a mensagem de salvação do evangelho. Nós vamos tratar da primeira metade dessa história nesta manhã. É uma história de 66 versículos e nós vamos dividi-la na metade e vamos ver a primeira parte da conversão de Cornélio e então nós voltamos semana que vem, se Deus quiser, e veremos a segunda parte da história. Vamos considerar algumas verdades sobre o perdão de Deus. Primeiro:

 

I.  O Mandato do Perdão de Deus (10:1-8)

 

Com mandato, eu simplesmente quero dizer o que Romanos 3:23 ensina: “Todos pecaram e precisam do perdão de Deus.” Todos! Por causa do nosso pecado, a única coisa que vai nos manter longe do inferno é o perdão de Deus através de Cristo Jesus. É um mandato.  Não há outro caminho pra o céu. Jesus diz em João 14:6: “Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim.” Então, o perdão do pecados é mandato e acontece somente através de Jesus Cristo.

 

Nós vemos essa verdade nos versículos 1-8 ao lermos sobre Cornélio. Cornélio está perdido. Ele não é um crente. Está perdido. Todos digam: “Perdido”. Perdido. Como nós sabemos que Cornélio está perdido? Vamos ver novamente em nossas Bíblias. O versículo um nos fala um pouco sobre ele. Ele mora em Cesáreia. Fica na costa do Mediterrâneo, cerca de 96,5 km a nordeste de Jerusalém e cerca de 48 km de Jope. Ele é um centurião, essa palavra quer dizer que ele era um soldado Romano que comandava uma centena de homens; centurião – cem; um centurião do Regimento Italiano. Ele era então um soldado romano e era um homem muito religioso. O versículo 2 diz que ele é “piedoso” e “temente a Deus.”  Ele não era um crente. Ele não era salvo. Ele é descrito apenas como um “temente a Deus”, alguém que está próximo de ser um seguidor; um homem religioso, mas ainda não era um cristão, mas ainda não era um crente e ainda não era salvo. O termo “temente a Deus” era uma maneira de no primeiro século se fazer referência a um gentio que cria em Deus, mas não convertido ao judaísmo sendo circuncidado. Ele conhecia a Deus apenas de uma maneira geral. Ele era um homem religioso. “Ele dava esmolas generosamente” o que significa que ele dava muito dinheiro para caridade. E ele “orava a Deus todos os dias”. Ele temia a Deus, mas não era um crente. Ele ainda não era salvo. Então o que acontece?

 

Às 3:00 da tarde, Cornélio tem uma visão. Ele vê um anjo de Deus vindo a ele que diz: “Cornélio!” Cornélio está com medo – assim como você e eu estaríamos – e ele diz: “o que é?” O anjo então diz: “tuas orações e tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus”. Isso é, “Deus sabe de tudo o que você tem feito. Deus sabe que você tem respondido à luz que ele tem te dado ao Se revelar para você, respondendo ao gentio toque do Espírito quando Deus está Se fazendo conhecido a você. Eis aqui o que fazer: Envie homens a Jope, e busque a Simão cujo sobrenome é Pedro. Ele está hospedado com outro Simão, um curtidor” – essa é uma pessoa que trabalhava com peles de animal, transformando-as em couro – “sua casa é em frente ao mar”, – os curtidores usavam sal marinho em seu trabalho. Então, quando vocês chegarem à casa do Simão curtidor, vai ter outro cara lá chamado Simão Pedro. Pergunte por ele e ele vai te dizer o que fazer.” Então Cornélio pega um grupo de servos e um soldado e os envia a Pedro.

 

Eu disse para vocês há alguns instantes que Cornélio não era salvo. Nós sabemos porque nós acabamos de ler que ele conhecia a Deus apenas de uma forma geral. Ele é “temente a Deus”, mas ele ainda não ouviu a mensagem do Evangelho. O ponto principal do anjo ter dito a Cornélio para pedir a Pedro para vir é para que Cornélio ouça a mensagem do evangelho; as Boas Novas, a palavra de salvação. Essa é a razão para ele buscar Pedro. Nós vamos ver isso se desenrolar ao continuarmos lendo, mas você também pode ver isso captado em alguns versículos do capítulo 11. Veja rapidamente Atos 11:13-14. Pedro, falando de Cornélio, diz: “E contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: Envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro, O qual te dirá palavras com que te – o que? -salves, tu e toda a tua casa.” Então, Cornélio ainda não é salvo aqui nos primeiros versículos do capítulo 10. Essa é a razão do anjo falar para Cornélio buscar Pedro, para que Pedro contasse a Cornélio as Boas Novas, a mensagem salvadora do Evangelho.

 

Em instantes, nós vamos ler sobre a vinda de Pedro a Cornélio e a entrega a ele da mensagem do Evangelho. Antes que façamos isso, há várias implicações muito importantes que se evidenciam nesta história até aqui. Primeiro, Porque Cornélio ainda não é um crente, ainda não é um cristão, então todas essas coisas pelas quais ele é conhecido no versículo 2, conquanto sejam coisas boas, não salvam uma pessoa. Olhe novamente o currículo religioso desse homem no versículo 2. A Bíblia descreve Cornélio como “um homem piedoso e que temia a Deus com toda a sua casa, que dava esmolas generosamente e orava a Deus sempre.” Tudo isso é bom, mas não nos leva para o céu.

 

Como nós precisamos nos lembrar disso hoje! Alguém diz: “Mas, ele é um homem sincero. Ele é religioso. Deixe-o em paz.” Não! Cornélio é a prova de que uma pessoa pode ser 100% sincera e estar sinceramente errada. E dar dinheiro, embora seja um gesto lindo, não conquista para nós um lugar no céu. É muito triste que ricos homens de negócio como Ted Turner e Warren Buffet crêem que possam conquistar um lugar no céu dando dinheiro. Ano passado, Buffet, que é a segunda pessoa mais rica no mundo, anunciou que daria 37 bilhões de dólares pelos próximos anos para a Fundação Bill & Melinda Gates para desenvolvimento da educação e desenvolvimento de pesquisa médica. Isso é um gesto excelente. O problema não é que ele esteja dando grande parte de seus investimentos. O problema está no que ele pensa que isso vai lhe proporcionar. Referindo-se à sua doação, Buffet disse: “Há mais de uma maneira de se ir para o céu, mas essa é uma maneira grandiosa.” Não! Veja Cornélio. Dar dinheiro não nos leva para o céu.

 

Essa história de Cornélio deveria nos tornar mais ousados em nosso evangelismo. É um lembrete de que nossos vizinhos, embora boas pessoas, vão para o inferno se eles não receberem a Cristo como Senhor e Salvador. É um lembrete de que você pode ser uma pessoa religiosa e “orar sempre” e ainda estar perdido. Você pode ser um membro de uma igreja – um membro desta igreja – e ser um cidadão de destaque na cidade de Henderson e ainda ir para o inferno. Nossa bondade não nos salva. Nossa oferta não nos salva. Somente Cristo nos salva! Agora Cornélio vai ouvir sobre Cristo.

 

Cornélio está respondendo à luz que Deus lhe deu. Nós vamos tratar mais disso da próxima vez, mas por agora deixe-me dizer o que Paulo ensina em Romanos 1, que Deus Se revela a nós na natureza e através da nossas consciências. Ele se revela como luz no mundo escuro, e nossa resposta automática é nos voltarmos contra essa luz para suprimir a verdade da luz de Deus. Mas se uma pessoa gosta da resposta de Cornélio à luz que Deus lhe dá, então Deus dá mais luz e opera maravilhas para levar a mensagem de salvação para ela. De novo, mais sobre isso da próxima vez, mas por agora apenas compreenda que se uma pessoa responde à luz que Deus tem lhe dado, então Deus vai continuar revelando mais luz, até que um mensageiro venha com a mensagem de salvação. E isso nos leva ao próximo ponto. Nós consideramos o mandato do perdão. Número dois, vamos considerar:

 

II.  O Mensageiro do Perdão de Deus (10:9-23)

 

A Bíblia diz que um anjo aparece a Cornélio e diz a ele para buscar Pedro que vai contar para Cornélio a mensagem de salvação do Evangelho. Eis uma pergunta: Por que o anjo não falou ele mesmo com Pedro? Por que o anjo não compartilhou o evangelho? Bem, não é trabalho do anjo ser um mensageiro do perdão de Deus. De quem é essa tarefa? É nossa. Apenas os humanos conhecem a glória da redenção através do sangue de Cristo, o perdão do pecado. Anjos não sabem o que significa a tarefa de compartilhar o Evangelho; é tarefa do crente. Pedro é o mensageiro do perdão de Deus.

 

9 E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta.

10 E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos,

11 E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra. 12 No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu.

 

Isso é uma visão, hein? A questão aqui é que Pedro vê todos esses tipos de animais que são, de acordo com a lei em Levitico 11, impuros. Ou seja, eles eram alimento inadequado para os judeus. Não se podia comer esses tipos de animais.

 

13 E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.

14 Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.

15 E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.

16 E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu.

 

Bem, isso é bem estranho, não é? Ele tem três vezes essa visão de um grande lençol estendido com todos esses animais impuros e ele ouve a voz de Deus dizer: Levante, Pedro, mate e coma.” Pedro pensa: “De jeito nenhum! Eu sou um judeu consagrado! Eu não vou comer comidas que são impuras quando a Bíblia diz para eu não fazer isso!” Por falar nisso, muitos pregadores têm apontado a inconsistência da reposta de Pedro no versículo 14: “De modo nenhum, Senhor!” Essas palavras são, de fato, contraditórias. Você não pode dizer: “De modo nenhum” e “Senhor” ao mesmo tempo. Ou é “Sim, Senhor”, ou “De modo nenhum”, mas você não pode dizer “não” para Cristo e se referir a Ele como “Senhor” na mesma fala. Como tem sido dito sempre, “Ou Ele é Senhor de tudo ou ele não é Senhor de nada.”

 

Mas Deus está ensinando algumas coisas aqui. Primeiro, Deus está ensinando que agora todas as coisas são limpas. Jesus começou a tratar disso lá trás nos evangelhos, como em Marcos 7:19 onde a Bíblia diz que agora todas as comidas são puras. O ensinamento do Novo Testamento substitui o Antigo Testamento, então você pode comer qualquer tipo de comida que você queira agora. Mas há algo mais que Deus está ensinando aqui a Pedro. Ele vai compreender em instantes.

 

17 E estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha visto, eis que os homens que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão.

18 E, chamando, perguntaram se Simão, que tinha por sobrenome Pedro, morava ali.

19 E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam.

20 Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei.

21 E, descendo Pedro para junto dos homens que lhe foram enviados por Cornélio, disse: Sou eu a quem procurais; qual é a causa por que estais aqui?

22 E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras.

23 Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. E no dia seguinte foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope.

 

 

Pedro está pensando: “Agora eu entendi a visão! Antes eu teria receio de viajar com um gentio e entrar na casa de um gentio e comer com um gentio, mas Deus me mostrou que fosse ter com esses homens. Ele está agindo aqui.” Então, Pedro convida esses gentios para entrar para fazerem uma refeição juntos e no dia seguinte vai com eles para Jope. Isso nos conduz ao ponto final na primeira metade do nosso estudo juntos. Nós examinamos o mandato do perdão de Deus e o mensageiro do perdão de Deus. Vejam comigo agora:

 

III.  A Magnitude do Perdão de Deus (10:24-33)

 

Com isso eu quero que você considere qual o alcance do perdão de Deus. O perdão de Deus está disponível para todos. O perdão de Deus está disponível para toda e qualquer pessoa, não importando quem ela seja!

 

24 E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos.

 

Tempo, por favor. Você notou o que Cornélio fez durante um dia e meio que ele estava aguardando Pedro chegar? Ele reuniu seus parentes e amigos próximos. Ele pensou: “Vocês precisam vir aqui pra casa. Tem um cara vindo com uma mensagem importante. Deus me mandou buscá-lo. Vocês precisam estar aqui!” Ou seja, Cornélio está evangelizando antes mesmo de ser um crente! Deus nos ajude a sermos mais intencionais ao convidarmos as pessoas para ouvir a mensagem de salvação do evangelho, convidando as pessoas para a igreja para ouvir o mensageiro compartilhar a mensagem.

 

25 E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou.

26 Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.

 

Eu amo isso! Muitas pessoas acreditam que Pedro foi o primeiro Papa. Bem, ninguém iria ficar mais surpreso ao saber disso do que Pedro! Se ele foi o primeiro Papa, ele não sabia. É como se ele falasse: “Fica de pé! Não beije meu anel! Boa noite, eu sou um mero ser humano como você! Não adore um homem. Adore a Deus!”

 

27 E, falando com ele, entrou, e achou muitos que ali se haviam ajuntado.

28 E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo.

29 Por isso, sendo chamado, vim sem contradizer. Pergunto, pois, por que razão mandastes chamar-me?

 

Pedro diz: “Eu compreendo agora quão errado é achar que um não-judeu seja uma pessoa “comum” ou “impura”. Eu compreendo agora como é errado achar que eu sou superior ao gentio. Eu compreendo agora que o perdão de Deus está disponivel para todas as pessoas. Eu não devo chamar nenhum homem de comum ou impuro. Então Pedro diz que veio assim que o buscaram. Ele então pergunta: “Por que razão mandastes me chamar?”

 

30 E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona.

31 E eis que diante de mim se apresentou um homem com vestes resplandecentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus.

32 Envia, pois, a Jope, e manda chamar Simão, o que tem por sobrenome Pedro; este está em casa de Simão o curtidor, junto do mar, e ele, vindo, te falará.

33 E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.

 

Agora Pedro vai compartilhar com eles a mensagem do Evangelho. Nós vamos tratar disso da próxima vez. Agora, eu quero falar da magnitude do perdão de Deus, do fato de que o perdão de Deus está disponível para todas as pessoas. Pedro disse no versículo 28: “Deus me mostrou que não devo chamar a nenhum homem comum ou imundo”. A magnitude do perdão de Deus é tal que alcança todas as nacionalidades, todas as raças, todas as classes, e todos os povos. Não há ninguém fora do alcance do perdão de Deus. O perdão de Deus está disponível para TODOS.

 

Nós temos uma tendência a fragmentar o perdão de Deus dentro de certos grupos. Nós não estamos sempre prontos a compartilhar o evangelho com todas as pessoas. Eu falei ontem no café da manhã na Capela Greater Norris logo ali na Rua Washington. Se nós formos uma igreja predominantemente de brancos, então a Capela Greater Norris é predominantemente uma igreja de afro-descendentes, E eu estava dirigindo de volta para casa e eu estava pensando como é pequeno o ministério inter-cultural que nós fazemos como crentes. Ou seja, se o perdão de Deus está disponível para todos, então nós deveríamos estar levando o evangelho para todas as pessoas – ruivos, morenos, amarelos, negros e brancos – todos são preciosos aos olhos Dele. Pessoas de diferentes raças, diferentes nacionalidades, diferentes classes sociais, fisicamente diferentes, todos são preciosos aos olhos de Deus.

 

E pessoas de origem diferente! Ou seja, você sabe, os terríveis pecadores! Você sabia que a magnitude do perdão de Deus é tal que alcança uma pessoa não importando o quanto ela esteja perdida? Você não pode estar tão perdido a ponto de não se ser perdoado. Posso repetir isso? Você não pode estar tão perdido a ponto de não se ser perdoado.

 

Deixe-me compartilhar essa passagem e então eu encerro. Escreva-a ao lado da sua Bíblia. Paulo está falando de como nós estávamos perdidos antes de termos sido salvos. Ele está falando da magnitude do perdão de Deus, como Deus perdoa e transforma o crente. 1Corintios 6:9-11:

 

9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?

10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

11 E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

 

Se você já foi culpado de qualquer uma dessas coisas mencionadas nesses versículos, posso ver sua mão? Deixe-me ler novamente… fornicação, idolatria, adultério, homossexualidade, sodomia, roubo, devassidão, bebedeira, falar mal de outras pessoas, extorsão. Eu estou levantando minha mão. Olhe ao redor. O perdão de Deus está disponível para todos e nossa congregação é um testemunho dessa verdade. Paulo diz: “E é o que eram alguns ”. Eram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, santificados, justificados no nome do Senhor Jesus e pelo Espírito de nosso Deus. Assim eram alguns de vocês.

 

Eu fico tão feliz que o perdão de Deus esteja disponível para todos, você não fica?

 

. Fiquemos de pé para orar.