O Nascimento da Igreja

O Nascimento da Igreja

“O Nascimento da Igreja”

(Atos 2:1-36)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(1-07-07) (Manhã)

 

 

. Pegue a Palavra de Deus e abra em Atos, capítulo 2.

 

Nós estamos dando continuidade a nossa série de mensagens sobre o livro de Atos. O capítulo 2 descreve o que eu estou chamando de “O Nascimento da Igreja” e estou chamando-o assim porque a igreja realmente nasceu no evento conhecido como Pentecostes. Nós estaremos lendo sobre isso nesta manhã.

 

. Por favor, fique de pé em honra à leitura; apenas os primeiros versículos para nós começarmos.

 

1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;

2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados

3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Alguns anos atrás, o Evangelista Billy Graham estava falando com repórteres após um de seus encontros de pregação. Havia lá um repórter que contou a Billy Graham sobre uma afirmação negativa que um líder de igreja fizera sobre um comentário dele e o repórter queria a resposta de Billy Graham. O repórter contou a ele o que o homem havia dito: “Eu tenho receio de que a pregação do Sr. Graham tenha feito a igreja retroceder em 200 anos.” Billy Graham respondeu: “Bem, se eu retrocedi a igreja em 200 anos então eu falhei… minha intenção era retrocedê-la em 2.000anos.”

 

Esta manhã nós voltaremos 2000 anos, para o aniversário da igreja no Pentecostes. Grosso modo, há três eventos importantes na história do Cristianismo: Belém, o calvário e Pentecostes. Belém é “Deus conosco”. Calvário é “Deus por nós.” E Pentecostes é Deus em nós.” Eu quero falar pra vocês nesta manhã sobre “O Aniversário da Igreja” e nós vamos ver juntos alguns “presentes de aniversário para crentes.” Número um:

 

I.  Deus concede uma Presença fortalecedora (1-4)

Eu disse há alguns instantes que Pentecostes é “Deus conosco”. O Pentecostes descreve a morada de Deus no crente através do Espírito Santo. Deus dá ao crente uma presença fortalecedora para agir.

 

O Pentecostes é o nome da Festa de um dia do Antigo Testamento conhecida como “Festa das Semanas”. Pentecostes literalmente significa “50º”, porque a festa ocorre 50 dias após a celebração da Páscoa. A Bíblia diz no versículo 1 que os apóstolos estavam todos juntos, provavelmente no cômodo superior, quando, versículo 2:

 

2… E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

 

Nós podemos apenas imaginar como deve ter sido isso. Lucas usa uma linguagem análoga para descrever o evento. Ele diz que havia um som do céu “como” de um vento veemente e lá apareceram essas línguas divididas “como” de fogo. É difícil imaginar exatamente como isso deve ter sido, mas é inconfundível que esta é uma visão de línguas aparecendo sobre os apóstolos porque o versículo 4 diz que “todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

 

Mais sobre esse fato deles falarem em línguas daqui a pouco. O que eu quero focar agora é que Deus está concedendo Sua presença fortalecedora aos apóstolos aqui no Pentecostes. Esse presente está cumprindo a promessa do nosso Senhor em Atos 1:4-5 onde Jesus diz que Ele enviará o Espírito Santo para eles. Deus habitou nos crentes de uma forma sobrenatural, vivendo dentre deles através do Espírito Santo. Os primeiros crentes foram habitados pelo Espírito no Pentecostes. Crentes desde as cartas de Paulo são habitados pelo Espírito Santo desde o momento da conversão. De uma certa maneira, cada pessoa hoje que crê no Senhor Jesus Cristo como Salvador tem uma espécie de experiência de Pentecostes. Deus dá o presente de Sua presença fortalecedora.

 

Eu amo a maneira como Jesus descreve isso em João 14:16-17 onde Ele diz: “(O Pai) vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.”

 

Novamente, Belém é “Deus conosco”. Calvário é “Deus por nós”. Pentecostes é “Deus em nós”. Estou dizendo para vocês, nada me empolga tanto quanto saber que Deus está em mim, comigo, me fortalecendo com sua maravilhosa presença. Esse é o verdadeiro milagre aqui no capítulo 2: a presença fortalecedora de Deus. Que Jesus envia “um outro Consolador”, que Ele mesmo habita em nós através do Espírito. Crente, você nunca está sozinho! O Espírito de Deus habita em você. Ele está com você para te consolar, te guiar, te abençoar, para nunca te deixar. Pentecostes: Deus em nós. Esse é o primeiro presente que Deus dá aos crentes. Número 2:

 

II.  Deus dá um Propósito Evangelistico (5-21)

 

Normalmente, quando alguém diz: “Pentecostes”, a primeira coisa que vem à mente de muitos é um tipo de crente, alguém que é “Pentecostal”, ou que talvez “fale em línguas” vem à nossa mente. Mas nós acabamos de dizer que o ponto central aqui é que Deus habita no crente, Deus dá uma presença fortalecedora e que essa presença fortalecedora tem um propósito evangelistico. Veja o versículo 5:

 

5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

 

Essa antiga festa do Velho Testamento conhecida como “A Festa das Semanas” era uma das três celebrações Judaicas que reuniam todos os judeus de toda parte do mundo para estarem presentes na cidade de Jerusalém. Então é providencial que Deus envie Seu Espírito Santo quando todas essas pessoas diferentes estão reunidas de todos os lugares. Olhe agora:

 

6 E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?

8 Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,

10 E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,

11Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

12 E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?

13 E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.

 

Esses judeus de todas as partes do mundo ouvem os apóstolos falando na língua deles.Os apóstolos estão falando em línguas humanas. Veja nos versículos 6, 8 e 11: “nossa própria língua”. Qualquer outro tipo de falar em línguas que esteja acontecendo mais tarde em Corinto, a quem Paulo endereça em 1 Corintios 12-14, no livro de Atos, falar em línguas é falar numa língua conhecida que a pessoa nunca tenha estudado. É um resultado milagroso da presença fortalecedora de Deus. Isso levou alguns a erroneamente concluir que os apóstolos estavam bêbados como o versículo 13 indica, “outros, zombando, diziam: Eles estão cheios de mosto”. Mas Pedro explica que o que eles estão testemunhando é o cumprimento da profecia. Versículo 14 e seguintes:

 

14 Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.

15 Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.

16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:

17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;

18 E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;

19 E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.

20 O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;

21 E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

 

Então Pedro ensina que qualquer um que esteja testemunhando aqui é um cumprimento parcial da profecia do Antigo Testamento. Pedro vê a profecia de Joel em Joel, capítulo 2 como o começo a ser cumprido nos eventos de Pentecostes. Algumas das profecias de Joel não serão cumpridas até Jesus voltar, mas outras partes da profecia dele começam agora a ser cumpridas.

 

Lembrem-se do contexto do que está acontecendo aqui. Qual é o versículo chave para o livro de Atos? Lembram? Atos 1:8, onde Jesus diz: “Vocês serão minhas testemunhas começando onde? Jerusalém. E então onde? Toda Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” As pessoas estão reunidas aqui, a Bíblia diz, “de todas as nações debaixo dos céus” e Deus dá aos apóstolos Sua presença fortalecedora para um propósito evangelístico. Ele equipa os crentes de forma sobrenatural para compartilhar as Boas Novas do Evangelho com as pessoas de outras terras. Deus dá aos apóstolos o dom do Espírito Santo para que eles possam falar aos outros sobre o Senhor Jesus Cristo para que eles, em compensação, voltem para as casas deles em outros países e espalhem as Boas Novas que eles testemunharam e ouviram em Jerusalém. Há um propósito evangelistico em mente aqui quando Deus concede o Espírito Santo. Deus dá uma presença fortalecedora para um propósito evangelistico.

 

Então ao invés de associar a palavra “Pentecostes” com um tipo especial de crente ou um “dom do Espírito” em particular, nós devemos associar a palavra “Pentecostes” com o evangelismo mundial. Essa é a principal razão pela qual Deus de forma sobrenatural fortalece os apóstolos no nascimento da igreja e esta é a principal razão pela qual Deus  fortalece você. Deus nos concede a habilidade de falar aos membros de nossa família sobre Jesus Cristo vindo Ele mesmo morar em nós! Deus diz: “Eu vou te ajudar a falar se você se submeter à Minha presença dentro de você. Apenas se lembre de que eu estou ali, guiando as suas palavras, e você vai se sair bem.” Você pode falar para seus amigos sobre Jesus, para seus colegas de trabalho, seus queridos, quando você permite o Espírito de Deus dentro de você te guiar.

 

Pedro demonstra essa habilidade nos versículos 22 e seguintes. Quais dons Deus dá aos crentes? Ele dá uma presença fortalecedora, um propósito evangelistico, e:

 

III. Deus dá uma Importante Pessoa (22-36)

 

Esses versículos realmente dispensam qualquer explicação. Elas são palavras de um sermão maravilhoso que Pedro prega a milhares reunidos em Jerusalém. Nós veremos semana que vem que no final do sermão de Pedro 3.000 pessoas vêm para Jesus, crendo em Jesus como seu Salvador. 3.000! Qual é o ponto central do sermão de Pedro? “Deus dá uma pessoa importante.” Deus dá o presente que é Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Ouça o sermão, versículo 22 e seguintes:

 

22 Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;

23 A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;

 

Por falar nisso, repare a mescla da soberania de Deus e a responsabilidade do homem. Pedro diz que os Judeus e os Romanos mataram Jesus mas que tudo isso foi de acordo com “o determinado conselho e presciência de Deus”. Jesus entregou Sua vida por nós. Sua morte não foi surpresa para Ele. A Bíblia diz em Mateus 26:53 que Ele poderia ter chamado 12 legiões de anjos e posto fim a tudo, mas Ele não fez. Ele morreu por nossos pecados. E a morte não pode detê-lO na sepultura. Versículo 24:

 

24 Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;

25 Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, Porque está à minha direita, para que eu não seja comovido;

26 Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; E ainda a minha carne há de repousar em esperança;

27 Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;

28 Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; Com a tua face me encherás de júbilo.

 

E Pedro mostra que Davi não estava falando sobre si mesmo no Salmo 16, mas ele estava falando sobre Jesus. Versículo 29 e seguintes:

 

29 Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.

30 Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono,

31 Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.

32 Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.

33 De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.

 

Pedro então diz que o derramamento do Espírito Santo atesta a verdade da morte de Cristo, o sepultamento, a ressurreição e a ascensão. Cristo concede o Espírito Santo da elevada posição da direita do Pai Celestial. Versículo 34:

 

34 Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,

35 Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.

36 Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

 

E o sermão de Pedro conclui com essa afirmação poderosa de que Jesus de Nazaré é o Senhor, o Cristo, o Messias. Deus veio para nós em carne em Belém, “Deus conosco”. Ele morreu por nós na cruz do Calvário, “Deus por nós”. E Pedro diz que ele ressuscita e ascende para a direita do Pai para derramar Seu Espírito no Pentecostes. “Deus em nós.”

 

Semana que vem nós veremos que 3.000 daqueles presentes ouvem as palavras de Pedro e são convencidos do pecado. Eles reconhecem que é pelo pecado deles que Cristo morreu e eles se arrependem de seus pecados e se voltam para Jesus, recebendo o perdão Dele.

 

E essa é a mesma resposta que é solicitada de cada um de nós. Nós precisamos deixar nosso pecado e nos voltarmos para o Salvador.

 

. Fique em pé para oração.

 

Apelo…