O Desconhecido Deus Que Se Pode Conhecer

O Desconhecido Deus Que Se Pode Conhecer

“O Desconhecido Deus Que Se Pode Conhecer”

(Atos 17:16:34)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(17-02-08) (Manhã)

 

. Peguem suas Bíblias e abram em Atos, capítulo 17.

 

Nós estamos vendo versículo por versículo de um dos livros mais animadores do Novo Testamento. O livro de Atos é uma envolvente história da igreja primitiva. O escritor é Lucas e o livro relata para nós a expansão do Cristianismo de Jerusalém, 2.000 anos atrás, até os confins do mundo naquela época.

 

Nós retomamos nosso estudo seguindo o Apóstolo Paulo na sua segunda viagem missionária. Semana passada vimos Paulo, Silas e Timóteo juntos em Tessalônica e a seguir em Beréia. E então nós lemos que os crentes enviaram Paulo a Beréia e ele está em seu destino para a cidade de Atenas. Paulo está sozinho em Atenas e ele está esperando Silas e Timóteo chegarem para se juntarem a ele. Vamos ler o que acontece quando Paulo está em Atenas.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

16 E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.

17 De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam.

18 E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.

19 E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?

20 Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos, pois, saber o que vem a ser isto

21 Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade).

22 E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;

23 Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Meu versículo favorito nessa passagem é o versículo que acabamos de ler antes de orarmos. Paulo observou os milhares de ídolos por toda Atenas e disse para o povo de Atenas ali no versículo 23: “Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.”

 

Esta é uma afirmação fantástica! Paulo pensa: “Pessoal, vocês são tão religiosos, tão preocupados em ter altares construídos para cada deus que se possa imaginar, que vocês têm até um altar construído para um Deus que vocês não conhecem. Bem, eu vou falar a vocês a respeito desse Deus que vocês não conhecem”, e então nos próximos versículos Paulo compartilha o Evangelho com eles.

 

O povo de Atenas não é diferente do povo que mora em nossa rua aqui em Henderson ou das pessoas que têm na escola ou das pessoas que têm no seu trabalho. Há muitas pessoas que acreditam que Deus seja “desconhecido”. Elas podem se referir a si próprios como “agnósticos”.  Quantos de vocês já ouviram essa palavra agnóstico? Os agnósticos acreditam que provavelmente exista algum tipo de deus, mas eles não acreditam que tal deus possa ser conhecido de uma forma pessoal.

 

Bem, a Bíblia nos ensina que existe apenas Um Deus e que nós podemos conhecê-Lo de uma forma especial, de verdade. A Bíblia nos ensina nesta manhã sobre o “Desconhecido Deus que pode ser conhecido.”

 

Existem algumas ações que são exigidas de nós quando nós estudamos esse texto. Nós aprendemos da última vez a respeito dos nobres Bereienses. Eles estavam com suas Escrituras abertas e eles estavam consultando as Escrituras para ver se o que eles estavam ouvindo era verdade. Quantos Bereienses estão aqui nesta manhã? OK, há algumas ações necessárias quando nós estudamos esta passagem. A primeira ação é para toda pessoa que se diz ser um crente. Número um, nós precisamos:

 

I. Revelar o Evangelho de Deus para a Cultura (16-21)

 

Lembrem que o tema principal do livro de Atos é revelar o Evangelho à cultura. O versículo chave para o livro é Atos 1:8. Jesus diz: “E recebereis poder quando vier sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Então, nós, como seguidores de Jesus Cristo, somos Suas testemunhas, levando o Evangelho para as pessoas em Henderson, para o estado de Kentucky, América do Norte, e internacionalmente, além dos mares. E enquanto cumprimos esse Grande Comissionamento do nosso Senhor que ocorre simultaneamente, muitos de nós passa a maior parte do tempo aqui nessa comunidade, então nós temos esse desafio de revelar o Evangelho de Deus à cultura ao nosso redor.

 

Paulo revela o Evangelho de Deus à cultura em Atenas. Atenas era uma grande cidade nos dias de Paulo, embora não tão grande como fora há quatro ou cinco séculos antes. Atenas não era mias tão importante politicamente como tinha sido há 2.000 anos, mas era uma cidade muito acadêmica, um lugar cheio de cultura e história. Atenas era o lugar de grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles. A cidade era cheia de construções impressionantes, estátuas, santuários e altares. Algumas construções podiam ser vistas a 64 km de distância. A Acrópole tinha inúmeras atrações turísticas, incluindo o famoso Partenon, que tinha uma impressionante estátua da deusa grega Atena; o mesmo nome da cidade; Atenas a protetora da cidade de Atenas.

 

A Bíblia diz no versículo 16 que, enquanto ele estava aguardando Silas e Timóteo, seu espírito se “comovia” em si mesmo quando ele viu que a cidade estava entregue aos ídolos. A NVI (Nova Versão Internacional) traz uma melhor tradução para a palavra “comovia”, ela diz “profundamente indignado”. O coração de Paulo se condoeu por um povo que estava completamente entregue à idolatria. Eles estavam perdidos e sem Cristo.

 

Os estudiosos estimam que o número de ídolos em Atenas era por volta de 30.000 na época em que Paulo esteve lá. Um popular humorista Romano, certa vez escreveu que era mais fácil encontrar um deus em Atenas do que um homem! E ele não estava exagerando. Muitos estudiosos apontam a população de Atenas nos dias de Paulo como sendo cerca de 10.000 pessoas. Então com 10.000 pessoas e 30.000 deuses, poderia parecer mais fácil encontrar uma imagem do que um homem. Paulo devia andar tropeçando nessas coisas!

 

E o que Paulo faz? Ele revela o Evangelho de Deus à cultura. O versículo 17 diz: “Ele disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam”. Ele estava compartilhando o Evangelho aonde ele tivesse oportunidade. Eu quero ser assim, você não quer? Ou seja, essa semana se eu parar para almoçar ou essa semana quando eu encontrar as pessoas no shopping. Sabe como é, apenas se adequando à cultura, sem bater na cabeça das pessoas, mas simplesmente compartilhando quando Deus nos dá oportunidade.

 

Então a Bíblia fala no versículo 18 que havia outras pessoas que Paulo encontrou: “alguns filósofos epicureus e estóicos”. Quem são esses caras? Bem, os Epicureus eram pessoas que acreditavam que se existisse algum deus, então esse deus não tinha nada a ver com o mundo. Eles ficavam ausentes do mundo e os fatos aconteciam por acaso. Portanto, os Epicureus não acreditavam em julgamento de Deus ou coisa do tipo. Era deles o estilo de vida que busca os prazeres cujo slogan deve ter sido: “coma, beba e se case, porque amanhã morreremos”. Você provavelmente conhece pessoas assim hoje.

 

Os Estóicos, por outro lado, eram panteístas. Eles acreditavam que deus era tudo e que suas vidas eram governadas pelo destino. O que quer que acontecesse a você, era seu destino. O mundo era duro e cruel, mas era assim que o mundo era, então os Estóicos viviam uma vida de isolamento, inerte e indiferente.

 

Essa é a cultura que Paulo encontra em Atenas. O versículo 18 diz que esses filósofos Epicureus e Estóicos ouvem Paulo e se referem a ele como um “paroleiro”. Alguns disseram: “O que esse paroleiro quer dizer?” A palavra “paroleiro” é uma palavra que significa “quebrador de sementes”. Eles comparavam Paulo com um pássaro que saía a pegar uma migalha de pão aqui e ali, nada de muito notável com relação a ele. Outros disseram (versículo 18), “Ele parece ser um anunciador de deuses porque ele pregava para eles Jesus e a ressurreição”.

 

E o que eles fazem com Paulo? Versículo 19: “E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?” O Areópago era um conselho, o conselho de Ares, o deus grego da guerra, ou Marte como traz o Latim. Alguns crêem que Paulo estava nas Colinas de Marte, um lugar perto da Acrópole. Que cenário para compartilhar o Evangelho!

 

Então os filósofos trazem Paulo pra o Areópago e pensam –versículo 20: “Você está trazendo coisas novas para nossos ouvidos. Por isso, nós queremos saber o que essas coisas significam”. E eu amo esse adendo que Lucas nos dá no versículo 21. Ele diz: “Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade”.

 

Lucas pensa: “Esse povo não trabalha e não faz nada. Eles ficam só andando por aí dizendo: “Ei, nos conte algo novo! Qual é a novidade! Eu quero saber de mais coisas que eu possa colocar no meu diário filosófico”.

 

Paulo revela o Evangelho de Deus à cultura. Ele fica ali nas Colinas de Marte e compartilha as Boas Novas de Jesus com eles. É isso que devemos fazer também. Se nós temos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, então vamos revelar o Evangelho de Deus para a cultura ao nosso redor. Nossas Colinas de Marte pode ter a forma de uma sala de aula ou um lugar de construção ou um grupo de mulheres, mas nós também vamos revelar o Evangelho de Deus para a cultura.

 

Aqui está a segunda ação exigida de nós nesse texto. Número dois, nós precisamos:

 

II. Reconhecer a Grandeza de Deus na Criação (22-31)

 

Observe Paulo pregar sobre a grandeza de Deus; a grandeza de Deus na criação.

 

22 E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;

23 Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.

 

Novamente, não é essa uma maravilhosa maneira de se envolver com a cultura? Ou seja, Paulo vai onde as pessoas estão, encontrando-as em sua idolatria, e então as leva ao Único e Verdadeiro Deus. Ele não perde tempo. Ele vai direto ao ponto. Eu acho que isso é importante para nós nos lembrarmos em nosso evangelismo. Nós não temos que saber tudo sobre outras religiões. Ajuda saber um pouco sobre elas. Mas Paulo gasta apenas dois versículos na religião deles e a seguir os próximos oito versículos no Evangelho. Vamos ler sobre a grandeza de Deus na criação.

 

24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;

 

Direto ao ponto! Deus fez todas as coisas e se Deus fez todas as coisas então Ele é Senhor de todas as coisas. Ele não habita em coisas que os homens fizeram. Ele é muito maior que isso! Nós falamos na semana passada sobre a onipotência de Deus. Aqui estamos lendo sobre a imensidão de Deus. Deus é maior do que qualquer coisa que possamos imaginar. Ele é imenso. Sua grandeza excede todas as coisas. Em nossa cultura em que os pregadores da TV muitas vezes reduzem Deus a um tipo de miniatura de guru pessoal, que existe para nosso prazer, Paulo nos lembra que Deus é maior do que possamos imaginar e Ele nem mesmo precisa de nós. Versículo 25:

 

25 Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;

 

Eu amo esse versículo! Paulo diz: Vocês não podem fazer uma imagem para Deus. Ele não pode ser servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa”. Como se necessitando de alguma coisa! Deus não precisa de nada. Essa é a doutrina da auto-suficiência de Deus. Ele não precisa de nada. Ele não precisa de nada porque Ele tem tudo. Ele tem o mundo todo nas Suas mãos. Reconheça a grandeza de Deus na criação. Ele não precisa de nada, “pois Ele dá a todos – (o que?) – vida, fôlego e todas as coisas”.

 

Um exercício rápido: Quantos de vocês estão vivos, deixe-me ver suas mãos. Digam: “Obrigado, Deus, pela vida”. Quantos de vocês estão respirando? Digam: “Obrigado, Deus pelo ar que respiramos”. Quantos de vocês têm bens? Digam: “Obrigado, Senhor, pelo que tenho”.

 

26 E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;

27 Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;

 

Aqui está um reconhecimento da soberania de Deus sobre a criação. Ele criou todos os homens de um sangue, de Adão, e “determinou os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação”. Isso é, “Deus colocou as pessoas onde Ele quer que elas estejam”. As pessoas de Atenas estavam morando em Atenas porque era ali que Deus os queria. Você está morando em Henderson agora porque é aqui que Deus quer você. E o versículo 27 indica que Deus busca um relacionamento pessoal conosco. Deus coloca as pessoas onde ele as quer, “para que elas busquem o Senhor, na esperança de que elas O busquem e O encontrem, embora Ele não esteja longe de cada um de nós”. Nós devemos buscar Deus, mas por causa do nosso pecado, por causa da escuridão da nossa situação, nós somos como homens “tateando” no escuro e nós nem se quer nos damos conta de que “Ele não está longe de nós”.

 

28 Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.

29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.

30 Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;

A palavra “arrependam” significa “voltar”. É uma mudança de direção. Aqueles de vocês que são treinados no FAITH ou estão agora sendo treinados no FAITH conhecem essa pergunta que fazemos ao compartilhar o Evangelho: Se você está descendo uma estrada e alguém diz: “vire” o que ele ou ela está te pedindo para fazer? Resposta: mudar de direção. É isso que significa arrependimento. Significa que eu não estou mais na direção da minha vida. Eu estou deixando o meu pecado e o meu ego e estou me voltando para Cristo. Eu estou mudando de direção. Eu estou seguindo Jesus Cristo. Vire. Arrependa-se. Por que? Versículo 31:

 

31 Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

 

Há um dia para o julgamento. O tempo está chegando em que cada pessoa ficará diante do Juiz do universo. Nós vamos ficar diante de Deus e Deus vai nos julgar em justiça “por meio do homem que destinou”. Ou seja, por Cristo, o Único Deus que ressuscitou da morte. Aqui novamente, a razão pela qual os crentes devem ser agradecidos por serem julgados em Cristo Jesus. Jesus Cristo tomou nosso lugar ao morrer por nossos pecados e Ele permanece entre Deus e nós em julgamento. Deus olha para mim e Ele vê meu Advogado, Jesus Cristo, Aquele que está entre mim e meus pecados, e a pureza de Deus. Nas palavras de John Newton:

 

…Uma vez que meu Salvador faz a intermediação, Aquele que derramou Seu precioso sangue,

É Ele ao invés de mim, quando eu me dirijo à Deus.

Assim, embora um pecador, estou seguro: Ele intercede junto ao trono

Sua vida e morte em meu favor, e chama de Seus os que são pecados meus.

Que amor maravilhoso, quanto mistério, é refletido nesse encontro!

Minhas violações à lei são Dele, e a obediência Dele, minha.

 

Isso nos leva à atitude final que esse texto exige de nós. Número três, nós devemos:

 

III. Receber o Presente de Deus em Cristo (32-34)

 

Paulo compartilhou o Evangelho com os Atenienses. Qual será a reação deles? Será que eles vão receber o presente de Deus em Cristo? Versículo 32 e seguintes:

 

32 E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez.

33 E assim Paulo saiu do meio deles.

34 Todavia, chegando alguns homens a ele, creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros.

 

Veja aqui três respostas para o Evangelho: 1) escárnio, 2) postergação, 3) crença.

 

Alguns escarneceram. Os gregos não acreditavam que o corpo ressuscitasse da morte. Eles debocharam. Tiraram sarro de Paulo. Alguns postergaram. Eles disseram: “Acerca disso te ouviremos outra vez”. Isso é uma coisa perigosa para se fazer, postergar. Não há garantia de que o Deus da criação que “dá a todos vida, fôlego e todas as coisas”, vai nos dar mais algum tempo. Talvez esse seja nosso último respirar. Deixar para depois é perigoso. Então, alguns creram. Não muitos. Apenas dois são mencionados aqui pelo nome, Dionísio, o Areopagita, aparentemente um homem importante naquela cidade, e uma mulher chamada Dâmaris. Nós não sabemos mais nada sobre essas duas pessoas, mas nós as veremos no céu porque elas receberam o presente de Deus em Cristo.

 

Se você ainda não recebeu o presente de Deus em Cristo, se você não foi salvo, você vai tomar uma dessas três decisões nesta manhã. Você talvez deboche. Você talvez deixe para depois. Ou talvez você creia. Saiba de uma coisa: o Deus da criação tem você exatamente onde Ele quer que você esteja. Ele, versículos 26 e 27: “determinou seu tempo já dantes ordenado…para que você buscasse ao Senhor…; ainda que não esteja longe de você”.

 

. Fique de pé para oração.