Não se Preocupe: Eles só podem te matar

Não se Preocupe: Eles só podem te matar

“Não se Preocupe: Eles só podem te matar”

Atos 6:8-7:60

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(16-09-07) (Manhã)

 

. Pegue a palavra de Deus e abra em Atos, capítulo 6.

 

Nós continuamos nosso estudo no Livro de Atos, versículo por versículo pelo livro de Atos. Nossa série se chama: “A Igreja em Chamas”, e nós somos uma igreja em chamas e estamos sendo encorajados a “Assoprar as Chamas” do fogo que queima aqui na Primeira Igreja Batista.

 

Uma das maneiras pela qual nós estamos assoprando as chamas é através de nossa alta ênfase no comparecimento neste mês na Escola Bíblica. Em Setembro começa um novo ano escolar para a Escola Bíblica e nós estamos encorajando todas as nossas salas de Escola Bíblica a realmente sair e ligar e visitar o pessoal e envolvê-los com a Escola Bíblica. Nós temos dito que se cada sala de jovem e adulto da Escola Bíblica aumentar sua média de comparecimento apenas em 4 pessoas esse mês, nós teríamos mais 140 pessoas na Escola Bíblica Dominical. Semana passada, nós tivemos 642 pessoas na Escola Bíblica e eu quero dizer: “Muito bom!” Nós estamos reconhecendo o trabalho das salas que realmente foram excelentes, e a sala em chamas no domingo passado foi a das Meninas da 8 série, ensinadas pela Emily Sights. Elas tiveram um aumento de quase 70% no comparecimento semana passada. Agora estamos aguardando por um recorde no último domingo do mês, 30 de setembro. Nós estamos aguardando que sejam 700 na EBD do dia 30. Nós podemos fazer isso. Vamos assoprar a chama juntos.

 

. Por favor, fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

Nós paramos nosso estudo no capítulo 6, no final do capítulo 7. Nós lemos sobre homens de Deus que servem, chamados de primeiros diáconos da igreja. Um desses diáconos foi um homem chamado Estevão. Ele foi o primeiro relacionado. Nós vamos ler sobre Estevão nesta manhã. Nós temos muito para abordar, então nós vamos apenas ler os primeiros versículos para começarmos, iniciando no versículo 8:

 

8 E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.

9 E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão.

10 E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava.

 

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Um dos links em nosso endereço na internet é um link para Desejosos Ministros de Deus, o site do ministério do Pastor John Piper da Igreja Batista Belém em Mineápolis, Minnesota. Eu me lembro de ouvir há alguns anos John Piper pregar no Seminário do Sul em Louisville. Eu nunca vou me esquecer da mensagem convincente que ele trouxe ao explicar as palavras de Jesus em Mateus 10:28 : “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” A ênfase de Piper foi que esse versículo é um versículo muito encorajador quando você e eu passamos por momento de perseguição. Quando você e eu compartilhamos o evangelho e fazemos o trabalho que fazemos para a glória de Deus, a pior coisa que a oposição pode fazer é nos matar. Isso é tudo que eles podem fazer. Eles só podem nos matar. Mas enquanto eles podem matar o corpo, eles não podem matar a alma. Então, não tenha medo da oposição. Eles não têm poder sobre sua alma. Ao contrário, tema aquele que tem autoridade sobre sua alma. Tema a Deus porque tudo que o inimigo pode fazer é matar seu corpo.

E depois ele disse várias outras vezes, de uma maneira engraçada: “O pior que eles podem fazer é te matar!” É como se “Adéqüe seu ponto de vista.” O pior que eles podem fazer é te matar! Eles não podem tocar na sua alma. Eles só podem te matar. O quanto isso é ruim?! Se eles te matarem, você vai ser levado mais rapidamente para a presença de Deus.

 

Minha mensagem esta manhã tem o título: “Não se preocupe: Eles só podem te matar.” Ao lermos sobre o breve ministério de Estevão nós vamos descobrir como perseverar na perseguição. Lembrem de 2 Timóteo 3:12: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” Como perseverar na perseguição. Se você compartilhar sua fé em Jesus Cristo, você vai acabar sendo perseguindo de uma maneira ou de outra. Primeiro:

 

I. Lembre-se da Ajuda de Deus que é o Espírito (6:8-15)

 

No momento em que aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, o Espírito de Deus vem habitar em nós. Ele vem e faz morada em nós! A Bíblia identifica Estevão como um homem “cheio do Espírito Santo”. Você poderia dizer que Estevão era um homem cheio do Espírito Santo.

 

Algumas pessoas se levantaram contra Estevão e o perseguiram. Eles são judeus mencionados no versículo 9 que começam a disputar com ele, mas eles não são capazes de resistir à sabedoria e ao Espírito pelo qual ele falava. Veja o versículo 11:

 

11 Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.

12 E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho.

13 E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei;

14 Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu.

15 Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo.

 

Eu amo o versículo 15! Estevão está tão cheio do Espírito Santo que, quando seus inimigos olham para ele, eles vêem o rosto de um anjo. Estevão está cheio do Espírito. Seus inimigos não podem derrotá-lo com suas palavras. Eles “não foram capazes de resistir à sabedoria e Espírito pelo qual ele falava.”

O Espírito de Deus ajuda a mim e a você de tantas maneiras. Se nós nos submetermos ao poder do Espírito dentro de nós, não resistindo ao Seu agir, mas submetendo-nos  a Ele, nos rendendo a Ele, reconhecendo que Ele está ali e convidando-O a assumir o pleno controle de nossas vidas, nós viveremos como Estevão. Percebe, o Espírito de Deus te ajuda a testemunhar. E Ele te ajuda de outras maneiras. Seu Espírito te ajuda a vencer os vícios. Seu Espírito te capacita a perdoar. O Espírito de Deus te torna um cônjuge melhor, um pai melhor, um estudante melhor. Seu Espírito te ajuda a realizar melhor seu trabalho. O Espírito de Deus te dá calma e a confiança de que Ele está no controle de tudo!

 

Então, nossa primeira palavra de encorajamento é lembrar da Ajuda de Deus através do Espírito. Em segundo lugar:

 

II. Lembre-se da História de Deus através da Escritura (7:1-50)

 

Estevão foi acusado de falar contra Deus, Moisés, e o templo. Ele foi arrastado diante do Sinédrio, a liderança judaica e fica diante do sumo sacerdote e o sumo sacerdote pergunta a ele no versículo 1: “Porventura, é isso assim?” E então o que você tem é a defesa de Estevão. Sua defesa ou sermão, é o mais longo do Livro de Atos. Eu quero que nós a leiamos nesta manhã porque o que Estevão faz é dar um breve relato do trabalho de Deus no Antigo Testamento.

 

O capítulo 7 é como a “Versão do Reader’s Digest” do Antigo Testamento. São como as “Cliff’s Notes” da história do Antigo Testamento. Eu sempre gostei dos “Cliff’s Notes” na minha época de escola! Você tem uma breve sinopse do Antigo Testamento aqui. Estevão está se defendendo diante do Sinédrio e seu ponto principal é que não é ele quem está falando contra Deus e Moisés. São eles! Mas ao revelar isso, Estevão lhes dá essa história.

 

Eu descubro que a história de Deus através da Escritura é encorajadora para nós quando nós estamos enfrentando perseguição, porque o que nós lemos, é o que nós podemos chamar de “heróis” da fé do Antigo Testamento. Estevão como que condensou a história em três homens: Abraão, José e Moisés. Cada um desses líderes da antiguidade enfrentou perseguição. Eu creio que isso é um encorajamento para você e para mim nesta manhã. Você não está sozinho. Pessoas de Deus sofreram perseguição antes de você. Eles, também, foram rejeitados, mas eles perseveraram através da perseguição e receberam uma benção maior de Deus. Então vamos ver esses três homens. Primeiro Abraão. versículo 2:

 

2 E ele disse: Homens, irmãos, e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando na mesopotâmia, antes de habitar em Harã,

3 E disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar.

4 Então saiu da terra dos caldeus, e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora.

5 E não lhe deu nela herança, nem ainda o espaço de um pé; mas prometeu que lhe daria a posse dela, e depois dele, à sua descendência, não tendo ele ainda filho.

6 E falou Deus assim: Que a sua descendência seria peregrina em terra alheia, e a sujeitariam à escravidão, e a maltratariam por quatrocentos anos.

7 E eu julgarei a nação que os tiver escravizado, disse Deus. E depois disto sairão e me servirão neste lugar.

8 E deu-lhe a aliança da circuncisão; e assim gerou a Isaque, e o circuncidou ao oitavo dia; e Isaque a Jacó; e Jacó aos doze patriarcas.

 

Abraão confiou em Deus e seguiu a Deus e perseverou através das dificuldades de mudar com sua família para onde Deus lhe mostrasse. Ele enfrentou muitas dificuldades, mas ele creu em Deus e porque ele perseverou, Deus abençoou sua descendência. Ele abençoou seus filhos. Sabia disso? Abraão perseverou e recebeu uma benção maior. A próxima figura do Antigo Testamento é José. Versículo 9:

 

9 E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele.

10 E livrou-o de todas as suas tribulações, e lhe deu graça e sabedoria ante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa.

11 Sobreveio então a todo o país do Egito e de Canaã fome e grande tribulação; e nossos pais não achavam alimentos.

12 Mas tendo ouvido Jacó que no Egito havia trigo, enviou ali nossos pais, a primeira vez.

13 E na segunda vez foi José conhecido por seus irmãos, e a sua linhagem foi manifesta a Faraó.

14 E José mandou chamar a seu pai Jacó, e a toda a sua parentela, que era de setenta e cinco almas.

15 E Jacó desceu ao Egito, e morreu, ele e nossos pais;

16 E foram transportados para Siquém, e depositados na sepultura que Abraão comprara por certa soma de dinheiro aos filhos de Emor, pai de Siquém.

 

José é uma grande história na Bíblia! Nós estamos lendo sobre ele em nosso momento de devocional em nossa família. Leiam a história de José no final do livro de Gênesis, capítulos 37-50. É uma grande história de como Deus estava com José, de maneira providencial, guiando e encorajando José ao enfrentar a perseguição, perseguição de seus próprios irmãos e perseguição por parte dos outros. José perseverou ao ser perseguido e recebeu uma benção maior. O próximo homem sobre quem vamos ler é Moisés. Vamos nos alegrar ao ouvirmos a história de Moisés. Eu vou tentar ler sem fazer muito comentário. A história de Moisés, começando no versículo 17:

 

17 Aproximando-se, porém, o tempo da promessa que Deus tinha feito a Abraão, o povo cresceu e se multiplicou no Egito;

18 Até que se levantou outro rei, que não conhecia a José.

19 Esse, usando de astúcia contra a nossa linhagem, maltratou nossos pais, a ponto de os fazer enjeitar as suas crianças, para que não se multiplicassem.

20 Nesse tempo nasceu Moisés, e era mui formoso, e foi criado três meses em casa de seu pai.

21 E, sendo enjeitado, tomou-o a filha de Faraó, e o criou como seu filho.

22 E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras.

23 E, quando completou a idade de quarenta anos, veio-lhe ao coração ir visitar seus irmãos, os filhos de Israel.

24 E, vendo maltratado um deles, o defendeu, e vingou o ofendido, matando o egípcio.

25 E ele cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus lhes havia de dar a liberdade pela sua mão; mas eles não entenderam.

26 E no dia seguinte, pelejando eles, foi por eles visto, e quis levá-los à paz, dizendo: Homens, sois irmãos; por que vos agravais um ao outro?

27 E o que ofendia o seu próximo o repeliu, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz sobre nós?

28 Queres tu matar-me, como ontem mataste o egípcio?

29 E a esta palavra fugiu Moisés, e esteve como estrangeiro na terra de Midiã, onde gerou dois filhos.

30 E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça.

31 Então Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor,

32 Dizendo: Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés, todo trêmulo, não ousava olhar.

33 E disse-lhe o Senhor: Tira as alparcas dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa.

34 Tenho visto atentamente a aflição do meu povo que está no Egito, e ouvi os seus gemidos, e desci a livrá-los. Agora, pois, vem, e enviar-te-ei ao Egito.

35 A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? a este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça.

36 Foi este que os conduziu para fora, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, e no Mar Vermelho, e no deserto, por quarenta anos.

37 Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor vosso Deus vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis.

38 Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar.

39 Ao qual nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram e em seu coração se tornaram ao Egito,

40 Dizendo a Arão: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque a esse Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.

41 E naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.

42 Mas Deus se afastou, e os abandonou a que servissem ao exército do céu, como está escrito no livro dos profetas: Porventura me oferecestes vítimas e sacrifícios No deserto por quarenta anos, ó casa de Israel?

43 Antes tomastes o tabernáculo de Moloque, E a estrela do vosso deus Renfã, Figuras que vós fizestes para as adorar. Transportar-vos-ei, pois, para além da Babilônia.

44 Estava entre nossos pais no deserto o tabernáculo do testemunho, como ordenara aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto.

45 O qual, nossos pais, recebendo-o também, o levaram com Josué quando entraram na posse das nações que Deus lançou para fora da presença de nossos pais, até aos dias de Davi,

46 Que achou graça diante de Deus, e pediu que pudesse achar tabernáculo para o Deus de Jacó.

47 E Salomão lhe edificou casa;

48 Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:

49 O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso?

50 Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?

 

Estevão dá esse breve relato da história dos judeus durante a época de Moisés e os leva direto para a época de Davi e Salomão, lembrando ao povo que Deus não habita em uma construção. Os judeus que estavam perseguindo Estevão acusaram-no de falar contra Deus, Moisés e o templo. Estevão está fazendo-os lembrar que Deus é maior que uma construção. Essa é uma boa recordação para nós, não é?  Essa construção, de fato, não é a casa de Deus, é?  Eu quero dizer, Deus o possui, mas a casa de Deus é o universo. Nós não cultuamos a construção. Nós cultuamos o Deus da construção.

 

Estevão faz esse sermão em que ele revela a história de Deus através da Escritura. E ao dar a história da Escritura, ele menciona alguns heróis da Escritura, chamados Abraão, José e Moisés. Cada um enfrentou perseguição, mas cada um perseverou para receber uma benção maior. Isso é um encorajamento para você e para mim. Aqui está nosso terceiro ponto:

 

III. Lembre-se da Casa de Deus para o Santo (7:51-60)

 

51 Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.

 

Estevão está apontando que os mesmos que perseguiram Abraão, José e Moisés são os mesmos que agora o estão perseguindo! É como se Estevão tivesse atraído sua atenção esse tempo todo e então dissesse ao final: “Oh, a propósito, eu estou na verdade falando de vocês, pessoal!”

 

52 A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas;

53 Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes.

54 E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.

 

Essa é uma maneira de dizer que os judeus estavam enfurecidos com Estevão. Eles não queriam ver a si mesmos nessa história. A Escritura tem esse efeito sobre nós. Tiago diz que ela é como um espelho. Nós olhamos para a Escritura e nós vemos o que precisa de correção, então nós corrigimos. Os judeus olharam para o espelho e não gostaram do que viram, mas eles não queriam corrigir. Eles não queriam admitir que eles eram tão maus quanto seus antepassados, perseguindo os profetas de antigamente e agora culposamente matando o Messias.

 

55 Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;

56 E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.

 

Estevão, na verdade, vê dentro do céu. Deus abre a janela e Estevão vê. Isso não é: “Eu só posso imaginar”, isso é realidade. Apenas cinco vezes na Bíblia nós lemos sobre alguém tendo uma visão do céu estando aqui na terra: Isaias 6, Ezequiel no capítulo 10, Paulo em 2 Coríntios 12, João em Apocalipse 4 e 5, e aqui com Estevão.

 

57 Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele.

58 E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.

59 E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.

60 E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.

 

Que lindo fim para a vida de Estevão! Você pode dizer: “Como isso é bonito?! Ele morreu apedrejado!” E foi. A tradição diz que ele foi empurrado para um precipício, e então grandes pedras foram jogadas sobre ele, esmagando sua cabeça. Mas, ao morrer, ele clama com o Senhor Jesus na cruz do Calvário: “Senhor, receba o meu espírito. Não lhes impute esse pecado. Eles não sabem o que fazem.”

 

E a Bíblia diz: “e tendo dito isso, adormeceu.” Ou seja, ele morreu. Mas me diga para onde ele foi? Diga: “Céu”. Certo! O céu é a casa de Deus para o santo. O céu é a casa de Deus para os crentes.

 

A Bíblia diz no Salmo 116:15: “Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos.” Estevão teve uma visão do céu. Deus escancara a janela do céu e Estevão vê Jesus à direita do Pai. Veja novamente o versículo 56. O que Jesus está fazendo?  Está de pé. Normalmente, Ele aparece sentado à direita do Pai. Por que Ele está de pé?  Ele está de pé para receber Seu filho. Deus tinha escancarado a janela. Agora, Deus abre a porta. Estevão perseverou e recebeu uma benção maior.

 

Como um pregador disse: “Seja firme por Jesus, e Jesus será firme por você.”

 

Quando você enfrentar perseguição esta semana, não se preocupe: eles podem apenas te matar.

 

. Fiquem de pé para orar.