Não Fique Aí Parado, Faça Alguma Coisa!

Não Fique Aí Parado, Faça Alguma Coisa!

“Não Fique Aí Parado, Faça Alguma Coisa!”
(1 Pedro 1:13-16)
Série: Força na Adversidade (1Pedro)
Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em 1 Pedro, capítulo 1 (Pg 814; YouVersion).
Enquanto vocês procuram, eu quero lembrá-los de orar pela nossa equipe missionária que vai à Tailândia nesta Sexta. Guias de oração estão disponíveis hoje mais uma vez nas portas e quero compartilhar com vocês um exemplo de oração respondida, lendo essas palavras de um maravilhoso casal Americano – Mike e Lori – que estão lá em tempo integral, trabalhando com nossos parceiros no Sudeste Asiático. Estaremos trabalhando lá com Mike e Lori e achei que vocês pudessem apreciar esse resumo de uma recente atualização dos acontecimentos que eles enviaram. Mike escreve:
Se existe uma coisa pela qual constantemente oramos, é para que o Espírito de Deus seja derramado entre as pessoas do Sudeste Asiático, para que um grande número de pessoas aqui seja salvo pela fé em Cristo. Recentemente ouvimos de um mover do Espírito de Deus em um país vizinho. Nossa equipe andou 2 horas através da selva a fim de encontrar esses novos crentes e aprender deles, em primeira mão, como isso aconteceu.
Um dos jovens dessa vila remota na montanha tinha ido a uma viagem a um país próximo. Lá ele ouviu a Verdade do Evangelho pela primeira vez. Quando ele voltou à sua vila, ele ensinou seus amigos e familiares sobre sua nova fé e 600 pessoas professaram a fé em Jesus! Quando nossa equipe perguntou o que eles precisavam naquele momento, eles disseram que estavam orando por um violão para que pudessem escrever louvores ao Senhor em sua própria língua. Levamos conosco um violão nessa viagem, e nossa equipe lhes ofereceu esse violão como um presente. Nos alegramos com eles e oramos pelo crescimento de sua fé, especialmente para que experimentem mais orações respondidas.
E assim nossa equipe pede para que vocês continuem nos sustentando em oração conforme viajamos e proclamamos as Boas Novas do Evangelho ao povo Asiático do Sudeste da Ásia.
Agora, vocês acharam 1 Pedro, capítulo 1? Na semana passada paramos no verso 12 e então prosseguiremos no verso 13.
Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.
13 Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.
14 Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.
15 Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,
16 pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.
Oração.
Introdução:
A mensagem desta manhã é intitulada, “Não Fique Aí Parado, Faça Alguma Coisa!” Existe uma ideia errada do Cristianismo que diz que o caminho para a paz com Deus é um caminho passivo, um caminho no qual alguém se senta ou fica parado e – usando a frase popular – é simplesmente, “Deixe seguir e deixe com Deus.” E a ideia é que se você apenas se sentar calmo e experimentar Deus, experimentar sentimentos de bondade e mergulhar em todas essas supostas coisas boas, vibrações espirituais, então iremos despertar para uma existência pacífica.
Mas a existência Cristã é qualquer coisa menos pacífica. A vida Cristã é ativa. O Novo Testamento descreve com frequência a vida Cristã em atividade, em termos atléticos. A vida Cristã é descrita no Novo Testamento como uma corrida, uma luta, uma batalha militar, uma luta de boxe. A vida Cristã não é passiva. É ativa.
Assim, se já tivemos a impressão que Cristianismo é ser tranquilo e, “Deixar as coisas seguirem e seguirem com Deus,” Pedro diz, em essência, “Existem algumas coisas que você precisa fazer” e ele nos conta hoje quais são essas coisas.
Agora, vamos dar uma olhada mais de perto no texto que começa no verso 13. Aqui Pedro começa um novo pensamento com a palavra, “Portanto.” E sabemos que a palavra “portanto” é uma palavra de transição. É uma palavra que une o que vem antes com o que segue depois. É por isso que eu digo frequentemente que quando lemos um verso que começa com a palavra, “Portanto” devemos perguntar, “Para que o ‘Portanto’ lá?”
Nós olhamos para os versos antes do verso 13 e nos lembramos que Pedro tem escrito sobre a grandeza da salvação do Cristão. Os versos de 3-12 são uma longa frase no original Grego. Você olha para os versos 3 e seguintes e se lembra das coisas maravilhosas que Deus tem feito. Na verdade, isso começa no verso 2 quando Pedro lembra os Cristãos de que Deus os escolheu, chamou-os de forma única para essa salvação, o termo bíblico está lá no verso 2, “Eleitos,” eleitos de acordo com o pré-conhecimento de Deus. Deus nos conhecia e, em Seu grande amor, nos escolheu para sermos salvos. Que presente incrivelmente gracioso!
Então nossa benção começa lá. O Cristão é amado por Deus de forma única, eleito, chamado à salvação, uma salvação de graça e misericórdia – verso 3 – “de acordo com Sua abundante misericórdia, Deus tem nos gerado novamente.” Deus nos renasceu novamente. Ele nos deu vida. Pedro descreve essa nova vida no verso 3 como, “uma viva esperança.” No verso 4 – Pedro escreve que Deus tem dado aos Cristãos “uma herança,” uma herança “incorruptível e imperecível,” uma herança que “não perde o seu valor.” Isso está “guardado no céu” para o Cristão. Então o verso 5 – sustenta a fé Cristã, “protegido pelo poder de Deus pela fé.” Versos 6-9, podemos passar por provações e dificuldades, mas Deus está fazendo com que nossa fé se fortaleça conforme crescemos em nossa salvação. Então Pedro diz nos versos 10-12 que essa é uma salvação que “os profetas” do Velho Testamento estudaram, uma salvação tão maravilhosa, diz Pedro no final do verso 12, que essas são “coisas que até os anjos anseiam observar.”
Então, Pedro diz no verso 13, “Portanto.” Isto é, à luz das mais variadas bênçãos aqui está como viver, e então ele dá um comando imperativo: “Descanse sua esperança completamente na graça que é dada a você.” Assim o fluxo lógico do pensamento dele é:
Uma vez que Deus te escolheu, Uma vez que Deus te deu uma viva esperança, Uma vez que Deus te salvou, Uma vez que Deus te estendeu abundante misericórdia, Uma vez que Deus te deu uma herança, Uma vez que Deus vai ver que você segue adiante confiando nEle de forma que você receba essa herança, uma vez que Deus está fortalecendo a sua fé, uma vez que Deus te deu um tremendo tipo de salvação que os anjos anseiam estar nisso – uma vez que Deus fez tudo isso por você que não merece nada a não ser Sua ira, uma vez que Deus fez isso por você – aqui está como você deve viver agora. Você sente isso?
Pedro quer que você sinta o peso de toda essa grande teologia antes que você comece tentando fazer qualquer outra coisa. Ele relembra os Cristãos quem eles são e o que eles têm antes de dizer-lhes o que fazer. Gramaticalmente falando, os indicativos – quem você é em Cristo – são a base dos imperativos – o que você faz em Cristo. Sendo levado a fazer. Então os mandamentos de Deus são enraizados na graça de Deus.
O perigo de falhar em entender que os mandamentos de Deus são enraizados em Sua graça é que podemos nos tornar legalistas, pessoas religiosas que estão sempre buscando a aprovação de Deus para o que estamos fazendo, para nossa obediência. E viveremos esse tipo de vida servil – e alguns de vocês podem ter vindo de igrejas desse tipo – onde é pregado a você o tempo todo, “Faça isso e não faça aquilo” e você pensa que Cristianismo é um sistema religioso de regras e você sentiu que a única maneira de ganhar a aceitação de Deus era fazendo essa coisa, guardando essas regras. Isso não é Cristianismo.
Os mandamentos de Deus são sempre enraizados em Sua graça. Pedro relembra os Cristãos que primeiramente Deus os aceita por quem eles são em Cristo. Deus aceita os Cristãos não baseado em seus desempenhos, mas segundo a justiça de Cristo. Uma vez que Deus deu essa salvação, uma vez que Deus nos renasceu para uma viva esperança e uma vez que Deus nos deu uma herança – então – aqui está como viver. Os mandamentos de Deus são sempre enraizados em Sua graça.
Assim – verso 13 – “Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada.”
Agora vamos decompor isso e falar sobre o que essas palavras significam, mas quero que vocês vejam que o verbo principal aqui no verso 13 é a frase verbal, “coloquem toda a esperança na graça.” Então, se você está fazendo um esboço, anote isso, número um:
I. Seja conhecido por sua Esperança (13-14)
“Coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada.”
Você se lembra quando definimos a palavra “esperança” conforme ela ocorre no Novo Testamento? Quando estivemos no verso 3 lemos que Deus, “nos regenerou para uma viva esperança.” Dissemos que a palavra “esperança” no Novo Testamento não é a mesma palavra que usamos no Inglês contemporâneo. Lembram-se do exemplo: “O sermão vai terminar na hora prevista?” E alguém diz, “Eu espero que sim!” Bem, esse uso traz a ideia de incerteza. O pregador pode terminar em uma hora, ou não. É incerto.
Mas no Novo Testamento, a palavra “esperança” traz a ideia de um evento futuro com o qual você pode contar. E você acredita nisso. Esperança é como fé. Você sabe que isso é certo. Vai acontecer. O Deus que sempre mantém Sua Palavra fará exatamente como Ele disse. Essa é a esperança do Novo Testamento.
Então Pedro diz no verso 13 para ser conhecido por sua esperança. Ele diz especificamente, “coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.”
Uma paráfrase justa seria, “Cristãos: Vivam, sabendo o que o futuro reserva.” Viva sabendo o que o futuro te reserva. Cristo vai voltar e você receberá a plenitude da graça que agora você desfruta em parte. Existem muito mais bençãos que você receberá, um depósito de muitas, bençãos imerecidas que serão suas quando Cristo voltar. Viva para isso, descansando nisso, viva sabendo o que o futuro te reserva.
Dado isso, Pedro tinha acabado de falar sobre tempos de provação e adversidade, a ideia parece ser que embora os Cristãos enfrentem desafios e dificuldades e muitas injustiças conforme são estrangeiros neste mundo, um dia eles estarão em um lugar muito maior onde a justiça é servida de várias maneiras.
É como aquela velha canção Evangélica, “Mais adiante, saberemos tudo a respeito disso.”
“Fiel até o fim,” diz nosso amado Mestre;
Curto é o nosso tempo para trabalhar e esperar;
Então não significará nada a nossa labuta,
Quando passaremos o portão celestial.

Você vive sua vida dessa maneira? Você é conhecido como um Cristão cheio de esperança?
Se não, pode ser que isso aconteça por uma falha de fazer duas outras coisas que Pedro diz que são necessárias se vamos descansar nossa fé completamente na graça que nos será dada. Observe que essa principal frase verbal têm duas ações subordinadas a ela. Veja novamente o verso 13 e note como descansamos nossa esperança na graça. O verso 13 começa, “Portanto, estejam com a mente preparada.” (na versão em Inglês traz, ‘cinjam os lombos de suas mentes’) O que isso significa?! Isso parece estranho, não é?
Essa é uma frase que não faz muito sentido até lembrarmos da época em que Pedro estava escrevendo, dias quando homens usavam essas longas vestimentas externas. E assim, quando eles precisavam fazer algum tipo de trabalho, ou se precisassem correr, eles erguiam a túnica para liberar as pernas. Eles levantavam uma parte da vestimenta e enfiavam dentro da outra ou em um cinto, você sabe como é. E então, “Cinjam os lombos de sua mente.” É como se disséssemos, “Ei, arregace suas mangas e vá trabalhar.” Pedro diz, “arregace as mangas de sua mente.” Preparem suas mentes para a ação (NVI).
A questão é, “Você nunca será capaz de ser uma pessoa cheia de esperança se você não disciplinar sua mente.” Você nunca será capaz de viver para o futuro, crendo, confiando, descansando nas promessas de Deus se você não disciplinar sua mente.”
Veja que nós não apenas nos afastamos e, “Deixe seguir e deixe com Deus.” Não, devemos preparar nossas mentes para a ação, nós devemos pensar da maneira certa e pensar requer esforço, trabalho e disciplina.
Eu tive uma professora no 7º ano do ensino médio que ensinou o seguinte, “Você É O Que Você Come.” Era uma classe de nutrição e aprendemos que o que “colocamos para dentro” de nossas bocas nos leva a termos o tipo de corpo que temos. De maneira geral se você comer alimentos saudáveis, você será saudável. Se você comer alimentos não saudáveis, você não será saudável. Isso é o mesmo que Pedro está dizendo quando fala, “Cinjam os lombos de suas mentes.” Se você disciplinar seu pensamento, pegando, por exemplo, 1 Pedro 2:2, “o puro leite da Palavra,” então você vai crescer espiritualmente saudável. Por outro lado, se você não disciplinar seu pensamento e permitir que sua mente vagueie no reino das impurezas e tentações, então você será espiritualmente pouco saudável. Você é o que você “come.”
Perceba que a segunda ação é parecida. Pedro diz no verso 13, “Cinjam os lombos de suas mentes, (e) sejam sóbrios.” Ele está falando de sobriedade espiritual. Ele está falando de pensar de um modo que se mantenha o foco em Deus e em nosso amor por Ele, vivendo para o futuro quando Cristo será revelado.
Então devemos nos livrar de todo lixo que enche nossa mente. Devemos nos livrar de qualquer coisa que entorpeça nossa sensibilidade espiritual. Então deixe-me perguntar, “O que entorpece a sua mente, criando aridez espiritual? O que você permite que a sua mente “beba” como quem bebe bebida alcoólica de forma que enfraquece sua sensibilidade? Isso pode ser sua vida antiga, antes de conhecer a Cristo, algo que você permite te visitar novamente. Verso 14:
14 Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.
Pedro está dizendo, “Não permitam que suas mentes sejam cheias com maus desejos da vida anterior à sua salvação, antes de você ter sido ‘renascido para uma viva esperança.’” Isso é muito parecido com o que Paulo diz em Romanos 12:2, “E não se conformem com este mundo , mas sejam transformados pela renovação de suas mentes.”
Pedro diz, “Atenção, coloque sua mente em ordem. Não permita que coisas em sua cabeça dessensibilizem você das coisas de Deus. Não permita que coisas fluam em sua mente de forma a entorpecer sua espiritualidade, da mesma forma que um bêbado é entorpecido pelo alcóol.” Atrações mundanas são como clorofórmio que entorpecem os sentidos espirituais e embalam o crente a dormir.
Seja sóbrio. Não deixe seus olhos ficarem embaçados pelas tentações mundanas do pecado. Não permita que qualquer coisa ofusque sua paixão por Deus.
Que tipo de coisas podem entrar em seu pensamento que dessensibilizaria você das coisas de Deus? Quais são algumas de suas concupiscências passadas? O que você costumava “beber” em sua vida? A que você se entrega da mesma forma que um alcóolatra se entrega à bebida? O que você permite entrar em sua mente indisciplinada?
Desejo sexual, raiva ímpia, mentira, desonestidade, impureza, atividades que roubem seu amor por Deus: passatempo, trabalho, diversão, coisas que te façam ter mais prazer nelas e gastar mais tempo com elas, do que usar o tempo para perseguir uma vida apaixonada por Deus. Talvez seja um amor por coisas que você compra e entulha a sua casa, um relacionamento que você coloca antes do seu relacionamento com Deus. Em minhas anotações eu escrevi essa oração, deixe-me encorajá-lo a anotar isso:
“Ajuda-me a disciplinar minha mente, liberando coisas que me dessensibilizam.”
Aqui está outra oração:
“Ajuda-me a colocar minha esperança na graça de Deus, vivendo para o futuro.”
Seja conhecido por sua esperança. O segundo título principal é:
II. Seja Conhecido por Sua Santidade (15-16)
15 Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,
16 pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.
Pedro cita a Escritura no verso 16. Em mais de um lugar no Livro de Êxodo, Deus diz, “Sejam santos, porque Eu sou santo (Levítico 11:44-45).”
Pedro está ressaltando a santidade conforme contrasta com o mundanismo. Deus é santo. Ele é “separado” das coisas do mundo. Nesse sentido, então, os Cristãos devem ser “separados” das coisas do mundo.
Pedro tem em vista aqui a ideia de imitação. Ele se referiu aos Cristãos lá no verso 14 como “filhos obedientes.” Ele vai prosseguir no verso 17 falando que “vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente…” E no meio ele escreve nos versos 15 e 16 que temos que ser santos como nosso Pai é santo. Nós temos que imitar Sua santidade.
Há momentos em que conecto meu computador à minha TV. Faço isso de maneira que o que vejo na tela do computador possa ser visto na tela da TV. Meu computador tem esse ícone chamado “espelhamento.” Você clica nele se deseja ativar o “espelhamento.” Assim, o que você vê em uma tela é vista na outra tela. A segunda tela “espelha” ou “reflete” a primeira tela. É disso que Pedro está falando. Ele quer que nós “espelhemos” nosso Pai celestial de forma que o que é visto nEle possa ser visto em nós.
Lembrando que Pedro está se dirigindo a esses Cristãos que estão sofrendo perseguição e o que ele diz não é, “Ei, tudo vai ficar bem, aguentem firme.” Mais que isso, ele diz, “Sejam santos!” A melhor maneira de passar por qualquer coisa na vida é ser como nosso Senhor, em conformidade com a imagem do Filho de Deus (Romanos 8:29). Esse é o propósito de Deus para você, ser conforme a imagem do Filho de Deus. Nada te prepara para dias duros e dificuldades como ser conforme nosso Salvador, refletindo e espelhando as coisas de Deus.
Assim, para “ser santo como Deus é santo” significa espelhá-LO. Seu foco é o nosso foco. Seus interesses são os nossos interesses. Seus propósitos são os nossos propósitos. Nós nos deleitamos nEle mais que em nossas concupiscências passadas.
“Ser santo como Deus é santo” é mais que apenas evitar o pecado. É muito maior que isso. A maneira de evitarmos o pecado e a tentação é termos um desejo consumidor e paixão por Deus. Nos esforçamos para nos deleitarmos nEle mais que em qualquer outra coisa. Se podemos fazer isso da maneira certa, imitando a Deus, focando em Deus, deleitando nEle, espelhando e refletindo a Deus, então evitar o pecado é apenas uma consequência natural. Evitar o pecado é o resultado natural da vida que se deleita em Deus.
Frequentemente vamos à santidade da maneira errada e falhamos miseravelmente. Dizemos, “Bom, santidade significa ser separado, ser colocado à parte, não faça isso e não faça aquilo.” Mas sem uma vida de amor por Deus, deleitar-se em Deus, espelhar a Deus, tudo o que temos então é um duro legalismo: não faça isso, não faça aquilo. Ao invés disso, devemos como filhos obedientes, amar nosso Pai, amar a Deus, se deleitar em Deus, perseguir a Deus e, o evitar o pecado e concupiscências passadas, se torna uma consequência natural.
Perceba que quando pecamos o que fazemos é cometer idolatria. Nós dizemos, “Eu amo isso mais que a Deus.” É isso. Então evitar o pecado é encher nossos corações e mentes com amor, adoração e deleite em nosso Pai.
Aqui está outra oração que escrevi em minhas anotações. Anote:
“Ajuda-me a imitar meu Pai celestial, amando e me deleitando nEle.”
Eu mencionei não há muito tempo sobre a necessidade de se exercitar conforme ficamos mais velhos para manter a massa muscular. Eu disse que olho para esses jovens que treinam nas academias e têm os músculos nos lugares e eu não tenho os lugares. Não seria tremendo se você pudesse ir à academia e apenas sentasse lá e não precisasse fazer nada e seus músculos simplesmente crescessem de forma natural?! Loucura, não? Mas é assim que muitas pessoas tentam viver a vida Cristã. Elas dizem, “Vamos deixar seguir e deixar com Deus.” Mas se isso é tudo o que você faz, então você se tornará espiritualmente preguiçoso e fraco. Você vai encontrar coisas rastejando em sua mente, rastejando em seus pensamentos, fazendo você dar as costas a Deus, tentando fazer com que você pare de espelhar a Deus, refletindo a Ele e vivendo por Ele.
Pedro diz nesses versos para sermos conhecidos como uma pessoa de esperança, cheia de esperança, e sermos conhecidos como uma pessoa de santidade. A vida Cristã não é passiva. É ativa. Isso requer esforço e disciplina. Que Deus nos ajude a sermos disciplinados nesta semana.
Fiquemos de pé para orarmos.