A Morte Dele, Sua Vida

A Morte Dele, Sua Vida

“A Morte Dele, Sua Vida”
(1 Pedro 2:24-25)
Série: Força na Adversidade (1Pedro)

Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem suas Bíblias e abram no Livro de 1 Pedro, capítulo 2 (Pg 815; YouVersion).
Enquanto você procura, quero lembrá-lo de que estaremos nos reunindo para culto no próximo Domingo pela manhã no Fine Arts Center às 1030h. Nós vamos reunir três cultos em um só e assim poderemos estar reunidos em um Domingo muito especial. Eu estarei levando uma mensagem de Natal e estaremos ao vivo pela WSON. Certifique-se de convidar o pessoal para estar com você no próximo Domingo de manhã para o culto no Fine Arts Center.
Nós estamos em 1 Pedro, capítulo 2 nesta manhã e vamos terminar o capítulo hoje. Nos lembramos da semana passada que Pedro está ensinando Cristãos a como sofrer injustamente. Ele diz no verso 21, “…Cristo…sofreu por nós, deixando-lhes exemplo, para que sigam Seus passos.” E paramos no verso 23, onde Pedro diz que Cristo, “Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.”
Então dissemos que quando sofrer injustamente, siga Seu exemplo. Siga a Cristo. Quando sofrer injustiças faça como nosso Salvador fez. Ele não pagou o mal com mal. Quando falaram mal dEle, Ele não deu o troco, Ele não ameaçou, mas Ele entregou a Si próprio, Seus acusadores e toda situação a Deus o Pai que sempre faz o que é certo.
Também notamos que somos lembrados de nossa motivação por esse tipo de comportamento. Duas palavras no verso 21, “por nós,” nos lembra que Jesus sofreu em nosso lugar. A morte de Cristo em nosso lugar é a nossa motivação, nos capacitando a perdoar aqueles que nos trataram mal e nos lembrando porque tanto perdão é necessário.
Hoje vamos colocar uma lente de aumento sobre esse ensinamento do sofrimento de Cristo por nós. Então vamos agora estudar os dois últimos versos do capítulo 2, versos 24 e 25.
Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.
24 Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.
25 Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.
Oração.
Introdução:
Muitos de vocês sabem que antes de eu estar no ministério, eu trabalhei por sete anos no Norte da Geórgia como oficial de condicional. E conforme comecei a crescer no Senhor, descobri que Deus havia me colocado em um campo missionário lá no Norte da Geórgia e comecei a testemunhar aos meus clientes. E para compartilhar o que Cristo fez por nós com essas pessoas na condicional, eu tentei ilustrar a expiação substitutiva de Cristo de forma que um camarada pudesse entender.
E assim eu dizia algo do tipo, “Imagine que você está em um tribunal sendo acusado de um crime que você sabe que cometeu. Você sabe que é culpado. Você sabe que é injusto. E o juiz corretamente te considerou culpado e, porque ele é um juiz justo, ele vai pronunciar a sentença de punição sobre você. E assim que ele considera a extensão de sua punição, imagine um homem de pé no tribunal que se oferece para levar a sua punição. O homem é inocente e moralmente correto. Ele é considerado justo por todos na comunidade e por todos no tribunal. Então esse homem se oferece para levar sua punição. E devido ao que você “deve” à sociedade, é exatamente o que este homem justo está disposto a “pagar.” Imagine que o juiz, que é um juiz justo, permite que o homem leve sua punição. Assim o juiz pune o homem justo em seu lugar pelo seu crime. E então, o juiz nos conta que sua punição é paga e que você pode sair caminhando livremente do tribunal. Isso é o que Cristo fez por você.”
Esses dois versos, versos 24 e 25, nos ensinam sobre o que frequentemente chamamos de, “A Grande Permuta.” Na morte de Cristo, uma grande permuta acontece: Deus dá a Cristo o que era nosso – pecado – de forma que Ele nos dá o que era de Cristo – justiça. Nosso pecado imputado a Cristo, Sua justiça imputada a nós. Nosso pecado descontado da conta de Cristo, Sua justiça creditada em nossa conta. Conforme Paulo diz em 2 Coríntios 5:21, “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus (NVI).”
Agora vamos olhar mais de perto para esses versos. O verso 24 nos ensina que Cristo é nosso substituto e o verso 25 nos lembra que Cristo é nosso pastor. Primeiramente:
I. Ele é nosso Substituto (24)
24 Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro,
A palavra, “madeiro” traduz uma palavra usada nos dias de Pedro como um sinônimo para a cruz. Pedro faz isso intencionalmente porque ele está fazendo uma alusão a:
Deuteronômio 21:22-23,
22 Se um homem culpado de um crime que merece a morte for morto e pendurado num madeiro,
23 não deixem o corpo no madeiro durante a noite. Enterrem-no naquele mesmo dia, porque qualquer que for pendurado num madeiro está debaixo da maldição de Deus. Não contaminem a terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá por herança.

Então o que Pedro está fazendo é usando aqui a palavra “madeiro” de forma que esses Cristãos pudessem se lembrar de Deuteronômio 21 e ver como Cristo se tornou maldição por nós, que Cristo suportou a ira de Deus por nós, em nosso lugar, como punição por nossos pecados. “Ele próprio carregou nossos pecados em Seu próprio corpo no madeiro.”
Isso também lembra Isaías 53:12, “Pois Ele levou os pecados de muitos…” e Hebreus 9:28, “…Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos…”
Como o homem no tribunal, Jesus Cristo diz, “Eu vou suportar seus pecados. Eu vou levar seu pecado sobre Mim, levando também a punição que seus pecados exigem.”
24 Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.
Pedro lembra os Cristãos que, porque Jesus morreu pelos nossos pecados, nós também morremos para os nossos pecados, nosso velho estilo de vida, para que pudéssemos viver uma nova forma de vida, vivendo para a justiça. Jesus levou a punição que nossos pecados mereciam. Sua morte e ressurreição – e nossa fé nEle e o que Ele cumpriu – nos capacita para vivermos de forma diferente.
Nós morremos para a regra dominadora do pecado e assim, agora vivemos de forma diferente. É o que Paulo diz em Romanos 6:2, “Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?” Nós temos que viver de forma diferente agora. Por que? Porque Deus descontou nossos pecados em Cristo e creditou Sua justiça em nós.
24 Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.
Essa palavra “feridas” se refere ao espancamento e sofrimento que Cristo levou como nosso substituto. Por essas feridas você foi curado ou, como a tradução Phillips traz, “foi o sofrimento que Ele suportou que te curou.” É o que essa frase significa, “por suas feridas vocês foram curados,” foi o sofrimento que Ele suportou que te curou.
E essa frase também é remanescente de Isaías 53:5, “Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.”
Mais uma passagem é útil como uma declaração sumária desse ensinamento da morte de Cristo por nossa vida. Pedro diz no próximo capítulo, capítulo 3, no final do capítulo, no verso 18, eis o que ele diz:
1 Pedro 3:18, “Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,”
“Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos.” Ouviu essa linguagem substitutiva? Cristo sofreu uma vez por todas pelos pecados, o justo pelos injustos. Ele é o justo e nós os injustos. Deus trata Cristo como se Ele fosse injusto para nos tratar como se fôssemos justos.
Agora eu sei que isso é muita teologia, mas é importante que entendamos isso da maneira correta antes até mesmo de pensarmos como isso se aplica. Então se sua mente está viajando, faça uma pausa por um momento, respire fundo e reafirme esse ensinamento de um modo que penso ser mais útil.
Nós somos pecadores e Cristo leva sobre Si nossos pecados. Isso não significa que Ele se tornou um pecador. Ele não é um pecador. Ele é justo. Mas na cruz, por um momento na história, o Pai tratou o Filho como um injusto. Deus o Pai tratou Cristo como se Ele fosse injusto. Deus o Pai tratou a Cristo em um sentido legal, considerando Cristo em um sentido legal como alguém que é injusto. Assim, na cruz Cristo não é verdadeiramente injusto, mas legalmente injusto.
Por que isso é importante? Por causa da permuta, troca, a contrapartida. De modo similar, o Cristão a quem é creditado a justiça de Cristo é tratado como alguém que verdadeiramente não é justo, mas legalmente sim. Assim como Cristo não é tratado verdadeiramente como injusto, mas legalmente injusto, então o Cristão é tratado como verdadeiramente injusto, mas legalmente justo.
Percebe, verdadeiramente, você é um pecador. Verdadeiramente vocês são injustos. Mas na cruz, através da obra de seu Substituto, Jesus Cristo, Deus não te trata como você realmente é, mas legalmente como se você fosse outro. Deus te trata legalmente com favor porque Ele te trata legalmente como a Cristo. Ele te declara justo em Cristo.
Deus não nos trata como verdadeiramente somos. Nós somos verdadeiramente pecadores. Mas muitos perdem esse ensinamento e pensam que podem se tornar verdadeiramente justos. Você compartilha Cristo com alguém e eles dizem, “Ó, eu nunca poderia ser um Cristão. Eu sou um desastre.” O que essas pessoas estão falando na verdade? Elas estão falando, “Eu não posso ser verdadeiramente justo.”
Então nós as ajudamos ensinando, “Você está correto. Você nunca será. Você não pode verdadeiramente ser justo. É por isso que Jesus veio. É por isso que Ele se tornou o seu substituto. Ele é verdadeiramente justo, mas Deus O tratou como se Ele fosse injusto. Deus tratou a Cristo como você merecia ser tratado. E se você seguir a Cristo, Deus vai te tratar como se você fosse justo. Você não é, mas Ele vai pensar em você como se você fosse. Ele vai te declarar justo porque Cristo Se ofereceu como seu substituto.
Assim quando Pedro diz que nós morremos para nossos pecados para vivermos para a justiça, ele não está falando da nossa habilidade de nos tornarmos verdadeiramente justos, mas que devemos viver de uma forma que seja consistente com nossa nova posição em Cristo.
Quando percebemos que Deus nos trata com favor, considerando todos os nossos pecados – passado, presente e futuro – como perdoados em Cristo, nós queremos agora “viver para o que é certo.” Essa é a ideia na frase, “tendo morrido para os pecados, devemos viver para a justiça.” Nós cortamos todos os laços com a velha maneira de viver e vivemos um novo modo de vida.
Cristo é nosso substituto. Então, número dois:
II. Ele é nosso Pastor (25)
25 Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.
Isaías 53:6, “Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.”
Antes de sermos salvos, éramos como ovelhas desgarradas. Se você já dirigiu pelas estradas do país e se deparou com um bando de ovelhas, você sabe o quanto elas são ignorantes. Elas ficam lá apenas olhando para você e você pode tocar a buzina e gritar e elas apenas piscam para você, ignorantes de sua desgraça iminente e eterno perigo. A menos que seu pastor venha e as resgate, elas irão vagar pelo esquecimento.
E Pedro diz que é assim que somos antes de sermos salvos. Somos como ovelhas desgarradas. Uma vez estivemos totalmente inconscientes de nossa condição espiritual e incapazes de melhorar nossa situação. Nós estivemos a caminho do esquecimento, indo para o inferno. Então o Pastor vem e nos resgata. E Pedro diz, “voltamos para o Pastor e Bispo de nossas almas.”
Então a imagem do pastor que é usada aqui por Pedro não é como em outros lugares da Bíblia, onde Cristo é retratado como um gentil pastor, sorrindo e acariciando a ovelha e coisas do tipo. A imagem aqui é de alguém que regata e vigia nossas almas. A imagem do pastor aqui é de autoridade e governo. A ovelha deve seguir seu Pastor que governa sobre elas como Senhor.
Ok, o que fazemos com tudo isso?
**Como Temos que Viver?  Quatro Coisas:
1) Encontre sua Salvação em Cristo
A única forma de ser salvo do pecado, morte, inferno e da sepultura é receber Jesus Cristo como Senhor. Você não acessa o céu sendo bom. Você precisa de alguém que seja bom por você. Você não pode acessar o céu coberto de manchas de pecado por todo seu corpo. Você precisa de alguém que leve seus pecados sobre Si mesmo. Você precisa de alguém que leve a punição do pecado sobre Si. Você precisa de um substituto para ser salvo. “O próprio Cristo suportou seus pecados em Seu próprio corpo no madeiro.” Ele morreu por você.
Quando você encontra sua salvação em Cristo, você pode cantar com o escritor do hino:
Meu pecado, ó, a alegria desse glorioso pensamento! Meu pecado, não em parte mas todo, Está pregado na cruz, e eu não carrego mais isso, Louvado seja o Senhor, louvado seja o Senhor, Ó minha alma!
Encontre sua salvação em Cristo. Número dois:
2) Encontre sua Aceitação em Cristo
Deus jamais terá mais prazer com você do que Ele tem prazer com você em Cristo. Você não pode ser tornar “mais aceitável” a Deus do que você já é em Cristo.
Quando um Cristão peca ele frequentemente se sente culpado, envergonhado e sente que precisa fazer algo para se recompor com Deus, para torná-lo aceitável a Deus. A beleza do Evangelho é que você sempre é aceitável a Deus por causa de Cristo. Porque você está “em Cristo,” você jamais será mais aceitável ou menos aceitável diante de Deus.
Por que? Porque você não é tratado como verdadeiramente você é – injusto – você é tratado como Cristo verdadeiramente é – justo. Deus não te trata verdadeiramente, mas legalmente justo.
Lembra o que Jesus disse na cruz antes de morrer? Ele disse, “Está consumado.” Não há nada mais a ser feito. Você não pode acrescentar nada à obra de Cristo. Você não pode se fazer mais aceitável para Deus. Nem você pode se fazer menos aceitável para Deus. Está consumado. Cristo encerrou tudo.
A razão de muitos Cristãos lutarem com a aceitação diante de Deus é porque eles estão sempre tentando fazer por si mesmos o que Cristo já fez por eles. Encontre sua aceitação em Cristo, isso nos leva ao número três:
3) Encontre sua Identidade em Cristo
Lembre-se de que sua vida está unida a dEle. Você é quem você é por causa de quem Ele é em seu lugar. Você é aceito por Deus em Cristo. Quando você percebe plenamente que Deus te aceita, você nunca vai se preocupar se os outros te aceitam. Sua identidade está unida com Cristo.
Deus te aceita em Seu Filho. Você não precisa se preocupar, então, se os outros gostam de você, amam você ou pensam que você é legal ou maneiro. Você não vai mais se defender e provar a si próprio. O que importa a maioria de vocês é o que Deus pensa de você. Então lembre-se de sua identidade como alguém que está “em Cristo,” que é a maior coisa no mundo. Quarto:
4) Encontre seu Propósito em Cristo
Porque Deus te resgatou, uma ovelha que havia se extraviado, porque o Pastor e Bispo de suas almas te resgatou do perigo eterno, viva sua vida por Ele. Você morreu para o que estava errado para que pudesse viver para o que é correto. Viva como alguém que segue o Pastor. Ele sabe o que é melhor para você. Confie nEle. Siga-O. Ele não vai levá-lo a se desviar.
Vamos ficar de pé para orarmos.