Jesus: O Primeiro e Mais Importante em Tudo

Jesus: O Primeiro e Mais Importante em Tudo

Jesus: O Primeiro e Mais Importante em Tudo”

(Colossenses 1:15-18)

Série: O Cristo que Satisfaz Plenamente (Colossenses)

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Eu convido vocês a pegarem suas Bíblias e a se juntarem a mim na passagem que foi lida mais cedo em Colossenses, capítulo 1. Lembrando que você também pode localizar a passagem em seus smartphones e tablets pelo app YouVersion Bible. Vamos ler e estudar esses versos no capítulo 1, versos 15 ao 18.

Estamos pregando sobre Colossenses em uma série intitulada “O Cristo que Satisfaz Plenamente,” e hoje vamos ler e estudar sobre a superioridade e supremacia de Jesus Cristo e porque isso é importante.

Vamos ver uma passagem nesta manhã que é muito rica e cheia de camadas, provavelmente o lugar no Novo Testamento onde se mais concentra os ensinos sobre a divindade de Cristo e Seu domínio.

Você já provou Baklava? Sabe o que é isso? Um dos benefícios de ter conhecido Michele, minha esposa, foi o benefício de conhecer sua família através de sua madrasta que é Grega. E essa família se reunia para cozinhar, assar e desfrutar de maravilhosas comidas Gregas.

Baklava é um doce folhado Grego rico em sabor e doçura. E uma das razões de ser tão bom é que é feito de muitas camadas de massa. É camada sobre camada de uma massa fina como papel, separadas com manteiga derretida e nozes picadas. Isso é assado e então uma calda de mel com outras especiarias é derramada sobre a Baklava. Finalmente é decorada com cravos.

Aqui está uma foto da Baklava. Conseguem ver as multicamadas de massa? Certo, por que mostrei isso? Porque é bom demais! Mas também porque pensei na Baklava quando li essa seção em Colossenses 1, porque novamente, essa passagem – que vai do verso 15 ao verso 23 – é indiscutivelmente o ensino mais conciso e compactado sobre o Senhor Jesus Cristo – camada sobre camada de rico ensinamento das glórias de Cristo, ensinamentos altamente concentrados sobre a divindade de Cristo; Sua Pessoa e Sua obra; quem Ele é e o que Ele fez.

Assim, vamos pular direto para cá nesta manhã e considerar o primeiro ponto principal que Paulo está mostrando nesse texto. Há dois pontos chaves. O primeiro é:

I. Jesus é Senhor da Criação (15-17)

Este é um ensinamento primário e inequívoco de Paulo aqui nos versos de 15 a 17.

15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação,

A palavra “imagem” vem do Grego ei˙kw»n, de onde temos nosso termo usado na informática, “ícone.” Isso significa “cópia” ou “semelhança.”

Você clica no ícone do computador e isso te leva a um arquivo que você quer acessar. O ícone é uma representação da totalidade ou plenitude do arquivo que você deseja ver. E de certo modo, Jesus é como esse ícone de computador. “Clicar” em Jesus é “clicar” no próprio Deus. Ele é Aquele que torna Deus visível.

João 1:18 diz, “Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.”

Assim, Jesus diz que olhar para Ele é o mesmo que ver o próprio Deus. Conforme Ele disse em João 14:9, “Quem me vê, vê o Pai.”

Segundo alguém disse, “Jesus é a face humana de Deus.”

O termo “primogênito” nesse contexto (v 15) não se refere ao nascimento físico como costumamos pensar, porque o termo pode ter esse significado em outros textos. Mas esse significado na verdade é uma impossibilidade óbvia considerando o que Paulo prossegue a dizer sobre Jesus sendo o único através de quem todas as coisas foram criadas. Se você é o único que cria todas as coisas, então você mesmo não está entre “todas as coisas” criadas.

Este é o erro das Testemunhas de Jeová. Elas acreditam erradamente que Jesus foi criado por Deus. Mas novamente, se você é aquele que cria todas as coisas, você mesmo não pode estar entre as coisas criadas.

Não, o termo “primogênito” aqui tem um significado diferente. “Primogênito” neste contexto se refere a posição – a mais alta posição – ou superioridade, a primazia da posição de alguém; os direitos e privilégios inerentes a uma pessoa, como por exemplo, o filho de um rei. O filho do rei que irá susceder o rei, pode muito bem ser o filho primogênito, cronologicamente o primeiro filho – mas pode não ser. Um monarca governante passa certos direitos e privilégios para o filho que ele escolher. Então primogênito nesse contexto se refere aos direitos e privilégios que tem aquele que é superior ou detém a primazia, aquele que é o primeiro, que ocupa a mais alta posição.

E perceba mais uma vez no verso 15 a pequena palavra “sobre.” Jesus não é o primogênito “de” toda criação, mas “sobre” toda criação. Ele é Senhor sobre toda criação. Verso 16:

16 Pois nEle foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele.

Muitas pessoas não percebem que tudo foi criado através do eterno Filho de Deus. João começa seu evangelho da seguite maneira, João 1, versos 1 e seguintes:

1 No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. 2 Ela estava com Deus no princípio. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle; sem Ele, nada do que existe teria sido feito.

Tudo em toda criação foi feito através do Filho de Deus. Tudo! Toda a criação não é linda?!

Eu gostei de uma corrida pitoresca na manhã de ontem pelos arredores da Floresta Nacional de Shawnee ao sul de Illinois – simplesmente lindo! Conforme eu estava correndo e observando todas as cores das folhas – laranja brilhante, vermelhas e amarelas – eu disse em alta voz, “Lindo, Jesus!” Que obra tremenda!

Assim, “Pois nEle foram criadas todas as coisas nos céus e na terra.”

Aqui está um lembrete teológico importante para nós da natureza eterna do Filho de Deus. Lembrem-se disso, “Nunca houve um momento em que o Filho não esteve.” Ele sempre esteve.

Agora houve um tempo quando “Jesus” não esteve, mas nunca houve um momento em que o Filho de Deus não esteve. Ele sempre existiu e o que aconteceu 2.000 anos atrás foi que o eterno Filho de Deus se vestiu de humanidade, se vestiu de carne em Jesus Cristo, o próprio Deus “encarnado” – o que vamos celebrar nas próximas semanas – o Natal é a celebração da incarnação – o vestimento da carne; e então cantaremos, “Vestido em carne o divino vê, aclamem a Divindade encarnada!”

Deus Filho sempre existiu. Ele é a segunda Pessoa da Santa Trindade. Deus é Um em três Pessoas. Um em essência, três em personalidades – cada pessoa com diferente função ou papel, ainda assim sem separação de essência. Essa figura me ajudou anos atrás e quero compartilhá-la com vocês.

Fig 2: Diagrama da Trindade.

Deus é um em essência e três em pessoas ou personalidades. “Essência” descreve “o que” alguém é, enquanto “pessoa” descreve “quem” alguém é. Quando se refere a Deus existe um “o que” e três “quem.”

Jesus É Deus. Alguns de vocês estudantes podem estar em uma universidade secular em algum lugar e o professor vai te dizer que a divindade de Cristo é algo que a igreja primitiva realmente não acreditava e que isso surgiu bem mais tarde.

Quando fui um oficial de justiça anos atrás, sentindo o chamado para o ministério, havia um novo oficial de justiça em nosso distrito que tinha acabado de deixar o ministério. Meio irônico isso: ele era um ex-ministro Batista do Sul que havia deixado o ministério e se tornara um oficial de justiça; eu era um oficial de justiça prestes a me tornar um ministro Batista do Sul. Eu era teologicamente conservador e ele se tornara teologicamente liberal. É interessante como Deus vai colocar pessoas em sua vida para te desafiar e te fazer crescer.

Mas esse camarada era como esse professor. Ele argumentava que a igreja primitiva realmente não acreditava na eternidade do Filho de Deus. E eu ia ao Evangelho de João e ele dizia, “Bem, o Evangelho de João foi escrito muito tarde,” sugerindo que a igreja primitiva inventou toda essa coisa sobre a divindade de Jesus.

Bem, vocês se lembram quando Colossenses foi escrito? 60 DC, foi apenas 30 anos depois que Cristo ressuscitou da morte. Muitas pessoas que testemunharam a ressurreição ainda estavam vivas. E, a propósito, nós sabemos que Colossenses foi escrito em 60 DC, por que? Alguém sabe? Lembra que em nossa messagem introdutória falamos sobre como Colossos foi destruída? Como a cidade foi destruída? Por um terremoto por volta de 60-62 DC. Paulo não está escrevendo uma carta para uma igreja que não estava lá. Pense nisso! Assim ele está escrevendo antes do terremoto, o que significa que ele está escrevendo 30 anos depois que Cristo ressuscitou e Paulo escreve, “Ele é a imagem do Deus invisível…e por Ele todas as coisas foram criadas.”

Jesus é o agente da criação. Ele criou todas as coisas incluindo todas as várias categorias de anjos. Esse é o significado da frase no verso 16, “tronos ou soberanias, poderes ou autoridades.” Jesus criou tudo no céu, incluindo os anjos celestiais.

Os falsos mestres em Colossos estavamn ensinando a adoração aos anjos. Você vai perceber que essa heresia é mencionada especificamente por Paulo no próximo capítulo, capítulo 2, verso 18, “Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos,” e assim por diante.

Alguns mestres aparentemente até sugeriram que Jesus estava entre os anjos. Então Paulo se posiciona como quem diz, “Veja bem, Jesus não está no mesmo nível dos anjos celestiais, Ele CRIOU os anjos celestiais. Ele é superior, o primeiro e mais importante em tudo; imensamente superior SOBRE toda criação, incluindo os anjos.”

Jesus é ambas as coisas, agente de toda criação e o objetivo de toda criação. Paulo diz no final do verso 16, “todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele.”

Warren Wiersbe diz, “Quando se chega à criação, Jesus Cristo é a causa primária (Ele a planejou), a causa instrumental (Ele a produziu), e a causa final (Ele fez tudo para Seu próprio prazer).”

Todas as coisas foram criadas através e por Jesus Cristo; para Seu prazer e para Sua glória.

17 Ele é antes de todas as coisas, e nEle tudo subsiste.

Ele é “antes” de todas as coisas, novamente um lembrete para gente da eternidade do Filho de Deus. Ele sempre foi. Nunca houve um tempo quando o Filho de Deus não foi ou não esteve. Ele é antes de todas as coisas e “nEle tudo subsiste.”

Substistir literalmente significa, “manter todas as coisas.” Jesus mantém todas as coisas unidas. Cantamos isso quando falamos, “Ele tem o mundo inteiro em Suas mãos.”

Aposto que vocês querem cantar isso agora mesmo, não?! Vamos cantar isso.

Apesar do medo dos políticos liberais, você não pode destruir o planeta, certo? Ele cuida disso. NEle todas as coisas subsistem.

Ele mantém as coisas; ele mantém tudo junto; mantém a ordem de todas as coisas.

Conforme coloca um estudioso da Palavra (H.C.G. Moule): “Ele evita que o cosmos de se torne um caos (Estudo de Colossenses, 1898, pg 78).”

Assim Jesus é Senhor da criação. O outro ponto importante nesta manhã é que:

II. Jesus é Senhor da Igreja (18)

Verso 18:

18 Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.

Então Jesus é “a cabeça do corpo, a igreja.” Ele é o líder da igreja, não o pastor, não os diáconos, nem este grupo ou aquele. Ele é a cabeça do corpo.

FF Bruce diz, “Cristo é a cabeça, exercendo controle e direção; crentes são Seu corpo, individualmente Seus membros e órgãos, sob Seu controle, obedecendo Sua direção, realizando Sua obra. E a vida que anima tudo é a vida ressurreta de Cristo, que Ele compartilha com Seu povo.”

Essa é a igreja DELE. Ele é o líder. Como pastor mais antigo, eu não sou o pastor desse rebanho tanto quanto sou pastoreado, sob a direção do Pastor Chefe, o Senhor Jesus Cristo.

O verso 18 também diz que Jesus é, “O primogênito dentre os mortos.”

Primogênito aqui indica cronologia. Jesus é o primeiro cronologicamente, o primeiro no tempo, o primeiro de muito mais que há de vir. Jesus foi ressuscitado dentre os mortos. E aqueles que creem nEle, O recebem como Senhor, aqueles que são salvos também ressuscitarão dos mortos.

E Paulo está primeiramente escrevendo aqui sobre ressurreição espiritual. Se você abandonar seu pecado e se voltar para Cristo, você ressuscitará dos mortos. Essa verdade está garantida pela ressurreição de Cristo. Sem Cristo estamos mortos em transgressões e pecado. O Espírito Santo opera em nós através do poder do Evangelho e nos é garantida a habilidade de dizer, “Sim” para Jesus, e quando dizemos “Sim” para Jesus, nós ressuscitamos da morte.

Como Jesus que foi ressuscitado da sepultura para nunca morrer novamente, então pela fé ressuscitamos para nunca morrermos novamente. A ressurreição física de Cristo é a fonte de nossa ressurreição espiritual.

Assim Jesus é tanto soberano sobre a igreja, quanto a fonte da igreja. Ele dá a vida. Conforme Ele diz em João 14:19, “Porque Eu vivo, vocês também viverão.”

Com base no verso 18, “para que em tudo (Ele) tenha a supremacia,” nós precisamos fazer uma pergunta: Jesus Cristo é o primeiro e o principal em todas as coisas da minha vida?

Ele é o primeiro e principal em tudo, o “todas as coisas” da minha vida? Ele ocupa o primeiro lugar em todas as áreas de sua vida?

1) O Primeiro em meu Casamento

Figura, “O Triângulo do Casamento.”

“Quanto mais próximos um marido e uma esposa estiverem de Jesus, mais próximos estarão um do outro!”

2) O Primeiro em meu Trabalho

Colossenses 3:23-24:

23 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,

24 sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

Ele é o primeiro em seu trabalho. Trabalhe para Ele e observe como isso muda seu trabalho. Coloque-O em primeiro lugar.

3) O Primeiro em meus Bens

Suas aquisições passam primeiramente por Cristo? Você leva para aprovação dEle?

Você se apega levemente a seus bens, disposto a deixá-los ir se Ele assim direcionar?

4) O Primeiro em minhas Decisões

Com quem estou me agarrando

O que estou olhando

O que estou ouvindo

Aonde estou colocando minha boca

O que estou fumando, o que estou bebendo

Ele é o primeiro na vida. Colossenses 3:4, “Cristo que é a nossa vida.”

Preste atenção:

Gênesis 1:26 ensina que a humanidade foi criada à imagem de Deus. De certa forma o homem reflete a Deus, representa Deus de certa forma. Somos portadores da imagem de Deus. E ainda a imagem de Deus que está em nós, está desfigurada pelo pecado. Assim somos portadores da imagem de Deus, mas a imagem precisa ser consertada.

Nos foi dito hoje em Colossenses 1:15 que Jesus Cristo é a imagem do Deus invisível. Jesus Cristo é a imagem perfeita que conserta nossa imagem desfigurada. Então, mais tarde lemos em Colossenses 3:10 que quando Cristãos se arrependem de seus pecados e se voltam para Cristo por perdão, eles “se revestiram do novo homem o qual é renovado em conhecimento de acordo com a imagem dEle que o criou.”

Assim chegamos a fé em Cristo e Deus começa essa obra de nos tornar conforme a imagem de Cristo. Através de Cristo, Deus restaura a nossa imagem. E com o passar do tempo começamos a nos parecer cada vez mais com Cristo.

Cristo é a nossa vida, nossa própria vida.

• Fiquemos de pé para orarmos.