A Ideia de Deus sobre o Casamento

A Ideia de Deus sobre o Casamento

“A Ideia de Deus sobre o Casamento”
(Colossenses 3:18-19)
Série: O Cristo que Satisfaz Plenamente (Colossenses)

Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Eu convido vocês a pegarem suas Bíblias e a se juntarem a mim nesta manhã no Livro de Colossenses, capítulo 3 (Pg 793; YouVersion).
Estamos pregando, verso a verso, através do Livro de Colossenses. E estamos em uma seção do Livro onde Paulo ensina os Cristãos como devem viver em seus lares e no mundo. Especificamente nesta manhã, vamos ler como maridos e esposas Cristãos devem se relacionar uns com os outros.
Estamos estudando sobre família Cristã. Esta semana vamos ver sobre maridos e esposas e então na semana que vem, veremos sobre pais e filhos. E você vai perceber isso no texto desta manhã, assim que o encontrarem no capítulo 3. Vocês irão notar que os versos 18 e 19 falam sobre esposas e maridos e os versos 20 e 21 falam sobre filhos e seus pais.
À propósito, você não vai querer perder a semana que vem! Nosso novo ministro estudantil estará pregando em todos os três cultos no próximo Domingo. Jacob Clutts, nosso ministro estudantil, tem estado conosco há alguns meses e eu pedi para ele pregar nos cultos da manhã de forma que todos vocês poderão ouvi-lo pregar a Palavra de Deus. Eu também estarei aqui, mas pedi para o Jacob pregar para que vocês o ouçam e o conheçam melhor. Ele é um ótimo comunicador.
Assim, Jacob estará pregando os versos 20 e 21 sobre pais e seus filhos e eu pregarei nesta manhã os versos 18 e 19 sobre esposas e maridos.
Alguns de nós poderão estar tentados a se “desligar” nesse momento, crendo que essa passagem é apenas para esposas e maridos, mas essa passagem é para todo mundo. Se você não é casada, você pode muito bem se casar em algum momento no futuro. E como Cristãos interessados em discipular os outros, embora nós mesmos não sejamos casados, entendemos que estamos aqui para ajudar os outros e podemos fazer isso aprendendo como a Palavra de Deus se aplica em qualquer relacionamento.
• Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.
18 Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor.
19 Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura.
Oração: “Com o salmista nós oramos, ‘Abra nossos olhos para que possamos contemplar as coisas maravilhosas em Sua Palavra,’ em nome de Jesus, amem.”
Introdução:
Há muitos conselhos sobre casamento aqui. Frequentemente é dito que casamento é uma “via de mão dupla,” significando é claro que maridos e esposas têm papéis distintos para fazerem o casamento funcionar. Meu pai costumava dizer, “é preciso dois para um tango.” Um casamento consiste em duas pessoas, marido e esposa, operando juntos, trabalhando um com o outro e um para o outro, não contra o outro.
Você pode ter ouvido a velha piada sobre o camarada que morre e vai para o céu. E no céu havia duas placas. A primeira dizia, “Homens Que Fizeram O Que Suas Esposas Pediram.” E havia muitos, mas muitos homens debaixo dessa placa, de pé em fila única que seguia até onde os olhos podiam alcançar. Todos eles debaixo da placa, “Homens Que Fizeram O Que Suas Esposas Pediram.”
E havia uma segunda placa no céu. Estava escrito, “Homens Que Fizeram O Que Quiseram.” E tinha apenas um homem de pé debaixo dessa placa, apenas um! Então um dos porteiros do céu ficou intrigado e caminhou até o homem e disse, “Nunca ninguém ficou debaixo dessa placa. O que você me diz?” O homem deu com os ombros e respondeu, “Não tenho muito a dizer; minha esposa me disse para ficar aqui.”
É preciso dois para um tango. Mas, na verdade, é preciso mais que dois. É preciso três para que um casamento funcione, porque casamento é inerentemente uma instituição bíblica. A família é a primeira instituição criada por Deus. Casamento é ideia de Deus. Então é preciso três. Um marido e uma esposa são um para o outro e ambos para o Senhor. É necessário três.
Lembre-se que Paulo está escrevendo aqui para Cristãos, assim ele tem a definição de Deus de casamento em vista. Somente Deus tem o direito de definir casamento e Ele definiu isso, criando o homem e a mulher, Adão e Eva, e deu um para o outro; um para o outro, ambos para o Senhor. Um homem, uma mulher, para uma vida sob o Senhorio de Jesus Cristo.
Dessa forma vamos falar sobre “A Ideia de Deus sobre o Casamento,” o plano de Deus para o seu casamento. O texto consiste em dois pontos principais, o primeiro para esposas Cristãs, o segundo para maridos Cristãos. Então, vamos lá:
**O Plano de Deus para o Seu Casamento:
1) Esposa Cristã:
– Demonstra Submissão Bíblica a Seu Marido (18)
Agora, percebo que pode haver algumas neste lugar que encolhem os ombros quando ouvem a palavra “submissão.” Isso pega de jeito e atordoa algumas pessoas. Então antes de fazermos qualquer outra coisa, vamos ter a certeza de que isso não é a “Palavra de Todd,” mas a “Palavra de Deus.” Olhe para a sua cópia da Palavra de Deus e vamos ler o verso 18 e ter a certeza de que é isso o que ela ensina, verso 18:
18 Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor.
Bom, está aqui. Esposas, submetam-se a seus próprios maridos, como convém a quem está no Senhor ou, como coloca a Tradução Nova Vida: “como convém àquelas que estão no Senhor.” Em outras palavras, submissão bíblica é algo esperado da parte daquelas que “pertencem ao Senhor.” E o que significa se submeter?
Nós percebemos muitas vezes no passado que é quase tão útil saber o que um termo não significa, assim como saber o que um termo significa.
Submissão Bíblica não significa que uma esposa está em uma posição inferior a seu marido. Ela não é moralmente ou intelectualmente inferior. Submissão não significa que uma esposa não tenha voz nas decisões de um relacionamento. Submissão não significa que uma esposa tenha que ser tratada como capacho, que alguém tenha que pisar nela, ou ignorá-la, ou passar por cima dela.
Submissão bíblica simplesmente significa seguir a liderança de um marido. É praticamente isso. Seguir o líder. Pense nisso: alguém tem que liderar.
Você já esteve em um grupo de pessoas no trabalho ou na escola e todos estavam de pé e a missão é dada, mas ninguém se mexe? Alguém tem que liderar.
Imagine um grupo de turismo e todos estão aconchegados, mas não vão a lugar algum. Finalmente emerge um líder e diz, “Muito bem, atenção todos. Vamos lá. Sigam-me.” Alguém te que liderar.
Então Deus cria a família e atribui o papel principal de liderança ao marido. Isso é chamado liderança ou chefia. O marido é o cabeça da família. Não significa que o marido é mais esperto, sábio ou de alguma forma moralmente superior a sua esposa. Ele simplesmente é o líder.
Sua esposa “se submete” ao seguir sua liderança. Ela cede voluntariamente à liderança de seu marido.
Notamos anteriormente a similaridade do relacionamento da Trindade com o relacionamento de marido e esposa. Deus é um. Deus é um e três Pessoas; Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, Deus é um em essência. Seja qual for a essência do Pai, tudo o que está no Pai, está no Filho e tudo o que está no Filho, está no Espírito. Não há diferença em essência. Eles são todos um e o mesmo.
No entanto, as Pessoas da Trindade têm diferentes funções, papéis e responsabilidades diferentes. O Filho se submete ao Pai. O Espírito Santo se submete a ambos, ao Pai e ao Filho. E isso retrata o relacionamento entre marido e esposa de maneira que a diferença entre um marido e uma esposa, não é diferença de essência, mas uma diferença de função, uma diferença de papéis e responsabilidades.
O marido Cristão lidera amavelmente sua esposa e a esposa se submete graciosamente e voluntariamente à liderança de seu marido.
A suposição no texto é que o marido é, na verdade, um Cristão, mas se ele não for um crente, o princípio permanece. Onde um homem e uma mulher se comportam como devem diante um do outro, um amavelmente lidera e o outro graciosamente segue – não de forma a humilhar um, nem exaltar o outro.
Uma das razões de muitos se arrepiarem ao ouvir a palavra “submissão” ocorre pela maneira não bíblica com que muitos homens do mundo têm erradamente entendido essa palavra. Alguns têm as noções mais loucas do que significa submissão. Na verdade, o entendimento secular, não bíblico, de submissão é bastante contrastante com o ensinamento bíblico e entendimento a respeito de submissão.
Mais ou menos nessa época há três anos, estávamos caminhando através de 1 Pedro. E estávamos estudando 1 Pedro, capítulo 3, verso 7, onde Pedro escreve, “Maridos, da mesma forma, coabitem com elas (suas esposas) com entendimento, dando honra a sua esposa…”
E eu compartilhei com vocês uma canção que ilustra a noção secular, não bíblica de submissão. Eu pensei que poderia compartilhar isso novamente.
É uma canção de Shel Silverstein. E enquanto Silverstein era o compositor, a canção se tornou popular por Tompall Glaser dos Irmãos Glaser de Nebraska. E provavelmente por isso que eu ouvi pela primeira vez do meu primo mais velho de Nebraska. Não me lembro se foi de Mike ou Chuck, mas um dos meu primos me ensinou e, como um garoto de 10 anos de idade, achei bem engraçado e ele ficava repetindo a letra até que aprendi as palavras.
O nome é, “Coloque Mais Lenha no Fogo.”
Eu faço menção dessa canção para vocês como um exemplo do que Paulo NÃO está ensinando aqui nesses versos, certo?! Isso ilustra a maneira errada de pensar a respeito de submissão.
A canção fala de um caipira simples que espera que sua esposa faça tudo para ele.
Coloque mais lenha no fogo.
Prepare para mim um pouco de bacon e feijão.
E troque o pneu do carro.
Lave minhas meias e costure meu velho jeans.

Vamos lá, querida (essa é a parte country!)
Você pode preparar meu cachimbo e buscar meus chinelos.
E me preparar outro chá.
Então coloque mais lenha no fogo meu bem,
E venha me dizer porque está me deixando.
Agora lembrem-se, eu tinha apenas 10 anos quando ouvi pela primeira vez a canção e achei engraçada! O marido na canção continua cantando para sua esposa:
Agora eu não deixo você lavar o carro aos Domingos?
E eu não te dou um toque quando você está engordando?
Eu não te levaria para pescar comigo algum dia?
Bem, um homem não pode amar uma mulher mais que isso.
E eu não sou sempre bom para os filhos da sua irmã?
Eu não levo ela para casa todas as noites?
Então, sente aqui aos meus pés, porque gosto de você quando está meiga,
E você sabe (que) não é feminino brigar.
Bom, a canção é para ser engraçada, mas infelizmente é a maneira que muitos homens pensam a respeito do casamento. Eles negligenciam suas esposas, degradam suas esposas, humilham suas esposas e então se perguntam porque seus casamentos estão em ruínas.
Agora antes de nos voltarmos especificamente para os maridos, vamos ler o verso 18 novamente: “Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor,” ou “a quem pertence ao Senhor.”
Esposas, submetam-se a seus maridos, voluntariamente se estregando à liderança de seu marido.
Isso significa orar pelo seu marido. Ele é o líder da família então precisa de suas orações. Ore por ele. Encorage-o. Fale positivamente sobre ele quando estiver com os outros. Confie que Deus opera através dele conforme ele lidera.
Um marido sábio sabe que sua esposa irá ajudá-lo a tomar decisões, frequentemente dando conselho e até advertindo. Ela pode ver ou sentir algo que ele falha em ver ou sentir, de forma que ela é uma tremenda ajudadora ao se tomar decisões, e geralmente onde um marido e uma esposa caminham de mãos dadas, um para o outro e ambos para o Senhor, eles estarão em concordância na maioria das decisões – e assim, no fim do dia, alguém tem que liderar.
E a responsabilidade pela liderança recai sobre o marido. E nos voltamos agora para o marido Cristão. O segundo ponto principal:
2) Marido Cristão:
– Demonstra Adoração Fiel à Sua Esposa (19)
Adoração. Adore sua esposa. Palavra de Todd ou Palavra de Deus? Vamos ver. Observe o verso 19:
19 Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura.
Isso é bem direto. Ame sua esposa e não as tratem com amargura. Isso é algo interessante a se dizer, “não as tratem com amargura.” Na sociedade Romana não era incomum aos homens se levantar contra suas esposas e demonstrar uma raiva e amargura fora do comum, sempre pronto para explodir, como uma lata de refrigerante que é sacudida bastante e então é aberta.
E muitas vezes onde homens se tornaram amargos com relação a suas esposas, é porque elas foram mal entendidas. Às vezes uma esposa estava simplesmente oferecendo ajuda ou prevenindo algo, ou avisando, mas os homens talvez estivessem tão focados, absorvidos pelo que estavam fazendo, que não apreciavam o amável conselho delas.
Às vezes uma esposa estava meramente achando graça da situação e o homem, porque se leva muito a sério, ou é muito orgulhoso, falha em rir junto com ela.
Sexta quando tivemos toda aquela neve, me preparei para sair e cavar. Eu tirei neve com a pá do passadiço e das adjacências e foi a segunda vez que fiz isso por causa dos dois dias de neve da semana passada.
Mas eu estava olhando para trás e vi a neve empilhada bem alto da porta dos fundos para a porta da garagem onde a pá de neve estava guardada. E então eu estava com um problema. A neve estava empilhada na porta dos fundos e eu tinha que percorrer um caminho na neve para pegar a pá de neve. E eu não tenho nenhuma bota de neve ou algo do tipo, mas sou bastante engenhoso quando preciso ser. Eu fui, afinal de contas, um Escoteiro!
Então tive uma grande ideia. Peguei dois sacos de lixo e coloquei um pé em um saco e o outro pé no outro saco, estiquei os sacos e amarrei o melhor que pude e cobri meus pés. Não consegui amarrar confortavelmente então tive que segurar com as mãos.
E estava pronto para sair e enfrentar a neve com meus sacos de lixo nos pés. E minha esposa me vê. Você pensa que ela demonstrou apreço pela minha solução engenhosa, a maneira tão engenhosa do meu improviso, adaptação, para superara a situação? Ela simplesmente me perguntou, “Você vai sair assim?” “Sim.” “Você…vai…só no quintal, não é? Não na frente da casa onde todo mundo pode te ver desse jeito?!” “Sim.”
Ela achou graça na situação. E eu sou muito grato a Deus por ter me dado sabedoria de achar humor nisso também. Caso contrário, eu teria ficado amargo com ela! Nós precisamos rir mais em nossos casamentos. Alegrem-se juntos.
Paulo diz no verso 19, “Maridos, amem suas esposas.” No texto paralelo de Efésios 5, Paulo trabalha nesse amor do marido por sua esposa. Ele diz em Efésios 5:25, “Maridos, amem suas esposas, assim como Cristo também amou a igreja e deu a Si próprio por ela.”
Jesus Cristo demonstrou um amor sacrificial. Ele amou a igreja e deu a Si mesmo pela igreja, morrendo pela igreja. Maridos Cristãos amam suas esposas sacrificialmente – ao ponto de até desejarem morrer por suas esposas. Esse é um amor profundo e real. E é um amor tornado possível pela nova vida que temos em Cristo.
É tão importante relembrarmos o maior contexto do ensino de Paulo aqui no capítulo 3. Esses dois comandos para esposas e maridos são comandos alinhados no contexto da nova vida em Cristo.
Paulo está se dirigindo àqueles que já lidaram com seu problema mais básico e fundamental, o problema do pecado. Ele está escrevendo àqueles que se despiram do velho eu e se vestiram do novo. Eles se converteram. Eles morreram com Cristo. Então, eles são aqueles que estão sendo renovados diariamente na imagem dAquele que os criou.
Então quando Paulo está escrevendo aqui sobre o assunto do casamento, ele não está escrevendo apenas para qualquer um. Ele está escrevendo para Cristãos. Ele está escrevendo para esposas Cristãs e maridos Cristãos. Ele está escrevendo para àqueles que estão, verso 1, “Buscando as coisas que são do alto,” verso 2, “Colocando suas mentes nas coisas que são do alto, não nas coisas terrenas.”
Ele está escrevendo àqueles que tem, verso 3, “Morrido” para seus velhos eu, aqueles para quem, verso 4, “Cristo é sua vida.” Ele está escrevendo para aqueles que regularmente, verso 5, “Colocando para morrer” pecados como, “fornicação, impureza, luxúria, desejo maligno,” e “Despindo,” verso 8, pecados como raiva, ira, malícia e linguagem inadequada.
Quando tentado, lembre-se de invocar Romanos 6:11, e diga, “Estou morto para isso. Estou morto para essa maneira de pensar. Eu morri para a velha vida. Estou morto para a luxúria. Estou morto para a linguagem suja. Estou morto para olhar pornografia. Estou morto para essas coisas.”
“Estou encontrando meu significado e propósito e toda satisfação no doador da vida, sustentador da vida, abraçando alegremente o Jesus Cristo que satisfaz plenamente!”
Paulo está escrevendo para maridos e esposas Cristãos que estão colocando ou se vestindo com, verso 12, “misericórdia, gentileza, mansidão, longanimidade; verso 13, suportando uns aos outros, e perdoando uns aos outros como foram perdoados em Cristo.
Ele está escrevendo a casais Cristãos que, verso 14, “acima de todas as coisas, revestem-se do amor, que é o elo perfeito” ou completude no casamento.
Ele está escrevendo a maridos e esposas Cristãos que, verso 16, “permitem que a palavra de Cristo habite neles ricamente.”
Eu compartilhei com vocês mais cedo que nosso novo ministro estudantil, Jacob Clutts, estará pregando os versos 20 e 21 na próxima semana:
20 Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.
21 Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem.
Então não vou pregar sobre esses versos, mas os menciono agora porque eles seguem os versos 18 e 19 e, portanto, são partes integrantes do contexto do ensino de Paulo a respeito de esposas e maridos. Em outras palavras, esses versos seguem juntamente com o casamento.
Deixe-me colocar da seguinte maneira: nossos filhos estão recebendo informação sobre casamento da mãe e do pai – observando a mãe e o pai. Pais, seu filho está aprendendo com você. Seu filho vai tratar a futura esposa dele do mesmo modo que você trata a mãe dele.
Mães, sua filha está aprendendo com você. Ela está aprendendo como se comportar com você. Ela está aprendendo como falar com seu futuro esposo, baseado no que ela ouve de você em relação ao pai dela.
Filhos aprendem mais sobre ser pai e mãe – de seus pais; observando a mãe e o pai, ouvindo a mãe e o pai, ouvindo a maneira como eles falam um com o outro e do outro.
Este Livro, Uma Promessa Mantida, é para casais que me pedem para fazer seus casamentos. Se não tivermos uma cópia na biblioteca de nossa igreja, vou providenciar para que tenhamos em breve. É a história de um amor inesquecível de um marido por sua esposa. Robertson McQuillkin foi o conhecido presidente do Seminário e Faculdade Bíblica da Columbia – agora a Universidade Internacional da Columbia – quando soube que sua esposa, Muriel, estava nos estágios terminais de Alzheimer. Ele assumiu o cuidado gradativo de Muriel até abrir mão de seu cobiçado cargo de presidente para cuidar dela em tempo integral.
Houve muitos que não entenderam a decisão de McQuillkin. Eles acreditavam que ele poderia contratar outras pessoas para cuidar de sua esposa enquanto ele presidia o Seminário, mas ele estava determinado.
A razão de ter feito isso foi encontrada no trecho de uma carta que McQuillkin escreveu para o eleitorado da Faculdade Bíblica de Columbia, explicando sua decisão. Ele escreveu:
…Recentemente ficou evidente que Muriel está satisfeita a maior parte do tempo em que ela está comigo e quase nunca estou longe dela. Isso não é apenas “desgosto.” Ela está cheia de medo – até terror – de que tenha me perdido e sempre sai a minha procura quando saio de casa. Então está claro para mim que ela precisa de mim agora, em tempo integral…
Se referindo ao dia de seu casamento muitos anos antes, ele acrescenta:
A decisão foi tomada, de certa forma, 42 anos atrás quando prometi tomar conta de Muriel “na doença e na saúde…até que a morte nos separe.” Assim, conforme eu disse aos alunos e professores, como um homem de palavra, integridade tem algo a ver com isso. Mas também a justiça. Ela tem cuidado de mim plenamente e sacrificialmente por todos esses anos; se eu cuidar dela pelos próximos 40 anos, não pagaria o débito que tenho com ela.
O dever, contudo, pode ser sombrio e estóico. Mas tem mais: eu amo Muriel. Ela é um deleite para mim – sua dependência infantil e sua confiança em mim, seu caloroso amor, flashes ocasionais daquela inteligência que eu costumava saborear, seu espírito alegre e a forte resiliência diante de sua contínua e angustiante frustação. Eu não tenho que cuidar dela. Eu vou! É uma honra tremenda cuidar de uma pessoa tão maravilhosa.
Maridos, amem suas esposas e não as tratem com amargura.
Assim, a Bíblia fornece esses dois comandos para ajudar esposas e maridos Cristãos a se relacionarem melhor um com o outro.
No meu aconselhamento conjugal, percebo que o que mais falta é a capacidade de uma boa comunicação entre maridos e esposas. Quero compartilhar alguns princípios práticos que peguei de meu bom amigo Danny Akin. Existem 5 Dicas sobre Comunicação e uma Luta Justa. Eu resumi de 10 e personalizei algumas, mas deixe-me encorajá-lo a anotar isso.
**5 Dicas sobre Comunicação e uma Luta Justa:
1) Fale Positivamente de Seu Esposo perto dos Outros
Isso é muito importante! Sempre fale de seu esposo de maneira positiva. Senhoras, falar negativamente de seu esposo o humilha e machuca. Quando você estiver com suas amigas, fale de maneira positiva de seu esposo.
Homens, o mesmo vale para vocês. Fale positivamente de sua esposa perto dos outros. Um dos benefícios disso, a propósito, é que isso protege nosso casamento da possibilidade de um terceiro ou terceira tentar entrar no relacionamento.
Esposas, se você tiver um problema com seu esposo, não compartilhe esses problemas com um companheiro de trabalho homem ou você irá involuntariamente abrir caminho para a infidelidade. As pessoas raramente se propõem a fazer isso, mas começa desse jeito aparentemente inocente. Uma esposa frustrada compartilha com outro homem, problemas que ela está enfrentando em casa e esse outro se mostra tão disposto a ouvir, tão preocupado, você sabe como é. Dia após dia, semana após semana, e um dia os dois estão envolvidos de um modo que não haviam imaginado antes.
2) Domine a Arte de Ouvir Seu Cônjuge
Realmente ouça. Mostre que você está entendendo o que seu cônjuge está dizendo repetindo com cuidado e de forma amável o que você ouve. Preste atenção.
3) Limite a Discussão do Conflito
Quando você estiver discutindo um problema seja qual for, limite a discussão do conflito para aqui e agora. Não levante coisas que aconteceram anos atrás. Não levante a sujeira de erros do passado.
4) Use o “Eu” para Se Expressar
Use o “eu” para dar seu ponto de vista e expressar suas emoções. Isso permite que você assuma a responsabilidade de seus sentimentos e também permite que a outra pessoa ouça sobre os seus sentimentos sem ficar na defensiva. O uso do “você” tende a ser encarado como ataques e críticas porque é o que normalmente são.
Então ao invés de dizer, “Você não me ouve,” diga, “Eu sinto que não estou sendo ouvida.” Ouça a diferença. Use o “eu” e não o “você.”
5) Evite Exageros tais como “Sempre” ou “Nunca”
Tal como, “Você SEMPRE diz isso!” Ou, “Você NUNCA chega em casa na hora.” Tais declarações raramente são verdadeiras, simplesmente porque como seres humanos inconsistentes, nós raramente fazemos algo “sempre” ou “nunca.”
Assim, tem poucas dicas para você levar para casa hoje.
Deixe-me concluir com isso…
Conclusão:
Richard Selzer é um cirurgião médico aposentado e ex-professor da Universidade de Cirurgia de Yale. Em seus anos de aposentadoria, ele escreveu alguns livros incluindo Lições Mortais: Observações da Arte da Cirurgia.
E neste livro, Dr Selzer conta uma experiência pessoal que eu acho que ilustra adequadamente a adoração de um marido fiel à sua esposa, e o amor mútuo da esposa por seu marido. Dr Selzer conta de uma cirurgia que não aconteceu conforme o previsto. Prestem atenção enquanto leio. Ele escreve:
Estou de pé ao lado da cama onde está deitada uma jovem mulher, seu rosto após a cirurgia, sua boca estava torcida em paralisia como a boca de um palhaço. Uma pequena seção do nervo facial, um dos músculos da boca foi cortado. Ela ficaria assim a partir de então. O cirurgião seguiu à risca as curvas de sua carne; eu prometo. Contudo, para remover o tumor em seu rosto, foi preciso cortar um pequeno nervo.
Seu jovem esposo está no quarto. Ele está de pé do outro lado da cama e juntos eles parecem morar na luz da noite, isolados de mim, privados. Quem eram eles, eu me perguntei, ele e essa boca torcida que fiz, que se olham e se tocam tão generosamente e com avidez?
A jovem mulher fala, “A minha boca vai ficar assim para sempre?” pergunta ela. “Sim,” eu digo, “vai ficar assim porque o nervo foi cortado.” Ela balança a cabeça e fica em silêncio. Mas o jovem sorri. “Eu gostei,” ele diz, “é meio fofo.” De repente eu soube quem ele é. Eu entendi e abaixei meu olhar. Alguém que não é ousado em um encontro com um deus. Despreocupado, ele se curva para beijar a boca torta dela e eu estava tão perto que vi como ele entortou seus próprios lábios para se encaixar nos dela, para mostrá-la que os lábios deles ainda funcionam.
Esposas, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor.
Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura.

Fiquemos de pé para orarmos.
É muito importante lembrarmos que Paulo não está pedindo por uma mera modificação de comportamento aqui.
Fora da salvação, nenhuma quantidade de modificação de comportamento será suficiente para agradar a Deus e ganhar a salvação. Podemos tentar nos vestirmos do velho eu, mas tudo o que estaremos fazendo é cobrir o problema. Precisamos de uma natureza completamente nova. Precisamos de um novo eu.
“Senhor Jesus Cristo, eu admito que sou mais fraco e mais pecador do que jamais acreditei ser, mas através do Senhor, eu sou mais amado e aceito como jamais ousei imaginar. Eu Te agradeço por pagar minha dívida, suportando minha punição e oferecendo perdão. Eu dou as costas ao meu pecado e Te recebo como Salvador.”