Homens de Deus que Servem

Homens de Deus que Servem

“Homens de Deus que Servem”

(Atos 6:1-7)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(9-9-07) Manhã

 

. Pegue a palavra de Deus e abra em Atos, capítulo 6.

 

Se você está nos visitando, nós estamos estudando o livro de Atos, indo versículo por versículo desse dinâmico livro que nos fala sobre a primeira igreja. Nossa série se chama: “A Igreja em Chamas” e você realmente pode sentir como a primeira igreja obedeceu as instruções de Jesus Cristo em Atos 1:8, quando Ele disse: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Como um incêndio se espalhando da pequena cidade para todo o mundo e até mesmo hoje nós precisamos ser “A Igreja em Chamas” para a glória de Deus.

 

Nós estamos incentivando todos os nossos professores de Escola Bíblia a “assoprarem a chama” de suas salas convidando pessoas para assistirem suas aulas. Domingo passado começou um novo ano escolar dominical para nós, e eu esperava por cerca de 600 pessoas na Escola Bíblica. Nós tivemos 562. Agora nós podemos dizer: “Bem, isso é de bom tamanho se considerarmos que é Feriado do Dia do Trabalho, não é?” Não! Eu adoraria ver que nós atingimos os 700 em um dos domingos em Setembro. Nós podemos fazer isso. Lembrem: se cada sala de Escola Bíblica de jovem e adulto aumentar a média de comparecimento em 4 pessoas por mês, nós teríamos mais 140 pessoas na Escola Dominical. Os 562 de Domingo passado mais 140, dá mais de 700. Duas novas salas começaram semana passada: Marty Coursey está liderando a sala dos homens que começa às 10:15 e John e Betsy Kloke lideram a sala dos jovens casais às 8:40. No seu primeiro domingo, eles tiveram 17 pessoas em sua sala! Nós queremos de maneira especial reconhecer a sala de aula do Doutor Turner. Eles desfrutaram de um aumento de 50% no comparecimento em sua sala, o maior acréscimo dentre as salas de jovens e adultos. Muito bom. O que você tem feito para “soprar a chama” na sua sala de Escola Bílbica?  O que você vai fazer esta semana? Vamos nos ocupar em convidar pessoas a vir estudar e crescer conosco.

 

Bom, se você em algum momento imaginou onde a Bíblia nos fala sobre os primeiros diáconos escolhidos na igreja, a passagem de hoje vai responder algumas de suas perguntas. Atos 6:1-7 nos fala dos primeiros diáconos na igreja e como eles foram escolhidos. Mas a passagem também responde uma série de outras questões como: “O que eu posso esperar quando minha igreja cresce?” e, “O que fazer quando eu sou criticado?” ou “O que a Bíblia fala sobre unidade?”

 

. Fique de pé em honra à leitura da palavra de Deus.

 

1 Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.

2 Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas.

3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;

4 e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.

5 O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.

6 Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.

7 Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.

. Orar.

 

Introdução:

 

Eu sempre me sinto abençoado pela forma como a Bíblia fala à nossa situação quando nós examinamos um livro da Bíblia e Deus fala conosco e para nossa igreja onde estamos. Aqui nós estamos lendo sobre diáconos na igreja e nossa igreja acaba de passar pelo processo de nomeação dos diáconos. No final de nosso culto, quando eu fizer os anúncios e tudo mais, eu estarei compartilhando com vocês os nomes dos homens que vocês escolheram para servir. Nas últimas semanas eu entrei em contato com cada homem e falei com cada um e orei com cada um. Todos eles dedicaram um tempo em oração para considerar a possibilidade de seu serviço na igreja e eu vou falar os nomes daqueles que foram escolhidos, incluindo três novos homens que precisarão ser ordenados.

 

Há duas passagens principais que nos dão informação sobre diáconos. Uma das passagens é 1 Timóteo 3:8-13, onde nós lemos qualificações específicas a respeito do ofício de diácono e o tipo de homem que deve servir. A outra passagem é esta aqui em Atos capítulo 6. Na verdade, eu usei um esquema semelhante ao ler essa passagem alguns anos atrás num culto para ordenamento de um diácono. Atos 6:1-7 responde quatro perguntas sobre o ofício de diácono na igreja. Quando eu digo “ofício”, isso não significa que os diáconos tenham literalmente um escritório aqui no prédio. A palavra se refere a um tipo oficial de dever e serviço na igreja.

 

Ao perguntarmos e respondermos essas questões sofre o ofício dos diáconos, deixe-me lembrá-los de que essa passagem também fala com você, seja você um diácono ou não. Como eu mencionei anteriormente, a passagem responde a outras questões também, tais como: “O que eu posso esperar quando minha igreja cresce?” e “O que fazer quando sou criticado?”, ou: “O que a Bíblia fala sobre unidade?”

 

I. Qual é o Papel dessa Função? (1-2)

 

Isso é, o que exatamente os diáconos têm que fazer? O que significa a palavra “diácono”? Quero dizer, nós lemos esses versículos antes e nunca lemos a palavra “diácono” na passagem! Bem, talvez tenhamos lido. Vamos dar uma olhada mais de perto.

 

A Bíblia diz no versículo 1 que “o número de discípulos estava multiplicando”. Essa é uma boa palavra, não é? Multiplicando. Eu mencionei anteriormente como nós estamos tentando multiplicar nosso comparecimento na Escola Bíblica este mês, encorajando nossas salas a “soprarem a chama” em suas salas. Multiplicar é uma boa palavra na igreja. Nos cinco primeiros capítulos do livro de Atos, nós temos visto a igreja primitiva multiplicar para cerca de 10.000 membros. Você consegue imaginar uma igreja de 10.000 membros? Igrejas grandes não são ruins. A igreja primitiva era uma igreja grande. Ela realmente estava crescendo porque era uma igreja em chamas. Estava viva. Havia um sentimento verdadeiro de vida na igreja.

 

Mas eis a questão: vida leva a crescimento e crescimento leva a problemas. Você sabia? Onde uma igreja está crescendo, a igreja vai encontrar problemas. Nossa igreja tem crescido nos últimos anos e nós estamos enfrentando problemas por causa do espaço. Onde Deus vai nos dar mais espaço para crescermos? A maior parte do nosso pessoal vem para o culto de 8:40 e tem Escola Bíblica às 10:15. Quanto mais nós podemos crescer quando nós já ocupamos mais de 80% de nossa capacidade? Apenas lembre-se de orar pela nossa Equipe Visão enquanto eles continuam a examinar as opções de propriedades próximas à nossa localização ou um local alternativo, ou ambos. Deus vai guiar. Ele guiou a igreja primitiva.

 

Vida leva ao crescimento e crescimento leva a problemas. Qual é o problema no versículo 1? Bem, a Bíblia diz:  “houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.”

 

Os Helenistas eram Crentes que eram de outras áreas fora de Jerusalém. Uma tradução os chama de “Judeus Gregos” porque os Helenistas eram da cultura grega e áreas gregas fora da cidade. Os Hebreus, portanto, eram os judeus que eram da área de Jerusalém e da Palestina. Pessoas de ambos os povos, com diferentes origens estavam sendo salvas, eles estavam aceitando a Cristo. É como se Deus estivesse reunindo um fã da UK e um fã da UL na mesma igreja! Deus pode fazer coisas incríveis.

 

Bem, aqui está o problema. A Bíblia diz que “houve murmuração dos helenistas contra os hebreus”, por quê?  “porque as suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária”. Vocês se lembram que nós lemos sobre com a igreja primitiva compartilhou seus recursos uns com os outros?  Bem, essa é uma referencia à distribuição diária de comida entre os crentes. E o que aconteceu foi que os crentes da cultura grega, os helenistas, sentiram como se eles estivessem recebendo a sobra dos crentes da cultura judaica. Eles não estavam recebendo sua justa porção, então eles começaram a reclamar, ou como algumas traduções colocam, eles começaram a “murmurar”. Outra tradução diz: “havia rumores de descontentamento.”

 

Quando uma igreja cresce, há mais gente chegando e gente nova, e pessoas de diferentes origens vêm, e algumas vezes uma pessoa ou outra pode se sentir negligenciada e se nós não formos cuidadosos, nós começamos a murmurar. “Você está entrando no meu caminho!” “Sim, todos estão entrando no meu caminho!”

 

Uma querida senhora da minha igreja anterior me mandou um e-mail recentemente. É meio engraçado. Diz: “Antes de criticar alguém, você precisa andar uma milha ao seu lado. Então, quando você a criticar, você estará a uma milha de distância e você estará com os sapatos dela!”

 

A igreja deve se guardar da crítica. Reclamar não condiz com um crente que foi salvo pela graça de Deus. Filipenses 2:14 é o maior silenciador para a reclamação na igreja. Filipenses 2:14 diz: “Faça todas as coisas sem murmurações nem contendas.” Você ouviu isso?  Faça todas as coisas sem murmurações nem disputas. Só o versículo em si já exclui qualquer crente! Nenhuma murmuração é permitida na igreja. Nada de chororô. Nada de briga. Nada de ficar cortando os outros.

 

Sim, a vida conduz ao crescimento e crescimento conduz a problema. Mas, problemas conduzem à soluções. Qual é a solução no versículo 2?  A Bíblia diz: “os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável (ou seja, não é a melhor coisa, ou não é o que Deus planejou) que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;”

 

Eu gosto do fato de que “os doze” são mencionados aqui ao invés de ser mencionado Pedro ou João ou outra pessoa. Eu acho que isso mostra o amor pela unidade que havia na igreja. Os 12 propõem a solução. Claro que, os 12 são os apóstolos, a liderança ministerial da igreja. Os 12, em síntese dizem: “Olha, nós não temos problema em servir mesa. Não é essa a questão. A questão é, não é o melhor, ou seja, não é o melhor de Deus, que nós percamos nosso tempo servindo mesas quando nós deveríamos gastar nosso tempo com os dois objetivos ministeriais de pregar e orar.”

 

Veremos mais sobre isso daqui a pouco. Por hora, note comigo o verbo “servir” aqui no fim do versículo 2. Sublinhe a palavra “servir.” Essa palavra no original é a palavra “Diakonos”, da qual nós temos a palavra inglesa “Diácono”. É daqui que vem a palavra “diácono”. Ela vem de uma palavra que significa “servir”. Então, qual é o papel da função de diácono? O papel de um servo. O que os diáconos fazem? Eles servem. Diáconos servem. Digam comigo: “Diáconos servem”. É isso que eles fazem. Eles são líderes servos na igreja. Você vê isso na nossa igreja de uma forma literal todos os meses quando nós observamos a ordenança da Ceia do Senhor. Nossos diáconos demonstram seu papel como um servo servindo a congregação. Mas eles também servem de muitas outras formas, como por exemplo, visitando aprisionados e ajudando novos membros a se familiarizarem com a igreja e trabalhando pela harmonia e unidade na igreja.

 

O papel da função é o papel de um servo. Segundo:

 

II. Quais são os Requisitos dessa Função? (3)

 

Veja novamente o versículo3. Ele responde a pergunta: “Que tipo de homem deve ser escolhido para servir como um diácono?  O que é exigido de tal homem?  Três coisas importantes:

 

3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;

 

Diáconos devem ser homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo, e cheios de sabedoria. Eu imagino que cada diácono deve estar agora pensando: “Deus, me ajude a ser sempre um homem de boa reputação, cheio do Espírito Santo, cheio de sabedoria.”

 

E os 12 disseram: “os quais nós encarregaremos deste serviço”. Repare cuidadosamente o adjetivo: “Deste negócio.” Não “O” negócio. Os diáconos não são para cuidar de todos os negócios da igreja. A Bíblia diz : “deste” negocio, deste negócio de servir.

 

E lembre que o ponto principal do serviço do diácono era por fim à murmuração e disputa na igreja. É por isso que os diáconos foram escolhidos para servir. Eles asseguraram que ninguém seria negligenciado ou ignorado na distribuição diária, o que levou ao fim da reclamação. Os diáconos trabalham primeiramente pela unidade na igreja como enfatiza o estatuto da nossa igreja.

 

Os diáconos foram escolhidos a fim de por fim à reclamação na igreja. Eu receio que nós tenhamos ouvido histórias demais de igrejas cujos diáconos não puseram fim à reclamação, mas ao invés de por fim, eles começaram a reclamação. Nós temos bons homens de Deus que servem aqui na Primeira Batista. Eles trabalham juntos para o propósito da unidade da igreja.

 

Nós vimos o papel do cargo e os requisitos para o cargo. Em terceiro:

 

III. Qual é a Razão para esse Ofício ? (4)

 

Nós já tocamos nesse assunto antes ao dizermos que o diácono deve trabalhar pela unidade na igreja, mas repare que sem os diáconos servindo, o trabalho teria que ter sido realizado pelos apóstolos. Se não fosse pelos diáconos, os 12 que estavam envolvidos na liderança ministerial, teriam que realizar o trabalho de servir as mesas eles mesmos. Novamente, não que exista algo de errado nisso, apenas não é a melhor maneira para “conduzir uma igreja”, se é que podemos colocar dessa maneira. Não era a maneira mais sábia para os líderes ministeriais utilizarem seu tempo. Com os diáconos servindo as mesas, o que os líderes ministeriais estavam livres para fazer ?

 

4 e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.

 

Isto é, “nós nos dedicaremos continuamente ao que todo crente faz regularmente.” Todo crente deve orar e estudar a palavra. Mas a liderança ministerial deve orar e ministrar a palavra continuamente. Então, os diáconos liberam a liderança ministerial para orar e pregar a palavra.

 

O dever prioritário do pastor é orar e pregar a palavra. Esse é dever prioritário. Não é nem meu trabalho encher este santuário. É meu trabalho encher esse púlpito. Eu devo me dedicar continuamente à oração e ao ministério da palavra. Bons diáconos ajudam o pastor a realizar seu trabalho.

 

Se eu não levar a sério meu tempo de estudo pela manhã, eu negligencio meu chamado para oração e ministério da palavra. Bons diáconos ajudam visitando as pessoas que eu não posso visitar e trabalhando juntos pela unidade na igreja, para que o pastor possa se dedicar continuamente à oração e à pregação. Esse é o motivo da existência desse cargo.

 

E o que acontece numa igreja onde homens de Deus servem? O que acontece numa igreja onde homens de Deus são nomeados e eleitos para servirem a igreja para que a liderança ministerial esteja livre para orar e pregar a palavra? Nós vimos o papel do cargo, os requisitos e as razões para o cargo. Em quarto:

 

IV. Qual é o Resultado desse ofício? (5-7)

 

Nós dissemos: “A vida conduz ao crescimento. Crescimento leva a problemas. Problemas levam à soluções.” Agora veja isso: “Soluções levam a um crescimento maior.”

 

5 O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, ( e assim por diante.) Eu li que D. L. Moody ao se deparar com uma lista de nomes que ele não podia pronunciar, ele simplesmente limpava a garganta e pulava para o próximo versículo.

 

Mas olhe atentamente para esses nomes aí no versículo 5. Eles são todos nomes gregos. Os primeiros diáconos nomeados pela grande maioria dos hebreus eram todos gregos. À primeira vista, pode parecer o seguinte: “Ah, vocês estão reclamando. Nós vamos eleger vocês para resolverem nosso problema!” Parece quando eu ensinava na Escola Bíblica anos atrás. Michele e eu ensinamos na sala dos casais por sete anos antes de eu ir para o ministério. Nós sempre levávamos algumas delícias assadas para o pessoal comer na sala, brownies e coisas desse tipo. Um dia, um dos membros, Ken, disse: “Cara, sempre tem essas coisas doces. Por que vocês não trazem alguns biscoitos, lingüiça e coisas assim!” O que é que você acha que eu disse para o Ken? Certo! Eu disse: “Ken, boa idéia. Por que você não faz isso semana que vem?” Ele fez… e ele nunca mais reclamou!

 

Mas o que eu acho que realmente estava acontecendo aqui foi uma enorme demonstração de amor e respeito por parte da maioria dos hebreus. Eles todos nomearam sete gregos para esse honrado cargo de liderança de servo. Eu realmente creio que foi isso que aconteceu aqui, uma maravilhosa demonstração de unidade amorosa.

 

Outra coisa que é importante nisso é que os dois únicos diáconos mencionados novamente no Novo Testamento são Estevão e Filipe. Eles eram também diáconos evangelistas. Nós leremos sobre como eles compartilharam sua fé com os outros.

 

Eu sou muito feliz porque nossos diáconos são diáconos evangelistas. Esses 8 homens que vocês nomearam são todos homens treinados no FAITH, todos eles. Aplaudam! Glória a Deus por isso. Todos eles foram treinados no Evangelismo FAITH e apóiam de maneira ativa o FAITH através da Escola Bíblica.

 

6 Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.

 

Ou seja, eles foram ordenados, eles foram simbolicamente separados para esse ministério. É isso que a “imposição” de mãos simboliza. Nós teremos em breve um culto para ordenação dos nossos novos diáconos. Então qual é o resultado desse ofício? Vejam o versículo 7:

 

7 Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.

 

A liderança pastoral fica livre para dedicar mais tempo à oração e pregação, os diáconos estão “diaconizando” e a igreja continua a crescer novamente.

 

“Vida conduz ao crescimento. Crescimento conduz a problemas. Problemas conduzem à soluções. E soluções conduzem a um maior crescimento.”

. Fiquem de pé para a oração.