Deus Trabalhando

Deus Trabalhando

“Deus Trabalhando”

(Atos 13:1-12)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(2-12-07) (Manhã)

 

. Pegue a palavra de Deus e abra em Atos, capítulo 13.

 

Se você está nos visitando, nós estamos navegando pelo livro de Atos, em uma série com o título “A Igreja em Chamas”. Nós estamos vendo versículo por versículo destes capítulos que nos fornecem a arrepiante história da igreja primitiva. Nós notamos anteriormente que o versículo-chave para o livro de Atos é Atos 1:8. Muitos de vocês o conhecem e já o memorizaram. Vocês podem dize-lo comigo: “Recebereis poder quando vier sobre vós o Espírito Santo e sereis Minhas testemunhas em Jerusalém, Judéia e Samaria, até os confins da terra.”

 

Em Atos 1-7, a igreja está testemunhando em Jerusalém. Em Atos 8-12, a igreja está testemunhando em toda Judéia e Samaria. E para a maioria, a pessoa central é Pedro e o ministério está centrado nos judeus. Agora, começando no capítulo 13, nós viramos a esquina e começamos a ver o evangelho ser levado até os confins da terra e a pessoal central é Paulo com seu ministério com os gentios.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da palavra de Deus.

 

1 E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.

2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

3 Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

4 E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

5 E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador.

6 E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus,

7 O qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus.

8 Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul.

9 Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele,

10 Disse: O filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?

11 Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão.

12 Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Um dos fatos mais interessantes sobre o Deus da Bíblia é que Ele nunca se cansa e Ele nunca dorme. O salmista disse no Salmo 121: “aquele que te guarda não tosquenejará…. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.” Deus nunca fica cansado. Quando a Bíblia fala em Gênesis que Deus “descansou” da Sua criação no sétimo dia, não significa que Ele estava morto de cansaço por ter trabalhado demais. Significa apenas que Ele parou com Sua obra criativa. O salmista diz que Deus “não dormirá nem tosquenejará”.

 

Você sabe o que significa “tosquenejar”? Dentro de alguns instantes você vai ver uma demonstração aqui neste lugar! Deixe falar 10 minutos sobre isso e dê uma olhada ao redor. Você vai ver algumas pessoas que começam a tosquenejar. Talvez eles tenham trabalhado até tarde ou feito algo do tipo, mas fique olhando e você vai ver essa lentidão, o balançar de cabeças. Isso é tosquenejar. Eu me lembro de um cara lá na Geórgia, na igreja onde eu servi como diácono. Era só o coitado do cara ficar quieto e começava a tosquenejar. A cabeça dele começava a cair. Uma noite, meu pastor estava pregando e cabeça desse cara começou a balançar, ele caiu no sono e ele deu uma daquelas quando você quase cai no corredor e seu corpo parece que sintoniza com sua mente e você acorda de repente. Sabe quando você acorda de repente e dá um chute no banco da frente? Ele fez isso e todo mundo olhou pra ele. Que vergonha! Bem, nós dormimos porque somos seres humanos e nossos corpos precisam descansar.

 

Vocês sabem o que é deísmo? Quantos de vocês sabem o que é deísmo? Levantem suas mãos. Deísmo é a crença de que Deus criou todas as coisas e depois foi embora. Se o universo fosse como um relógio de pulso, é como se Deus criasse esse incrível relógio de pulso e Ele ficasse nervoso e então partisse deixando-o pulsar o tic-tac por si mesmo. Ele nunca pega o relógio. Ele nunca põe um fim. Ele simplesmente faz funcionar e o deixa sozinho. É como se Deus colocasse tudo para funcionar e então Ele simplesmente…tosqueneja.

 

Ouçam: o Deus da Bíblia nunca tosqueneja. Certo? Ele está sempre acordado e sempre trabalhando. Aqueles de vocês que já estiveram no estudo de Henry Blackaby, Experimentando Deus, sabem que essa verdade é um princípio fundamental para o estudo dele: “Deus está sempre trabalhando ao seu redor.” Eu creio que nós vemos essa verdade em nosso texto nesta manhã.

 

Eu quero falar com vocês nesta manhã sobre o Deus que nunca tosqueneja nem dorme, o Deus que nunca cochila, o Deus que está sempre trabalhando. Como Deus está trabalhando hoje? Primeiro:

 

I. Deus está Trabalhando através do Seu Povo (1-3)

 

Vamos dar uma olhada melhor nesses três primeiros versículos. A Bíblia diz isso nessa igreja em Antioquia, e lembre que você pode olhar Antioquia nos mapas no final da sua Bíblia. Alguém pode estar pensando: “Hei, eu tenho essa Bíblia com esses mapas no final. Quando nós vamos começar a usar esses mapas?!” Bem, nós vamos começar a usar bastante esses mapas agora, a partir do capítulo 13 em diante. Apenas dêem uma checada de vez em quando para acompanhar o estudo.

 

Aqui está a igreja em Antioquia e a Bíblia diz que há certos profetas e doutores lá, cinco em particular são mencionados por Lucas, o autor de Atos. Viu esses cinco caras aqui no versículo 1? Primeiro, tem Barnabé. O que significa o nome desse cara? Filho da consolação. Lembrem-se, ele é o cara cuja presença é tão agradável que os apóstolos lhe dão um apelido. Lá no final do capítulo 4, os apóstolos ficam pensando: “José, você precisa mudar de nome. Você é um encorajador e tanto, nós vamos te chamar de “Barnabé”, filho de, ou “alguém que” é um encorajador. Vocês têm Barnabé que é um judeu e um cara que é cheio do Espírito.

 

Depois, você tem Simeão, que é chamado Níger. Essa palavra “Niger” é uma palavra em latim que significa de “feição escura” ou “negro”. Simeão não era judeu; ele era um gentio da África. E também o próximo cara: Lúcio de Cirene; outro gentio da África. A seguir você tem esse cara chamado Manaém. Ele é um cara que fora trazido com Herodes; Herodes, o cara mau sobre quem nós lemos a semana passada, que morreu pelo julgamento da mão de Deus. Manaém é um romano que deve ter pensado: “Eu posso ter sido trazido com Herodes, mas eu não vou seguir esse cara. Eu não quero morrer como ele morreu!” E então você tem Saulo; esse é Saulo, o Apóstolo Paulo.

 

O que me chama atenção no versículo 1, é como Deus está trabalhando através dessas várias pessoas. Você realmente tem um grupo heterogêneo, multi racial aqui. Você tem origens, culturas e identidades diferentes e Deus está trabalhando através desses homens. E eu quero dizer uma coisa para vocês, senhoras e senhores: esta é a igreja! Não é uma coisa notável que Deus trabalha através do Seu povo, pessoas tão diferentes, e que Ele usa pessoas como você e eu. Dá uma olhada ao redor. Deus quer trabalhar através de cada um de nós. Não importa de onde viemos, qual seja nossa cultura, ou o quanto nossa infância tenha sido problemática – Deus quer realizar Sua obra através de cada um de nós. Vamos ler o outro versículo. Vocês estão prontos? Vejam no versículo 2 o que esses cinco caras estavam fazendo.

 

2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

 

A Bíblia diz que eles estavam servindo ao Senhor e jejuando quando o Espírito falou com eles. Eu imagino que o Espírito deixou isso claro com um dos profetas ali na igreja em Antioquia e então ele compartilhou com os outros o desejo de Deus: a separação de dois homens – Barnabé e Saulo – para um trabalho missionário específico. Mas repare no que eles estavam fazendo antes do Senhor falar. A Bíblia diz que eles estavam servindo ao Senhor e jejuando. Na Bíblia, jejuar significa ficar sem comida por um tempo a fim de que você concentre suas energias no Senhor. Esses homens estavam jejuando. Eles não estavam de dieta, não é esse tipo de jejum. Eles estavam sem uma refeição ou sem várias refeições, a fim de que eles realmente voltassem sua atenção para o Senhor. E, hoje, o jejum continua sendo uma forma eficaz de se buscar a vontade e o propósito do Senhor. Nós podemos jejuar e ficar sem uma refeição ou algumas refeições, buscando o propósito de Deus para uma coisa em particular. É uma maneira de dizer: “Eu vou me dedicar completamente a essa questão através do jejum e orando ao Senhor.”

 

E nos meus estudos esta semana eu fiquei tocado com a primeira parte do versículo 2. A Bíblia diz que esses homens “serviam ao Senhor”. Nós normalmente nos referimos ao nosso ministério como um serviço “para” o Senhor. Você já pensou no trabalho de Deus como um serviço “ao” Senhor? Que diferença uma preposição pode fazer! Pode ser por essa razão que outras traduções falam: “Eles adoravam ao Senhor” porque o ministério feito corretamente é uma adoração oferecida a Deus. Vê, é tão fácil estar ocupado “para” o Senhor, mas esses homens estavam servindo “ao” Senhor. O trabalho que eles estavam fazendo, o trabalho que eles estavam oferecendo, identificado primeiramente aqui como ensino da palavra, era um serviço “ao” Senhor, um ato de adoração. Eu quero te encorajar, esteja você ensinando na Escola Bíblica, ou num estudo Bíblico, recebendo as pessoas na porta, trabalhando na sala de bebês – qualquer que seja o serviço que você esteja realizando – considere-o como um ministério “ao” Senhor; faça-o como um ato de adoração.

 

A Bíblia diz que a igreja fez algo em resposta ao chamado do Espírito. O versículo 3 diz: “Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram”.

 

A igreja de Antioquia confirmou o chamado do Espírito com relação a esses dois homens, Barnabé e Saulo. Eles “puseram as mãos sobre eles”, que é uma forma física de se identificarem espiritualmente com eles. Ao tocá-los, a igreja está dizendo: “Nós estamos com vocês nisso. Nós vamos apóia-los. Nós vamos orar por vocês. É como se nós fossemos com vocês embora fiquemos aqui. É por isso que estamos pondo as mãos sobre vocês.”

 

E a mesma coisa acontece hoje em nossa igreja. Pense sobre isso, provavelmente havia muitos bons estudos bíblicos acontecendo na igreja de Antioquia. Mas Deus não nos quer sentados em pequenos grupos, marcando nossa Bíblias até que Jesus volte. Ele chama pessoas que estão trabalhando e servindo na igreja pra um serviço maior. Ele nos chama para servi-Lo em missão. Eles nos chama para servi-Lo do outro lado da rua, falando com nossos vizinhos sobre Jesus. Eles nos chama para servi-Lo em nosso estado e em nosso país, ao compartilharmos o evangelho com as pessoas em Kentucky, como nossos jovens fizeram ano passado em Nova Iorque. Ele nos chama para os confins da terra, como muitos de nós servimos no Brasil no verão passado, ou na Grécia como um casal da nossa igreja fez há algumas semanas, ou na Índia como os Littons fizeram em outubro passado. Por falar nisso, não se esqueçam de ler o artigo no boletim de hoje!

 

Mas não é algo encorajador que Deus esteja trabalhando através do Seu povo, trabalhando através de você e de mim? Deus hoje quer fazer algo incrível na sua vida e através dela. Você está deixando Ele fazer esse trabalho? Você está permitindo que Deus trabalhe através de você na escola, falando para as outras crianças sobre Jesus, convidando-as para virem à sua igreja? Você está deixando Deus trabalhar através de você no trabalho, e na sua família? Permita que Ele te use para glória dEle esta semana. Deus está trabalhando através do Seu povo. Segundo:

 

II. Deus está Trabalhando através da Pregação (4-5)

 

Vejam o que Barnabé e Saulo fazem quando eles partem de Antioquia e chegam no campo missionário. Versículos 4 e 5. A Bíblia diz: “E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre”. Lembram-se de Chipre? É aquela ilha que fica lá no Mar Mediterrâneo. Lembram-se dos Mapas – confiram depois nos mapas! Faz sentido que eles tenham ido para Chipre primeiro. Barnabé era dali. Ali estava o “pessoal dele”. A propósito, esse é um lembrete para nós de que não devemos querer compartilhar o Evangelho em terras estrangeiras se não temos compartilhado o Evangelho com nossa família. Amém?

 

O versículo 5 diz que: “chegados a Salamina (que é Chipre), anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador”. Ray Stedman chama João de “estagiário” deles. Eles levaram um estagiário consigo, João Marcos. Nós leremos mais sobre ele mais tarde. Eu quero enfatizar aqui esse padrão. Deus está trabalhando através da pregação. Você vê isso dessa vez e novamente no livro de Atos. Os missionários chegam na cidade e vão à sinagoga local onde eles pregam a palavra.

 

Eu quero fornecer para vocês essas referências e vocês podem conferir mais tarde, mas vocês vão encontrar esse padrão de chegar à cidade, ir para a sinagoga pregar o Evangelho. Você tem isso no versículo 4 e depois novamente no versículo 14. Estão vendo lá no versículo 14 quando eles vão para Antioquia na Pisidia? A Bíblia diz que eles “entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;” Eles vão primeiramente lá para pregar a palavra. Você vê isso novamente nos capítulos 14:1; 17:1-2;17-10 e 18:4. Esse é o padrão porque Deus está trabalhando através da pregação, e especificamente através da pregação do Evangelho.

 

Veja que nossa igreja pode fazer várias coisas, mas se nós não pregarmos, alcançando e ensinando no nome de Jesus Cristo, não somos uma igreja. Qualquer outra coisa que fizermos como igreja, podemos nos certificar de que a pregação permaneça como enfoque da nossa adoração e que a pregação da palavra esteja presente em qualquer outro ministério.

 

Deus está trabalhando através do Seu povo. Deus está trabalhando através da pregação. De que outra maneira Deus está trabalhando hoje? Número três:

 

III. Deus está Trabalhando através do Seu Poder (6-12)

 

Lembram que Atos 1:8 nos diz que é o poder do Espírito Santo que torna possível que compartilhemos o Evangelho. Jesus disse: “Recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós e sereis Minhas testemunhas”. E o poder de Deus é superior a qualquer outra força ou poder no mundo. Eu creio que nós vemos isso nos versículos 6-12. É aqui que esta estranhíssima história acontece. Quantos de vocês gostam de coisas esquisitas e estranhas? Eu também. Vejam o versículo 6.

 

6 E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus

 

Esse parece um nome esquisito, não é? Bar-Jesus. A palavra “Bar” ali significa “filho de”, “alguém como”. Por exemplo, nós dissemos que “Barnabé” significa “filho da consolação”. Aqui nós temos “Bar-Jesus”, “um como que filho de Jesus”; Jesus, é o equivalente grego de Josué, “o Senhor salva”. Ou seja, Bar-Jesus significa filho de Josué. Josué era um nome comum naqueles dias. Vejam o versículo 7:

 

7 O qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir

 

Ou seja, lá na ilha de Chipre tinha esse cara chamado Bar-Jesus e Bar-Jesus está “com o procônsul Sergio Paulo”. Sérgio Paulo é um oficial romano que trabalhava como Governador de Chipre. Ele é um homem inteligente e a Bíblia diz que “este homem chamou Barnabé e Saulo para si”, por que razão? Ele “procurava ouvir a palavra de Deus”.

 

Vocês se lembram quando estávamos estudando semanas atrás a respeito de Cornélio lá no capítulo 10? Eu disse ali que tinha “Cornélios” em todos os lugares? Sérgio Paulo é um “Cornélio”. Ele foi guiado até Deus pelo Espírito Santo. Ele “procurava ouvir a palavra de Deus”. Lembre-se disso nesta semana: há pessoas que estão buscando ouvir a palavra de Deus. Existem pessoas na sua sala de inglês, pessoas no recreio, pessoas na sua vizinhança, procurando ouvir a palavra de Deus. Sinta-se encorajado com isso. Mas saiba, também, que sempre vai haver pessoas para atrapalhar você na hora de falar do Evangelho. Versículo 8:

 

8 Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul

 

Ou seja, outro nome para Bar-Jesus é “Elimas”, um nome que significa encantador, ou mágico, que atrapalhou Barnabé e Saulo. Ele buscava desviar da fé esse governador, desviá-lo de Jesus Cristo. Eu imagino que Elimas está fazendo isso porque ele vai perder sua influência com o governador. Até aqui, Sergio Paulo vinha consultando Bar-Jesus como uma espécie de conselheiro espiritual. Elimas é um tipo de mágico, utilizando sua mágica, aparentemente magia negra, para impressionar o povo. E vêm Paulo e Barnabé com o poder do Evangelho e ele se sente ameaçado. Barnabé e Paulo estão compartilhando o poder de Deus e Elimas fica ali pensando: “Hei, não dê atenção para esses caras, olha para mim, eu tenho o poder.” Versículo 9:

 

9 Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele,

 

Lembra aquele olhar da sua mãe ou do seu pai quando você fazia uma coisa errada? O.K, lembra-se daquele olhar da sua esposa quando você faz alguma coisa errada? Olhos que te incineram? É esse o olhar que Paulo lança sobre esse mágico chamado Elimas. Veja o que ele lhe diz no versículo 10:

 

10 Disse: O filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?

 

Essa palavra “engano” aqui é usada para descrever um anzol. Quão enganador é um anzol? Pergunte para o peixe, certo? Muito enganador. Ele diz: “filho do diabo”. Ou seja, você não é “Bar-Jesus”, você é “Bar-Satan”. Seu inimigo de toda malícia, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? Isso é, você vai parar de tentar atrapalhar o trabalho de Deus, tentando desviar as pessoas da verdade, tentando levá-las para o mau caminho, o tortuoso caminho que leva à destruição?

 

Veja que é isso que Elimas está fazendo. Barnabé e Saulo estão compartilhando o Evangelho com Sérgio Paulo e Elimas fica ali: “Não, por aqui! Eu tenho o poder! Veja só eu tirar um coelho do meu chapéu!”

 

E Paulo o coloca no seu devido lugar. E Paulo é um apóstolo. Ele pode fazer coisas que você e eu não podemos fazer hoje porque não há apóstolos hoje como havia então. Portanto, não tente fazer o que Paulo faz aquino versículo 11. Veja o que ele fala e faz com Elimas:

 

11 Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão.

 

Nossa! É uma coisa perigosa se colocar no meio do caminho do trabalho de Deus. Nunca se permita ser uma distração no trabalho do Senhor.

 

12 Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.

 

Não há dúvida, não é?! Quero dizer, é claro que o procônsul creu. Ele viu o poder de Deus derrotar o poder do mágico Elimas. Paulo pronuncia julgamento sobre Elimas e Sérgio Paulo pensa: “Humm, seguir esses caras ou o cara cego com a varinha mágica.”

 

Veja que Deus está sempre trabalhando. Ele está trabalhando através do Seu povo, através da pregação, e através do Seu poder. Ele nunca cochila. Ele está trabalhando neste exato momento. Ele trouxe você aqui por causa do Seu soberano propósito. Talvez você pense que você sozinho escolheu estar aqui esta manhã, mas o Deus que está trabalhando, estava e está guiando você. Ele está com você neste exato momento.

 

. Fique de pé para oração.