Deus Fala à Noite

Deus Fala à Noite

“Deus Fala à Noite”

(Atos 18:1-23)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(24-02-08) (Manhã)

 

. Pegue a Palavra de Deus e abra em Atos, capítulo 18.

 

Nós continuamos nossa caminhada pelo livro de Atos, em nossa série de pregações expositivas, versículo por versículo, através de um livro empolgante, um estudo da igreja em seus primeiros anos, quando ela se espalha por todo o mundo conhecido naquela época. No capítulo 17 nós lemos sobre Paulo entre os filósofos de Atenas. No capítulo 18 nós lemos sobre Paulo deixando Atenas e entrando em Corinto. Ele deixa uma cidade conhecida por sua filosofia e entra em uma cidade conhecida por sua imoralidade.

 

Nós vamos estudar a maior parte do capítulo 18 esta manhã, versículos 1-23 para ser exato, mas antes de orarmos, eu vou ler dois versículos em particular para ajudar a preparar nosso pensamento para o que Deus está nos dizendo nesta passagem. Quando Paulo chega em Corinto, ele está fraco, ansioso, e com medo (1Corintios 2:3). Por essa razão, o Senhor aparece a Paulo à noite e fala com ele. Vamos ficar de pé e ler o que o nosso Senhor Jesus diz a Paulo à noite.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

9 E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;

10 Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Eu tinha 23 anos de idade e estava casado há apenas um ano quando eu passei várias semanas longe da minha noiva novinha em folha, em um programa de treinamento no sul de Atlanta. O treinamento levaria várias semanas e era tão intenso que era preciso que nós morássemos nos dormitórios por causa da facilidade. Era a empresa Chick-fil-A, e eu era um estagiário de negócios. Ao termino do meu treinamento, Michele e eu, e nossa miniatura de Schnauzer, Sammy, mudaríamos para São Francisco, Califórnia onde nós moraríamos e cuidaríamos de um restaurante Chick-fil-A. Aquele treinamento foi muito intenso. E o que a maioria das pessoas não sabiam era que enquanto do lado de fora eu tivesse um comportamento muito confiante, por dentro eu estava lutando contra o medo, a ansiedade e a insegurança.

 

Uma noite enquanto eu me preparava para dormir, meu colega de quarto, um homem mais velho e mais sábio do que eu, também se preparava para dormir. Nós estávamos conversando sobre várias coisas, e daí a conversa caminhou para o lado espiritual. Eu não sei se ele captou alguma coisa e sentiu que eu estava com medo, enquanto ele se preparava para pegar no sono, ele compartilhou comigo um verso da Escritura que era muito encorajador para ele e era Jeremias 29:11. Eu nunca tinha lido Jeremias 29:11 – eu nunca tinha lido Jeremias – e tive que procurar esse livro no índice da minha Bíblia. Imagine o quanto aquele versículo me encorajou quando eu li o que Deus disse para o Seu povo: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. Eu sublinhei aquele versículo na minha Bíblia e recebi encorajamento aquela noite do Deus que fala à noite.

 

É sobre isso que eu quero falar com vocês com relação ao capítulo 18 do Livro de Atos. Eu quero falar com vocês sobre o Deus que fala à noite. O Apóstolo Paulo era um ser humano assim como nós. Ele precisava de encorajamento espiritual e Deus trouxe isso para ele. Eu quero compartilhar com vocês como Deus pode encorajar você e eu quando nós buscamos viver para Ele. Quantos de vocês gostariam de ser encorajados nesta manhã, posso ver suas mãos? Bom. Aqui está o encorajamento número um:

 

I. Seja Encorajado pelo Povo de Deus (1-8)

 

Uma das razões pelas quais vir com regularidade aos cultos e na Escola Bíblica é tão importante é porque nós somos seres que se relacionam e nós precisamos uns dos outros. Você não pode ser um crente em crescimento sem a participação dos outros. O Novo Testamento é cheio de ordens que exigem que nós estejamos com as outras pessoas. Por exemplo, nos é dito para orarmos uns pelos outros e levarmos o fardo uns dos outros. Nós não podemos fazer essas coisas sozinhos. Nós não podemos demonstrar esse “uns dos outros”, ficando sentados reclusos em nossas salas de estar com as venezianas fechadas. Não podemos fazer essas coisas sozinhos. Nós somos seres que se relacionam e precisamos uns dos outros. Deus nos encoraja através do Seu povo, através de outros crentes. Vamos ler sobre isso nos versículos de 1-8:

 

1 E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto.

2 E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles,

3 E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.

 

Eu falei para vocês anteriormente que quando Paulo entrou em Corinto ele se sentia fraco, ansioso e com medo. Nós sabemos disso não tanto por causa do que nós lemos aqui, mas pelo que nós lemos em uma das cartas de Paulo aos Coríntios que ele escreveria mais tarde. Em 1Coríntios 2:3, Paulo escreve que quando ele foi ter com os Coríntios, ele estava com eles “em fraqueza, com temor e muito tremor”. O trabalho de Paulo em Atenas, junto aos filósofos no Areópago, não tinha dado muito certo. Lembrem que apenas alguns se tornaram crentes. Outros zombaram e outros não deram crédito. Paulo era um ser humano, então eu tenho certeza de que provavelmente ele se sentiu desencorajado e duvidoso com relação a sua pregação enquanto ele andava os 80 km rumo ao oeste de Atenas para Corinto. Ele estava deixando a cidade da filosofia e entrando na cidade da imoralidade.

 

Ele estava entrando numa cidade portuária em desenvolvimento, uma cidade tão cheia de pecado e imoralidade que ele teve que ter pelo menos um pouco de medo ao imaginar como o povo de lá receberia sua mensagem. Corinto era repleta de cultos à deusa grega Afrodite, a deusa do amor. Todas as noites cerca de 1000 “prostitutas do templo”, como eram chamadas, desciam o Acrocorinto onde ficava a imagem de Afrodite, e essas prostitutas perambulavam pelas ruas de Corinto, oferecendo seus “serviços”. A cidade de Corinto era tão cheia de pecado, luxúria e concupiscência que o nome “Corinto” se tornou sinônimo de atividade sexual. Por 500 anos, “Corintianizar” significou “envolver-se em imoralidade sexual”. Não é difícil imaginar porque o Espírito de Deus está guiando Paulo para essa cidade. Essas pessoas precisavam do Evangelho.

 

A Bíblia diz nos versículos 2-3 que Paulo encontrou em Corinto duas pessoas maravilhosas, um casal chamado Áquila e Priscila. Nós vamos ler sobre eles mais tarde, mas imagine o quanto Paulo foi encorajado por esse casal! Eles eram fazedores de tendas como ele e eram crentes como ele. Eles partilhavam do mesmo ofício e eles compartilhavam da mesma fé.

 

Anote esse texto na margem da sua Bíblia: Romanos 16:3-4. Lá Paulo escreve “Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus. Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças;” Paulo não conta como Áquila e Priscila “expuseram suas cabeças” pela vida dele, mas eles com certeza correram risco de morte de alguma maneira, que demonstrou que eles eram amigos crentes verdadeiros. Deus encoraja Paulo através do Seu povo. Então Paulo está com energia para fazer o trabalho para o qual Deus o chamara. Versículo 4:

 

4 E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.

 

Paulo é encorajado a prosseguir nas disputas na sinagoga. E aqui vêm mais pessoas de Deus para encorajar Paulo. Lembram-se de Silas e de Timóteo? Aqui vêm eles da Macedônia. Paulo se torna mais corajoso ao receber encorajamento dos amigos crentes.

 

5 E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo.

6 Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios.

 

Essa é uma maneira de mostrar que uma pessoa não é culpada por compartilhar a verdade com alguém (Neemias 5:13, Ezequiel 3:18-19), sacudindo as vestes e dizendo: “o vosso sangue seja sobre a vossa cabeça”. É como se estivesse dizendo: “Eu não sou responsável pela sua recusa em crer em Cristo. Eu fiz a minha parte”.

 

7 E, saindo dali, entrou em casa de um homem chamado Tício Justo, que servia a Deus, e cuja casa estava junto da sinagoga.

 

Aqui está outra pessoa de quem Paulo recebe encorajamento. Paulo sai da sinagoga e vai para a porta ao lado e entra na casa desse cara chamado Justo. Paulo não foi muito longe, foi?! Ou seja, ele sai da porta e vira e entra na próxima. Aparentemente esse ajuste é uma grande ajuda para a continuidade do trabalho de Paulo em compartilhar o Evangelho, porque o versículo 8 nos diz que o próprio dirigente da sinagoga se torna um crente.

 

8 E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados.

 

Que encorajamento fantástico Paulo recebe! Ele é encorajado pelo povo de Deus. Muitas vezes a resposta para nossos momentos de desencorajamento e duvidas vêm quando nos cercamos de outras pessoas. O Novo Testamento pressupõe que todos os crentes são membros ativos das igrejas locais. Na Bíblia não há, na verdade, nenhuma menção de uma pessoa simplesmente “freqüentar” uma igreja. Há uma expectativa de que todos os crentes deram seu nome oficialmente ao corpo de crentes dentre os quais eles são contados e crescem juntos, se confraternizam e encorajam uns aos outros.

 

Ontem, depois do nosso encontro mensal dos homens, vários de nossos homens se dirigiram até a casa de um de nossos membros onde eles botaram roupas camufladas e pegaram aquelas armas, pequenas armas que eles animados enchiam de balas de plástico cheias de tinta.

 

Esses homens cheios de alegria tomaram suas posições estratégicas no mato e animados começaram a disparar fogo uns nos outros – uma guerra de paintball! E ao deixar meu filho mais velho com eles, a participar da loucura, me dirigir para o conforto do meu aconchegante lar eu pensei: “Até na agitação de uma guerra de paintball há confraternização, relação de encorajamento que vem de homens crentes quando eles passam um tempo juntos – e atiram uns nos outros!”

 

Nós precisamos uns dos outros. Seja encorajado pelo povo de Deus. Número dois:

 

II. Seja Encorajado pela Presença de Deus (9-17)

 

Aparentemente, apesar do relativo sucesso que Paulo obtém em Corinto, ele ainda luta contra o medo e a ansiedade. Por que outro motivo nós leríamos essas palavras nos versículos 8-9 que nós lemos na abertura da nossa mensagem?

 

9 E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;

10 Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.

 

Deus fala com Paulo de noite e Ele fala uma mensagem de encorajamento para ele. Deus está falando na pessoa de Jesus Cristo. Ele diz: “Não temas, mas fala, e não te cales”. Em outras palavras: “Não desista! Continue compartilhando o Evangelho!” E por que Paulo não deveria ter medo? No versículo 10, Deus diz: “Porque Eu sou contigo”. Eu amo esta afirmação! Eu sou contigo.

 

Essa é a mesma coisa que Deus havia dito para Josué quando ele se preparava para conduzir o povo de Deus para a Terra Prometida. Deus disse em Josué 1:9: “Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares”.

 

E um dos meus versículos favoritos na Bíblia é Isaías 41:10. Deus diz: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”.

 

Deus também promete a Paulo sua proteção e diz para ele que há pessoas em Corinto que serão salvas quando ouvirem o Evangelho. O Senhor diz na última parte do versículo 10: “tenho muito povo nesta cidade”. Essa é a maneira de Deus dizer: “Eu sei quem são as pessoas aqui em Corinto que vão se tornar crentes”. Embora você lide com o pré-conhecimento de Deus e a doutrina da Sua eleição, você tem que concluir que Deus encoraja Paulo a continuar compartilhando o Evangelho porque ainda há mais pessoas em Corinto que vão responder favoravelmente ao que ele tem para dizer. Paulo se sente tão encorajado com essa verdade que o versículo 11 diz:

 

11 E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.

 

Isso é um encorajamento para você e para mim ao compartilharmos o Evangelho também. Ontem, eu estava estudando meu material de Evangelismo FAITH e fiquei ansioso para nos reunirmos amanhã à noite. Quando mais de cem dentre nós se reunirem amanhã à noite para visitar pessoas em nossa comunidade, nós podemos ser encorajados como Paulo foi, pelo fato de que há mias pessoas em Henderson que vão se tornar crentes. Nós não sabemos quem são elas, mas Deus sabe. Nós apenas seremos fiéis e compartilharemos o Evangelho. Deus não nos chama para sermos bem sucedidos. Ele nos chama para sermos fiéis. E ao compartilharmos, nós somos encorajados porque Deus está “conosco”. Ele está conosco! Glória a Deus porque não vamos sozinhos.

 

Deus encoraja Paulo com Sua presença. Isso não significa que Paulo não vá enfrentar dificuldades. Vejam os versículos 12-17:

 

12 Mas, sendo Gálio procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus concordemente contra Paulo, e o levaram ao tribunal,

 

A história secular nos conta que Gálio é o irmão mais velho de Sêneca, o filósofo. Sêneca era tutor de um jovem romano chamado Nero, que seria o próximo imperador depois de Cláudio. Ou seja, Gálio é o cara romano que estava “no comando” aqui em Corinto e Paulo é levado à presença dele para julgamento. Me disseram que você pode visitar esse exato local hoje em Corinto e ver esse mesmo lugar descrito aqui no versículo 12 onde Paulo ficou diante de Gálio há 2.000 anos. Os Judeus levaram Paulo até lá e qual era a acusação deles? Versículo 13:

 

13 Dizendo: Este persuade os homens a servir a Deus contra a lei.

14 E, querendo Paulo abrir a boca, disse Gálio aos judeus: Se houvesse, ó judeus, algum agravo ou crime enorme, com razão vos sofreria,

15 Mas, se a questão é de palavras, e de nomes, e da lei que entre vós há, vede-o vós mesmos; porque eu não quero ser juiz dessas coisas.

16 E expulsou-os do tribunal.

 

Gálio fica pensando: “Vejam, isso não é um assunto do Direito Romano. Isso é importante para vocês judeus, então eu não vou nem ouvir esse caso”. Então Gálio manda os judeus partirem. E o que eles fazem? Versículo 17:

 

17 Então todos os gregos agarraram Sóstenes, principal da sinagoga, e o feriram diante do tribunal; e a Gálio nada destas coisas o incomodava.

 

Os judeus continuam tentando agir contra Paulo e contra o espalhar do Evangelho, chegando até a espancar o líder da sinagoga, um homem chamado Sóstenes. A propósito, Paulo menciona Sóstenes no início de sua carta aos Corintios (1Corintios 1:1). E a Bíblia diz que “a Gálio nada destas coisas incomodava”.

 

A indiferença de Gálio estava sob a direção da providência de Deus. Isso nos conduz ao nosso último ponto. Nós dissemos que o Deus que fala à noite nos encoraja com Seu povo e com Sua presença. Agora, em terceiro lugar, nós:

 

III. Seremos Encorajados pela Providência de Deus (18-23)

 

Porque Gálio não fez nada, o cristianismo ficou livre para florescer em Corinto. Então nós lemos no versículo 18 que, “Paulo ficou ali ainda muitos dias”. Paulo tinha liberdade para compartilhar em Corinto, sem medo de perseguição dos Romanos. Vamos ler o restante desses versículos, versículo 18-23:

 

18 E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto.

 

Raspar a cabeça e “fazer um voto” era uma maneira judaica de mostrar gratidão a Deus pela providência do Seu cuidado, sua benção e proteção. Paulo estava na verdade agradecendo a Deus pelo 1 ano e meio de ministério que ele teve ali em Corinto.

 

19 E chegou a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus.

20 E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso.

21 Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.

 

Paulo acreditou na providência de Deus. Deus está no controle de tudo. Paulo diz: “mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós”. Ele diz: “Eu vou voltar, se Deus permitir”. Essa é uma sábia maneira de viver. “Eu não tenho certeza de quais são os planos de Deus. Se Ele de forma providencial me trouxer de volta para cá, então verei vocês novamente. Esse é o meu plano, mas Deus está no controle de todas as coisas. Se Deus quiser…”

 

A seguir nós lemos sobre o retorno de Paulo a Antioquia, e nós temos a conclusão dessa segunda viagem missionária e o início da viagem missionária numero três, nos versículos 22-23:

 

22 E, chegando a Cesaréia, subiu a Jerusalém e, saudando a igreja, desceu a Antioquia.

23 E, estando ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela província da Galácia e da Frígia, confirmando a todos os discípulos.

 

Conclusão:

 

Eu estava lendo Steve Brown esta semana e ele estava escrevendo sobre como garotos eram iniciados à masculinidade nas primitivas tribos indígenas americanas. Ele escreve:

 

O pequeno garoto era tirado da sua família e levado para a floresta. Era dito a ele que ele tinha que passar a noite toda sozinho na floresta. Vocês conseguem imaginar o horror! Todo barulho era algo para se temer e toda sombra um monstro. Mas, quando o sol aparecia nas montanhas, a primeira visão do garoto seria o seu pai. Durante toda a noite, no silêncio e longe da vista do garoto, ficava o pai dele, de prontidão, vigiando e protegendo seu filho. Com grande satisfação, o garoto correria para seu pai gritando: “Pai, você estava aí o tempo todo!”

 

O Deus que fala à noite diz para mim e para você: “Não tema…pois Eu sou contigo”.

 

. Fiquem de pé para oração.