Desejando o Senhor

Desejando o Senhor

“Desejando o Senhor”
(1 Pedro 2:1-3)
Série: Força na Adversidade
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem suas Bíblias e abram em 1 Pedro, capítulo 2 (Pg 815; YouVersion).
Enquanto vocês procuram 1 Pedro, dois pedidos de oração: lembrem-se de orar pelo trabalho que está ocorrendo em Nova Yorque e outras áreas afetadas pelo Furacão Sandy. Orem pela equipe de nossa igreja que está lá ajudando para aliviar os efeitos do desastre. Orem para que as vítimas encontrem força e esperança no conforto do Senhor.
Também quero lembrá-los de votar nas eleições desta Terça. Somos Cristãos e nossa missão básica é proclamar o Evangelho. Como Cristãos devemos ser mais preocupados com a afiliação espiritual de alguém do que a afiliação política. Se nossos vizinhos estão perdidos e a caminho do inferno, nossa ordem é compartilhar o Evangelho. Se as nações permanecem cheias de grupos de pessoas não alcançadas, nosso trabalho é compartilhar o Evangelho conforme Deus edifica Sua nação, o reino de Deus. Deus está redimindo pessoas de todas as tribos, línguas e nações. Nunca esqueça de que política não é nossa preocupação principal. Tendo dito isso, somos chamados a ser “sal e luz.” Nós influenciamos nossa sociedade. Cristãos devem votar. E Cristãos devem eleger para cargos políticos aqueles candidatos que melhor refletem nossos valores bíblicos. Então busque por aqueles que fazem isso e Deus te guiará.
Mas, por favor, lembrem-se disso: Deus está no controle. Ele sabe o que está fazendo independente de quem senta na Casa Branca. A Bíblia diz que nosso Senhor, “sustenta todas as coisas por Sua palavra poderosa (Hebreus 1:3).” O Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso reina (Apocalipse 19:6). Furacões, eleições – nossos tempos estão nas mãos de Deus. Ele está no controle.
Eu quero agradecê-los novamente por suas orações pela Equipe Missionária na Tailândia. Nosso ministério está muito efetivo e a equipe está firme após muitos dias de trabalho missionário. Na manhã do Domingo passado eu estive pregando na igreja em Laos. E uma das observações que fiz é que estamos nos lembrando e orando pelos nossos irmãos e irmãs no Laos. A Bíblia diz, “Orem uns pelos outros.” E assim quero encorajá-los a orar por irmãos que vocês ainda não encontraram e irmãs que vocês ainda não conhecem. Vocês têm muitas coisas em comum com eles e eles com vocês. O mais importante é que compartilhamos em comum o mesmo Senhor e Salvador. Todos nós somos parte da família de Deus através das riquezas do Evangelho. Então, por favor, continuem a orar pelos crentes no Laos. Muitos enfrentam perseguições, então orem pela fé deles para que permaneçam firmes. E a Equipe olha para frente para compartilhar mais em um culto após as férias. Vocês já encontraram 1 Pedro, capítulo 2?
Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.
1 Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.
2 Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação,
3 agora que provaram que o Senhor é bom.
Você não tem que ensinar uma criança como beber leite. Eu acho isso impressionante demais. Um bebê nasce e instintivamente sabe a mecânica das coisas. Quando o bebê está com sede sua boca naturalmente procura por leite. Quando encontra o leite, tudo fica bem. A boca se move e o leite sai, a garganta engole, tudo funciona. Deus, o grande Criador e Sustentador, dá aos recém-nascidos o desejo natural e a habilidade de beber leite. E os bebês tomam o leite e são nutridos por ele. E ninguém precisa ensinar isso para o bebê.
Nesta passagem da Escritura, Deus diz que é dessa maneira que os Cristãos têm que crescer. Como recém-nascidos, que são “nascidos de novo,” têm que beber leite puro da Palavra, a Bíblia. Por um lado, nós desejamos naturalmente a Palavra de Deus. E por outro lado, nós mantemos esse desejo conforme nos alimentamos da Palavra de Deus. Assim como bebês recém-nascidos são primeiramente alimentados por alguém e então crescem para se alimentarem sozinhos, assim o Cristão é espiritualmente gerado por Deus e então cresce para se alimentar, banqueteando-se com o leite da Palavra.
Agora, um recém-nascido não bebe apenas leite com o propósito de dominar o processo de beber leite. Não é para isso que o bebê é criado, simplesmente para dominar o processo de beber leite. E o Cristão não bebe o leite da Palavra com o propósito de dominar a Palavra. Não é para isso que o Cristão foi criado, simplesmente para se tornar um expert na leitura e estudo da Palavra. O Cristão bebe a Palavra do Senhor de forma a viver para o Senhor e amar mais o Senhor da Palavra. Deixe-me dizer isso novamente: “O Cristão bebe a Palavra do Senhor de forma a viver para o Senhor e amar mais o Senhor da Palavra.”
Pedro está falando à pessoas que, verso 3, “que provaram que o Senhor é bom.” O que você faz quando prova algo bom? Fácil essa pergunta! Você quer mais. Você quer mais e mais e mais e mais. Você diz, “Cara esse negócio é bom! Me dê mais!”
Eu e você fomos criados para conhecermos a Deus. Quando somos regenerados, nascidos de novo, gerados espiritualmente por Deus através do poder do Evangelho, nós “provamos do Senhor.” E uma vez tendo provado do Senhor, queremos mais e mais e mais. Pense em quando você foi salvo. Uau! Você disse, “Isso é muito bom!” Como o Salmista no Salmo 34:8, você clamou, “Ó, prove e veja como o SENHOR é bom; feliz é o homem que nEle confia!”
E você começou a crescer em seu relacionamento com Deus. Você começou a conhecê-LO mais e mais conforme estudou Sua Palavra. Você desejou, Ele alimentou. Você desejou, Ele alimentou. Você não estava estudando a Palavra simplesmente por estudar a Palavra. Você estudou a Palavra do Senhor para conhecer melhor o Senhor da Palavra.
Assim, Pedro está lembrando os Cristãos aqui, muitos os quais foram Cristãos por 30 anos, ele estava lembrando-os a continuar a almejar o Senhor. Você foi criado para ter relacionamento com Deus, a almejá-LO, a aprender dEle, a crescer nEle, a glorificá-LO. Esse é o seu propósito na vida seja você um doutor, um mecânico, um empregado ou um professor. Você foi criado para glorificá-LO. E, citando outro, “Deus é mais glorificado em você quando você é mais satisfeito nEle.”
Eu quero falar de almejar pelo Senhor. Como podemos manter um desejo pelo Senhor? Como podemos manter a questão de viver para Ele e almejá-LO? Número um:
I. Livre-se do Pecado (1)
Pedro começa o capítulo 2, verso 1, com “portanto” e esse ponto leva ao que ele estava falando. E ele estava apenas falando como eram os Cristãos, “nascidos de novo…através da Palavra de Deus (1Pedro 1:23),” a Palavra – verso 25 – “a palavra que pelo evangelho foi pregada a vocês (1Pedro 1:25).”
Assim, a mesma Palavra que dá vida – dando salvação, final do capítulo 1 – é a mesma Palavra que faz a vida crescer – início do capítulo 2. A mesma Palavra de Deus que nos gera, é a mesma Palavra de Deus que nos faz crescer. Deseje o puro leite da Palavra para que você cresça por meio dela. Agora voltando para o verso 1:
1 Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.
Então, desde que você é “regenerado…através da Palavra de Deus que vive e permanece para sempre…a Palavra que pelo Evangelho que foi pregado a vocês,” então – portanto, “livrem-se” dessas coisas, livre-se desses pecados. Existem cinco deles aqui no verso 1: malícia, engano, hipocrisia, inveja e toda maledicência.
Pedro diz, você se “livrará” dessas coisas. É a mesma palavra que está em Efésios 4:22, onde Paulo diz, “Dispam-se, quanto à antiga maneira de viver, do velho homem…” Ou conforme diz o escritor de Hebreus em Hebreus 12:1, “Livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve.”
Isso é um ato decisivo. Devemos todos os dias, diariamente, nos livrarmos desses pecados. Isso é um ato da vontade. “Faça isso,” diz Pedro. Livre-se, dispa-se, lance fora esses pecados. Um por vez:
“Malícia” ou maldade, ou perversidade. Livre-se de todas as ações que são prejudiciais aos outros.
“Engano” é machucar outra pessoa por malandragem ou falsidade. Em seu trabalho, você nunca foi tentado a enganar? A borrar as linhas dos padrões éticos? Livre-se desse pecado.
“Hipocrisia” é mascarar o mal que está por dentro, mostrando por fora um semblante de justiça. É a mesma palavra usada para descrever a repreensão de nosso Senhor aos Fariseus hipócritas. Ele disse, “Por fora (vocês) aparentam ser homens justos, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e ilegalidade (Mateus 23:28).” Livre-se do pecado da hipocrisia.
“Inveja” é fundamentalmente uma inabilidade de se alegrar quando outros são abençoados. Culpa? Você pode se alegrar quando outra pessoa ganha uma promoção, ou experimenta algum grau de sucesso? Não faça isso. Cristãos não vivem dessa maneira. Livrem-se do pecado da inveja. Note a liberdade genuína que você sente quando você pode se alegrar com o sucesso dos outros.
“Maledicência” é qualquer palavra falada de forma a destruir mais do que a construir. Nunca fale de forma negativa de outra pessoa, especialmente de um irmão ou irmã. Lembre-se disso na passagem anterior quando Pedro diz que os Cristãos são para “amar uns aos outros intensamente de todo coração (1Pedro 1:22).” Não podemos amar um ao outro intensamente se estamos destruindo os outros com as nossas palavras. Viva por Efésios 4:29, “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.”
Como você anseia pelo Senhor? Você se livra do pecado. Em segundo lugar:
II. Alimente-se da Palavra (2)
O verso 2 segue de mãos dadas com o verso 1. Você não pode cumprir o verso 1 sem também cumprir o verso 2. É por isso que a palavra lá no verso 1 está colocada de uma forma, “Livre-se,” que sugere que você também vai fazer algo mais. E você está, verso 2, “desejando o puro leite da Palavra.” Dessa forma, Livrando-se desses pecados, também desejando o puro leite da Palavra de Deus.” Você tem que fazer as duas coisas. Pecado te afasta da Palavra e a Palavra te afasta do pecado. Então faça a ambos: Livre-se do pecado E Alimente-se da Palavra.
2 Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação,
Recém-nascidos “assimilam” a nutrição pelo leite. Cristãos “assimilam” a nutrição pela Palavra de Deus quer seja ouvindo, quer seja lendo a Palavra. Nós temos que ansiar por isso, a palavra desejo se refere a uma intensa ânsia pessoal. Nós ansiamos pelo leite da Palavra de Deus da mesma forma que um recém-nascido anseia por leite.
Como um bebê recém-nascido anseia por leite? Quantas jovens mães estão aqui? Erga sua mão se você tem uma criança de colo em casa ou já teve uma em casa. Ok, como um bebê recém-nascido anseia por leite? Desesperadamente, ansiosamente e frequentemente. Certo?! Da mesma forma os Cristãos têm que desejar o puro leite da Palavra. Pense no paralelismo:
Desesperadamente. Um bebê chora por leite. Grita por ele. Anseia por ele com desespero. Dê-me ou morro! Você anseia pela Palavra de Deus dessa forma? Você pensa na Palavra de Deus como se você precisasse dela a cada e todo dia ou você morreria? Antes de responder tão rapidamente, considere sua prática aos cultos de Domingo à noite. Você se reúne com seus irmãos e irmãs para o alimento noturno da Palavra de Deus?
Ansiosamente. Um bebê não pode esperar para beber. É assim que você anseia por abrir a Palavra de Deus? Você diz, “Eu mal posso esperar para beber do leite da Palavra de Deus.” Se você considera a Bíblia enfadonha ou desnecessária, a implicação óbvia é que talvez você não tenha sido regenerado. Existe um desejo natural dado por Deus em ler a Palavra do Senhor de forma a viver e amar mais o Senhor da Palavra.
Frequentemente. Um bebê recém-nascido não é satisfeito com uma refeição por dia, certo mães?! Comer, comer e comer! No meio da madrugada, no meio do dia, no meio da noite. Comer. Frequentemente. Nosso Senhor Jesus nos lembra em Mateus 4:4, “Homens não vivem de pão somente, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” Cristãos, vejam seus corações e examinem a vocês mesmos. O quão frequentemente você ouve ou lê a Palavra do Senhor para que você saiba mais do Senhor da Palavra?
Note o adjetivo lá no verso 2, a palavra, “puro.” Significa não adulterado, não contaminado, sem aditivos, apenas leite puro.
Cristãos são afastados com frequência do puro leite da Palavra para beber uma Palavra que contém aditivos. Alguns pensam que precisamos acrescentar à Palavra, ou “vesti-la” para fazê-la parecer mais atrativa e apelativa. Isso resulta em uma Palavra contaminada, uma Palavra adulterada, uma Palavra com aditivos prejudiciais. E essa Palavra impura é ouvida de púlpitos, estudos bíblicos, TVs e até de alguma Rádio Cristã. Isso pode ser encontrado em um livro de bolso popular ou adesivo de carro.
Pedro diz, “desejem o PURO leite da Palavra para que POSSAIS CRESCER por meio dele.” Existe uma implicação aqui. E a implicação é: se você não tem o PURO leite da Palavra, você NÃO VAI CRESCER. Muitos Cristãos professos estão se alimentando de “lixo,” substitutos espirituais para o puro leite da Palavra. Se tentamos adornar a Palavra de Deus com ornamentos e fazemos nosso louvor sobre os ornamentos – quer seja um estilo de adoração ou um orador conhecido ou o quer quer que você tenha – então estamos obtendo nosso sustento de algo além daquilo que realmente nos nutre e alimenta nossos desejo de ter mais do Senhor. A razão de alguns Cristãos professos não estarem crescendo é porque eles têm o hábito de se alimentarem de lixo. Pode até parecer bom, mas dificilmente vai nutrir. Deseje o leite puro da Palavra para que possais crescer por meio dela. Beba a Palavra do Senhor para que você viva e ame mais o Senhor da Palavra.
Livre-se do pecado. Alimente-se da Palavra. Terceiro:
III. Deleite-se no Senhor (3)
Lembre-se: nós estudamos a Palavra do Senhor para que vivamos para Ele e amemos mais o Senhor da Palavra. Verso 3:
3 agora que provaram que o Senhor é bom.
Na versão em Inglês traz…“se de fato vocês provaram que o Senhor é bom.” O “se” é melhor traduzido por, “desde que” ou, “Porque.” É o mesmo que um pai dizendo para seu filho, “Se você é meu filho, é isso o que você faria.” Não há dúvidas de que ele é o pai de seu filho. É apenas uma maneira de seu pai ressaltar algo importante. Então Pedro diz, “se de fato vocês provaram que o Senhor é bom, então isso é o que vocês farão.”
“Provar” é conhecer por experiência. “provar” do Senhor é nascer de novo. É uma experiência pessoal.
Eu tenho certa satisfação apenas em olhar para a comida, você não? Ontem eu disse para alguém enquanto estávamos olhando para a mesa de sobremesas, “Eu me alegro apenas de olhar para essas coisas.” Mas obviamente eu não estava alimentado daquilo porque não havia comido aquilo. Eu não havia assimilado aquilo. Eu tenho que participar da comida para ser nutrido. E uma pessoa não se torna Cristã apenas por dizer que é Cristã. Ele ou ela devem “provar do Senhor.” Você deve nascer de novo.
Então Pedro está dizendo, “Aqueles de vocês que são nascidos de novo, aqueles de vocês que têm, “provado e sabem que o Senhor é bom,” aqui está a questão: Vocês continuarão provando. Vocês provarão dEle – experimentarão Ele – mais e mais conforme vocês lerem e se alimentarem de sua Palavra. Você lê a Palavra do Senhor para conhecer o Senhor da Palavra. Toda vez que você ouvir Sua Palavra ou ler Sua Palavra, você estará experimentando um relacionamento mais profundo com Jesus. Eu amo isso!
1 Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.
2 Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação,
3 agora que provaram que o Senhor é bom.
Fiquemos de pé para orarmos.