Deixando Tudo para Seguir

Deixando Tudo para Seguir

Lucas 5:1-11

Deixando Tudo para Seguir”

(Lucas 5:1-11)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(27-6-10)

  • Peguem a Palavra de Deus e abram em Lucas, capítulo 5.

Nós estamos pregando através do Evangelho de Lucas em uma série de mensagens chamada, “Certeza em Tempos Incertos.” A série começa do preâmbulo do Evangelho, os primeiros cinco versículos, onde Lucas diz a um homem chamado Teófilo que ele está escrevendo este livro para que ele “possa conhecer a certeza” das coisas nas quais foi instruído. O que é verdadeiro para Teófilo é verdadeiro para nós. Nosso estudo do Evangelho de Lucas é um estudo na certeza, um estudo da verdade, para que possamos ter a certeza nesses dias incertos. Jesus começou Seu ministério terreno e o que lemos nesta manhã é o chamado de Seus primeiros discípulos, Seus primeiros seguidores.

  • Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

1 E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;

2 E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.

3 E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.

4 E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.

5 E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.

6 E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.

7 E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.

8 E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.

9 Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.

10 E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.

11 E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.

  • Oremos.

Introdução:

Recentemente estive em um blog na internet cujo autor imaginou como seria a descrição do trabalho de um seguidor de Jesus. O título era, “Vaga de Trabalho – Discípulo.” A descrição do trabalho era baseada nas coisas que Jesus disse ou fez na Bíblia. Vou compartilhar com vocês um pouco disso:

Cargo: Discípulo

Empregador: Jesus de Nazaré

Localização: Flexível. Você será essencialmente um trabalhador de campo preenchendo os requisitos do cargo em sua comunidade local. Você deverá estar preparado a deixar para trás a segurança do lar em certas ocasiões.

Função e propósito: Você terá que viver como Jesus ensinou e seguir seu exemplo.

O candidato escolhido deverá estar disponível para começar imediatamente sem exceções para emergências familiares ou sensibilidades.

Você poderá ser requisitado em tempos para realizar exercícios de relações públicas para altos funcionários hostis à organização. Instruções específicas para essas demandas serão supridas no campo.

Você vai orar sempre e sem desistir.

Você amará a Deus e aos outros como a si mesmo.

Você estará ciente de suas prioridades–amar sua família deverá vir após amar seu empregador.

Você deverá estar preparado para sofrer assim que e quando o trabalho requisitar, levando sua cruz a cada dia.

O candidato ideal não será um guerreiro, particularmente quanto a alimento, segurança e vestuário.

Enquanto não é pago um salário num sentido convencional, você manterá sua posição com o seguinte entendimento:

Esteja preparado para vender todas as suas posses e dar aos pobres.

Quando viajar não leve dinheiro, uma sacola, roupas extras ou sapatos.

Quem quer que siga a Jesus, jamais andará em trevas, mas terá a luz da vida.

(Extraído derejesus.co.uk)

Aqueles de nós familiarizados com nossas Bíblias saberão que essa descrição de trabalho está em conformidade com os ensinamentos de Jesus Cristo. E a passagem diante de nós, esses 11 versículos que lemos anteriormente, é uma daquelas passagens que nos ajudam a entender com o que se parecem os seguidores de Jesus Cristo. Vou presumir que há uma maioria presente aqui nesta manhã que deseja ser um seguidor de Jesus Cristo. Nem todos que estão ouvindo podem estar interessados, mas muitos de vocês estão aqui porque vocês desejam crescer em sua caminhada com o Senhor e ser o homem e a mulher que Deus designou que você fosse. Para este fim, nossa passagem ajuda grandemente ao responder a pergunta, “O que enxergamos na verdade, seguidores de Cristo?” E vamos perceber que existem poucas características definidas daqueles que desejam seguir a Jesus. O que enxergamos na verdade, seguidores de Cristo? Primeiro:

I. Nós vemosBoa Vontade

Nós vemos um espírito de boa vontade, uma boa vontade em obedecer a Jesus Cristo sem se importar com o que Ele nos pede para fazer. Vejamos isso na Palavra. A sua Bíblia está aberta? Veja novamente nos versículos iniciais do capítulo 5. Primeiramente, Lucas nos coloca a par da situação. Ele diz no versículo 1 que as multidões estão pressionando-O para Ouvir a Palavra de Deus conforme Ele permanece ensinando no Lago de Genesaré. Como um pregador, eu nunca tive esse problema de ter que controlar a multidão! Eles estão pressionando, empurrando, se agitando, tentando ouvir Jesus, então Jesus decide fazer algo a respeito. O versículo 2 diz que Ele vê dois barcos lá no lago. O versículo 2 também diz que “e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.” Versículos posteriores e o contexto revelam para nós que esses barcos pertencem a Simão Pedro, André, Tiago e João. Jesus está de olho nesses barcos porque Ele planeja usar um deles como púlpito flutuante. Isso faz sentido, não é? Se você não pode pregar para uma multidão por que você não pode vê-la e ela não pode vê-lo nem ouvi-lo, então você se coloca em uma posição que melhore a situação. Assim, o versículo 3 diz que Jesus “entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.”

Então essa é a situação do que estava ocorrendo no texto. Observe novamente os versículos 4-5:

4 E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.

5 E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.

Pare comigo um instante e imagine o quão absurdo deve ter soado a Simão este pedido. Ele e, pelo menos outros três homens, seu irmão André, Tiago e João, estiveram pescando a noite toda e não pegaram nada. A noite era a hora de pescar no Lago de Genesaré, não de dia. E os homens estiveram fora a noite toda. Bem cedo, quando Jesus começou a pregar para a multidão, os homens estavam, o versículo 2 nos disse, “lavando suas redes.” Essas redes enormes eram lançadas na água por esses homens fortes e corpulentos. Era preciso muita força para lançar a rede e puxá-la e então lança-la novamente e puxá-la seguidas vezes. Os braços ficavam rapidamente cansados e as costas começavam a doer de tanto se curvar durante muitas horas. Esses homens não tinham sequer apanhado um simples peixe.

Eles tinhamretornado à noite cansados, exaustos e de mãos vazias. Na manhã seguinte eles pegaram essas redes pesadas e as estavam lavando e cuidadosamente as desembaraçando e emendando. Então eles as colocaram debaixo do sol quente para secar. Assim Jesus diz, “Eu quero que vocês ajuntem essas redes novamente e levem esses barcos para águas mais profundas e lancem as redes para pescar.”

Agora o que você acha que foi a primeira coisa que passou pela cabeça de Simão Pedro? Supondo que eu fosse Simão Pedro, eu poderia ter pensado, “É óbvio que você não sabe nada de pesca. Não se pesca à luz do dia debaixo do sol quente. Além do mais, estivemos pescando a noite toda nesse lago e não pegamos um simples e solitário peixe. Sair para águas mais profundas e lançar as redes para pescar? Lançaremosnossasredes, mas nãopegaremos nada. Jesus, você é um carpinteiro. O quevocêsabesobrepesca?”

É isso o que você diria? “Jesus, você é especialista em ensino bíblico, estudo da Bíblia, em sorrir e balançar crianças em seus joelhos, o que você poderia saber a respeito de contabilidade? Você é um professor da Bíblia, Jesus, então o que você poderia saber sobre ser bancário, sobre vendas, sobre máquinas, medicina, soldagem, sobre perdas e ganhos, inventários e relatórios de fim de mês? Jesus, o que você poderia saber sobre serviços sociais e sobre ensinar estudantes desmotivados em escolas públicas? O que você poderia saber, Jesus, sobre lavar roupa e cuidar de casa?

Se Pedro pensou assim – e ele pode ter feito isso em princípio – ele estava desejoso em fazer o que Jesus pediu. O versículo 5 indica um espírito de boa vontade. Veja novamente, “E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos;” Essa é a afirmação de um fato. Eles tinham encerrado a noite e foram mal sucedidos, mas não leia sem se mover rapidamente para o que Pedro diz em seguida. Ele diz, na última parte do versículo 5, talvez com um sorriso peculiar, “mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.”

Aqui está um homem com um espírito de boa vontade. Aqui está um homem que obedece a Jesus mesmo quando existe uma batalha interior contra o que Jesus diz para fazer. Pedro obedece a Jesus mesmo quando tudo dentro dele grita, “Não pode ser! Isso não vai dar certo! Isso não faz o menor sentido!”

Isso parece um pouco com Genesis 12 onde Deus diz a Abrão, “Veja, eu quero que você pegue tudo e vá. Deixe seu país, sua família e a casa de seu pai.” Para onde? Deus diz, “Para uma terra que eu te mostrarei (Genesis 12:1).” Agora, isso faz sentido? Você teria boa vontade em deixar seu emprego, pegar sua família, seus pertences pessoais e, quando alguém perguntar, “Onde você está indo?” Você diz, “Deus vai me mostrar.” “Ó…” Um fervoroso seguidor de Jesus Cristo tem uma boa vontade em fazer o que Ele pede mesmo que isso pareça contrariar o mundo.

Quando Pedro obedece o comando do Mestre, Deus honra essa obediência e Se mostra forte na vida de Pedro. O poder de Deus é evidente ao apanhar uma enorme quantidade de peixe, de forma que, versículo 6, “e rompia-se-lhes a rede.” Versículo 7, “E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.”

É difícil ler esses versículos sem nos questionarmos com algumas perguntas da alma. Poderia ser essa a razão pela qual eu não experimento um grande sentimento do poder de Deus, devido a minha falta de boa vontade em fazer tudo que Ele pede? Digo, eu sei o que a Bíblia diz sobre testemunhar, sobre confiar, sobre orar, frequentar a igreja, sobre dizimar, e sobre confiar e obedecer, mas algumas coisas que Ele me pede para fazer destoam tanto do mundo!” Poderia ser essa a razão de você não experimentar poder e vitória em sua vida porque você nunca faz nada radical. Você apenas permanece nas águas rasas da margem. Vocêestásegurolá. Vocêestáemsegurança. Vocêestáconfortávellá. “Eu gusto de ir à igreja uma vez por semana. Fazbem.Estouconfortável.Se encaixabememminha agenda.”Nuncanoslançamosnaságuas.Apenas flutuamos vivendo uma vida segura. Jesus nos chama para mais que isso.

Ele diz, “Vocês receberão poder quando vier o Espírito Santo sobre vocês e vocês serão Minhas testemunhas em Jerusalém, Judéia, Samaria, até os confins da terra (Atos 1:8). Estou chamando vocês para algo maior, melhor e bem maior que a segurança e conforto de seu modo de viver. Estou chamando vocês para salvar almas, fazer discípulos, e um tipo de vida que transforma o mundo. Você está dentro ou fora?” Boa vontade. O que mais vemos em verdadeiros seguidores de Cristo?

II. Nós vemos Quebrantamento

Verdadeiros seguidores de Cristo mantém um humilde espírito de quebrantamento diante de Deus. Eles são conscientes de seus pecados e de sua constante necessidade da graça de Deus. Nós vemos isso em Pedro enquanto ele ésimplesmente sobrecarregado com a grande pesca. Versículos 8 e seguintes:

8 E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.

9 Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.

10 E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão.

Novamente essa frase no versículo 8, “E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.”

Talvez tenhamos lido sobre esse evento tantas vezes que nos esquecemos o quão estranho essa reação nos pareceu quando a lemos pela primeira vez. Digo, deveríamos ter esperado algo diferente. Jesus faz esse grande milagre, demonstrando que Ele é Senhor sobre toda criação, incluindo os pequenos peixes no lago, sabe como é, Ele apenas pensa e todos os peixes no lago nadam para as redes, e se estivéssemos lá, estaríamos como quem diz, “Uau! Isso é demais! Jesus venhaamanhã de novo e pegaremosmaispeixes! Faremosumamatança!” Mas não é assimqueSimão Pedro responde. Eu sinto que existe um longo período de silêncio, a face de Pedro está congelada, em choque, olhando para Jesus, tentando processar tudo que estava acontecendo desde que encontrou Jesus de Nazaré pela primeira vez e, depois do que parece uma eternidade, ele cai aos pés de Jesus, caindo com o rosto no monte de peixes e clamando, “Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.”

Pedro reconhece que esse Jesus é mais que um professor de moral, um bom homem que diz coisas boas. Ele já tinha aprendido isso dos ensinos de Jesus e curas no capítulo anterior. Pedro tinha visto Jesus curar sua própria madrasta e de que maneira, de imediato. Ela sai de uma febre muito alta para servi-los uma refeição. E enquanto ele ainda não estava pronto para dizer, “Você é o Cristo, o Filho de Deus,” ele percebe que existe algo unicamente divino a respeito desse Jesus de Nazaré. Você percebe o crescimento do entendimento de Pedro na progressão do versículo 5 ao versículo 8. No versículo 5 ele chama Jesus de “Mestre.” No versículo 8 ele chama Jesus de “Senhor.”

Essa é a resposta natural quando um homem pecador se acha na presença de um Deus santo. Quando o pecado encontra a santidade, o resultado é quebrantamento. Quando pecado encontra santidade, o resultado é quebrantamento. Verdadeiros seguidores de Cristo mantém um espírito de quebrantamento diante de Deus.

Verdadeiros seguidores de Cristo entendem o sentimento de Pedro tanto quanto entendemos o sentimento de Jó que diz a Deus, “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza (Jó 42:5-6)”. Verdadeiros seguidores de Cristo entendem o sentimento de Isaías quando ele disse, “Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros(Isaías 6:5)!” Verdadeiros seguidores de Cristo entendem o sentimento do Centurião Romano que disse a Jesus, “Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto (Lucas 7:6).” Quando pecado encontra santidade, o resultado é quebrantamento.

E quanto mais o Cristão cresce em Cristo, mais ele se torna consciente de seu pecado. Quanto mais a Cristã cresce em Cristo, mais sensível ela fica de seu pecado. Nós cantamos, “Eu preciso de Ti, preciso de Ti. A todo momento preciso de Ti.” Nós crescemos em nossa consciência do pecado e da grande necessidade, entretanto, de um contínuo Mediador, algo que se “interponha,” que se coloque entre nós e Deus, cuidando para sempre de nossos pecados e nos concedendo Sua justiça.

Não há espaço na experiência Cristã para orgulho. Nós cantamos mais cedo no hino, “Quando eu contemplar a Maravilhosa Cruz.”

Proíba Senhor que eu me glorie

Salvo na morte de Cristo meu Deus

As coisa vãs que mais me encantam

Eu as sacrifico em Seu Sangue.

Verdadeiros seguidores de Cristo mantém um espírito de quebrantamento. Então vemos boa vontade, vemos quebrantamento e finalmente:

III. Nós vemos Devotamento

Pedro é quebrantado e de joelhos diante do Senhor. Não somente ele, mas todos com ele, versículo 9, “estavam espantados” diante do que havia acontecido. Assim, versículo 10, última parte:

Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.

Eu gosto dessa pequena frase, “de agora em diante.” Essa frase resume a experiência Cristã, não é? “Você pode ter vivido culpado distante de Mim,” diz o Senhor, “Não temas, de agora em diante, as coisas serão diferentes. De agora em diante caminhe com força. De agora em diante você terá poder. De agora em diante sua vida terá propósito. De agora em diante você será perdoado.”

De agora em diante “você será pescador de homens.” Verdadeiros seguidores de Cristo são pescadores de homens. Cristãos são pessoas que compartilham o Evangelho com homens e mulheres. Nós também fazemos isso nos “4 C” (em inglês: community, commonwealth,country, and continents) de Atos 1:8, nossa comunidade, nosso estado, país e continentes. Nós somos devotados à missão de “pescar homens.” Somos chamados a um estilo de vida de pescar homens. Alguns de nós fará isso em tempo integral, em um sentido vocacional de trabalho missionário cruzando os mares. Outros permanecerão em seus trabalhos e posições na comunidade, mas não serão menos devotados a essa missão de compartilhar o Evangelho esta semana com companheiros de trabalho, amigos e vizinhos. Devotamento.

Você não pode perder o sentimento de total e completo devotamento a Cristo no versículo 11. Veja novamente:

11 E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.

Eles deixaram tudo e O seguiram. Eles simplesmente deixaram tudo exatamente onde estavam e seguiram a Jesus. Agora Ele era o “Número 1” em suas vidas. Ele estava em “primeiro lugar.” Ele era “Senhor.”

Então, nem todos nós somos verdadeiros seguidores de Cristo. Nem todos nós podemos dizer confiantemente:

Eu decidi seguir a Jesus, sem voltar atrás, sem voltar atrás, embora ninguém venha comigo, ainda assim seguirei; o mundo atrás de mim, a cruz a minha frente, sem voltar atrás, sem voltar atrás.”

Você é um verdadeiro seguidor de Cristo? Você tem um sentimento constante de boa vontade, um sentimento constante de quebrantamento, e um sentimento constante de devotamento? O que nosso Mestre e Senhor, Jesus, está pedindo para você fazer exatamente agora em sua vida? Venha e entregue sua vida a Cristo, sendo salvo do pecado, morte e inferno? Venha e entregue sua vida ao trabalho missionário em um aguardado grupo de pessoas não alcançadas? Vir de algum outro modo? Você fará isso? Você vai deixar tudo e segui-lO?

  • Fiquemos de pé para a oração.