DC Melhor que AC

DC Melhor que AC

“DC Melhor que AC”
(1 Pedro 1:10-12)
Série: Força na Adversidade
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim nesta manhã em 1Pedro, capítulo 1 (Pg 814; YouVersion).
Se você está nos visitando, começamos um estudo de 1Pedro, uma pequena carta, a primeira de duas epístolas escrita pelo Apóstolo Pedro. Ele escreveu esta carta por volta do ano 63 DC e escreveu aos Cristãos que estavam sob perseguição devido à sua fé. Esses Cristãos estão espalhados por cinco províncias Romanas no que hoje é a Turquia, você lê sobre isso lá no verso 1. Ele se refere a esses Cristãos como peregrinos ou estrangeiros, residentes temporários em uma terra através da qual eles estão viajando a caminho do céu. Nesse sentido, eles estão como nós. Nós somos peregrinos, ou estrangeiros, residentes temporários nesta terra através da qual viajamos até morrermos e irmos para o nosso lar celestial.
Pedro escreveu sobre salvação, a doutrina da salvação, nos versos 3-12. Observamos anteriormente que essa frase sobre salvação nos versos 3-12 é na verdade uma única frase no original Grego. É como se Pedro se deixasse levar aqui escrevendo sobre nossa grande salvação. E isso continua sendo o ponto principal para nós nesta manhã, conforme agora focamos nas últimas coisas que Pedro diz nessa longa divagação sobre salvação nos versos 10-12.
O ponto principal de Pedro nesta manhã é que devemos estar maravilhados, realmente maravilhados com a grandeza de nossa salvação. Esse é o ponto principal nesses versos que leremos em alguns momentos, versos 10-12. A paráfrase dos versos 10-12 seria: Cristão, seja realmente maravilhado com a grandeza de sua salvação! Preste atenção conforme lemos.

Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.
10 Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,
11 procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.
12 A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar.
Oração.
Introdução:
Provavelmente poucos de nós nunca, até certo ponto de nossas vidas, cogitaram a ideia de viagem no tempo. Na verdade, dado o número de livros e filmes sobre o assunto, vem a pergunta: seremos capazes de viajar no tempo? Alguns de nós têm ideias sobre onde poderíamos ir, qual época da história. Alguns gostariam de viajar para o futuro e outros desejariam voltar no tempo, talvez desejando corrigir erros anteriores da história do mundo ou erros de sua história pessoal.
Uma de minhas estórias recentes favoritas a respeito de meu filho mais novo, Nicolas, tem a ver com essa ideia de viagem no tempo. Poucos anos atrás, Nicolas se tornou extremamente interessado no mundo a sua volta e, como muitos adolescentes, começou a gostar da interação social com os outros. Anteriormente, ele gostava de se manter e de fazer suas próprias coisas. Mas nos últimos anos ele cresceu para lamentar os anos anteriores, de introversão. E então um belo dia, em um momento de reflexão filosófica, Nicolas disse, “Eu gostaria de poder voltar no tempo e dar um tapa em mim mesmo mais jovem!” Talvez você se identifique com isso.
Pedro diz nesses versos que houve os profetas do Velho Testamento no passado que olharam para o futuro. E conforme eles professaram sobre eventos que aconteceriam, nós temos a sensação de que eles desejaram ver o cumprimento das coisas que eles proclamaram, a saber o cumprimento de todas as profecias do Velho Testamento sobre a vinda do Cristo e Sua obra na cruz para efetuar nossa salvação.
Os profetas do Velho Testamento viveram em uma época antes de Cristo – AC. Eles proclamaram profecias sobre a vinda de Cristo e os anos de Cristo, anno domini, o ano do Senhor. É claro, nossos calendários refletem essas duas eras: AC – antes de Cristo, DC – o ano de nosso Senhor. E Pedro nos indica nos versos 10-12 que é muito melhor para nós, estar vivendo no DC que no AC. DC Melhor que AC, e Pedro nos conta o porque.
Vamos estudar esses versos juntos e então quero dar a vocês duas perguntas para levarem para casa hoje. Mas antes das duas perguntas, vamos dar uma olhada mais de perto nos versos 10-12.
10 Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,
Lembre-se do contexto aqui: Pedro estava escrevendo sobre salvação desde os verso 3 onde ele disse que Deus, de acordo com sua abundante misericórdia, tem “nos gerado novamente para uma viva esperança.” Deus tem nos dado uma nova vida no Senhor Jesus Cristo. E vimos na vez passada que Pedro nos ensina a lembrarmos de nossa salvação quando passarmos por dificuldades e dias de escuridão. Quando você lutar, lembre-se de sua salvação. Lembre-se de que você é um peregrino, estrangeiro nesta terra temporária; esta terra não é o seu destino final. Então quando você lutar, lembre-se de sua salvação. Se você se lembrar de sua salvação quando as coisas ficarem difíceis então você pode “Regozijar E Sofrer” ao mesmo tempo.
Isso continua sendo o mesmo ponto desta manhã, e é isso o que Pedro explica um pouco mais agora na grandeza de nossa salvação. Nós podemos passar por qualquer coisa quando pensamos sobre a maravilhosa grandeza de nossa salvação. E devemos nos maravilhar com a nossa salvação não apenas quando as coisas ficam difíceis, mas com frequência dia a dia.
Assim, agora Pedro prossegue para ressaltar mais a grandeza dessa salvação, novamente verso 10 e seguintes:
10 Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,
11 procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.
Pedro está escrevendo sobre profetas do Velho Testamento, profetas vivendo há muitos anos antes de Cristo. Pedro diz que esses camaradas no Velho Testamento estavam professando através do – verso 11 – “Espírito de Cristo que neles estava.” Cristo que estava neles mesmo antes da encarnação. Lembre-se de que o Filho de Deus tem estado sempre. Nunca houve um tempo e que Ele não esteve. A Segunda Pessoa da Trindade sempre esteve. Pelo Espírito Santo, o pré-existente Cristo estava com os profetas do Velho Testamento indicando quando Ele viria para fazer Sua obra de salvação na cruz.
Ele falou através de profetas como Isaías em Isaías 53 que profetizou a respeito do sofrimento de Cristo quando escreveu em Isaías 53:5, “Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.” Isaías estava escrevendo, diz Pedro no verso 10, “dessa salvação.” Ele estava profetizando, última parte do verso 10, “da graça destinada a vocês” através da obra de Cristo.
Quando Davi estava profetizando no Salmo 22, Davi também estava predizendo da graça que viria a nós através do sofrimento de Cristo. Mil anos antes de Cristo, Davi está profetizando o Salmo 22 e, falando de Cristo na Sua crucificação, diz em Salmo 22:16, “Perfuraram minhas mãos e meus pés.” Esta é uma profecia impressionante por pelo menos duas razões: primeira, não somente foi profetizada 1000 anos antes de Cristo, mas em segundo lugar, foi profetizada centenas de anos antes da crucificação ter sido inventada como uma forma de execução.
E mais uma vez, o ponto de Pedro é que nós que vivemos no mundo DC estamos melhores do que quem viveu no mundo AC. Nós Cristãos somos abençoados de vivermos em um tempo quando a predições desses profetas estão acontecendo.
É muito parecido com o que Jesus disse aos Seus discípulos depois de contar a parábola do semeador em Mateus 13. Ele lhes disse em Mateus 13:16-17, “Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem. Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.” DC melhor que AC.
12 A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar.
Assim, “A eles (os profetas) foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios (AC), mas para vocês (DC), quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu.”
Em outras palavras, os profetas estavam falando sobre essa grande salvação que viria através do sofrimento de Cristo. Esses profetas estavam reportando coisas que viriam não para si próprios na era AC, mas para nós na era DC.
Agora, precisamos fazer uma pausa por um momento e lembramos que as pessoas vivendo em ambas as eras estavam salvas do mesmo modo. Pessoas vivendo durante os dias do Velho Testamento estão salvas do mesmo modo que as pessoas estão salvas no Novo Testamento. Todos estão salvos através da fé na obra redentora de Cristo na cruz. Os crentes do Velho Testamento olharam para afrente, para o Messias que viria; nós, olhando para trás para a cruz, olhamos para o Messias que já veio. A diferença, é claro, é que nós sabemos que Seu nome é Jesus de Nazaré. Os profetas do Velho Testamento não conheciam o Messias que viria pelo nome como nós hoje.
Esses profetas do Velho Testamento – verso 10 – “investigaram e examinaram” conforme eles “falaram da graça destinada a vocês.” Eles – verso 11 – “procurando saber (o) tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava.” Eles estavam como quem diz, “Eu me pergunto quem será o Messias?! Me pergunto quando, exatamente, Ele virá?!”
Quando nossa família saiu de férias no verão passado, compramos um quebra cabeças de mil peças mais ou menos. Tinhamos isso sobre a mesa onde estávamos e a cada dia um ou mais de nós sentava e por alguns minutos localizávamos uma peça e colocávamos no lugar. Isso permaneceu sobre a mesa por muitos dias conforme fazíamos outras coisas também. Eu tive certeza de que terminaríamos a coisa toda até o dia de irmos embora, mas permaneceu inacabado. Havia esse quebra cabeça, melhor do que meio caminho andado, mas inacabado. É desse jeito que foi para os profetas do Velho Testamento, AC. Cada um desses profetas profetizou a cerca do Cristo que viria, falando suas profecias, suas predições, eles estavam colocando uma peça no quebra cabeça. Mas no final de seus dias, o quebra cabeça permaneceu inacabado. Eles não sabiam o nome do Messias. Eles não conheciam Seus ensinamentos e assim por diante. Mas quando entramos no Novo Testamento, as peças agora são todas arrumadas e a figura é terminada. Seu nome é Jesus. Ele é Salvador e Senhor.
Essas são coisas, Pedro diz no final do verso 12, “coisas que até os anjos anseiam observar.” Essas coisas a respeito de nossa salvação em Cristo fazem com que os anjos cocem a cabeça em admiração e assombro conforme fitam o esplendor e as riquezas de nossa salvação.
Agora, isso nos traz duas perguntas que quero fazer a vocês e oro para que o Espírito Santo os conduza à resposta dessas perguntas honestamente. Primeira:
**Duas Perguntas que Devemos Responder:
1) Eu Valorizo minha Salvação?
(Eu creio que a Graça Me Invadiu)
No verso 10 Pedro se refere a nossa salvação pela frase no final do verso 10, ele diz que esses profetas do Velho Testamento profetizaram, “da graça que viria.” Literalmente, o Grego diz que essa é uma graça que vem “sobre” nós ou “através” de nós. É uma graça que não buscamos, mas ao invés disso, ela vem a nós. É uma graça que nos “invade.”
Este é o sentido do entendimento que dirigiu John Newton a escrever as palavras:
Maravilhosa Graça, como é doce o som, que salvou um miserável como eu;
Eu estive perdido, mas agora fui encontrado, estive cego, mas agora vejo.
A Graça me invade. Certa vez estive sem essa graça – eu era miserável, perdido e cego – e a graça me buscou – a graça me invadiu – e me achou. Então estive perdido, mas agora sou achado, estive cego, mas agora vejo.
A graça nos tem invadido. Em outras palavras, não fizemos nada por nós mesmos aqui. Não merecemos salvação. Não poderíamos ganhar nossa salvação, não poderíamos ser bom o bastante para ter salvação, erámos simplesmente cegos, miseráveis pedidos. E a graça nos invadiu e nos salvou através da fé em Cristo. Se cremos que a fé nos perturbou, nos despertou, nos renasceu, nos invadiu, então cantaremos com John Newton de um “Maravilhoso” tipo de graça e valorizaremos para sempre nossa salvação.
Pedro escreve na última parte do verso 12 que as coisas de nossa salvação são, “coisas que até os anjos anseiam observar.” Essa palavra “anseiam” significa paixão/ardor, se não obsessão. Anjos são obcecados com a nossa salvação.
Anjos coçam a cabeça deslumbrados pela salvação da raça humana. Você percebe que anjos não são humanos e, portanto, esses anjos não pecam. Eles, portanto, não sabem o que significa experimentar redenção. Eles não sabem o que é estar perdido e ser encontrado, ser cego e então poder enxergar.
À propósito, isso é um lembrete para nós de que a salvação é mais do que um apanhado de informações intelectuais. Esses anjos eram capazes de entender o Evangelho em um sentido intelectual. Na verdade, provavelmente anjos são mais espertos do que seres humanos. Eles podem entender o Evangelho em um sentido intelectual, porém não sabem o que é salvação. Salvação não é apenas um apanhado de informações intelectuais, é receber, experimentar, possuir essa salvação com o ser de Alguém.
Anjos “anseiam observar” essa salvação, tempo presente. Não é como se os anjos estivessem lá com os profetas do Velho Testamento há muito tempo desejando observar essa salvação. Eles estão exatamente agora, tempo presente, ansiando olhar essa salvação.
Você vê a aplicação disso? Se essa é a maneira que os anjos estão exatamente agora conforme pensam nas coisas que envolvem nossa salvação, quanto mais nós deveríamos? Você realmente valoriza sua salvação? Uma paráfrase do verso 12 traz, “Você percebe o quanto você é afortunado? Anjos dariam tudo para estarem nisso!” (A Mensagem)
Pense em como poucos de nós se maravilham pela nossa salvação. Podemos seguir por muitos dias sem nem sequer pensar em nossa salvação, apenas considerando isso como algo certo. Será que isso acontece porque nunca tenhamos experimentado salvação?
A maneira de valorizarmos nossa salvação é lembrar que a graça nos invadiu. Lembra da nossa definição de graça? A definição popular de graça é: “favor imerecido de Deus.” Dissemos que não é bem isso. Uma definição mais útil de graça é, “favor imerecido de Deus sobre pessoas que não merecem nada a não ser Sua ira.” Isso é graça.
Elyse Fitzpatrick escreveu um livro publicado pela Crossway no ano passado intitulado, Dê-lhes Graça: Deslumbrando Seus Filhos com o Amor de Jesus (Crossway: 2011). Eu gosto desse título. Ouçam um trecho do livro. Ela escreve:
A principal razão das crianças de lares Cristãos se afastarem da fé é que elas verdadeiramente nunca ouviram sobre isso ou nunca tiveram isso para começarem a…Arranhar a superfície da fé dos jovens a sua volta e você descobrirá uma deficiência preocupante de entender até os princípios básicos do Cristianismo.
Isso é ilustrado por uma conversa que recentemente tive com uma jovem mulher em seus vinte anos que cresceu em um lar Cristão e frequentou a igreja a maior parte de sua vida. Depois que me assegurou que era salva, eu lhe perguntei, “O que significa ser um Cristão?”
Ela respondeu, “Significa pedir para Jesus entrar em seu coração.”
“Sim, está certo, mas o que isso significa?”
“isso significa que você pede para Jesus te perdoar.”
“Ok, mas o que você pede para Ele perdoar?”
“Coisas ruins? Eu acho que você pede a Ele para te perdoar de coisas ruins, pecados que você comete.”
“Tipo o que?”
Um cervo iluminado pelos faróis olhou para mim. Eu pensei em tentar uma abordagem diferente.
“Por que Jesus te perdoaria?”
Ela se incomodou. “Hum, porque você lhe pediu?”
[Eu perguntei], “O que você pensa que Deus quer que você saiba?”
Ela sorriu. “Ele quer que eu saiba que eu devo amar a mim mesma e que não há nada que eu não possa fazer se eu pensar que posso.”
“E o que Deus quer de você?” Perguntei.
“Ele quer que eu faça coisas boas…Você sabe, ser boa com as pessoas e não andar por aí com más companhias.”
Fitzpatrick escreve, “Nós transformamos o santo, tremendo, magnífico e amável Deus da Bíblia em Papai Noel e seus duendes. E ao invés de transmitir a libertação gloriosa e as verdades transformadoras de vida do evangelho, nós ensinamos nossos filhos que o que Deus quer deles é moralidade. Dizemos a eles que ser bom (pelo menos externamente) é o ser e o fim de sua fé. Isso não é o evangelho; não estamos passando adiante o Cristianismo.
Graça não é Deus nos dando porque Ele nos deve. Graça é Deus nos dando quando merecemos exatamente o contrário. É parecido com a diferença de você dar dinheiro a alguém que está em necessidade e dar dinheiro a alguém que te machucou. Qualquer um pode dar dinheiro a quem está em necessidade. Isso não é realmente graça. Mas quando você dá dinheiro a alguém que te chutou, te feriu, que cuspiu na sua cara, bem, isso é graça.
Percebe que somos pecadores por natureza que estão rebelados contra o Rei. Pelo nosso pecado temos ferido a Deus, chutado Deus e cuspido na face de Deus e mesmo assim Ele vem a nós, Sua graça nos invade e Ele nos salva através da cruz de Cristo.
“Você percebe o quanto você é afortunado? Anjos dariam tudo para estarem nisso!”
Eu Valorizo minha Salvação? Segunda pergunta:
2) Eu Valorizo as Escrituras?
(Eu creio que a Bíblia é Alimento para Minha Alma)
Assim como os anjos anseiam observar essas coisas de nossa salvação então devemos desejar olhar tudo a respeito de nossa salvação. E para fazer isso, devemos olhar a Palavra de Deus, a Bíblia. Devemos ser estudantes da Bíblia, valorizando as Escrituras, crendo que a Bíblia é o alimento para nossas almas.
No próximo capítulo Pedro vai dizer em 1Pedro 2:2, “como recém nascidos que desejam o puro leite da palavra, que vocês cresçam desse modo.”
A maneira de crescer como um Cristão é desejar o puro leite da Palavra e beber o puro leite da Palavra para que possamos crescer, alimento para a alma.
Verso 10 diz, “Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram.” As palavras, “investigaram e examinaram” traduzem uma palavra Grega que ocorre somente aqui no Novo Testamento, mas mais de 30 vezes na tradução Grega do Velho Testamento, assim como nos escritos dos primeiros historiadores e isso “na maioria das vezes se refere a busca por algo como uma casa, uma tenda, uma cidade, ou um país de forma a encontrar alguma pessoa ou coisa (Grudem).
É dessa forma que os profetas do Velho Testamento buscavam as Escrituras, procurando por informação sobre essa salvação que eu e você desfrutamos. Eles buscaram as Escrituras da mesma forma que uma pessoa vira uma casa de cabeça para baixo para procurar por uma jóia perdida. John Wesley disse que eles eram, “Como mineiros procurando por uma pedra preciosa.”
Você percebe o valor de considerar as Escrituras? As Escrituras nos contam sobre a salvação e essa salvação, essa graça que viria a nós, é encontrada no conjunto da Escritura. Sem um entendimento compreensivo das Escrituras, permanecemos perdidos na obscuridade e trevas.
É nesse sentido que Jesus encontra o dois homens no caminho para Emaús logo após Sua ressurreição. Você se lembra como Jesus chegou nesses dois camaradas em Lucas 24? Eles estavam de cabeça baixa, estavam desanimados e deprimidos. Jesus lhes pergunta, “Por que vocês estão tão tristes?” Eles disseram, em essência, “Bem, pensamos que Jesus tinha vindo para nos redimir e, ao invés disso, Ele morreu na cruz.”
Que ironia nessa declaração! Nós pensamos que Ele tinha vindo para nos redimir, para nos salvar, e ao invés disso, Ele morreu na cruz. Mas, é claro, sabemos que isso é precisamente como Jesus nos redimiria, nos salvaria. É por isso que Jesus lhes deu aquela aula Bíblica do Velho Testamento:
Lucas 24:44-46:
44 E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45 Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras.
46 E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia,”
A paz chega para nós quando lemos e estudamos as Escrituras. Sem um cuidadoso e regular estudo das Escrituras, nos tornamos como aqueles dois camaradas caminhando pela vida com as cabeças baixas. Você quer seguir pela vida daquela maneira? Você pode. Ou você pode valorizar as Escrituras, se tornar um estudante da Palavra, desejando o puro leite da Palavra que o faz crescer.
Um estudo encomendado pela Sociedade Bíblica Americana, conduzido pela Barna Research neste ano, revela que a família Americana média possui mais de quatro Bíblias em casa. E aproximadamente 80% dessas famílias pesquisadas acreditam que elas eram bem informadas com relação à Bíblia. Mas menos da metade das pessoas eram capazes de identificar os cinco primeiros livros da Bíblia.
No aconselhamento pastoral eu pergunto às pessoas a respeito de suas disciplinas espirituais. Conte-me sobre sua leitura diária da Bíblia? As respostas são previsíveis. Nós temos que valorizar as Escrituras se vamos valorizar nossa salvação. A Bíblia é alimento para a alma.
Recentemente eu recebi este email de uma de nossas anciãs que aceitou o desafio de memorizar Romanos 11:33-36 de alguns Domingos passados. Ela escreve:
“Eu não tinha memorizado nada desde o discurso de Mark Antony aos Romanos! Seu desafio de memorizar Romanos 11 foi o melhor tipo de exercício para mim. Eu deveria fazer mais exercícios – e o tipo físico também. Conforme eu disse nas linhas, mais e mais, eu pensei a respeito de cada palavra e o que elas significam…muito foi dito em tão poucas palavras…nessas duas semanas passadas quando eu salientei aqui ou no caminho, eu me achei indo a esses versos mentalmente. Eu sinto agora que tenho esses versos. Eles são meus e estou buscando por uma oportunidade de usá-los com meus sobrinhos em algum momento nas próximas duas semanas.”
Você valoriza as Escrituras? Você valoriza sua salvação?
Fiquemos de pé para orarmos.