Confiando em Deus em qualquer Situação

Confiando em Deus em qualquer Situação

“Confiando em Deus em qualquer Situação”

(Atos 24:1-27)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(29-06-08) (Manhã)

 

. Peguem a Palavra de Deus e abram em Atos, capítulo 24.

 

Nós temos pregado sobre o livro de Atos e nesses últimos capítulos nós temos lido sobre a captura e aprisionamento de Paulo. Paulo foi detido em Jerusalém onde ele foi falsamente acusado de se opor aos judeus, de se opor às tradições judaicas e se opor ao templo judaico. Por duas vezes até agora, ele se defendeu sem sucesso. Nós deixamos Paulo preparado para se apresentar diante do governador da Cesaréia, um homem chamado Félix. Daí, esses Judeus descem de Jerusalém para Cesaréia para levarem Paulo para o tribunal. Estão o sumo sacerdote judeu, Ananias, e alguns outros com ele. Eles estão vindo para discutir seu caso contra Paulo diante do governador romano Félix. Vamos ler os primeiro versículos do capítulo 24.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

1 E, cinco dias depois, o sumo sacerdote Ananias desceu com os anciãos, e um certo Tértulo, orador, os quais compareceram perante o presidente contra Paulo.

2 E, sendo chamado, Tértulo começou a acusá-lo, dizendo: Visto como por ti temos tanta paz e por tua prudência se fazem a este povo muitos e louváveis serviços,

3 Sempre e em todo o lugar, ó potentíssimo Félix, com todo o agradecimento o queremos reconhecer.

4 Mas, para que não te detenha muito, rogo-te que, conforme a tua eqüidade, nos ouças por pouco tempo.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Eu quero falar com vocês nesta manhã sobre o seguinte tópico: “Confiando em Deus em qualquer situação”. Os trágicos acontecimentos dessa semana passada em nossa comunidade nos deram uma pausa para reflexão. Não há respostas rápidas e simples para explicar de maneira satisfatória o porquê desse tipo de coisa acontecer, um tiroteio que mata várias pessoas e deixa uma comunidade atordoada, balançando as cabeças totalmente perplexas.

 

E conquanto nosso texto nesta manhã não esteja voltado para esses eventos, eu sinceramente creio que nós vamos ler aqui sobre a necessidade de confiarmos em Deus em qualquer circunstância. Isso é que na verdade é a fé, não é? O escritor de hebreus diz em Hebreus 11:1: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a certeza das coisas que se não vêem”. Tem muita coisa sobre Deus e Seus caminhos que nós “não vemos”, mas nós temos certeza de que Ele está ali, que Ele é soberano, que Ele é bom, que Ele está guiando, e que Ele sempre faz o que é certo.

 

Então, vamos falar de confiar em Deus em qualquer situação. O capítulo 24 nos apresenta três momentos em que nós precisamos confiar em Deus. Número um:

 

I. Confie em Deus quando for Atacado (1-9)

 

Eu não sei como você reage a ataques e a acusações falsas, mas eu quero que você considere esta manhã a maneira como o Apóstolo Paulo responde ao ataques desses caras que o estavam acusando falsamente. E eu quero que você se sinta confortado com o fato de que Paulo está sendo atacado. Esse homem que é responsável por nos dar dois terços do Novo Testamento é uma pessoa que não é diferente de você nem de mim. Deus não o amou mais ou menos do que Ele ama qualquer outro crente. Então quando você estiver sendo atacado, sinta-se confortado em saber que você não está sozinho. Vamos ler sobre esse ataque a Paulo.

 

Nós lemos anteriormente nos primeiros quatro versículos sobre Ananias, o sumo sacerdote, descendo de Jerusalém com alguns anciãos judeus e um certo orador chamado Tértulo. Tértulo era como se fosse um advogado de renome, conselheiro jurídico da “Seleção” judaica, se você preferir. Esses caras aparecem diante do Governador Félix quando o tribunal está realizando uma sessão. O seu verdadeiro intuito é matar Paulo. Eles não gostam da mensagem dele a respeito de Jesus Cristo e eles querem que Paulo suma. Esse camarada Tértulo fala essas palavras lisonjeiras para o Governador Félix nos versículos 2-3:

 

“Visto como por ti temos tanta paz e por tua prudência se fazem a este povo muitos e louváveis serviços, sempre e em todo o lugar, ó potentíssimo Félix, com todo o agradecimento o queremos reconhecer”.

 

Vocês não odeiam adulação? Provérbios 26:28 diz: “a boca lisonjeira provoca ruínas”. Não se meta em adulação e fique atento quando as pessoas estiverem te adulando. Elas não estão sendo sinceras. Elas estão apenas tentando conseguir alguma coisa de você. Bem, Tértulo finalmente chega ao ponto:

 

4 Mas, para que não te detenha muito, rogo-te que, conforme a tua eqüidade, nos ouças por pouco tempo. (Nós já ouvimos por pouco tempo. Vamos logo com isso!)

5 Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos;

6 O qual intentou também profanar o templo (alguns dos manuscritos gregos mais antigos não contêm tudo isso que está nos versículos 6-8, razão pela qual não aparece em algumas traduções mais recentes. Parece que está aqui para nos lembrar o que aconteceu anteriormente em Atos); e nós o prendemos, e conforme a nossa lei o quisemos julgar.

7 Mas, sobrevindo o tribuno Lísias, no-lo tirou de entre as mãos com grande violência,

8 Mandando aos seus acusadores que viessem a ti; e dele tu mesmo, examinando-o, poderás entender tudo o de que o acusamos.

9 E também os judeus o acusavam, dizendo serem estas coisas assim.

 

Algumas traduções trazem o versículo 9 da seguinte maneira: “e os judeus confirmaram o ataque”. Essa é a idéia aqui. Paulo está sob ataque. Ele está sendo acusado falsamente. Nenhuma dessas acusações é verdadeira. Paulo não titubeou. Ele permaneceu fiel a Deus. Ele confiou em Deus quando foi atacado e assim nós devemos fazer. Confie em Deus quando estiver sendo atacado. Número dois:

 

II. Confie em Deus ao dar uma Resposta (10-11)

 

Agora é a vez de Paulo se defender. Ele tem ouvido esses ataques e agora é a vez dele de responder. É a vez dele de dar a resposta. Pedro escreve em 1 Pedro 3:15-16: Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias”.  Quantos de vocês acham que ele estava orando enquanto estava ouvindo essas acusações? Eu acho também. Aqui vem a resposta de Paulo. Versículos 10 e seguintes:

 

10 Paulo, porém, fazendo-lhe o presidente sinal que falasse, respondeu: Porque sei que já vai para muitos anos que desta nação és juiz, com tanto melhor ânimo respondo por mim.

11 Pois bem podes saber que não há mais de doze dias que subi a Jerusalém a adorar; (dos quais cinco dias foram na prisão em Cesaréia. Em outras palavras, uma semana é um tempo muito exíguo para se organizar uma revolta em toda uma cidade)

12 E não me acharam no templo falando com alguém, nem amotinando o povo nas sinagogas, nem na cidade.

13 Nem tampouco podem provar as coisas de que agora me acusam.

14 Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.

 

 

Eu amo isso! Paulo diz: “Eu não sou culpado dessas coisas de que eles estão me acusando, embora eu seja culpado de crer na Bíblia”. Em suma, Paulo diz: “Eu creio no que o Velho Testamento diz sobre Cristo”.

 

15 Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos.

16 E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens.

17 Ora, muitos anos depois, vim trazer à minha nação esmolas e ofertas.

18 Nisto me acharam já santificado no templo, não em ajuntamentos, nem com alvoroços, uns certos judeus da Ásia (Atos 21),

19 Os quais convinha que estivessem presentes perante ti, e me acusassem, se alguma coisa contra mim tivessem.

20 Ou digam estes mesmos, se acharam em mim alguma iniqüidade, quando compareci perante o conselho,

21 A não ser estas palavras que, estando entre eles, clamei: Hoje sou julgado por vós acerca da ressurreição dos mortos.

 

Vocês vão se lembrar do que Paulo disse lá em Atos 23. Ele havia dito: “Tudo isso é porque eu creio na ressurreição dos mortos”. Os Fariseus criam numa ressurreição e os Saduceus não criam. Paulo, é claro, cria não apenas em uma espécie geral de ressurreição, mas de uma maneira mais específica, ele cria na ressurreição de Jesus Cristo. Mas o seu argumento é: “Eu não sou culpado dessas acusações falsas”. Assim, nós confiamos em Deus quando somos atacados e confiamos em Deus ao dar uma resposta. Terceiro:

 

III. Confie em Deus quando parece que Ele está Ausente (22-27)

 

Quantos de vocês têm aqueles momentos em que parece que Deus está ausente? Vamos lá, não me deixem sozinho nessa! Eu acho que uma das razões pela quais Deus tem todos esses lembretes na Bíblia acerca dEle estar conosco é porque nós somos tentados a achar que Ele está ausente. Por isso, Ele diz em Josué 1:9: “o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar!” e em Mateus 28:20 “Eu estarei sempre convosco” e em Hebreus 13:5: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.

 

Eu li esses versículos finais e fiquei imaginando se Paulo sentiu como se Deus o tivesse abandonado. A Bíblia diz no último versículo que Félix deixou Paulo na prisão por 2 anos. Isso é muito tempo. Os eventos estavam acontecendo bem rápido até aqui e então Paulo é simplesmente colocado na prisão em Cesaréia. Eu fiquei imaginando se ele sentiu como se Deus o tivesse abandonado. Vamos ler o que aconteceu. Versículo 2-23:

 

22 Então Félix, havendo ouvido estas coisas, lhes pôs dilação, dizendo: Havendo-me informado melhor deste Caminho, quando o tribuno Lísias tiver descido, então tomarei inteiro conhecimento dos vossos negócios.

23 E mandou ao centurião que o guardasse em prisão, tratando-o com brandura, e que a ninguém dos seus proibisse servi-lo ou vir ter com ele.

 

Félix procrastina. Ele poderia ter soltado Paulo por insuficiência de evidências contra ele, mas Félix é um político corrupto que está tentando obter favor junto aos judeus. Ele diz: “Eu vou tomar uma decisão quando Lísias, o comandante, chegar a Jerusalém”, mas não há qualquer evidência de que o comandante se quer tivesse sido chamado. Paulo simplesmente permanece na prisão. Os versículos 24 e 25 me parecem muito interessantes. Vejam eles agora:

 

24 E alguns dias depois, vindo Félix com sua mulher Drusila, que era judia, mandou chamar a Paulo, e ouviu-o acerca da fé em Cristo.

 

Félix é casado com uma mulher chamada Drusila. A história secular nos conta que Drusila era a segunda esposa de Félix. No total, Félix se casou três vezes. Ele era um cara que se casava com uma mulher para obter vantagem política. O historiador Tácito faz referência à crueldade e luxúria de Félix. Félix se divorciou da primeira mulher quando ele viu Drusila e seduziu a adolescente tomando-a do seu esposo. Drusila, uma jovem judia, se divorcia do seu marido e se casa com Félix. O pai de Drusila é Herodes Agripa. Isso significa que seu bisavô foi o cara que tentou matar Jesus em Belém (Mateus 2) e seu tio avô era o cara que matou João Batista (Lucas 23). O pai dela, Herodes Agripa, é o cara que matou o Apóstolo Tiago lá em Atos 12. Eu mencionei essa origem porque o versículo 24 diz que Félix está interessado em ouvir Paulo a respeito da fé em Cristo e então Félix manda buscá-lo e ele se senta lá com sua esposa Drusila, e  eles ouvem. Vejam a pregação de Paulo no versículo 25:

 

25 E, tratando ele da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro, Félix, espavorido, respondeu: Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei.

 

Paulo fez um sermão com três pontos de destaque: justiça, temperança e juízo vindouro. Tendo em vista o passado deles, você consegue ver Félix e sua esposa Drusila desconfortavelmente irrequietos em seus assentos enquanto Paulo prega sobre justiça, temperança e juízo vindouro? Félix está sob condenação. A Bíblia diz no versículo 25 que ele “estava espavorido”. Literalmente, ele “ficou aterrorizado”. Ele estava morrendo de medo.

 

Esse é o efeito que a pregação do Evangelho deve ter sobre nós. Essas são as más notícias que precisam ser compreendidas para que nós compreendamos para que são as boas novas. Paulo pregou “justiça”. A Bíblia diz em Romanos 3:10 que nenhum de nós é justo. Todas as coisas boas e gentis e obras que nós fazemos não vão obter para nós uma justiça diante de Deus. Nós somos pecadores, todos. Romanos 3:23 diz: “todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus.” Nós não podemos ir para o céu com base em nossa justiça. A única justiça que nos leva para o céu é a justiça de um outro, uma Pessoa perfeita com o nome de Jesus. Assim, nós dizemos como o autor do hino: “Nada trago em minhas mãos. Simplesmente à Sua cruz me apego” e “vestido apenas com Sua justiça; para sem culpa me apresentar diante do trono”.

 

E depois Paulo pregou sobre temperança. Como Félix e Drusila precisavam ouvir sobre temperança! Mais condenação. E a seguir Paulo enfatiza sua pregação no juízo futuro. Eu escrevi em um artigo recentemente que há dois encontros que todos nós devemos ter: morte e julgamento. Félix fica apavorado e manda Paulo ir: “Por agora vai-te. E quando eu tiver oportunidade eu te chamarei”.

 

Félix teve uma oportunidade de ser perdoado por seus pecados, mas ele deu as costas ao Senhor Jesus Cristo. Hoje não! Outro dia! Não há nenhum outro relato de que Félix tenha chegado tão perto novamente de ser salvo e perdoado. Ele é um alerta para todos nós que ouvimos o Evangelho e resistimos ao chamado de Deus. A Bíblia diz em 2 Coríntios 6:2: “Agora é o dia de salvação”. Não procrastine. Não diga: “Bem, qualquer dia”. Senhor, não seja tolo como Félix. Senhora, não seja tola como Drusila.

 

26 Esperando ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro, para que o soltasse; pelo que também muitas vezes o mandava chamar, e falava com ele.

27Mas, passados dois anos, Félix teve por sucessor a Pôrcio Festo; e, querendo Félix comprazer aos judeus, deixou a Paulo preso.

 

Dois anos! Paulo se sentiu abandonado por Deus? Ele tentou ganhar Felix para Cristo, mas não teve sucesso e ele permanece na prisão por dois anos. Mas Paulo é um homem que confia em Deus, não importando as circunstâncias. Ele sabe que Deus é bom e que Deus é soberano e que Deus tem um plano perfeito.

 

Você sabe o que aconteceu durante aqueles dois anos em que Paulo esteve preso em Cesaréia? Ele escreveu algumas cartas. Todas as chamadas “Epístolas do Cativeiro” foram escritas quando Paulo estava na prisão em Cesaréia ou em Roma.  Foi enquanto Paulo esteve na prisão que ele escreveu cartas como Efésios, Filipenses e Colossenses. Foi enquanto ele estava na prisão que ele escreveu Efésios 5:25: “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”. Foi na Prisão que Paulo escreveu Filipenses 4:13 e 4:19 e Colossenses 1:15 e inúmeros outros de nossos versículos favoritos. Deus realmente faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que O amam (Romanos 8:28).

 

Alguns de vocês estão imaginando se Deus está ausente de suas vidas. Ele está aí. Ele está trabalhando. Ele vai te usar se você deixá-Lo. Confie em Deus quando Ele parece ausente. Ele está aí. O escritor do hino diz:

 

Tenha fé em Deus quando o percurso é solitário,

Ele vê e sabe de todo caminho por onde você tem passado;

Nenhum de seus filhos nunca está sozinho;

Tenha fé em Deus, tenha fé em Deus.

 

Conclusão:

 

Deus está aí ainda quando Ele parece estar ausente. Qualquer coisa, os acontecimentos da semana passada certamente nos fazem lembrar da natureza caída desse mundo e a necessidade de salvação através de Jesus Cristo nosso Senhor. Os acontecimentos da semana passada nos lembram da brevidade de nossas vidas e da incerteza de todos os dias. Nós precisamos estar sempre prontos para o que Paulo chama de juízo futuro.

 

Eu fui tocado pela afirmação que eu li no “Gleaner” de ontem. A esposa do supervisor que foi morto pediu à comunidade que perdoasse o assassino do seu esposo. Eu ainda estou aprendendo muito com essa história, mas eu já sei o seguinte: esse tipo de perdão retrata algo do perdão de Deus para nós. Deus oferece amoroso perdão para nós se nós apenas nos voltarmos para Ele com fé. Nós precisamos crer em Deus e confiar nEle não importando as circunstâncias.

 

. Fiquem de pé para oração.