Chorai por Vós Mesmos

Chorai por Vós Mesmos

“Chorai por Vós Mesmos”
(Lucas 23:26-31)
Série: Certeza em Tempos Incertos
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim no Evangelho de Lucas, capítulo 23 (Pg 712; YouVersion).
Enquanto vocês procuram, estamos felizes que nossa equipe retornou de nossa parceria de implantação de igrejas na área de Indianápolis, Igreja Carmel em Carmel Indiana, Rodney Mileski e sua família. Obrigado por orarem pela nossa equipe! Acompanhe no blog de missões no website de nossa igreja para mais informações.
Nós estamos no capítulo 23 do Evangelho de Lucas. Nesses últimos capítulos, estamos estudando os eventos em torno da traição, prisão e crucificação de Jesus Cristo. Percebemos anteriormente como esses eventos cumprem uma profecia muito específica pelo Profeta Isaías que profetizou por volta de 700 anos antes os eventos de Cristo. Especialmente em Isaías capítulo 53 percebemos essas profecias específicas sobre a vinda de Cristo, que Ele seria alguém “desprezado e rejeitado…um homem de dores e experimentado no sofrimento,” Aquele, “Ferido por Deus e afligido…ferido por nossas transgressões…moído pelas nossas iniquidades.”
As classes das escola Dominical de nossos filhos estudaram este capítulo algum tempo atrás e muitos de nossos filhos memorizaram essas profecias. Eu quero que vocês assistam Shane O’Nan enquanto ele compartilha de memória Isaías 53, versos 3-12.
**Vídeo Clip [Shane O’Nan recitando Isaías 53:3-12].
É muito da Escritura! É uma grande profecia 700 anos antes dos eventos e estaremos vendo nas próximas semanas o cumprimento de Cristo sendo “contado com os transgressores,” e, “suportando o pecado de muitos.” Vocês também ouviram Shane recitar a parte sobre Jesus sendo, “conduzido como uma ovelha ao matadouro.” Nós vamos ler sobre isso nesta manhã, assim que retomarmos do verso 26, lendo sobre Jesus sendo “levado” para Sua crucificação, levado como um cordeiro para o matadouro.
É uma pequena distância de onde Jesus foi sentenciado por Pilatos até o Calvário. Se alguém casualmente percorresse esse caminho, levaria apenas alguns minutos, mas para Jesus vai demorar muito mais tempo. Vai durar muito mais tempo porque Jesus estará sendo submetido a provações cruéis e espancamento. É muito provável que Ele passou acordado as 24 horas anteriores. Ele foi espancado severamente por meio da flagelação Romana, um espancamento intenso que às vezes resultava na própria morte, assim um homem condenado à crucificação poderia morrer antes de ser crucificado, morrendo pela flagelação Romana. Então Jesus tinha acabado de ser flagelado e agora Ele está percorrendo Seu caminho para a cruz.
Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra Santa de Deus.
26 E quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus.
27 E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam.
28 Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos.
29 Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram!
30 Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos.
31 Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?
Oração.
Introdução:
Existe uma estranha e mórbida curiosidade dentro do homem que faz com que ele vá devagar e fique olhando eventos de morte e destruição. Nós vemos isso nas estradas, vários carros se acumulam causando tráfego lento como transeuntes “curiosos,” tentando pegar um lance de terror ou outro. Muitos de nós esticam o pescoço para ver e então deseja nunca ter visto. As imagens são de prender e permanecem conosco por anos.
Não Teriam alguns desses enquanto Jesus percorria Seu caminho pelas ruas da Velha Jerusalém, o caminho de Seu flagelo Romano para o Monte Calvário, um caminho chamado em Latim de Via Dolorosa, o caminho do sofrimento. Ele foi conduzido como um cordeiro ao matadouro. Multidões de pessoas tinham vindo assistir ao sacrifício, para assistir Jesus, junto com dois criminosos, percorrendo seus caminhos até o Calvário. E Lucas registra para nós nesses poucos versos duas imagens que queimam em nossas memórias. Há dois encontros aqui no texto que Lucas gasta tempo para nos contar, uma é de um homem chamado Simão que é obrigado a carregar a cruz de Jesus. A outra é de um pequeno grupo de mulheres que estão chorando por Jesus.
Vamos dar uma olhada mais de perto nesses poucos versos e nesses dois encontros e então eu quero compartilhar duas respostas necessárias para o que temos lido.
26 E quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus.
Apesar dos ensinos da igreja Católica Romana, a Escritura nunca, nem uma única vez, registra Jesus tropeçando enquanto Ele carrega a cruz. Ele pode ter tropeçado, mas as Escrituras não nos conta isso. Elas simplesmente registram que Jesus é conduzido e que em Seu caminho para Sua crucificação, um certo homem chamado Simão é obrigado a carregar a cruz de Cristo. Na verdade, a frase em minha tradução no verso 26, “eles lançaram mão de um certo homem,” é provavelmente melhor traduzida por, “Eles pegaram certo homem.” A ideia é que eles agarraram este camarada que estava preocupado com seus próprios negócios, andando na cidade. Eles o agarraram e disseram algo do tipo, “Você aí! Pegue a cruz dele e carregue-a!” Isso não foi um pedido, isso foi uma ordem. Soldados Romanos podiam fazer esse tipo de coisa.
Agora eu não sei se este camarada Simão foi obrigado a carregar toda a cruz, uma cruz nos termos tradicionais, uma cruz com duas partes, ou se ele foi forçado a carregar somente a trave horizontal, o patibulum, conforme é chamado em Latim, a pesada trave horizontal que pesava por volta de 45 kg. Provavelmente era isso que Simão carregou, mas a questão é que os Romanos agarraram este camarada Simão e, aparentemente, em um esforço para acelerar as coisas, ordenaram para que ele pegasse a cruz de Cristo e seguisse atrás de Jesus enquanto estavam a caminho do monte.
Este camarada Simão, o verso 26 nos conta, estava “vindo do campo,” o que sugere que ele estava chegando à cidade para a Páscoa, provavelmente um Judeu de um lugar chamado Cirene. Ele é um “Cireneu.” Cirene é a Líbia de hoje no Norte da África. Então existe esta comunidade Judaica em Cirene e Simão saiu de lá e veio à cidade, ou pelo menos ele estava tentando chegar quando lhe é dito para pegar e carregar a cruz de Jesus.
Agora isso é tudo o que lemos a respeito deste breve encontro aqui, mas o Evangelho de Marcos nos conta um pouco mais sobre Simão. Marcos nos conta que Simão é, “o pai de Alexandre e Rufo (Marcos 15:21).” Agora pense a respeito disso por um instante. Marcos, em seu Evangelho, está principalmente escrevendo para uma audiência Romana. Ele está escrevendo para Cristãos em Roma. Ele menciona Simão na passagem e então diz, em essência, “Vocês conhecem Simão. Ele é o pai de Alexandre e Rufo.” Por que Marcos identifica Simão dessa forma se ele não esperava que sua audiência conhecesse quem eram Alexandre e Rufo? Marcos está dizendo, “Os soldados Romanos falaram a Simão para pegar a cruz dele e carregá-la, Simão de Cirene, o pai de Alexandre e Rufo.” Um dos Cristãos em Roma poderia ter dito, “Alexandre é o garoto de Simão? Simão é o pai de Rufo? Uau!
Você percebe que é quase certo que Simão conheceu a Cristo pessoalmente no dia que ele carregou a cruz de Jesus ou algum tempo depois porque ele é mencionado em Mateus, Marcos e Lucas e Marcos gasta tempo para contar a seus leitores exatamente de que Simão ele está falando, o Simão cujos filhos todos conheciam como Alexandre e Rufo.
Na verdade, Paulo escrevendo alguns anos mais tarde em sua carta aos Romanos, encerra sua carta com um número de saudações aos Cristãos em Roma e ele diz, “Saúdo Simão, escolhido no Senhor, e saúdo sua mãe também porque ela tem sido uma mãe para mim (Romanos 16:13).”
Seguir a Cristo é uma decisão que impacta toda a sua família. Algum tempo depois de pegar a cruz de Jesus e carregá-la atrás dEle, em algum momento daquele dia ou logo depois, Simão recebeu a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Sua esposa conheceu a Cristo e seus dois filhos, Alexandre e Rufo, conheceram a Cristo e se tornaram líderes da igreja em Roma. Seguir a Cristo é uma decisão que impacta toda a sua família. Homens, vocês seguem a Cristo e suas famílias é quase certo que O seguirão também.
E pense na providência de Deus aqui! Simão está a caminho para a cidade, sem dúvida comovido emocionalmente pela cena diante dele, uma cena de trevas, crueldade e terror. Certamente ele está chocado e surpreendido por esse severo comando de um soldado Romano. Simão é agarrado e jogado em direção à cruz para pegá-la e carregá-la. E ainda, através desses negros eventos, Deus está trabalhando um plano perfeito na vida de Simão e na vida da família de Simão. Através do que, em princípio, parece ser uma tragédia sem sentido, Deus está trabalhando a vida de Simão, trabalhando um plano para a salvação de Simão e de sua família. Citando William Cowper, autor do hino, “Deus Se Move de Maneiras Misteriosas,” Cowper escreve, “por trás de uma providência carrancuda, Deus esconde um sorriso.” Deus está no controle. Ele está sorrindo. Ele ama Simão. Ele sabe o que Ele está fazendo.
Pense na aplicação disso em sua vida! Existem tantas coisas que em princípio parecem sem sentido para nós. “Por que isso aconteceu, Deus? Por que o Senhor permite essa escuridão, este mal, essa dor, essa doença, o desemprego, essa ruptura de amizade, de relacionamento? Por que, Deus?” E tudo que podemos ver é “uma carrancuda providência.” No entanto, espere. A alegria vem pela manhã. “por trás de uma providência carrancuda, Deus esconde um sorriso.” Ele está lá. Ele está sorrindo porque Ele te ama e Ele sabe o que está fazendo.
27 E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam.
Então há essas mulheres lá que estão chorando por Ele e o que Jesus faz?
28 Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos.
Jesus se refere a essas mulheres como, “Filhas de Jerusalém,” essa é uma maneira do velho Testamento de se referir à nação de Israel (Zacarias 9:9, Miquéias 4:8 e Sofonias 3:14). Ele diz, “Não chorem por Mim. Não chorem por Mim, Jerusalém. Chorem por vocês mesmos, chorem por seus filhos.” Por que Ele diz isso?
29 Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram!
Isso deve ter soado estranho. Mas dentro de 40 anos a tomada de Jerusalém sob o comando do Comandante Militar Romano Tito começaria, que eventualmente se tornaria o Imperador Romano. Os Romanos iriam sitiar a cidade de Jerusalém e anos de fome e doença se seguriam. Os mais atingidos pelo sitiamento da cidade seriam as mulheres, especialmente aquelas que tinham filhos pequenos. Seriam tempos horríveis, diz Jesus, que as pessoas não comemorariam o nascimento de uma criança, mas ao invés disso, comemorariam o fato de uma pessoa não ter filhos, sendo poupado, desse modo, do horror de uma morte prematura.
Jesus já tinha chorado antes pela cidade de Jerusalém. Vocês se lembram disso lá trás em Lucas 19:41-44 onde pela primeira vez Ele falou da destruição que viria sobre a cidade de Jerusalém. Ele menciona isso novamente em Lucas 21:20-24. Ele havia dito lá, “Ai daquelas que estiverem grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias! Porque haverá grande aflição na terra e ira sobre esse povo (Lucas 21:23).” Este será um tempo terrível quando a morte será preferível à vida. É este o ponto por trás da frase no verso 30:
30 Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos.
Essa imagem do Velho Testamento de Oséias 10 (Oséias 10:8) mostra como será esse dia quando Jerusalém cair em 70DC. As pessoas vão preferir uma morte rápida que anos de sofrimento. É muito parecido com o que teremos na Grande Tribulação no final dos tempos. Você pode ler a respeito disso em Apocalipse 6, um outro tempo quando as pessoas vão chorar pelas montanhas e rochedos, “Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir (Apocalipse 6:16-17)?”
Assim, Jesus diz, “Não chorai por Mim, chorai por vós mesmos. Dentro de 40 anos vocês estarão enfrentando um tempo de terrível julgamento pelas mãos dos Romanos. E será tão terrível que muitos irão clamar para as montanhas, “Caia sobre nós e nos mate, livra-nos desse sofrimento!” Então essa frase enigmática no verso 31, Jesus diz:
31 Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?
Essa é uma daquelas frases com a qual você se depara em sua leitura diária da Bíblia e você diz, “O que isso significa!” e então você segue em frente. Mas você sabe o que isso significa intuitivamente, certo? Você sabe que isso não é uma coisa boa. Jesus estava falando de julgamento e da destruição Romana da cidade de Jerusalém e Ele diz, “Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?” Em outras palavras, “Vocês mulheres estão chorando por Mim, mas pensem nisso: se os Romanos estão fazendo isso agora a Mim, o que farão a vocês, o que será feito à cidade de Jerusalém?”
Coloque de outra forma, “Se eles queimam assim a madeira verde, apenas pense quanto mais queimarão o que está seco?” Se você já pegou gravetos para queimar num acampamento, você procurou por gravetos secos porque os verdes não queimam tão bem. Assim Jesus está dizendo, “Se isso é o que os Romanos fazem com a madeira verde, madeira que não está pronta para julgamento, pense em como eles tratarão a madeira seca, madeira que está completamente pronta para julgamento.”
E por trás desse julgamento Romano está o julgamento de Deus. Robert Stein oferece essa paráfrase de grande ajuda, “Se Deus não poupou Seu Filho inocente de tamanha tribulação (permitindo sua crucificação), quão pior será para uma nação pecadora quando Deus liberar Sua ira justa sobre ela (permitindo que os Romanos destruam Jerusalém).”
Chegamos agora a essas duas questões necessárias para esta manhã e para sua discussão familiar mais tarde. Primeiramente, à luz do que lemos:
I. Nós Devemos Morrer para o nosso Pecado
Julgamento aguardava a cidade de Jerusalém. Deus iria julgar a cidade de Jerusalém pela sua recusa de se arrepender e confiar no Filho de Deus, Jesus Cristo. Julgamento aguarda todos que rejeitam ao Filho de Deus. Devemos dar as costas ao nosso pecado, o que significa se arrepender. Devemos dar as costas ao pecado e nos voltarmos para nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
Eu acho impressionante que essas mulheres estão chorando e Jesus diz, “Não chorem por Mim. Chorem por vocês mesmos.” Sentir simpatia por Jesus não salva. Nós podemos chorar e chorar e ter e expressar grande emoção e ainda não ter arrependimento. Nós devemos crer nEle como Senhor e Salvador. Nós devemos crer que Jesus morreu em nosso lugar, suportou nossas transgressões, morreu por nossas iniquidades. Jesus diz, “Não chorem por Mim, chorem por vocês mesmos. Julgamento está a caminho. Não Me rejeitem. Voltem-se a Mim.”
É por isso que sentir, de certa maneira, conforme olhamos para as religiões, não salva. Assistir a um filme sobre a paixão de Cristo não salva. Mesmo que sintamos uma grande simpatia por Jesus, não estamos respondendo adequadamente ao Evangelho se tudo o que fazemos é chorar por Ele. Se tudo o que fazemos é dizer, “Que coisa terrível aconteceu a Jesus quando Ele foi crucificado,” e falhamos ao notar que nós cravamos os pregos em Suas mãos e pés, se falhamos ao nos ver lá no Calvário então só estamos chorando por Jesus, sentindo apenas simpatia por Aquele que não precisa de simpatia! Ele é Deus. Ele não precisa de nossa simpatia. Ele não quer nossa simpatia, Ele quer nossas almas.
“Não chorem por Mim, Jerusalém – Não chorem por Mim, Henderson – Chorem por vocês mesmos. Chorem por seus familiares perdidos. Chorem por seus companheiros de trabalho perdidos. Chorem pelos perdidos em sua comunidade e no mundo, nos grupos não alcançados das nações. Chore pelo seu pecado, chorem pelos seus pecados e venham a Mim e confiem em Mim e recebam a Mim e Minha justiça.”
Os Judeus nos dias de Jesus não confiaram na justiça de Cristo, mas eles confiaram em sua própria justiça. Eles pensaram que poderiam ser moralmente aceitos à vista de Deus por guardarem a Lei. É assim que alguns de vocês pensam. “Eu posso ser uma boa pessoa. Se eu sou bom o suficiente, Deus vai me aceitar.”
Não! Chorem por vocês mesmos, arrependam-se e venham a Cristo. Paulo diz em Filipenses 3:9, “…não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;”
É assim que somos salvos de nossos pecados e da iria vindoura. Julgamento aguarda todos que rejeitam o Filho de Deus. Eu devo morrer para o meu pecado. Eu devo confessar, concordar que sou um pecador que não merece nada, mas julgamento e a ira que virá. Eu chego a um ponto onde eu creio que Jesus morreu pelo meu pecado, levou a punição que eu merecia e eu estou chorando por mim mesmo, sentindo condenação pelo meu pecado e me voltando a Cristo como meu Salvador.
E quando você morre para o seu pecado e confia em Cristo como Salvador, você está salvo para sempre. Você é aceito por Deus para sempre. O coro cantou mais cedo, “Lave em mim em Seu fluxo de limpeza, agora tudo eu conheço, Seu perdão e abraço.” Ele nos abraça e porque você não mereceu sua salvação, você não pode fazer nada para “não merecer” isso. Sua salvação é, “pela graça através da fé em Cristo somente.” O que nos separará do amor de Deus, pergunta Paulo em Romanos 8:39, “Estou certo de que nada em toda criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”
Nós devemos morrer para o nosso Pecado. Em segundo lugar:
II. Nós Devemos Morrer para o nosso Eu
Eu acho que uma das razões de Lucas nos contar sobre Simão no verso 26 é devido ao poder dessa imagem. Aqui está Simão pegando a cruz de Jesus e carregando-a. Isso não é um símbolo poderoso do que significa seguir a Cristo? Devemos morrer para nós mesmos. Pegando a cruz de Cristo e carregando-a diariamente como um retrato da vida Cristã.
Jesus havia dito em Lucas 9:23-24:
23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
24 Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
Devemos morrer para o nosso eu. Jesus pergunta, “De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se ele mesmo está destruído ou perdido (Lucas 9:25)?”
Ele disse em Lucas 14:27, “E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após Mim, não pode ser Meu discípulo.” Carregar a cruz de Cristo e seguir a Ele significa que O amamos mais que qualquer um ou qualquer outra coisa, mais até do que amamos nossas próprias
 vidas.
A ação de Simão aqui no reino histórico retrata vividamente o que é verdadeiro no reino espiritual. Devemos pegar nossas cruzes e “carregá-la atrás de Jesus.” Devemos morrer para o nosso eu.
É isso o que a cruz significa. Nós morremos. Morremos para o nosso eu. Morremos para os nossos próprios interesses, nosso individualismo e nossa confiança.
É por isso que o símbolo do Cristianismo é uma cruz, porque Cristianismo exige que morramos. O símbolo do Cristianismo não é um adesivo de para-choque, ou um estilo de se vestir, ou uma tradução Bíblica específica, ou uma igreja específica a qual vamos.
Não somos Cristãos porque usamos um peixe nas traseiras de nossos carros, ou porque ouvimos K-LOVE no rádio. Não somos Cristãos porque lemos livros Cristãos ou baixamos podcasts (arquivos de mídia digital) Cristãos. Não somos Cristãos porque postamos palavras sobre Cristo no Twitter ou Facebook.
Nós somos Cristãos quando pegamos e carregamos a cruz, “o emblema de sofrimento e vergonha.” E nós “nos agarramos a essa velha e rude cruz” mais do que a qualquer outra coisa ou pessoa.

Fiquemos de pé para orarmos.
Julgamento aguarda todos que rejeitam ao Filho de Deus.
2Tessalonicenses 1:7-8, “…quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Dê-nos sabedoria nesses momentos para morrermos para nossos pecados e morrermos para nós mesmos.