Cantando à Meia-noite

Cantando à Meia-noite

“Cantando à Meia-noite”

(Atos 16:11-40)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(03-02-08) (Manhã)

 

. Peguem suas Bíblias e abram em Atos, capítulo 16.

 

Nós continuamos nosso estudo sobre o nascimento e expansão da igreja. Nós paramos da última vez com o direcionamento de Deus na vida de Paulo e sua equipe missionária para uma nova fronteira. Eles planejavam ir para o Norte, mas Deus disse para eles jogarem fora o itinerário que eles tinham em mãos e os chamou para o Oeste, para a Europa. A navegação deles  para o Oeste, pelo Mar Egeu, seria muito mais importante do que a viagem de Cristóvão Colombo em 1942 para “navegar o oceano azul”, e muito mais importante do que a viagem de Vasco da Gama para encontrar a rota para o Extremo Leste, pois essa viagem para o Ocidente significou que o Evangelho viajaria pelo mar e oportunamente alcançaria continentes como o nosso.

 

Tem se falado normalmente que aonde quer que Paulo fosse, poder-se-ia esperar o surgimento de um reavivamento ou um tumulto. E há um pouco de ambos em nosso texto esta manhã quando Paulo e sua equipe missionária chegam em Terá e começam a compartilhar o Evangelho. Nós vamos estudar do versículo 11 até o fim do capítulo, mas o que eu quero fazer primeiro para nossa leitura é simplesmente ler alguns versículos bem no meio do texto, e então nós retomamos e tratamos de todos eles em nosso estilo versículo por versículo. Mas por agora, preste atenção comigo, num período negro nas vidas desses bravos Cristãos. Nós vamos ler apenas quatro versículos.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra.

 

22 E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.

23 E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.

24 O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.

25 E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Meia-noite é a hora mais escura da noite. O sol se pôs horas antes e ainda há muitas horas antes que o sol nasça novamente. Meia-noite é muito usada como uma metáfora para os momentos difíceis nas nossas vidas. Você está acostumado com a meia-noite? Quando é meia-noite? É meia-noite quando uma doença repentina e grave na família deixa todos paralisados e nada é mais importante do que seu ente querido se recuperar. É meia-noite quando nos é dito que não precisam mais de nós em nosso emprego onde nós investimos mais de uma década de serviço fiel. É meia-noite quando o médico saia da sala de Emergência balançando a cabeça. É meia-noite quando nós não sabemos como orar e tudo o que podemos fazer é gemer.

 

Por volta do ano 320 A.C., houve 40 homens que enfrentaram a meia-noite como bravos soldados na famosa 12ª Legião do Exército Imperial Romano. Eles são conhecidos hoje como “os 40 mártires de Sebaste”. Esses homens foram incluídos entre o número das tropas sob autoridade do Imperador Licínio. Um dia, o imperador baixou um edito ordenando que todos seus soldados oferecessem sacrifício ao deus pagão dele. Os 40 homens eram seguidores de Jesus Cristo e se recusaram a adorar outro deus. Eles disseram: Você pode ficar com nossa armadura e até mesmo com nossos corpos, mas o compromisso do nosso coração é com Jesus Cristo.” O imperador decidiu fazer desses soldados um exemplo, então no meio do inverno, ele deixou-os sem roupa e os fez adentrar num lago congelado. Deixando-os nus no gelo, o imperador disse para eles: “Renunciem seu Deus e serão poupados da morte.”

 

Meia-noite; o que você faz quando é meia-noite? Paulo e Silas estão enfrentando uma perseguição severa. Eles são perseguidos, surrados, e jogados na prisão. Suas pernas são colocadas em blocos que os comprimiam até que parecessem esmagar os corpos deles. E nesta hora de escuridão, a Bíblia diz no versículo 25 que Paulo e Silas estão orando e cantando hinos a Deus.

 

Os acontecimentos do nosso capítulo acontecem numa cidade chamada Filipo. Você pode visitar Filipo hoje, incluindo o lugar da prisão onde Paulo e Silas ficaram presos. Paulo mais tarde visitaria Filipo novamente e também escreveria uma de suas cartas para a igreja em Filipo. Nós a conhecemos como o Livro de Filipenses, é naquela carta que Paulo nos conta como ele foi capaz de resistir a perseguição que ele enfrentou em Filipo e como da mesma maneira ele poderia enfrentar todas as expressões de meia-noite que o crente enfrenta. Em Filipenses 4:13, Paulo escreve: “Posso todas as coisas em Cristo que (o que?) me fortalece.” Através da Sua graça Deus nos fortalece. Ele nos dá a habilidade para enfrentar qualquer coisa e todas as coisas.

 

Eu quero voltar ao versículo 11 onde nós paramos na semana passada e falar sobre o que nós podemos fazer pela graça de Deus. Vamos dar uma olhada juntos. Primeiro, pela graça de Deus:

 

I. Nós podemos Evangelizar Apropriadamente (11-15)

 

11 E, navegando de Trôade, fomos correndo em caminho direito para a Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis;

12 E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia, e é uma colônia; e estivemos alguns dias nesta cidade.

 

Então Paulo e sua equipe missionária formada por Silas, Timóteo e Lucas, pela primeira vez, vão para Europa com o Evangelho. Depois de chegarem ao porto de Neapólis , eles andaram cerca de 16 km para Filipo onde eles ficariam por alguns dias.

 

Algumas coisas me chamaram a atenção nesses versículos iniciais, sobre como evangelizar apropriadamente. Eu pensei nesses versículos enquanto eu estava estudando esta semana e, tendo em vista que nós vamos começar nosso próximo semestre do nosso Treinamento de Evangelismo FAITH amanhã à noite. A primeira coisa é que evangelismo bíblico significa que nós vamos aonde as pessoas estão. Nós não esperamos que elas venham até nós como se estivessem pensando: “Bom, eles sabem onde achar uma igreja.” Nossa missão é mais urgente do que essa. É uma questão de vida ou morte. Então nós vamos até eles. Nós os visitamos. Nós levamos conosco o evangelho e vamos até eles. Foi isso que Paulo fez.

 

13 E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.

 

Aparentemente, não havia sinagoga judaica em Filipo. A lei judaica exigia um mínimo de 10 homens a fim de se estabelecer uma sinagoga e aparentemente eles eram em pequeno número. Mas a Bíblia diz que havia algumas mulheres reunidas à beira do rio para orar e então Paulo e sua equipe missionária descem até lá. Eles foram onde o povo estava. Aqui está outro princípio: Permita que Deus faça o trabalho.

 

14 E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.

 

Eu quero que essa frase aqui liberte todos nós que nos sentimos responsáveis por uma pessoa aceitar a mensagem do evangelho que nós compartilhamos. Nós compartilhamos o evangelho e queremos que as pessoas digam: “Sim, eu quero receber esta salvação!” Mas elas nem sempre respondem dessa maneira. Alguns ouvem e crêem e muitos não. Veja aqui: não é responsabilidade nossa se uma crê naquilo que compartilhamos. É de Deus. A Bíblia diz: “o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia”. Quem abriu o coração de Lídia? Paulo? Não, o Senhor. Deus toma a iniciativa na salvação. Deus age primeiro. Eu não entendo o mistério da eleição, mas eu sei o seguinte: Ninguém é salvo a menos que o Senhor lhe abra o coração para crer. Alguns corações são abertos, outros não. Graças a Deus, crente, que Ele abriu o seu.

 

15 E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.

 

O que Lídia fez depois que creu? Veja novamente o versículo 15. O que ela fez? Ela foi batizada. Esta é sempre a ordem no Novo Testamento. Creia em Cristo; uma convicção interior, então seja batizado, uma expressão exterior. A primeira coisa que uma pessoa faz depois de crer em Cristo é ser batizada. É uma questão de obediência. É um sinal de que a pessoa realmente está interessada. Se eu acreditasse que era um crente e não tivesse sido batizado, eu não sairia daqui hoje sem marcar um dia para ser batizado.

 

Então a Bíblia diz que Lídia convidou Paulo e sua equipe missionária par entrar na sua casa. Sua hospitalidade é uma evidência da autenticidade da conversão dela. Paulo abriu sua Bíblia, o Senhor abriu o coração dela, e ela abriu seu lar!

 

Pela graça de Deus nós podemos evangelizar apropriadamente. Número dois, pela graça de Deus:

 

 

II. Nós podemos Vencer o Adversário (16-24)

 

16 E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

17 Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.

18 E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.

 

Paulo estava falando de Cristo com as outras pessoas e ele encontra uma oposição do adversário, o inimigo, Satanás. Espere a resistência de Satanás sempre que você estiver fazendo o trabalho do Senhor. A mulher está possuída por “um espírito de adivinhação”. Ela está possuída por um demônio.  Ela pertence a homens que a usam para ganhar dinheiro. Pelo poder do demônio, ela está envolvida com a “previsão da sorte”. Vocês sabem, trabalhos de clarividência como “prever a sorte”  ou “prever o futuro” é apenas uma trapaça e outras expressões disso são demoníacas. É por isso que a Bíblia estritamente proíbe que se busque um espírita ou qualquer outra pessoa que diga ter poderes de clarividência.

 

A Bíblia diz que essa mulher está possuída por um espírito de adivinhação, por um demônio. O demônio fala de uma maneira parecida com a dos demônios que falaram na presença do Senhor Jesus nos Evangelhos. O demônio fala a verdade: “Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.” Isso era verdade e parece que os demônios não podem ignorar a verdade, mas eles podem tentar ao máximo desviar os seguidores da verdade. Isso parece ser o que está acontecendo aqui. Aparentemente, Paulo não estava muito incomodado com essa moça no principio, mas então ficou evidente que ela estava possuída por demônio e então ele ordenou ao demônio que a deixasse e ele saiu.

 

O que eu quero enfatizar aqui é que enquanto Satanás sempre irá fazer o possível para nos desviar do caminho de Cristo, a força que nos é dada pela graça de Deus é maior. Nós temos o poder de Deus trabalhando através de nós para derrotar o adversário. Isso não significa necessariamente que você tenha que exorcizar demônios na sua vida cristã. Na verdade, não da forma como acontece em nosso texto. Satanás age de maneira que consiga nos atingir.

 

O trabalho do adversário em nossos dias e em nosso contexto é mais sutil. Ele tenta nos afastar de Cristo fazendo o que pode para nos manter apaixonados pelas coisas do mundo. Assim, ele trabalha através dos nossos bens, das nossas posses, nosso conforto e nossas riquezas. Ele nos engana fazendo com que pensemos que está tudo bem. E quando temos dias difíceis e nos deparamos com momentos de “meia-noite”, Satanás ri de nós quando duvidamos e ficamos a imaginar se seguir a Cristo realmente vale a pena. Mas pela graça de Deus nós podemos enfrentar o adversário e vencê-lo. É isso que acontece com Paulo e Silas.

 

19 E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados.

20 E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade,

21 E nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos.

 

 

Na verdade esse não era o problema. O verdadeiro problema estava no versículo 19. Os donos da moça “viram que a esperança do seu lucro estava perdida”. Não apenas o demônio havia sido expulso, mas o dinheiro deles também “havia sido expulso”. Então, eles pensam: “Prendam e dêem uma surra nesses caras!”

 

22 E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.

23 E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.

24 O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.

 

 

Nós estamos abordando a “meia-noite” nas vidas de Paulo e Silas. E isso conduz ao próximo ponto em nosso estudo. Pela graça de Deus nós podemos evangelizar apropriadamente. Pela graça de Deus nós podemos enfrentar o adversário. Número três: pela graça de Deus:

 

III. Nós podemos Enfrentar a Adversidade (25-40)

 

25 O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.

 

Ray Stedman imagina quais hinos Paulo e Silas estavam cantando. Ele diz: “Eu não sei o que eles cantaram. Eu sei o que eu estaria cantando: “Resgata o que perece, cuida do que está morrendo!” Mas com certeza eles não estavam pedindo por libertação. O contexto sugere que as orações deles eram expressões de louvor. Eles estavam cantando à meia-noite.

 

Pela graça de Deus você pode enfrentar adversidade. Você pode! Deus dá a você e a mim a notável habilidade de cantar louvores a Deus no nosso momento mais difícil. Tiago escreve em Tiago 1:2-3: “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.” Pela graça de Deus você pode enfrentar adversidade. Você pode cantar à meia-noite. Deus ama os louvores que Ele ouve. Ele responde o louvor deles com um louvor Seu:

 

26 E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.

27 E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.

 

Ele sabia que se os prisioneiros fugissem ele teria que pagar com sua vida. Ao invés de enfrentar a humilhação de suas autoridades, ele planeja tirar sua própria vida.

 

28 Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.

29 E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.

30 E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?

31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.

32 E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.

33 E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.

34 E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.

 

Algumas vezes, Deus usa uma crise a fim de trazer pessoas para a fé salvadora nEle. Deus usa uma crise para salvar esse carcereiro. Deus talvez esteja usando sua crise para te trazer para o lado dEle. Esse carcereiro é salvo e, como Lídia, abre sua casa para eles. Depois do seu “momento de confraternização”, ele os coloca de volta na prisão. Vamos ver o que acontece no dia seguinte.

 

35 E, sendo já dia, os magistrados mandaram quadrilheiros, dizendo: Soltai aqueles homens.

36 E o carcereiro anunciou a Paulo estas palavras, dizendo: Os magistrados mandaram que vos soltasse; agora, pois, saí e ide em paz.

37 Mas Paulo replicou: Açoitaram-nos publicamente e, sem sermos condenados, sendo homens romanos, nos lançaram na prisão, e agora encobertamente nos lançam fora? Não será assim; mas venham eles mesmos e tirem-nos para fora.

 

Paulo e Silas ficam pensando: “Nós vamos, mas vamos com calma!” Eles fizeram isso pensando nos novos crentes em Filipo e pensando nos futuros missionários na cidade. Eles querem fazer o possível para proteger os crentes. E pela graça de Deus eles vencem a adversidade.

 

Deus nos fortalece com a adversidade. Paulo escreve em 2Timóteo 3:11-12, sobre as perseguições que ele enfrentou e ele escreve: “Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” Todos nós vamos enfrentar isso, mas lembre que Deus usa a adversidade para nos fortalecer.

 

Lembre novamente de Tiago 1:2-3: “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.”

 

E olhe para Jesus como exemplo para você. Em Hebreus 12:2, o escritor nos encoraja a olharmos para Jesus, “autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” Jesus enfrentou adversidade. Ele enfrentou a morte por mim e por você.

 

Ilustração para concluir:

 

Pela graça de Deus, nós podemos enfrentar a adversidade. Nós podemos desfrutar da Sua força; força como aquela mostrada pelos “40 mártires de Sebaste”, que eu mencionei antes. Naquela gélida noite de inverno, o Imperador Licinio tirou a roupa daqueles 40 crentes e os fez marchar nus para dentro do lago congelado. Lhes foi dito que tudo o que precisavam fazer era se retratar, negar ou abandonar sua fé em Cristo e suas vidas seriam poupadas. Tudo o que tinham que fazer era sair de lá e o imperador os deixaria viver.

 

Ninguém saiu, então o imperador os deixou lá, amontoados no frio. Por toda escura noite os homens permaneceram juntos, recusando negar sua fé em Cristo por prazeres temporários do mundo. Se você fosse um expectador ali, você teria visto esses homens tremendo, se amontoando uns nos outros para se aquecer, e você também teria ouvido o som da música. Sim, música. A canção deles era uma canção de vitória. Eles repetiram as palavras várias vezes: “Quarenta Mártires por Cristo”. Um dos relatos do fato traz esta frase como parte da canção: “Senhor, nós somos quarenta que estamos engajados neste combate; permita que sejamos quarenta coroados, e que nenhum deseje esse número sagrado”. Eles cantaram à meia-noite.

 

O Oficial no comando daquela tropa naquela noite ficou tão tocado com toda aquela cena, que enquanto assistia a tudo aquilo, ele creu em Cristo. Ao amanhecer, trinta e nove daqueles homens tinham morrido congelados. O sobrevivente infelizmente cedeu à pressão e esmoreceu. E enquanto o mais fraco se arrastou para a segurança, retratando-se da sua fé em Cristo a fim de viver, esse Oficial Romano saiu de forma e entrou no gelo. Ele tirou suas roupas e abertamente confessou sua fé em Jesus Cristo. O imperador furioso exigiu que ele renunciasse a Jesus, mas ele se recusou. Eles tinham cantado “Quarenta Mártires para Cristo”, e esse homem completou o número novamente e desejou cantar até a morte. E quando a provação finalmente terminou, os soldados Romanos tiraram de dentro do gelo quarenta soldados congelados, quarenta mártires para Cristo, quarenta homens que pela graça de Deus e pela força que somente Ele dá, cantaram à meia-noite”.

 

. Fiquem de pé para oração.