Buscando O Cristo Que Nos Busca

Buscando O Cristo Que Nos Busca

“Buscando O Cristo Que Nos Busca”
(Lucas 19:1-10)
Série: Certeza em Tempos Incertos (Lucas)
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim no Evangelho de Lucas, capítulo 19 (pg 707; YouVersion).

Nós temos pregado, verso a verso, através do Evangelho de Lucas e nos encontramos nesta manhã nos primeiros dez versos do capítulo 19. Suponho que a maioria de nós seja familiarizado com esta passagem, o relato de um pequeno homem chamado Zaqueu que sobe uma figueira brava para ver Jesus. Quantos de vocês já leram ou ouviram a passagem pelo menos uma vez? Muitos sabem a canção das crianças:
Zaqueu era um pequenino homem,
Um pequenino homem ele era,
Ele subiu numa figueira brava
Porque o Senhor ele queria ver
Isso aconteceu quando Jesus estava a caminho de Jerusalém com o propósito de sofrer morte sacrificial na cruz para que aquele que cresse nEle pudesse ser salvo de seus pecados. Assim, Jesus está a caminho de Jerusalém para o propósito de cumprir nossa salvação quando Lucas nos conta sobre esse homem chamado Zaqueu que está buscando a Jesus. Mas enquanto eu leio esses versos familiares, deixe-me convidá-lo a ouvi-los com a seguinte pergunta: “Quem está buscando Quem?”

Por favor, fiquemos em pé em honra à leitura da Palavra Santa, Inspirada e Sem Erro de Deus.

1 Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade.
2 Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos.
3 Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão.
4 Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje.”
6 Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.
7 Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’.”
8 Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais.”
9 Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão.
10 Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.”

Oração.

Introdução:
Nós normalmente não pensamos em uma cirurgia do coração quando lemos a história de Zaqueu. Não é a primeira coisa que vem a nossa mente. Lemos sobre um pequeno camarada subindo numa árvore e Jesus o chamando para descer da árvore, salvação e um final feliz. Não pensamos em um camarada deitado numa mesa de cirurgia tendo seu coração reparado ou transplantado.
Há poucas semanas estivemos fazendo comparações e contrastes entre o reino físico e o reino espiritual. Na semana passada, por exemplo, falamos a respeito da diferença entre enxergar Jesus fisicamente e enxergá-lO espiritualmente. Você pode ter uma boa visão física como o jovem rico, mas falhar em ser salvo devido ao amor às riquezas que te cega e o impede de enxergar Quem é Cristo. Por outro lado, você pode ser fisicamente cego como o homem no final do capítulo 18 da semana passada e enxergar a Cristo – realmente vê-lO espiritualmente – creia nEle e seja salvo.
Então pense agora sobre uma cirurgia do coração. Se eu tenho, fisicamente falando, um coração ruim e preciso de um novo coração, eu não posso me consertar. Eu vou a um médico e ele me coloca na mesa de cirurgia, corta meu corpo, remove o coração ruim e coloca no lugar um coração bom; cirurgia cardíaca. E novamente, antes da cirurgia, não posso fazer nada para reparar minha situação. Talvez eu possa fazer algo temporário para me sentir melhor; tomar alguma medicação ou descansar, mas não posso consertar meu maior problema que é a necessidade de um novo coração. Eu preciso de alguém para fazer isso para mim. Eu preciso de intervenção médica.
Certo, agora o reino espiritual: diga-me, quando nascemos neste mundo – um mundo afligido pela escuridão e depravação – um mundo cujo pecado originou em Gênesis 3, um mundo caído, nascemos nesse mundo caído com uma natureza voltada para o pecado. Nossos corações – são naturalmente bons ou maus? Quantos diriam, “Maus?” Jeremias 17:9, “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável.” Por causa do pecado, temos um coração mau. Por causa do pecado, precisamos de um novo coração. Por causa do pecado, precisamos de alguém que de fora faça uma cirurgia do lado de dentro. Nós precisamos disso – o que Ezequiel se refere como “um coração de pedra,” um coração morto, um coração que não responde aos impulsos de Deus e Sua Palavra, precisamos que este “coração de pedra” seja substituído por um “coração de carne (Ezequiel 36:26),” um coração que é suave e responde às coisas de Deus. E somente quando tivermos esse novo coração, seremos capazes de responder adequadamente à Palavra de Deus e à vontade de Deus.
Agora o que é extremamente interessante para mim é que Deus – em Seu amor – coloca Sua afeição sobre determinadas pessoas que estão por si mesmas mortas em pecado, possuindo corações de pedra, perdidas e imperfeitas – Deus vem e põe Sua amável afeição sobre elas. Não há nada de notável sobre essas pessoas, não há nada verdadeiramente de especial nelas, elas são pecadoras. Mas Deus toma a iniciativa e somente pelo Seu amor eletivo realiza essa operação espiritual do coração, dá e confere novos corações que são responsivos à Sua Palavra e Seus caminhos. E é por isso que alguns de vocês que estão ouvindo essa mensagem agora diriam, “Sabe de uma coisa, eu tenho um desses corações. Um novo coração. Um coração que é suave e responsivo às coisas de Deus. Não consegui isso por mim mesmo. Ele foi-me dado por Deus.”
E não devemos assumir que qualquer um tenha esse coração espiritual. Olhamos a nossa volta e estamos bastante certos de que todos que vemos têm um coração físico. Verdade, eu espero! Eu sei, me dê mais alguns minutos aqui pregando e um ou dois assumirão a posição peculiar e teremos que checar seus sinais vitais. A cabeça balança primeiro e depois cai para trás, boca aberta tão larga quanto a Caverna Mamute. Mas a maioria de nós sabe que temos corações físicos e ainda assim, não devemos assumir que todos tenham um coração espiritual.
Mas isso é importante: se temos um desses corações, dado a nós por Deus através do dom chamado regeneração – se temos um desses corações suave e responsivo às coisas de Deus – não porque fizemos algo para merecê-lo, não porque somos dignos de recebê-lo, mas somente porque Deus nos amou e se agradou de nos dar.
O que tudo isso tem a ver com Zaqueu? Vamos ver. Por que não fazemos juntos, nosso caminho de volta através dos versos. Verso um:
1 Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade.
2 Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos.
Somos apresentados a esse camarada, um cobrador de impostos, e não apenas um cobrador comum de impostos, mas o “Chefe dos cobradores de impostos.” Essa é uma frase que não é encontrada em outro lugar do Novo Testamento.
O Governo Romano, para sustentar seu vasto e poderoso império, tinha que impor pesados impostos sobre o povo. Um Judeu poderia trabalhar como cobrador de impostos para Roma, mas ele seria considerado um traidor pelo seu povo. E mais, cobradores de impostos eram desprezados pela maneira como raspavam os lucros, embolsando consideráveis porcentagens dos impostos para si mesmos.
Como Jericó era o maior ponto de coleta devido às rotas comerciais do leste e do oeste, nós podemos imaginar que Zaqueu tinha um negócio muito lucrativo. O título, “Chefe” dos cobradores de impostos sugere que ele tinha pessoas trabalhando para ele.
3 Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão.
Eu gosto da frase no verso 3, “Ele queria ver quem era Jesus.” Zaqueu era curioso. Zaqueu era inquiridor. Zaqueu estava numa jornada investigativa no reino espiritual. Em meu estudo esta semana achei de grande ajuda traçar os passos de Zaqueu sob três principais aspectos. Você pode querer anotar se isso te ajudar a entender o fluxo geral do texto. Primeiro:
I. Considere Sua Investigação (1-4)

Zaqueu está buscando a Cristo. Não há dúvidas disso. É precisamente o que Lucas registra aqui no verso 3, “Ele queria ver quem era Jesus.” Zaqueu está buscando a Cristo. Zaqueu está numa jornada investigativa no mundo espiritual. Ele tinha ouvido sobre Jesus e agora ele está investigando a pessoa de Jesus.
Podemos nos peguntar o que direcionou Zaqueu a Jesus? Por que ele estava interessado? Ele tinha tanto, não tinha? Ele tinha o que muitos de vocês querem – riqueza, poder e influência. O que mais Zaqueu poderia querer com um pobre messias Judeu?
Este certamente não é o ponto mais importante deste encontro, mas digno de diminuirmos nossos passos o suficiente para nos lembrarmos que todo dinheiro do mundo não tem poder para prover um senso de real significado e propósito. Zaqueu era rico, mas era apenas rico.
Verso 3 novamente, “Ele queria ver quem era Jesus,” mas ele tinha um problema. Qual era o seu problema? Lucas nos conta que Zaqueu “sendo de pequena estatura, não o conseguia (ver Jesus), por causa da multidão.” A palavra Grega é mikroß, de onde temos “micro.” Ele era um camarada muito pequeno!
Então o que Zaqueu faz para que ele possa ver Jesus? Verso 4, “Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.” Ele sobe numa árvore para que pudesse olhar por sobre a multidão e ver Jesus se aproximando.
Visualize esse astuto, rico e bem estabelecido empresário correndo pela rua principal de Jericó e chacoalhando uma árvore na praça para ver este Jesus sobre quem ele aparentemente ouvira muito falar. Considere Sua Investigação. Segundo:
II. Considere Sua Celebração (5-7)
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje.”
Eu escrevi em minhas anotações esta semana, “Como Jesus sabia o nome de Zaqueu?” Pense nisso! Jesus vem a Jericó e para exatamente ali na árvore e Ele olha para cima para Zaqueu e então chama Zaqueu pelo nome. Todo o encontro é guiado pela mão de Deus. Ele até diz a Zaqueu, “Quero ficar em sua casa hoje.” Esta é uma “Necessidade Divina,” não é uma opção. Eu Quero!
O encontro nos lembra de Jesus vendo a Nataniel no Evangelho de João, capítulo 1:
João 1:47-48, “Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade.” Perguntou Natanael: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar.” O encontro é guiado pela mão de Deus.
Esta é a oitava vez que Lucas usa este verbo normalmente traduzido como “alegria” ou “alegremente” em seu Evangelho (Lucas 1:14; Lucas 8:13; Lucas 10:17; Lucas 13:17; Lucas 15:5, Lucas 15:9, Lucas 15:32; Lucas 19:6). Alegria acompanha fé verdadeira e arrependimento.
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje.”
“Eu Quero.” Necessidade divina.
6 Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.
É muito provável que neste ponto Zaqueu já tivesse colocado sua fé em Cristo. O texto não nos diz o exato momento em que Zaqueu se torna um crente. Se ele não estava salvo naquele momento, ele estava bem próximo porque a verdadeira alegria é a que acompanha a verdadeira salvação. Zaqueu “O recebeu com alegria.”
Jesus está interessado em Zaqueu! Talvez esta seja a primeira vez que alguém “espiritual” tivesse manifestado um interesse nele. Outros o tinham evitado, se afastado dele e amaldiçoado ele. Mas aqui está este Homem misterioso fazedor de milagres, uma pessoa de quem Zaqueu tinha ouvido falar que era o Messias prometido, Aquele que abriu os olhos do cego e colocou em liberdade os cativos. Aqui está Jesus, Salvador, Senhor que diz, “Eu quero ficar em sua casa.”
Bom, isso para Zaqueu é quase uma festa. Mas como é frequente no Evangelho de Lucas, vemos que nem todos estão celebrando. Verso 7:
7 Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’.”
Zaqueu tinha uma reputação. Eles o conheciam. Eles sabiam que ele era um pecador. O estudioso Grego, AT Robertson, observa que a palavra traduzida, “queixar” é uma palavra onomatopéica, uma palavra cujo som se parece com seu significado. É a palavra, diego/gguzon. Em inglês se parece com resmungar – grumbling!
Esses camaradas hipócritas religiosos não queriam se macular com pecadores, mas Jesus sempre trouxe esses pecadores para Si mesmo com o propósito de lhes revelar as Boas Novas.

Considere Sua Investigação, Sua Celebração, Terceiro:

III. Considere Sua Transformação (8-10)

8 Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais.”
Zaqueu é um homem mudado, um homem transformado. Antes ele havia usurpado as pessoas, retirando um lucro das arrecadações dos impostos e se fazendo muito rico. Tendo encontrado a Cristo, ele agora está diferente. O dinheiro não significa tanto como antes, provando a verdade que Jesus falou em um capítulo anterior:
Lucas 12:15, “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”
Zaqueu deu a metade de seus bens, não apenas seu salário. Ele colocou em liquidação suas coisas, roupas, móveis, colecionáveis, jóias. Ele está disposto a fazer o que o jovem rico não quiz fazer (Lucas 18:22), “Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus.”
Jesus havia dito em Lucas 18:24, “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!” Difícil, mas não impossível! Embora seja “mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha (Lucas 18:25),” Deus torna possível o impossível conforme ilustrado aqui com a mudança do coração de Zaqueu.
Zaqueu tem seu coração mudado. Agora ele está disposto a restituir de acordo com a Lei do Velho Testamento (Êxodo 22:1; 2 Samuel 12:6). Ele diz no verso 8, “dando” e “devolverei.” Esses verbos estão no gerúndio, indicando uma ação que Zaqueu continua fazendo. Agora ele é um homem mudado, a partir desse momento, ele está fazendo coisas diferentes com seus bens. Zaqueu trocou uma velha, mundana e temporária alegria por uma nova e eterna alegria em Cristo Jesus.
9 Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão.
A Nova Tradução Livre traduz o verso 9 da seguinte maneira: “A salvação chegou a esta casa hoje, porque este homem se mostrou ser um verdadeiro filho de Abraão.” Esta é a ideia. Zaqueu se mostrou ser um “verdadeiro filho de Abraão,” um verdadeiro Judeu. Ele é um crente verdadeiro que recebeu seu Messias, o Senhor Jesus Cristo.
As ações de Zaqueu revelam que sua fé e arrependimento são genuínos. Se houve uma mudança por dentro, isso conduzirá a uma mudança por fora. Comportamento externo indica mudança interna.
**Anote essas três perguntas e as leve em consideração mais tarde:
1) Eu continuo tendo uma curiosidade de criança sobre Cristo?
Zaqueu não se importou com o que as pessoas pensariam dele subindo numa árvore para descobrir mais de Jesus. Ele era naturalmente curioso e estava disposto a fazer o que fosse necessário para descobrir mais de Jesus. E quanto a você? Você continua a ter uma curiosidade de criança sobre Cristo?
Você está aprendendo coisas novas sobre Jesus? Crescendo dia-dia em seu estudo da Palavra e sua frequência no culto e escola Dominical?
2) Eu verdadeiramente me alegro nas coisas do Senhor?
Zaqueu provou que a vida de uma pessoa não consiste nas coisas que ela possui. O que faz seu coração palpitar? O que te alegra? Sério. Você acha mais natural se alegrar nos esportes, recreação, jogos, festas que no próprio Jesus Cristo?
3) Eu vivo a cada dia com um grande compromisso com Cristo?
Zaqueu estava pronto para dar metade de suas coisas. Aqui está um camarada que verdadeiramente encontrou a Cristo e está comprometido a confiar nEle com todo seu coração. Você confia em Deus em suas ofertas? Você dizima? Você vive com um grande compromisso com Cristo a cada dia?
Zaqueu mudou por dentro. Zaqueu teve um coração transformado. Quem mudou o coração de Zaqueu? Veja o verso 10:
10 Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.”
Pense nisso: quem está buscando quem? O verso 3 diz que Zaqueu buscou a Jesus, mas o verso 10 diz que Jesus veio buscar Zaqueu. A real razão de Jesus ter vindo a Jericó e parado naquela árvore e olhado para cima e chamado Zaqueu pelo nome e dizer a Zaqueu, “QUERO ficar em sua casa,” é porque Jesus “veio buscar e salvar o que estava perdido.”
O que direcionou Zaqueu a Jesus? Em uma palavra: Deus. Deus direcionou Zaqueu a Jesus. Jesus diz em João 6:44, “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair.”
Em Seu infinito amor Deus vem aos homens e mulheres como Zaqueu e realiza uma “cirurgia cardíaca” espiritual neles e os direciona a Si próprio através do poder salvador do Evangelho. Ele vem a nós. Ele cirurgicamente remove nosso coração de pedra e coloca no lugar um coração de carne. Ele nos transforma por dentro e nós começamos a viver de um modo diferente por fora.
Assim, se você veio a Cristo é porque Ele veio primeiro a você. 1 João 4:19, “Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro.”
E nunca vamos parar de nos maravilhar e de ficarmos absolutamente espantados com esse divino amor eletivo de Deus.
Eu busquei ao Senhor, e depois soube que Ele moveu minha alma para buscá-lo, buscando-me;
Não fui eu quem encontrou, Ó verdadeiro Salvador; não, eu fui encontrado por Ti.

Fiquemos em pé para orarmos.