A Benção de Pertencer

A Benção de Pertencer

“A Benção de Pertencer”
(1 Pedro 2:9-10)
Série: Força na Adversidade
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em 1 Pedro, capítulo 2 (Pg 815; YouVersion).
Se você está nos visitando, nós começamos uma série de mensagens em 1Pedro há algumas semanas e estamos no capítulo 2 dessa carta que o apóstolo Pedro escreveu aos Cristãos que estão passando por tempos de dificuldade e sofrimento. Muitas pessoas do público inicial de Pedro eventualmente se encontrariam sob o reinado do Imperador Romano Nero, um dos maiores tiranos de todos os Imperadores Romanos, um infame lembrado por queimar Cristãos vivos em seu jardim como fonte de iluminação durante as noites.
Agora é importante lembrar disso conforme estudarmos nosso pequeno texto nesta manhã, versos 9 e 10. Nos versos 9 e 10 Pedro ressalta a benção de pertencer. Lembrando que esses Cristãos foram banidos da cultura popular a sua volta. Eles foram perseguidos economicamente, socialmente e fisicamente. Geralmente eles eram odiados pelos descrentes nas províncias Romanas mencionadas no verso 1. Então num esforço de fortalecer esses crentes e escorar seus corações, Pedro lhes lembra que enquanto outros possam rejeitá-los e eles se sintam como peregrinos que parecem não pertencer a ninguém, eles muito pertencem a Deus e um ao outro.
Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.
9 Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
10 Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.
Oração.
Introdução:
É algo maravilhoso ter o sentimento de pertencer a alguém. Uma das razões de mídias sociais como Facebook e Twitter serem tão populares é porque quem “twita” ou “atualiza” sente que está entre pessoas de mesma afinidade, elas sentem que estão entre pessoas iguais a elas, pessoas que as aceitam, pessoas com quem elas compartilham o sentimento de pertencerem umas as outras.
Esta é uma benção também inerente ao núcleo familiar, apesar de às vezes parecer disfuncional. Membros de uma família podem se sentir vulneráveis uns com os outros porque não sabem que são uma família, que eles pertencem uns aos outros. Nossa família nos aceita, embora isso possa parecer estranho.
Esta semana eu ouvi uma mensagem do meu pregador favorito, o Escocês Alistair Begg. Ele estava falando sobre família e ele estava abordando essa questão de que alguém pode escolher seus amigos, mas não pode escolher sua família. Você pode escolher seus amigos, mas não pode escolher sua família. Você nasceu nela. Mas a beleza disso é que na sua família você desfruta do sentimento de pertencer a alguém. Agora eu acho que já compartilhei isso com vocês anteriormente já que está se aproximando o Dia de Ação de Graças nesta quinta-feira e pode ser útil pensar na benção da família enquanto que como membros de uma família aceitamos uns aos outros apesar das esquisitices e peculiaridades. Na mensagem Begg disse:
Então o jantar de ação de Graças está chegando e Tia Mabel vai vir novamente de Minnesota. Ela fala demais. Todo mundo sabe disso. Tio Leonard normalmente não vem, mas quando vem ele é absolutamente rabugento. Tentando tirar um sorriso de seu rosto é o mesmo que tentar tirar sangue de uma pedra. Frieda – ninguém realmente sabe quem é Frieda – mas ela exagera terrivelmente. E Tommy vê todo copo pela metade – vazio. Mas eles são família! E portando combinamos uns com os outros. E assim é na família da igreja.
Não é assim? Em nossa igreja nós temos uma enorme variedade de pessoas de várias origens e existe um largo espectro de educação, experiência e talentos. Contudo aceitamos uns aos outros como Tia Mabel aceita o Tio Leonard e assim como a família aceita Frieda e Tommy. Isso é a família da igreja. Nós somos uma família daqueles que pertencem uns aos outros porque pertencemos a Deus. Eu tive que rir quando Begg continuou a falar sobre o conhecido hino, “A Família de Deus.” Ele diz:
Agora eu sei que Bill e Gloria Gaither escreveram a canção, “Eu estou tão feliz porque você faz parte da família de Deus,” mas por muito tempo eu não cantei essa canção e não temos cantado porque eu privei isso de vocês, sugerindo que seria muito melhor se fosse escrito, “Eu estou surpreso que você faça parte da família de Deus!” [Ele diz] Isso seria muito mais honesto, não seria?! Começando por nós mesmos.
Nós devemos estar surpresos de que façamos parte da família de Deus. E essa passagem da Escritura nos lembra desse privilégio abençoado, a benção de pertencer.
Agora olhe novamente para os versos 9 e 10, capítulo 2, versos 9 e 10. O que Pedro está fazendo aqui é pegar uma passagem do Velho Testamento e aplicando isso à igreja. Ele está pegando uma passagem do Velho Testamento sobre o povo de Israel e dizendo que agora a igreja é a nova Israel. Agora você não precisa abrir lá, mas você pode tomar nota de Êxodo 19:5-6. Porque é lá que originalmente Deus fala as palavras que Pedro usa aqui no capítulo 2.
Quando os Israelitas foram reunidos no pé do Monte Sinai para receber de Deus a primeira aliança, ou o que chamamos de antiga aliança, ou o Velho Testamento, Deus disse através de Moisés, “Se vocês de fato obedecerem a Minha voz e guardarem Minha aliança, então vocês serão um tesouro especial para Mim acima de todo povo…e vocês serão para Mim um reino de sacerdotes e uma nação santa…” Soa familiar aos versos 9 e 10 em nosso texto. Assim Pedro está dizendo que a igreja de hoje é a última expressão da família de Deus.
Agora, vamos colocar uma lupa no verso 9 e estudar a benção de pertencer. Veja o verso 9, as três primeiras palavras:
Vocês, porém, são
Isso é, em contraste àqueles sobre quem Pedro havia acabado de falar, os não-Cristãos no verso 8, aqueles que são, “desobedientes à palavra,” aqueles que recusaram a Cristo e em sua recusa tropeçaram na pedra de esquina, tropeçaram em Cristo, e portanto vão tropeçar ou cair no Dia do Julgamento. Em contraste a esses no verso 8, vocês Cristãos no verso 9 são diferentes. Pedro escreve, “Vocês, porém, são,” e então ele dá quatro frases descritivas que falam da posição do Cristão ou classificação ou condição. Ele diz,
Vocês, porém, são uma 1) geração eleita, 2) sacerdócio real, 3) nação santa, 4) povo exclusivo de Deus. Pedro diz que todo Cristão – e este é o primeiro ponto principal:
I. SE ALEGRA em Sua POSIÇÃO (9a)
Vocês pertencem a Deus. Vocês pertencem uns aos outros. Alegre-se em sua posição. Vamos olhar para cada uma dessas quatro frases no verso 9, uma de cada vez. Mas vocês são:
Uma geração eleita
A palavra Grega para eleita aqui é (e˙klekto/n), de onde temos “eleição,” a doutrina da eleição, a doutrina bíblica de termos sido escolhidos por Deus, escolhidos para a salvação. Deus nos escolheu. Essa é a palavra que Pedro usa e é o que a palavra significa. Deus nos escolhe. Sim, é claro que nós O escolhemos quando recebemos a Cristo como Senhor e Salvador, mas O escolhemos apenas porque Ele nos escolheu primeiro e nos conduziu em segurança para o Seu lado. Isso é expresso de uma forma muito bonita por um antigo escritor de hino:
Não que eu tenha escolhido a Ti,
Porque Senhor, isso não poderia acontecer;
Este coração ainda Te recusaria,
Tivesse Tu não me escolhido…
Meu coração não pertence a ninguém diante de Ti,
Porque Tua rica graça eu anseio;
Sabendo disso, se eu Te amo,
Tu deves ter me amado primeiro. (Josiah Conder, 1836)
Assim, ninguém na igreja pode se vangloriar de ter sido incluído. O texto não diz, “Uma geração que escolhe,” como se fossemos os melhores, a nata, a escolha da escolha, mas o texto diz, “uma geração escolhida.” Deus nos escolhe, nós que estávamos mortos em transgressões e pecado, nós que não tínhamos nada a oferecer a Deus. Nós não escolhemos. Fomos pecadores escolhidos. Então ninguém pode se vangloriar de ter sido incluído. Nós pertencemos porque Deus nos escolheu para Si próprio, Ele nos escolheu para pertencermos a Ele.
A palavra, “Geração,” pode ser traduzida como “parentes,” ou “pessoas,” ou até “raça.” Cristãos são como uma nova raça, nós somos um povo entre quem etnia não importa, haja vista que isso importa para tantos nos dias de hoje. Cristãos são aqueles que pertencem a Deus e uns aos outros independentemente de suas origens étnicas. Nós somos uma geração escolhida, uma raça escolhida do povo de Deus, uma família de crentes pertencendo a Deus e um ao outro. Como geração eleita de Deus nós existimos um para o outro, ajudamos uns aos outros, fortalecendo um ao outro em nossa família.
Lembram-se da última semana, no verso 5, onde Pedro ensina que Cristãos são um edifício? A igreja não é uma construção de tijolos ou pedras. A igreja é pessoas. A igreja é feita de pedras vivas, pessoas vivas que se unem e trabalham juntas. Uma pedra por si só não é uma construção. Ela precisa de outras pedras. Um Cristão por si só não é a igreja. Um Cristão é uma pedra viva, se juntando e unindo a outras pedras vivas, para fazer a igreja.
Na primavera passada o “Los Angeles Times” resumiu um estudo sobre o mistério das formigas de fogo flutuantes das matas Brasileiras. Quando colocada na água sozinha, uma formiga de fogo vai se debater, lutar e então eventualmente irá afundar. Mas quando as formigas de fogo se juntam, elas formam uma espécie de balsas vivas que as ajudam a sobreviver às enchentes relâmpagos. Como jangadas unidas, elas podem até viajar por meses até encontrarem terra seca.
Esse artigo no “LA Times” relatou como uma pesquisa científica desvendou o segredo desse mistério natural. Os cientistas coletaram um monte de formigas de fogo e as colocaram em recipientes com água. As formigas rapidamente se espalharam e adotaram uma formação de jangadas. Cada formiga usou sua garra e almofadas adesivas nas patas para se prender umas as outras. Um pesquisador disse, “A primeira vista parece um emaranhado de corpos e membros por toda parte, mas conforme você fica observando a cena, mais você é capaz de distinguir as diferentes partes do corpo e ver as conexões.” Então os insetos usam bolsas de ar ao redor de seus corpos para mantê-los flutuando.
O artigo concluiu, “A pesquisa lança luz sobre o quão profundamente insetos sociais agem conjuntamente: quase como se fossem parte de um superorganismo…[Segundo disse um cientista], ‘Os indivíduos agindo juntos criam essa consciência do ambiente que nenhuma formiga possui.’” Amina Khan, “Mistério das formigas de fogo resolvido,” Los Angeles Times (29/04/2011).
Esse é um retrato do poder da igreja. Nós como uma geração escolhida precisamos um do outro. Nós aceitamos um ao outro, nós dependemos um do outro, nós trabalhamos um com o outro, nós sobrevivemos por causa uns dos outros. Se você disser, “Bem, eu não preciso da igreja,” ou “Eu não acredito em organização religiosa,” você pode se achar sozinho algum dia e afundando. Mas com sua família, a família de Deus, com camaradas crentes você se segura um no outro e enfrenta a tempestade juntos.
Alegrem-se em Sua Posição. Vocês são uma geração eleita. Pedro também diz no verso 9, vocês são:
Um sacerdócio real,
Existe uma frase parecida que vimos na semana passada no verso 5 onde Pedro se refere aos Cristãos como, “um sacerdócio santo.” Falamos sobre isso semana passada, como os sacerdotes do Velho Testamento foram substituídos por Cristãos que são seus próprios sacerdotes. Não precisamos de sacerdote hoje para ser nosso “intermediário” entre nós e Deus. Nós somos nossos próprios sacerdotes.
Então pense sobre o que mais um sacerdote no Velho Testamento faz. O sacerdote ora. Ele ora pelos outros. Ele intercede pelos outros. Como sacerdócio real, nós temos que orar uns pelos outros. Nós devemos ser como Samuel no Velho Testamento que disse em 1Samuel 12:23, “E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês.” A igreja ora uns pelos outros.
Ross Douthat, em seu livro Bad Religion (Má Religião), comenta que conforme as famílias têm enfraquecido e amizades verdadeiras têm diminuído, (muitos) têm tentado preencher o vazio contando com cuidadores profissionais. Enquanto que esses profissionais certamente cuidam de seus clientes, há um problema mais profundo em jogo para a igreja. Douthat escreve:
Conforme [o filósofo] Ronald Dworkin aponta…os Estados Unidos têm testemunhado um aumento de centenas de cuidadores profissionais desde 1950. Nossa sociedade possui 77.000 clínicas psicológicas, 190.000 clínicas de assistentes sociais, 105.000 conselheiros de saúde mental, 50.000 terapeutas de casamento e família, 17.000 enfermeiras psicoterapeutas, 30.000 treinadores de vida – e centenas de milhares de assistentes sociais não clínicos, bem como, de conselheiros de abuso de substâncias.
O que é interessante é que Dworkin escreve, “A maioria desses profissionais passam seus dias ajudando pessoas a lidar com problemas do dia-dia, e não com doenças mentais.” Ele acrescenta, isso significa que, “debaixo de nossos narizes uma revolução ocorreu na dimensão pessoal da vida, de forma que milhões de Americanos agora têm que pagar para profissionais ouvirem seus problemas cotidianos.” Ele conclui, “O resultado é uma nação onde gurus e terapeutas preencheram os papéis antes ocupados pelas esposas, esposos e amigos.” – e podemos acrescentar, a igreja. Ross Douthat, Bad Religion (Free Press, 2012), Pg 240-241.
Separe um tempo nesta semana para verdadeiramente ouvir os outros. Considere o poder da benção na pergunta, “Como posso orar por você?” Como sacerdotes reais, devemos orar uns pelos outros. “E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês.”
Verso 9, mas vocês são uma geração eleita, sacerdócio real,
Uma nação santa,
Cristãos são uma nação santa. Tenho sido desafiado pela declaração de Tim Keller, “Ser santo é ser completamente de Deus.” Santidade é uma questão de ser, “Totalmente de Deus.” Cada área de nossas vidas é para ser dedicada a Ele. Nossos pensamentos, nossas ações, nossas palavras, nossos olhos, nossas línguas, nossos corações, “totalmente” dEle. Pensem nisso esta semana conforme vocês se considerarem, “uma nação santa.” Pense em “santidade” como sendo, “Totalmente de Deus.”
Verso 9, Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa,
Povo exclusivo de Deus
A versão Rei Tiago traz, “um povo peculiar.” Essa não é uma boa tradução para os dias de hoje. Em 1611 fez sentido, mas hoje a palavra “peculiar” significa algo mais. Alguns têm até citado a versão Rei Tiago para justificar a estranheza de alguns Cristãos. Alguns Cristãos são uma espécie de pateta e uma pessoa pode dizer, “Bem, sabe como é, nós somos um povo peculiar.” Sim, mas não estranho e pateta!
A frase, “povo exclusivo de Deus,” é mais literalmente, “Um povo por posse,” ou conforme traz outra tradução, um povo, “pertencente a Deus.” Cristãos são propriedade exclusiva de Deus.
Você é precioso para Deus não porque você escolhe (lembra!), mas porque Ele escolheu a você, “em Cristo.” O que te faz especial para Deus é sua posição em Cristo. Você está “escondido com Cristo em Deus (Colossenses 3:3).” Seus pecados foram pagos em Cristo. Você está coberto na justiça de Cristo. Deus olha para você e não vê você em seus pecados, mas vê seus pecados pagos por Cristo Jesus e Sua justiça te cobrindo como um grande cobertor. Por essa razão, vocês são, “Seu povo especial,” um povo por posse, um povo exclusivo de Deus.
É como se você tivesse algo em sua casa que fosse seu maior tesouro. Em caso de incêndio, você corre e pega aquela coisa porque é o seu maior tesouro. Por causa de Cristo Jesus, vocês são o povo exclusivo de Deus. Vocês são o tesouro dEle – não por escolha, mas porque foram escolhidos.
Assim, quando você se sentir para baixo, não leia qualquer livro de psicologia para melhorar sua autoestima, apenas vá para a Bíblia e abra em 1Pedro, capítulo 2 e leia o verso 9 e alegre-se em sua posição. Você faz parte da geração eleita, sacerdócio santo, nação santa, povo exclusivo de Deus.
Alegre-se em sua posição. Mas para quê? Qual propósito? Por que estamos aqui? Última parte do verso 9:
para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Aqui está o número dois:
II. REALIZE Seu PROPÓSITO (9b)
Seu propósito na vida é, “anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” Se Ele é Aquele que nos tem como povo exclusivo, então nós devemos nossas vidas a Ele. Vivemos para Ele. Nosso propósito maior na vida é glorificar a Deus.
Nosso maior propósito na vida não é ser um sucesso, ter muito dinheiro, se aposentar e viver numa praia e gastar o restante de nossos dias refletindo preguiçosamente e em isolação. Fomos criados para o propósito de, verso 9, “anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
Conforme diz o apóstolo Paulo, “Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo (2 Coríntios 4:6).”
Você e eu existimos para refletirmos a luz que recebemos. Nós recebemos a luz do Evangelho de Jesus Cristo e agora vivemos como refletores de luz. Nós, verso 9, “anunciamos as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” Isto é, “Nós declaramos aos outros a excelências de Deus.”
Em termos práticos com o que isso se parece? Como nós “anunciamos as grandezas dEle?” Como declaramos aos outros as excelências de Deus e de Seu Filho, Jesus Cristo? Nós proclamamos as grandezas dEle através de duas coisas, de adoração e de nossas palavras. Em um sentido, proclamamos as grandezas dEle através da adoração, como estamos fazendo nesta manhã através de louvor e ensino bíblico. Mas também proclamamos as grandezas dEle através de palavras, através de nosso testemunho.
Esta semana proclamaremos as grandezas de Deus através de nosso testemunho no trabalho, na escola e em nossa vizinhança. Este é o seu maior propósito na vida, esta semana, conforme muitos de nós estivermos reunidos com a família para o Dia de Ação de Graças, tire um tempo para proclamar as grandezas dEle que te chamou das trevas para Sua maravilhosa luz.
Alegre-se em Sua Posição, Realize Seu Propósito e, terceiro:
III. LEMBRE-SE de Seu PASSADO (10)
Pedro acrescenta:
Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus;
não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.
Lembre-se de seu passado. Uma vez você foi, “nem sequer um povo.” Uma vez você esteve, conforme Paulo escreve em Efésios 2:1, “morto em transgressões e pecados.” Uma vez você esteve morto. Você foi cego. Você esteve perdido. Mas agora você está vivo, mas agora você vê, mas agora você foi encontrado. Uma vez você “nem sequer foi um povo,” mas agora você é, “povo de Deus.” Uma vez você não recebeu misericórdia, “mas agora recebeu misericórdia.”
Nunca se esqueça de onde você esteve antes de Deus tomar conta de seu coração e dirigi-lo para o lado dEle! Se lembrar de seu passado vai te manter humilde. Você não merece salvação mais que qualquer outra pessoa. Deus tem toda a glória pelo que tem feito em sua vida. Ele pegou um povo quebrado e os ajuntou nessa organização única chamada igreja. A benção de pertencer!
Eu encerro com isso:
A Comentarista da NPR Heather King é uma alcoólatra recuperada. Ela se tornou uma Cristã e em um livro publicado em Outubro passado, ela fala sobre sua experiência inicial com a igreja. Ela escreve:
Meu primeiro impulso foi pensar, Meu Deus, eu não quero ficar sóbria…com ESSES loucos! Ela acrescenta, “Nada abala mais nosso ego que adorar com pessoas com quem não queremos…a humilhação de descobrir que somos lançados com pessoas extremamente pouco promissoras! – pessoas que são quebradas, extraviadas, sem graça. Pessoas que são…nós.” [Adaptado de Heather King, “A Melhor Igreja,” blog Shirt of Flame (23/10/2011)].
Que alegria é pertencer a um povo tão pateta e diferenciado como nós somos – uma geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus.
Fiquemos de pé para orarmos.