Acendendo o Poder

Acendendo o Poder

“Acendendo o Poder”

(Atos 5:12-16)

Série: A Igreja em Chamas!”

Rev.Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(19-08-07) (Manhã)

 

. Abram suas Bíblias em Atos, capítulo 5.

 

Algumas semanas atrás, nós começamos uma série de mensagens sobre o livro de Atos, e nesta manhã nós estamos no capítulo 5. Nossa série se chama “A Igreja em Chamas!” e nós temos aprendido muito sobre a primeira igreja na história, a igreja que começou em Jerusalém há 2.000 anos e se espalhou por todo o mundo.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

12 E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.

13 Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima.

14 E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.

15 De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.

16 E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Tem apenas algumas semanas que a empresa Apple lançou seu novo iFone. Pessoas ficaram nas filas e aguardaram a noite toda para ter o novo telefone inteligente, a próxima grande novidade que estava atraindo a atenção do mundo tecnológico. Mas enquanto isso foi apenas há algumas semanas, a vida continuou e as manchetes sobre o melhor telefone diminuíram consideravelmente.

 

Um dos membros da nossa igreja me entregou esse artigo da crosswalk.com. Ouça enquanto eu leio alguns especialistas. É de James Emery White  e o título é: “A Mais Nova Igreja”. Começa assim:

 

O iFone é apenas do mês passado. O que significa, escreve Adam Bryant do New York Times, que: “ele foi degradado da posição de último lançamento para meramente novo.” E esses dias: “O novo pode parecer tão ontem. O que importa é o que vem a seguir.”

 

Bryant então mostra como “o próximo” é a palavra do momento nos nossos dias. Há o filme “Próximo”, lançado nesta primavera com Nicolas Cage como um homem que pode ver dois minutos no futuro.

 

A escolha anual da Newsweek “Quem é o próximo”, visando concorrer com a Personalidade do Ano da Times, levou a Times a promover o seu próprio  “Qual é o próximo”.

 

A revista New York recentemente teve uma matéria de capa com o título “As Próximas Novidades”, uma atualização no título de Michael Lewis  1999 livro, “A Nova Novidade.”

 

Ligue a TV e você vai ver “A Próxima Top Model Americana” na CW e “Próxima” na MTV…

 

Os crentes podem ser atraídos pela “próxima” como qualquer um.

 

Imagina só a igreja. Os Pastores sempre brincam com relação ao “padrão migratório” dos crentes em suas comunidades que estão sempre aguardando pela “próxima novidade” na vida da igreja. Eles mudam de uma igreja para outra, procurando pelo novo grupo de solteiros, próxima igreja com uma planta bacana, o próximo exímio orador, o próximo grupo de jovens bacana. Muitas vezes eles acabam o circulo onde eles começaram, porque a sua igreja original de repente se torna a “próxima”.

 

Os lideres de igreja também podem sucumbir à mesma tentação, simplesmente em termos de modelo de igreja.

 

Primeiro, era Willow Creek. Depois, Saddleback. A seguir, Hillsong, Northpoint and Fellowhip. Ou talvez, ao invés de fazer isso pelo nome da igreja, faça pelo tipo: primeiro vieram os que eram focados no alvo, depois vida com propósito e então os pós-modernos…emergentes, e então os “simples”.

 

…A sedução pelo “próximo” nos leva a mudar o lugar que freqüentamos a fim de experimentar Deus mais profundamente, ou como líderes, para corrermos para as suas conferências a fim de encontrar o “segredo” do sucesso…

 

Os freqüentadores que estão em busca do “próximo” precisam entender que uma igreja, não importa o quanto ela inove, não é a provedora da formação espiritual. Os indivíduos precisam aprofundar-se nos fundamentos da fé, que têm estado conosco por séculos, e adquirir seu próprio desenvolvimento espiritual através da oração e do estudo, do jejum e consagração, adoração e retiro. E os líderes precisam compreender que, por mais divertido que um novo modelo de igreja possa parecer, balas de prata não existem. Os lideres precisam olhar mais a fundo o último modelo ou programa, conferência ou estilo, e entender que o processo inerente a uma igreja próspera não mudou nos últimos 2.000 anos: você deve evangelizar os perdidos, então assimilar aqueles evangelizados, a seguir discipular os assimilados, e então libertar os discipulados para o ministério.

 

E esse é o “segredo” para uma igreja bem sucedida. Como verifica o escritor, o segredo não mudou em 2.000 anos: nós precisamos evangelizar os perdidos, ganhá-los para Cristo, trazê-los para o corpo de Cristo, ensiná-los, e liberá-los para o ministério. É isso. Essa é a fone do poder da igreja. Foi isso que tornou poderosa a primeira igreja e é isso que vai continuar fazendo a Primeira Igreja Batista poderosa, da mesma maneira.

 

Nós sabemos que o versículo-chave para o livro de Atos é Atos 1:8. Jesus disse: “Recebereis poder para serem minhas testemunhas em toda Jerusalém, Judéia e Samaria e até os confins da terra”. Uma igreja se torna poderosa quando se entrega ao poder que Deus envia através do Seu Espírito Santo.

 

Eu quero falar nesta manhã a respeito de acender o poder que Deus dá à igreja. Como deve ser a igreja que se submete ao poder do Espírito Santo? Na nossa passagem desta manhã, veja primeiro que:

 

I.  O Poder de Deus leva à Admiração (12-13)

 

Isso quer dizer que quando a igreja se submete ao Espírito Santo e confia no Seu poder, ao invés de confiar em algum programa, ou confia em Seu poder, ao invés de em algum pregador, outros vão perceber o poder que flui através daquela igreja e irão verdadeiramente admirar o que está acontecendo naquela igreja, ainda que eles mesmos não sejam crentes.

 

Se você se lembrar do contexto desses versículos, então você vai se lembrar do que acabara de acontecer na igreja. Da última vez, nós lemos sobre um problema na igreja, dois membros da igreja que estavam pecando, chamados Ananias e Safira, foram removidos da igreja de forma sobrenatural. Pedro verifica que há pecado no coração deles e os indaga sobre isso. Ao invés de se arrependerem, Ananias e Safira permaneceram no seu pecado e Deus os julgou por isso. Eles morreram. Ou seja, eles caíram mortos ali mesmo na igreja.

 

Às vezes, quando você está numa plataforma como essa e você olha para a congregação, e esteja você cantando ou pregando, você olha e imagina se alguém caiu morto como Ananias e Safira! Eu acho que, algumas vezes, seria uma prática saudável que umas pessoas viessem aqui em cima e dessem uma olhada na congregação quando o coral está cantando ou quando eu estou pregando, e nós iríamos fazendo um rodízio e dando uma olhada e ficaríamos juntos impressionados.

Bem, o fato é que a igreja se purificou e quando a igreja é purificada, a igreja é poderosa. A comunidade ao redor da igreja repara nisso. Nós lemos semana passada que após a morte de Ananias e Safira, o versículo em que paramos, versículo 11, diz: “E houve um grande temor em toda a igreja (veja isso agora), e em todos os que ouviram estas coisas”. Ou seja, a comunidade ouviu a respeito dessa igreja e reconheceu o poder na igreja. “Aquela é uma igreja que lida com o pecado. Ou seja, eles dão importância uns aos outros.” A Bíblia diz nos versículos 12 e 13 que esse poder continua e é um poder que leva à admiração no meio da comunidade de Jerusalém.

 

12 E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.

13 Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima.

 

Agora, nós vamos ler mais sobre os “sinais e maravilhas” em instantes. Nesse momento, eu quero ver o retrato aqui desses versículos. Você tem a igreja reunida no Alpendre de Salomão, ou Pórtico de Salomão, que era uma determinada área elevada do templo onde os Crentes se reuniam diariamente para adoração. O que me chama atenção é o versículo 13 onde Lucas escreve: “Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima.” Essa é uma afirmação fascinante! Ninguém ousava se juntar a eles. Isto é, nenhum dos não crentes, os descrentes, ousava se aproximar deles, mas ao mesmo tempo, eles os tinham em grande estima. Eles admiravam os Crentes.

 

Há essa espécie de medo dos Crentes. Há um poder óbvio trabalhando na vida deles e as pessoas que não faziam parte da igreja, os descrentes, reconheceram aquele poder e respeitavam tal poder. Eles admiravam os Crentes. O poder de Deus leva à admiração.

 

Há essa conexão paradoxal de medo e admiração. Quando nós acendemos o poder de Deus através da submissão ao Espírito Santo, permitindo que Ele trabalhe em nós e através de nós, os outros reparam e respondem com os elementos gêmeos, o medo e a admiração. Os dois estão intrinsecamente ligados. A verdade é que as pessoas devem sentir isso com relação a nós como indivíduos e como igreja.

 

Deveria realmente existir algo como medo e admiração por parte das outras pessoas com relação a nós. As pessoas deveriam reconhecer que existe algo particularmente diferente com relação a nós. Essa diferença é o poder do Espírito Santo trabalhando em nós. É isso que faz a diferença. É isso que faz os outros estudantes da escola te admirarem. Oh, eles podem não se tornar crentes agora. Eles podem não seguir a Cristo como você faz, mas eles vão te respeitar se eles virem que você é “de verdade” e estão ao redor deles.

 

É isso que faz seus colegas de trabalho te admirarem. Eles vêem algo diferente em você. Você não é um hipócrita. Você não é um Ananias ou uma Safira. Há medo misturado com admiração quando eles vêem e pedem para você orar por eles. Você vive a sua fé. Talvez eles tirem sarro de você por você ser quadrado e por você não rir das piadas cruéis, mas preste atenção quando as coisas vão mal e eles precisam de alguém que se importe com eles. Lá vêm eles até você. Eles vêm até você. Por quê? Porque você é a reposta. Eles te admiram.

 

Então, não desanime! Você pode dizer: “Bem, eu convido as pessoas para virem aqui para a igreja”, ou “Eu falei do Evangelho, mas nada acontece.” Apenas continue sendo “verdadeiro” e você e eu vamos testemunhar o segundo ponto do nosso texto. O poder de Deus leva à admiração. Em segundo lugar:

 

II.  O Poder de Deus leva à Multiplicação (14)

 

14 E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.

 

Isso não é maravilhoso? Nós acabamos de ler que os não-crentes não ousavam se juntar aos Crentes, mas apenas os tinham em alta estima. Havia uma mistura de medo e admiração. E então nós lemos exatamente no próximo versículo o que acontece depois de um tempo: “E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.”

 

É por isso que eu e você temos que continuar com nosso evangelismo. É por isso que nós temos que nos manter fiéis e sermos “verdadeiros” em nossa comunidade. Resista à tentação de obter resultados rápidos. Apenas prossiga seguindo a Jesus e confiando no tempo Dele e Deus vai multiplicar os Crentes ao seu redor. É trabalho dele fazer a igreja crescer, não seu. É trabalho Dele ganhar seus amigos para Cristo, não seu. Apenas seja fiel.

 

Quando a igreja é fiel, submetendo-se ao poder do Espírito Santo, vivendo o comissionamento do nosso Senhor em Atos 1:8, sendo testemunhas de Cristo, então o poder de Deus leva não apenas à admiração, mas à multiplicação. A Bíblia diz: “a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.”

 

Pegue a sua Bíblia e trace o crescimento comigo. Lembra como tudo começou: A igreja nasceu no Pentecostes em Atos 2, quando a igreja recebeu o Espírito Santo. A Bíblia diz que Pedro pregou um sermão que resultou em quantos se convertendo a Cristo?  Atos 2:41 diz: “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,”. Você pula para o último versículo do capítulo 2, Atos 2:47, e você lê: “E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Então você vai para Atos 4:4 e lê: “Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.” E nós lemos em  Atos 5:14: “E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.” É como se a igreja estivesse crescendo tão rápido que eles não conseguiam continuar contando! Foi de 3.000, para 5.000 , para multidões.

 

Aqueles que são críticos com relação a igrejas grandes provavelmente ainda não refletiram sobre a primeira igreja no Livro de Atos. Eu já disse antes que alguns que dizem não gostar de igrejas grandes, provavelmente não gostam de uma igreja que eles não podem controlar. Nós devemos sempre nos entusiasmar com o crescimento da igreja. Eu agradeço a Deus pelos 18 que foram acrescidos no mês passado, incluídos no rol de membros da nossa igreja na última quarta-feira à noite. Eu agradeço a Deus por cada oportunidade de encher o batistério e ver um novo crente unido com Cristo. O crescimento da igreja é o nosso propósito primordial. É para isso que estamos aqui.

 

Algumas igrejas são como o piloto do avião que anunciou aos passageiros: “Senhoras e senhores, quero que vocês saibam que nosso equipamento de navegação não funcionou. Não sabemos onde estamos. Não sabemos para onde vamos, mas estamos nos divertindo!”

 

Bem, nós sabemos onde estamos e sabemos para onde vamos. Nós recebemos o poder do Espírito Santo e nós somos testemunhas de Cristo começando em Jerusalém e espalhando até os confins da terra. O poder de Deus leva à admiração, o poder de Deus leva à multiplicação. Em terceiro:

 

III.  O Poder de Deus leva à Transformação (15-16)

 

Veja a transformação milagrosa, sobrenatural, que acontece na comunidade ao redor da primeira igreja. O medo e a admiração levam à salvação, e toda a comunidade começa a notar o que está acontecendo na igreja. A Bíblia diz que a resposta foi tão empolgante, versículo 15:

 

15 De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.

 

Ou seja, todo mundo queria estar dentro! A comunidade ouve sobre os sinais e maravilhas acontecendo na igreja. Eles ouvem sobre o homem aleijado no portão do templo que fora curado pelo poder de Deus, levantando-se, saltando e andando e louvando a Deus, e eles começaram a trazer os seus próprios doentes. Eu imagino o fluxo das pessoas carregando os seus entes queridos em panos e coisas do tipo, trazendo-os para a igreja. Eles tinham fé de que até mesmo a sombra de Pedro, por si só, teria poder para curar.

 

Eu creio que esses versículos querem dizer exatamente o que eles dizem. Eu creio em sinais e maravilhas. Eu não creio que os sinais e maravilhas tenham cessado após a primeira igreja há 2.000 anos. Eu creio, todavia, que os sinais e maravilhas de 2.000 anos atrás eram um trabalho particular e incomum do poder de Deus em Jerusalém quando a igreja começou. Eu creio que Deus fez milagres maravilhosos através da igreja, primeiramente através dos apóstolos, para autenticar a mensagem do Evangelho. Foi a forma de Deus para autenticar o trabalho da igreja. Os sinais e as maravilhas eram como se fossem o “selo de autenticidade” na mensagem pregada pela igreja.

 

Ao mesmo tempo, porém, eu não vejo razão para que sinais e maravilhas semelhantes não existam hoje. Eu não estou falando das coisas loucas que você vê na TV com alguns que se auto-proclamam “curadores pela fé”, com cabelo brilhante e um grande sorriso no rosto e uma porção de dinheiro no bolso.  Eu não estou falando disso. Eu vi um cara na TV há cerca de um mês, pedindo às pessoas para ligar e receber um dos seus “panos da prosperidade” verde. Você só ligava e recebia um, e eu tenho certeza de que eles te pediam para fazer uma doação ou para que você fosse incluído na lista postal deles.

 

Eu não vejo qualquer tipo de fundamento bíblico para esse tipo de coisa. Na Bíblia, as pessoas doentes e as que estavam sofrendo eram levadas para a igreja. Elas não seguiam nenhum guru carismático que tinha seu próprio ministério fora da igreja. Nós lemos sobre pessoas reparando o poder do corpo da igreja e sendo atraídos para a igreja local para transformação espiritual. É isso que está acontecendo nesses versículos.

 

16 E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.

 

Aqui novamente, nós lemos que mesmo os que eram atormentados por espíritos imundos, ou espíritos demoníacos, eram curados. Talvez você não veja muita possessão demoníaca na América, mas se você viajar para países menos desenvolvidos você vai ver muito disso. Satanás nos ataca onde nós somos vulneráveis, e ele nos ataca em nosso país primordialmente através da nossa saúde, nossa auto-satisfação, e o amor pelos bens. Pense nisso: Para que Satanás vai incomodar com possessões demoníacas se a maior parte dos americanos crê que isso é mito? Para que Satanás vai nos perturbar se nós estamos aproveitando nossos fins de semana de maneira confortável em meio aos nossos bens, o mais distante possível de uma igreja viva, dinâmica e poderosamente cheia do Espírito Santo? Ele nos ataca onde somos vulneráveis.

 

Honestamente, eu creio que uma das razões pelas quais as igrejas na América estão tão fracas e anêmicas é porque nós não cremos nesse tipo de poder hoje. Nós não oramos por esse tipo de poder que foi liberado sobre a igreja primitiva. Lembrem que o que nós estamos lendo aqui nesses versículos é a resposta de Deus para a oração da igreja por poder.

 

Lá atrás, em Atos 4:29-30, nós lemos que a igreja orou por poder. Eles disseram: “Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.”

 

Eles oraram pedindo coragem para falar a palavra, e os sinais que acompanhavam os milagres para autenticar a mensagem deles, para que as pessoas fossem salvas. Que oração maravilhosa! Eles não oraram pedindo sinais e maravilhas, simplesmente para ter sinais e maravilhas. O desejo de seus corações era ver as pessoas conhecerem Jesus, verem as pessoas serem milagrosamente transformadas pelo poder de Deus, e então elas oraram a Deus para enviar Seu poder através da igreja. Deus fez exatamente isso, e vidas foram extraordinariamente transformadas.

 

Eu soube de uma igreja que tinha comprado um novo órgão e eles convidaram um talentoso músico para tocar aquele órgão durante o recital de dedicação daquele órgão. O músico veio e sentou-se diante do órgão para começar a tocar. E assim que ele tocou uma das teclas houve silêncio; nada. O zelador lá da igreja sabia qual era o problema: o órgão não estava ligado. Um ministro ficou de pé e chamou alguém para orar e enquanto a pessoa orava, o zelador foi ao trabalho e escreveu um bilhete e colocou entre as mãos do músico. O bilhete dizia apenas: “Depois da oração, o aparelho vai estar ligado.”

 

Nós precisamos orar por esse mesmo poder, poder para propagar o Evangelho, poder que Deus libere à igreja, enviando sinais e milagres para despertar um mundo morto espiritualmente.

 

. Fiquem de pé para oração.

 

 

Eu não consigo pensar num milagre maior e mais poderoso que o milagre da salvação em si. A Bíblia diz que por causa do pecado nós estamos separados de Deus e nós não podemos ir para o céu. Mas Deus resolve essa separação construindo uma ponte na Pessoa de Cristo. Jesus Cristo morre na cruz para cuidar do meu pecado. Meus pecados são punidos na morte Dele. Jesus morre pelos meus pecados e ressuscitou para minha justificação. Deus pega meu coração e o quebranta para que eu olhe para Jesus e diga: “Sim! Sim, Jesus, entre em minha vida e me transforme.” Esse é o maior e mais poderoso de todos os milagres.