A Urgência Imediata de Amor

A Urgência Imediata de Amor

“A Urgência Imediata de Amor”

(Romanos 13:8-14)

Série: Sem Culpa!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(15-11-09) (Manhã)

 

. Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em Romanos, capítulo 13.

 

Nós temos pregado versículo por versículo no Livro de Romanos. É isso que nós fazemos na Primeira Igreja Batista, a pregação expositiva, normalmente pelos livros da Bíblia, e Romanos tem sido um estudo encantador. Nos primeiros 11 capítulos, o Apóstolo Paulo nos dá toda essa rica doutrina sobre o que significa estar perdoado diante de Deus. Ele nos fala sobre as riquezas de Cristo e como nós podemos ser libertos da nossa culpa e condenação. Depois, no capítulo 12, Paulo fala para os Crentes como eles devem viver diante do fato de terem sido perdoados. Assim, os capítulos 12 e 13 revelam como os Crentes devem viver neste mundo.

 

Foi isso que nós estudamos nas duas semanas anteriores quando o irmão Matt e o irmão Rich pregaram a Palavra para nós. Eu sou muito agradecido por termos esses dois homens, que podem pregar sobre os textos da maneira que ambos fizeram nas semanas anteriores. O Irmão Matt pregou sobre o capítulo 12 e falou sobre como os Crentes devem amar uns aos outros, enfatizando primordialmente o amor por aqueles dentro da igreja, e depois o irmão Rich falou sobre como os Crentes devem se submeter às autoridades, no capítulo 13:1-7. Paulo agora retorna ao tema do amor, mas desta vez seu foco é principalmente nosso amor por aqueles fora da igreja.

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

11 E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.

12 A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.

13 Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.

14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

. Orar.

 

Introdução:

 

Provavelmente é culpa do meu pai que eu seja tão influenciado por músicas do passado. Quando eu estava estudando este texto essa semana, teve uma música que não saía da minha cabeça. O início da minha infância no norte da Califórnia incluía a benção de ter uma piscina no quintal e uma juke-box (uma vitrola automática) que tocava uma variedade de músicas. De vez quando eu ouço uma música hoje e ela me faz voltar àqueles tempos. Por isso, quando eu estava estudando esse texto, um texto sobre o amor, uma passagem que basicamente lembra ao Crente que: “ O que o mundo precisa agora é amor, doce amor”, eu me lembrei da música composta pelo rei das músicas fáceis de ouvir, Burt Bacharach. Eu não conseguia tirá-la da minha mente! E agora, graças a mim, vários de vocês vão ficar com essa música na cabeça o dia todo. Eu sei que vocês querem ouvi-la, por isso eu vou tocar um pequeno clip e eu não sei quem está cantando, mas tem um vídeo aqui que acompanha a música.

 

O que vocês vão ver é uma dupla de garotas em Denver, Colorado, que decidem demonstrar seu amor pelo mundo oferecendo abraços gratuitamente. Então elas fizeram uma placa: “Abraços gratuitos”, e a colocaram numa rua movimentada de Denver, abraçando quem quer que viesse receber um abraço. Nós editamos uma parte do começo que exibia uma porção de pessoas que estavam como que caminhando, tentando entender o que estava acontecendo, mas depois as pessoas aos poucos foram acatando a idéia de receberem um abraço de graça. Dêem uma olhada.

 

(Vídeo Clip: Do que o mundo precisa agora (cerca de 2 min.))

 

Eu adorei! Não seria ótimo se você pudesse resolver os problemas do mundo ficando numa rua e simplesmente dando abraços de graça para todo mundo?! É claro que nosso mundo é bem mais complicado do que isso, mas não te impressiona que estranhos se aproximem para receber abraços de alguém que eles nem mesmo conhecem? Há aí um anseio por amor. A mesma coisa é vista quando nós viajamos de avião. Não é impressionante como nós podemos entrar num avião e nos sentar ao lado de um estranho durante horas e contar várias histórias sobre nossas vidas pessoais, nossos gostos, nossos hobbies, nossa família, nosso emprego? Há aí um anseio por amor.

 

Bem, eu não estou sugerindo que o Apóstolo Paulo tivesse Burt Bacharach na sua mente e estivesse cantarolando: “O mundo agora precisa de amor, doce amor”, mas Paulo está ensinando que os Crentes devem amar não apenas uns aos outros, mas todo mundo, inclusive aqueles de fora da igreja. Para os Crentes, o amor não é uma opção. Jesus disse em João 13:35: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos,” como? Diz para mim, igreja: “se vos amardes uns aos outros.” O resumo dessa frase no Cliff’s Notes (uma espécie de folheto com Resumo para estudantes, existente nos Estados Unidos, N.T.*) é:  “Nós Precisamos Amar os Outros!” Mas vamos estudar isso com mais detalhes e ver como devemos amar os outros. Primeiro:

 

I.  Nós Precisamos Amar os outros Incessantemente (8-10)

 

Ou seja, continuamente. Nós precisamos continuamente, repetidamente, sem parar, amar os outros. Nós precisamos amá-los sem parar, incessantemente. É isso que o versículo 8 ensina. Dêem uma olhada em sua Bíblia:

 

8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

Eu creio em uma vida sem dívida. Ou seja, se é possível viver sem ter dívida, eu creio que é uma das maneiras mais libertadoras e maravilhosas de viver, mas o que Paulo enfatiza aqui é uma área em que nós precisamos continuamente estar em débito. Isso é, há uma área em nossas vidas na qual nós nunca devemos estar sem débito. E é no amor. Ele diz no versículo 8: “ A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros”. O amor é uma dívida que nunca é quitada. Nunca!

 

Quando eu era mais jovem eu fiz uma aquisição boba. Isso foi antes de eu ser tão espiritual! Eu tinha acabado de terminar o ensino médio e era o ano de 1983 e eu estava ingressando na Universidade do Estado da Geórgia para estudar jornalismo. Eu estava interessado em coisas de vídeo e pensei numa possível carreira fazendo filmes ou coisa do tipo. E eu fui à JC Penny (uma loja americana de Departamentos, N.T.*) e eu comprei um gravador de vídeo e câmera. Isso foi na época em que você tinha uma câmera e um gravador de vídeo, eles eram peças separadas, e eles tinham essa lá em promoção. Eu esqueci quanto custou. Mas a vendedora falou para mim que eu poderia adquiri-la em prestações. Bem, eu comprei aquela coisa à prestação. Eu não tinha condições para pagar, mas a doce vendedora assegurou que eu tinha. Todo mês a conta chegava e a cada mês eu só conseguia pagar os juros, e com isso levei a vida toda para pagar tudo!  Eu arrepio só de pensar quanto dinheiro eu paguei naquela coisa estúpida, até conseguir terminar.

 

Eu estou contando isso só porque de uma forma positiva, Paulo está dizendo que amar os outros é como uma boa dívida que nunca é totalmente paga. Pense em amar os outros como sendo o pagamento regular de juros enquanto o débito permanece pendente. É isso que ele está ensinando aqui. E isso significa, então, que nós devemos amar os outros incessantemente. Nós nunca deixamos de amar os outros. O débito de amar os outros nunca é pago.

 

E Paulo diz que se nós amarmos os outros como devemos, nós iremos, como conseqüência por amarmos os outros, cumprir a lei, os mandamentos morais da Escritura, tais como os 10 Mandamentos.

 

9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

 

Paulo não está dizendo que nós podemos obter nossa salvação obedecendo a Lei. Ele deixou isso extremamente claro nos capítulos de 1-11. Lembrem-se lá de Romanos 3:20: “Pelas obras da lei nenhum  homem será justificado.” Nós não podemos obedecer de forma perfeita a Lei do Antigo Testamento. É por isso que precisamos de Cristo. Jesus cumpriu a Lei por nós. Nós demonstramos pela graça o que Jesus fez por nós perfeitamente. Nós vivemos a lei para a glória de Deus, não para “sermos salvos”, mas “porque somos salvos”. Assim, Paulo está dizendo que demonstrar nosso amor é um cumprimento da lei.

 

Nossos jovens estão estudando isso em seu D-Now (um evento no ministério de Jovens Cristãos, N.T.*). O tema do D-Now esta semana é “Viva o Amor” e isso é exatamente do que Paulo está falando aqui. Nós temos que viver nosso amor. E Paulo diz aqui que se nós vivermos nosso amor da maneira que devemos, nós cumprimos a lei. Uma outra maneira de enxergarmos isso é: Se cada um de nós vivermos nosso amor, não haverá necessidade alguma de lei. Novamente, se cada um de nós demonstrarmos nosso amor, não haverá necessidade de leis. É isso que Paulo está dizendo aqui nos versículos 9-10. Vejam que se cada um de nós amarmos os outros, nós não cometeremos adultério, não cometeremos assassinato, não roubaremos, não mentiremos, e assim por diante.

 

Eu hesitei em misturar  metáforas e trazer uma outra música, mas de certa maneira os Beatles concordariam aqui com o Apóstolo Paulo “Tudo de que você precisa é Amor”. É isso que ele está dizendo aqui. Se você e eu amarmos como devemos, então nós não precisaremos de lei alguma.

 

E ele diz que tudo isso está sintetizado no amor pelo próximo. Paulo cita Levítico 19:18 como a síntese do seu ensino: “Amarás o seu próximo como a si mesmo.”

 

Como você ama a si mesmo? Bem, você cuida de si mesmo, não cuida? Você provê alimento para si mesmo, se veste, compra uns mimos para você. Paulo concorda com o ensino do Senhor Jesus. Ele diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo.”

 

Quem é o seu próximo? Lembrem que essa foi a mesma pergunta que o homem da lei fez a Jesus em Lucas 10. Jesus tinha acabado de dizer para ele que a lei se resumia em dois mandamentos: ame o Senhor seu Deus de todo seu coração, alma, mente e força, e ame o seu próximo como a si mesmo. O homem pergunta: “E quem é o meu próximo?” E Jesus responde contando a ele a história do – de quem, igreja? – do bom Samaritano. Portanto, a questão é, ame como o Samaritano amou, ame qualquer pessoa que Deus colocar no seu caminho e que você possa ajudar. Quem é o meu próximo? Qualquer pessoa que Deus chamar minha atenção para que eu ajude. Mantenha os olhos abertos esta semana e você vai ver pessoas ao seu redor as quais você pode amar. Pode ser um vizinho que vive bem ao seu lado. Pode ser uma pessoa na escola, ou no seu local de trabalho, ou na sua comunidade. Relacione-se com amor. Demonstre amor a qualquer pessoa que Deus te mostrar e colocar no seu caminho.

 

As pessoas na Tailândia são muito agradáveis e respeitosas. Todo mundo se cumprimenta com a frase: “Sa-wat dee kup” e eles colocam a mão dessa forma e gentilmente se curvam. É como um olá e um tchau. E em todos os lugares que nossa equipe foi as pessoas se saudavam dessa forma. Era uma saudação muito agradável. As crianças e os adultos faziam isso antes de receberem um presente. Quanto respeito! Não importava que nós fossemos estrangeiros que não falavam a língua deles. Havia um amor genuíno lá. Contraste isso com nosso primeiro dia de volta na América. Eu fiquei na fila para passageiros internacionais no aeroporto de Detroit. Eu vi quando uma mulher asiática estava simplesmente tentando compreender onde ela precisava ir e vi um funcionário da segurança americano grosso, desagradável, que falava alto, gritando com ela de uma maneira humilhante, como se ela fosse a pessoa mais estúpida do planeta. Eu pensei: “Bem vindo ao lar!” E eu também pensei: “Deus, não permita que eu jamais me torne uma pessoa assim.” Nós precisamos amar os outros incessantemente. Segundo:

 

II.  Nós devemos amar os Outros Imediatamente (11-12 a )

11 E isto digo (Devido a que? AMOR!), conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.

12 A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.

 

Paulo aqui está usando uma linguagem que enfatiza a urgência e a imediatidade do momento. Uma frase dos versículos 11 e 12 poderia ser algo do tipo: “Crente, não fique apenas vagando nessa vida. Você tem pessoas para amar. Acorde e se ocupe em amar!”

 

Paulo diz para amar “conhecendo o tempo”. A palavra para tempo ali é a palavra Grega “kairos” ao invés de “chronos”. O tempo chronos é a palavra da qual nós formamos a palavra inglesa cronologia. O tempo chronos é o tempo seqüencial. O tempo kairos se refere a um período, ou a uma estação. Paulo está dizendo que nós estamos vivendo num período ou estação no qual é crucial que nós devamos amar uns aos outros. Não há tempo a perder.

 

Paulo diz no versículo 11 que nós precisamos acordar do sono “pois nossa salvação está mais próxima do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado.”

 

Quando Paulo fala aqui da nossa salvação, ele está falando da nossa salvação final, a qual nós nos referimos normalmente como glorificação. Ele está falando do futuro. Os crentes já são salvos, desfrutando de uma salvação presente, mas nós ansiamos por uma salvação futura. Nossa salvação futura virá quando Cristo retornar – ou, alguns de nós vão adentrar em uma salvação futura se morrermos antes do retorno de Cristo. Em qualquer caso, o dia é chegado.

 

E o argumento de Paulo aqui é que os Crentes precisam se ocupar em amar as pessoas. Nossas vidas são curtas. Alguns de nós devem viver até os 95 ou uns 105 ou 55 ou 15. Nós simplesmente não sabemos, mas em qualquer caso, nossas vidas são curtas. Então Paulo diz: “ocupem-se!” A forma como ele coloca aqui no versículo 11 é: “Acorde! Desperta do sono!” Não passe a vida cristã como se fosse um sonâmbulo. Acorde. Expresse seu amor enquanto há tempo.

 

Eu falei para nossos jovens ontem à noite no D-Night como eu tenho estado perturbado com insônia. Eu costumava não acreditar em insônia. O Irmão Alan me perguntou antes de irmos para Tailândia como eu lidava com insônia. Eu disse: “eu nunca tive isso”. Eu acho que nunca acreditei nisso. Mas eu quero que vocês acreditem agora que eu creio! Eu não duvido mais de insônia. Nós partimos de uma terra que fica 13 horas a nossa frente, e desde que eu voltei, eu tenho ficado acordado quando era para eu estar cansado, e me sinto numa nuvem de sono quando deveria estar acordado.

 

Paulo está dizendo aqui que muitos de nós estão vivendo suas vidas cristãs como se estivessem numa nuvem de sono. É como se fossemos sonâmbulos, realizando os movimentos meio entorpecidos. Ele nos lembra aqui de que nossas vidas são curtas. Ele diz: “Acordem! Mostrem seu amor! Há pessoas ao seu redor e Deus quer abençoá-las através de você. Não durma na vida, crente. Não seja embalado pelo entretenimento, diversão, e prazeres que trazem satisfação pessoal. Acordem! Acordem e amem as outras pessoas enquanto há tempo.” Então, ame incessantemente, ame os outros imediatamente, e em terceiro:

 

III.  Nós Precisamos Amar os outros Intencionalmente (12 b-14)

Ou seja, ame os outros propositalmente, deliberadamente, de forma decidida, intencionalmente. Como? Vejam a segunda parte do versículo 12:

 

Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.

 

Paulo está usando essa figura de vestuário. Quantos de vocês vestiram roupa esta manhã, posso ver suas mãos? Bom! Alguns de vocês não levantaram suas mãos, eu não estou bem certo do que isso significa! Vocês se vestiram propositalmente e de forma intencional, vocês pensaram no que iriam usar e vestiram suas roupas. Paulo está ensinado aqui que demonstrarmos nosso amor exige propósito e intenção. Precisamos pensar nisso regularmente e fazer isso propositalmente.

 

Nós “rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.” Isso é um pouco parecido com o que Paulo disse no começo da parte prática de Romanos. Lembram-se lá de Romanos 12:2? “Não vos conformeis com esse mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento”. Isso é parecido com o que ele quer dizer aqui quando ele diz que os Crentes devem “rejeitar as obras das trevas e vestirem-se das armas da luz”. Lembrem que vocês agora são diferentes Lembrem que os Crentes vivem diferentemente do mundo. Versículo 13:

 

13 Andemos honestamente (ou honradamente), como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.

 

Paulo gosta de usar a palavra “andar” ali para descrever o viver cristão. Ele usa a palavra “andar” dessa forma 33 vezes no Novo Testamento. Nós a usamos dessa maneira hoje. Nós normalmente dizemos: se você vai “falar dessa maneira”, é melhor você, o que? – “andar dessa maneira”. Mostre seu amor. Como? O versículo 13 diz: “não em glutonarias e bebedeiras”. É assim que o mundo vive. Você é um Crente. Você não vive dessa maneira. Também “não em desonestidades, nem em dissoluções”.” Essa frase se refere literalmente a dormir com alguém, deitar-se com alguém antes do casamento, ou deitar-se com alguém que não seja seu cônjuge. Os crentes não vivem assim. Não se deixe levar pelos filmes, revistas e programas de televisão tão populares que tentam você a viver como o mundo. Paulo diz, isso não é amor verdadeiro. E não é. É desonestidade e dissolução. Não é amor. Há uma diferença.

 

E então ele diz: “nem em contendas e inveja.” Se você tem inveja da posição ou dos bens de outra pessoa, então você é culpado por falhar em amar essa pessoa. Por isso, Paulo diz no versículo 14:

 

14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

 

Essa frase: “não tenhais cuidado da carne” significa não se voltar para o pecado. Um alcoólatra cuida da carne quando ele compra cerveja e a esconde na sua garagem. Um homem viciado em nicotina diz: “Eu posso parar quando eu quiser”, mas ele compra um maço de cigarros caso ele precise. Um homem tentado pela pornografia na internet cuida da carne quando ele navega pela internet sem a ajuda de um filtro de internet. E todos esses hábitos pecaminosos são substitutos baratos e espalhafatosos do amor de Deus e da valorização de Cristo acima de tudo, e elas nos impedem de amar os outros como deveríamos. Nós satisfazemos nossos próprios desejos ao invés de vivermos para os outros.

 

Amor verdadeiro é o que acontece quando nos revestimos do Senhor Jesus Cristo. Paulo aqui está simplesmente falando da nossa vida cristã diária. Se fomos salvos, então de um lado nós já “nos revestimos do Senhor Jesus Cristo.” Mas Paulo está falando de viver diário, ele está falando de nós acordarmos de forma intencional e propositalmente nos vestirmos para o dia. Ele está falando de nós pensarmos intencionalmente cada manhã: “Como eu posso abençoar os outros hoje com meu amor?” É disso que ele está falando aqui.

 

Então, ao invés de satisfazermos nossos próprios desejos, nós focamos exteriormente e pensamos: “Como eu posso hoje demonstrar meu amor pelos outros?” Nós freamos nossos impulsos e olhamos ao nosso redor e nós vemos ao nosso redor todo tipo de pessoas que nós podemos abençoar. Nós dirigimos para o trabalho ou para escola ou para loja e nos deparamos com nossos “próximos”, pessoas para as quais Deus chamou nossa atenção. Sorria para as pessoas quando passar por elas. Diga olá. Compartilhe o amor de Jesus Cristo. Ajude as pessoas que precisam. Abençoe qualquer um que Deus colocar no seu caminho, abençoe-as com um amor real e prático como o de Cristo.

 

Esse foi o tipo de amor que motivou um de nossos homens fiéis aqui da Primeira Batista. Um homem veio até mim há algumas semanas e disse: “eu gostaria de dar um dinheiro de forma anônima. Não diga a ninguém. Minha mulher nem sabe. Quando você chegar lá na Tailândia e em Laos você pode encontrar alguém que precise. Dê a eles.” Eram 2.000 dólares. Muitos de vocês nem conhecem esse homem. Ele é quieto, um homem que fica nos bastidores que tem um amor verdadeiro por Jesus Cristo. Assim, durante nossa viagem nós ouvimos a história de como muitos habitantes de Laos foram devastados pela Typhoon Ketsana, a mesma tempestade que devastou as Filipinas, o Vietnam e o Camboja.  Muitas pessoas foram mortas em Laos e fazendas de arroz foram completamente destruídas e a fome começou a surgir. Mas eu posso voltar agora para aquele homem e dizer: Por causa do seu amor, sua doação serviu para alimentar 83 famílias em Laos.” Estão vendo como Deus usa Crentes para amar os outros? Ele nos ama e nos dá amor pelos outros para que possamos olhar ao redor e dizer: O que eu posso fazer para compartilhar o amor com outras pessoas? Eu quero encorajar você a fazer isso esta semana. Ame os outros incessantemente, imediatamente e de maneira intencional.

. Fiquem de pé para oração.

 

*N.T: Nota da Tradutora