A Deus seja a Glória

A Deus seja a Glória

“A Deus seja a Glória”

(Romanos 16:25-27)

Série: Sem Culpa!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(27-12-09) (noite)

 

. Peguem a Palavra de Deus e abram em Romanos, capítulo 16.

 

Eu sinto um pouco de tristeza sabendo que este texto final conclui nosso estudo deste grande livro.  Parece que acabamos de começar e apenas remexemos a superfície de Romanos. Entretanto, todas as coisas boas vêm no final, aqui estamos nós nos três versículos finais de Romanos.

 

O que é bom nesses versículos finais é que eles nos conduzem para cima, acima para Deus, para que nos lembremos de que estamos aqui neste planeta para glorificar a Deus! Paulo diz aqui nestes versículos finais: “A Deus seja dada a Glória”. Ele conclui nosso estudo com uma doxologia (canto de louvor a Deus), uma palavra de louvor. Esta é a mais longa de todas as doxologias que ele escreve no Novo Testamento. Vamos ler isso, ouvir e estudar isso conforme uma palavra conclusiva de louvor a Deus por tudo o que Ele tem feito.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,

26 Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;

27 Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.

 

. Oração.

 

Introdução:

 

Eu disse há alguns instantes que esses versículos conclusivos são uma doxologia, uma palavra de louvor a Deus. A maioria de nós é familiarizada com esse termo. Muitos de nós são familiarizados, por exemplo, com o que chamamos “A Doxologia”, o pequeno louvor cantado em muitas igrejas todo Domingo. Muitos de vocês sabem isso. Vamos cantar:

 

Louvem a Deus de quem todas as bençãos fluem

Louvem a Ele todas as criaturas aqui em baixo

Louvem a Ele nas alturas a hoste celestial

Louvem o Pai, o Filho e o Espírito Santo

Amém

 

Isso é uma doxologia, uma palavra de louvor a Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

 

Existem outras doxologias na Bíblia. Estamos na época do Natal e você vai se lembrar de que dirigimos nossa atenção numa manhã de domingo ao que, às vezes, é chamado de “A Grande Doxologia” ou “O Hino Angelical”, em Latim, a “Glória ao Deus Excelso”, Glória a Deus nas Maiores Alturas. Esta doxologia é recordada em Lucas, capítulo 2. Esta é a canção do que eu chamo de “o primeiro canto de Natal” pela hoste angelical, o canto do nascimento de Cristo aos pastores nos campos de Belém. Esta é uma maravilhosa palavra de louvor a Deus.

 

Não muito tempo atrás, estudamos outra doxologia no Livro de Romanos. Você se lembrará de que o Livro de Romanos se divide em seções de doutrina e responsabilidade ou, se você preferir, instrução e aplicação. Os 11 primeiros capítulos tratam do assunto de doutrina e então os capítulos 12 e seguintes, tratam das responsabilidades, ou a aplicação dos ensinos de Paulo.

 

Então Paulo apropriadamente conclui os primeiros 11 capítulos da doutrina em Romanos com a doxologia, uma palavra de louvor a Deus. Você se lembra disso? Volte e veja o final do capítulo 11. Observe os versículos 33 e os seguintes:

 

33 O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!

34 Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?

35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?

36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

 

Doxologia é natural. Quando refletimos a glória e grandeza de Deus, quem Ele é e o que Ele tem feito, tanta reflexão nos conduz ao louvor e adoração ao único que adoramos. Nós louvamos a Ele! Paulo escreveu muito sobre a glória e grandeza de Deus. Ele se refere a Deus não menos que 153 vezes nesses 16 capítulos. 153 vezes! Um comentarista (Kent Hughes) nota que Paulo se refere mais a Deus do que ele usa o verbo “ser” em Romanos. O verbo ser ocorre em várias formas apenas 113 vezes, mas a palavra “Deus” ocorre 153 vezes.

 

Esta doxologia é muito similar ao modo como Paulo começa o Livro de Romanos. Você pode querer checar isso mais tarde, notando a similaridade desses versículos finais com os versículos iniciais, especialmente, versículo 5 do capítulo 1. Paulo disse tudo o que ele quer dizer às igrejas em Roma e ele conclui agora com essa palavra de louvor. Vamos juntos estudar essa doxologia e perceber as coisas pelas quais devemos louvar a Deus. Primeiro:

 

I. Nós Devemos Louvar a Deus por Sua Poderosa Força (25)

 

25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,

 

A palavra “estabelecer” aqui se refere à habilidade de Deus de fortalecer, ou nos estabilizar. Isto se refere ao poder de Deus e habilidade de “apoiar” (sustentar) e nos manter fortes e constantes.

 

A sugestão, então, é que nós precisamos ser “sustentados”. Precisamos ser mantidos estáveis, porque somos instáveis. Sem o fortalecimento do poder de Deus, somos fracos, miseráveis, pobres e cegos. O Livro de Romanos fala de Deus nos tomando em nossa fraqueza, nossa miséria espiritual, pobreza e cegueira, para o “sustento”, nos mantendo fortes e estáveis. Paulo está escrevendo aqui em primeiro lugar e principalmente, sobre a força do poder de Deus para nos salvar. Nós “caímos”. Estamos no chão. Não somos capazes de nos erguer. Deus vem a nós e Ele nos “apóia” (sustenta). Ele nos ergue. E Deus faz isso pelo poder da salvação.

 

A tradução Phillips diz: “Agora a Ele que é capaz de colocar você sobre seus pés como Seus próprios filhos”. Esta é a idéia. Conforme cantamos às vezes naquele coro popular:

 

Meu Deus é poderoso para salvar,

Ele é poderoso para salvar.

 

Deus vem a nós em nosso estado de queda e nos coloca de pé. É esse o significado no versículo 25: “A Ele que é capaz de confirmar você”, te colocar de pé. Isto é algo que ecoa do que Paulo escreveu anteriormente em Romanos 5:1- 2:

 

1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

2 Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

 

Através de Cristo nós temos “acesso pela fé nesta graça”. Acesso descreve o privilégio de ser introduzido na presença de Deus. Quando Jesus morreu na cruz, Ele tornou possível que o nosso ser fosse conduzido e introduzido à presença de Deus. Agora podemos estar de pé na presença de Deus. Antes, não podíamos estar lá. Não éramos “estabelecidos”. Nossos pecados nos fizeram cair. Nós precisávamos ser erguidos. Deus nos sustenta. Então agora “nós estamos de pé”. E isto é um levantar que dura para sempre. Não precisamos ter medo de perder esse sustento. Quando Deus nos levanta, Ele levanta para sempre. Através de Cristo Jesus fomos colocados de pé definitivamente e seguros para sempre.

 

Judas tinha essa mesma coisa em mente em sua famosa doxologia. Judas 24-25:

 

24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,

25 Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.

 

Deus “nos guarda de tropeçarmos”. Ele “nos estabelece”. Ele “nos sustenta”. Ele nos coloca de pé, de forma decidida e segura para sempre.

 

E como Deus faz isso por nós? Através do poder de Sua Palavra, chamada de Evangelho. Romanos 16, versículo 25 novamente:

 

25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,

 

Quando Paulo diz, “meu Evangelho”, ele não quer dizer que ele tem sua própria versão do Evangelho. Seu Evangelho é o Evangelho de Deus. Tudo de Romanos é sobre o Evangelho. Ele abre o Livro desse jeito. Romanos 1:1: “Paulo, um escravo de Jesus Cristo, chamado para ser um apóstolo, separado para o evangelho de Deus”. Isto é “o” Evangelho. Paulo simplesmente se refere a “o” Evangelho como “meu” Evangelho porque este é o Evangelho conforme Paulo tem escrito aqui em Romanos. Isto é o ensino de Paulo sobre o Evangelho.

 

Então ele diz no versículo 25 que Deus nos coloca de pé, nos sustenta, nos fortalece, nos estabelece através do Evangelho, “e a pregação de Jesus Cristo”. A palavra “pregação” aqui é a “proclamação” de Jesus Cristo. Somos salvos por Jesus Cristo, pelas Boas Novas a respeito de Cristo Jesus.

 

Agora, eu acho importante que reconheçamos que o Deus que “nos estabelece”, ou “nos sustenta”, ou “que nos coloca de pé e fortalece” para nossa salvação, é o mesmo Deus que “nos estabelece”, ou “nos sustenta”, ou “nos coloca de pé e fortalece” em nossa santificação.

 

Em outra doxologia, em Efésios 3:20-21, Paulo escreve:

 

20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

21 A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.

 

Deus é capaz de “fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,”. Então Deus estabelece, ou nos fortalece, para nossa salvação e Deus nos estabelece, ou nos fortalece, para nossa santificação. Nós podemos continuar a crescer na força do Evangelho.

 

Qualquer que seja a graça que necessitemos nessa próxima semana ou neste ano, Deus proverá ao Crente. Ele motiva todos os seus filhos para serem “estabelecidos”, para serem “fortalecidos”. Ele nos motivará a levantar, a sermos sustentados, a permanecermos seguros, estáveis, e de forma decidida através do poder do Evangelho. Ele conhecerá cada necessidade nossa. Quando nos sentirmos com vontade de desistir ou caindo, Ele nos apanhará. Ele nos conduzirá através de todo problema e tribulação que encaramos. Ele “é capaz de nos estabelecer de acordo com o Evangelho e a pregação de Jesus Cristo”. Então nós devemos louvar a Deus por Sua Poderosa Força.

Em segundo lugar:

 

II. Nós Devemos Louvar a Deus por Seu Alvo Missionário (25b-26)

 

Isto é, devemos louvar a Deus pela amplitude de Sua misericórdia; que Seu amor se estende a todas as nações. O Evangelho é para todas as pessoas. Paulo trabalha nesse alvo longe de ser alcançado e mira o Evangelho nos versículos 25 e 26. Ele se refere ao Evangelho como “o mistério” que agora tem sido revelado. Veja a segunda parte do versículo 25:

 

25b …conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,

26 Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;

 

Paulo se refere ao Evangelho como “o mistério mantido em segredo desde o princípio do mundo”. Deus tinha um plano de salvar todas as pessoas sem distinção, todas as pessoas de todas as nações.

 

Após o culto de adoração nesta manhã, Michele e eu fomos ao Drive-Thru no Wendy’s para almoçar. Tinha um cara na nossa frente com um adesivo no pára-choque que dizia: “Eu Não Discrimino: Eu Odeio Todas as Pessoas”. Bem, Deus não discrimina, também. Ele ama todas as pessoas!

 

Deus tinha este plano desde o começo dos tempos, “desde que o mundo começou”, conforme Paulo diz aqui. Este era o Seu plano que não foi visto completamente até a vinda de Cristo.

 

Nós temos lampejos deste plano nas Escrituras. Paulo escreve no versículo 26:

 

26 Pelas Escrituras proféticas têm sido conhecidas a todas as nações,

 

Deus revela o alvo missionário do Evangelho cedo, no primeiro livro da Bíblia, em Gênesis. Então em Gênesis 12:3, por exemplo, Deus diz a Abraão, “Em você todas as famílias da terra serão abençoadas”. Mais tarde, em Gênesis 18:18, Deus diz que todas as nações da terra serão abençoadas nele. Então em Gênesis 22:18, Deus mais uma vez diz que todas as nações serão abençoadas em Abraão.

 

Então Deus tinha este plano de abençoar todas as nações da terra desde o começo do mundo. Seu amor se estende longe e de forma larga, longe e extensa além dos Judeus até os Gentios também – para todas as nações. Paulo se refere a este alvo missionário de Deus como “o mistério”. A palavra simplesmente quer dizer, aquilo que esteve escondido, mas agora é revelado. Isto significa dizer que sempre esteve aí. Este plano de Deus, por exemplo, esteve sempre aí. Apenas não era visto tão claramente como foi visto uma vez que Cristo veio.

 

Lembra disso lendo Efésios 3? Em Efésios 3:3-6, Paulo escreve sobre o mistério. Ele se refere ao mistério como o plano de Deus que agora tem sido revelado. Ele escreve:

 

3 Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi;

4 Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,

5 O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;

6 A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;

 

O “mistério” de Deus é simplesmente que o Evangelho é para todas as pessoas, Judeu e Gentio. Deus está fazendo “uma nova raça”, se você preferir. Ele está juntando todas as pessoas através do Evangelho. Então Paulo abre Romanos com essa afirmação, você se lembra em Romanos 1:16, “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”.

 

Esta é uma verdade que sempre esteve aí, mas que não tinha sido vista claramente até mais tarde, até a vinda de Jesus Cristo, e do ensino completo do Evangelho.

 

Eu ilustrei isso antes com a analogia de procurar por algo em minha geladeira. Eu estou procurando pela maionese. Onde será que está a maionese?! Eu abro a geladeira e procuro, procuro e procuro. Eu não a vejo! Então, minha esposa vem e abre a porta da geladeira e me mostra a maionese. Aqui está ela! bem, ela estave lá o tempo todo. Eu apenas não a via. Minha esposa revelou para mim onde a maionese estava. Estava lá na minha frente o tempo todo, eu apenas não a enxergava. Este é o alvo missionário do Evangelho. Esteve sempre lá. Sempre foi o plano de Deus salvar todas as pessoas de todas as nações, apenas não era visto claramente como quando Cristo veio.

 

Então o alvo missionário do Evangelho é o plano que, versículo 26, Deus tem agora “manifestado”. Ele tem desvendado este plano de fazer uma nova raça, uma nova gente, ajuntando Judeu e Gentio.

 

Então o Evangelho não é apenas para os Judeus, mas para todas as nações. Nós temos que levar as Boas Novas a todas as nações – versículo 26 – “em obediência à fé”. Isto é, que todas as nações receberão a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

 

Nós devemos louvar a Deus, então, pela Sua Poderosa Força e por Seu Alvo Missionário.

Em terceiro lugar:

 

III. Nós Devemos Louvar a Deus por Sua Superioridade Majestosa (27)

 

Aqui está a última palavra de louvor no versículo 27:

 

27 Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.

 

Este último versículo é similar à doxologia de Paulo em 1Timóteo 1:17, “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém”.

 

Nós vemos aqui o louvor de Paulo ao único Deus sábio que sozinho pode fazer só o que Ele faz. Somente Deus pode nos sustentar, nos estabelecer, nos colocar de pé, nos libertar das amarras do pecado. Somente Deus pode nos tornar Seus filhos e filhas. Louvado seja Deus por Sua superioridade majestosa!

 

Eu quero concluir nosso estudo da mesma forma que FF Bruce conclui seu comentário do Livro de Romanos, com uma citação do final do prólogo de William Tyndale de Romanos. Tyndale, você vai se lembrar, foi o Reformador Protestante do século 16 que traduziu muito da Bíblia para o inglês contemporâneo, traduzindo o Novo Testamento Grego em uma tradução em Inglês que foi muito acessível e fácil de ler. Tyndale foi grandemente movido e inspirado pelo Livro de Romanos. Ele conclui seu prólogo de Romanos (1526) com essas palavras:

 

Agora vá, leitor, e de acordo com a ordem do escrito de Paulo, assim faça você também. Primeiro seja você diligente na lei de Deus, e veja nela tua justa condenação. Em segundo lugar, volte seus olhos para Cristo, e veja lá a abundante misericórdia do teu mais gentil e amável Pai. Terceiro, lembre-se de que Cristo não fez essa expiação para que tu irasses a Deus novamente: e nem te limpou, para que retornásseis (como um porco) para tua velha poça de lama outra vez: mas para que fosseis uma nova criatura e vivesse uma nova vida conforme a vontade de Deus e não da carne. E seja diligente para que através de vossa própria negligência e ingratidão, tu não percas este favor e misericórdia novamente.

 

Levantem-se e repitam estes versículos comigo:

 

25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,

26 Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;

27 Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.

 

. Oração.