Viver Cristão

Viver Cristão

“Viver Cristão”

(Colossenses 4:2-6)

Série: O Cristo que Satisfaz Plenamente (Colossenses)

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim nesta manhã em Colossenses, capítulo 4 (Pg 794; YouVersion).

Estamos pregando através do Livro de Colossenses e estamos no último capítulo, capítulo 4, e em instantes veremos a partir do verso 2.

Já estou ansioso para começar uma nova série de mensagens no próximo mês chamada, “Encontros com Cristo,” e como um encontro com Jesus Cristo muda tudo. Vamos ver uma série de diferentes passagens onde pessoas encontram Jesus, homens como Zaqueu, o pequeno homem na árvore; e a mulher no poço de Samaria, assim como outros. Encontros com Cristo; como Jesus muda tudo.

Nesta manhã nos encontramos num parágrafo muito prático em Colossenses, versos 2 ao 6. Em minha tradução, Nova Versão Rei Tiago (New King James), tem um título acima desses versos onde se lê, “Graças Cristãs.” A maioria das outras traduções como a Versão Inglês Padrão ou NVI trazem, “Instruções Adicionais.” A minha favorita é a Phillips cujo título é, “Alguns Conselhos Simples e Práticos.”

Eu acho que vamos achar bastante verdadeiro conforme lermos a passagem nesta manhã.

Deixe-me convidá-lo a ficar de pé, por favor, em honra à leitura da Palavra de Deus.

2 Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.

3 Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso.

4 Orem para que eu possa manifestá-lo abertamente, como me cumpre fazê-lo.

5 Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades.

6 O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.

Oração.

Introdução:

Prestem atenção nessa declaração a respeito de um camarada que escreveu uma carta a seu amigo. Ele escreveu isso: “Eu te escrevi uma carta grande porque não tive tempo de escrever uma mais curta.” Isso foi escrito por Blaise Pascal, o matemático francês, filósofo Cristão do século 17. Isso vem de uma coletânea de suas cartas, esta foi escrita em 1657. E a declaração nos lembra da dificuldade do trabalho de edição.

Quando eu fui o principal jornalista da Universidade do Estado da Geórgia, uma das missões mais desafiadoras que eu tive que aprender, foi a habilidade de cortar palavras nas reportagens escritas. Notícias impressas se tratam de arrumar o maior número de palavras possíveis em uma única página, assim a economia e elaboração de palavras, ou o “forjar de palavras,” é uma parte importante do processo da escrita.

Você escreve um rascunho, e você escreve outro rascunho e ainda outro, todo tempo tentando dizer a mesma coisa com o menor número de palavras possíveis. Leva tempo para escrever bem.

Assim, Pascal faz referência ao desafio do meticuloso processo de edição quando ele escreve ao seu amigo: “Eu te escrevi uma carta longa porque não tive tempo de escrever uma menor.” Eu não tive tempo de resumi-la e deixá-la mais sucinta, agradável e ainda uma carta completa.

O que o Apóstolo Paulo transmite aqui nos versos 2-6 me atinge como uma sucinta, ainda completa, declaração a respeito do viver Cristão. Paulo poderia ter escrito muito mais e, de fato, ele fez isso em outro lugar, mas aqui nesses cinco versos Paulo fornece uma curta, concisa e uma declaração relativamente compreensiva daquilo que poderíamos chamar, “Viver Cristão,” ou, “Os Fundamentos do Viver Cristão.”

Vale lembrar que Paulo está se dirigindo a crentes aqui, Cristãos. Percebemos que até no contexto imediato no verso 5 onde ele encoraja Cristãos a se comportarem de certa maneira em relação a “aqueles que estão fora,” àqueles que não estão “dentro,” isto é, àqueles que não são Cristãos.

Vamos nos lembrar disso enquanto lemos esta passagem. Devemos sempre estudar essas cartas às igrejas através da lente do Evangelho. Porque nós estamos “dentro,” porque estamos “em Cristo,” nós vivemos dessa maneira, vivemos nesses quatro princípios básicos do viver Cristão.

Em minhas anotações eu registrei esses quatro princípios como quatro coisas essenciais – oração, compartilhamento, viver e falar – eles surgiram nessa ordem em meu estudo nesta semana. Eis aqui o primeiro princípio básico, o primeiro exemplo de viver Cristão. A vida do Cristão será marcada por uma vida de oração cheia de gratidão, oração de gratidão ao Senhor. 

**Quatro Princípios Básicos do Viver Cristão:

Oração de Gratidão (2-4)

Oração. Do que o Cristão fala mais. O que poucos Cristãos na verdade fazem, pelo menos não tanto quanto gostariam. Oração. Oração de gratidão. No verso 2 Paulo diz:

2 Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.

Assim, oração e ação de graças andam de mãos dadas. Caminham juntas. Não existe oração significativa sem ação de graças e ação de graças por si só nos inspira a falar com Deus, a agradece-Lo pelo que Ele tem feito.

Oração de gratidão. E Paulo diz que Cristãos – verso 2 – “dedicam-se” à oração, se “mantém alertas” quanto a isso. Isso invoca noções de consistência e urgência.

Sam Storms sugere que Paulo escreveu, “Dediquem-se à oração” porque, diz Storms, “A coisa mais fácil sobre oração é desistir.”

Alguns de nós, quando chegam a passagens como essa, começam a se sentir culpados e envergonhados porque sentimos que não oramos o suficiente.

É claro que oração é para o nosso bem. Devemos nos lembrar que nosso Senhor disse aos discípulos:

Mateus 26:41, “Vigiem e orem, para que não caiam em tentação (Marcos 14:38; Lucas 22:40, 46).”

Então um dos benefícios da oração é que evitamos cair em tentação. E há outros benefícios, como aquela ideia de passarmos um tempo com o Pai! Passar um tempo em comunhão com o Único e Verdadeiro Deus!!

Eu adoro quando reservo tempo para oração. Realmente faço isso. Eu tenho que reservar um tempo, com certeza, mas eu amo quando faço isso! Eu adoro quando reservo tempo para oração porque percebo e sinto a presença do Pai quando oro a Ele.

Esta é uma resposta à pergunta, “Por que orar se Deus sabe o que precisamos antes mesmo de falarmos?” Às vezes, Cristãos perguntam isso. “Qual o objetivo da oração se Deus já sabe o que vamos dizer?”

Bem, antes de mais nada, Deus ama ser perguntado. Provérbios 15:8 diz, “A oração do justo O agrada.” Ele ama ouvir Seus filhos conversarem com Ele.

Mas novamente, e quanto a nossa experiência na oração? Oração é um tempo de compartilhamento de duas vias. Nós estamos em Sua presença. Nós O adoramos na oração. Este para mim é o aspecto mais importante da Oração de Gratidão. A presença de Deus.

Comunhão na presença de Deus também nos ajuda a pensar como Cristãos na tão chamada “oração não respondida.” À propósito, visite a página da igreja no Facebook e veja as sete razões para a oração não respondida. Por que Deus parece não querer responder toda oração? Eis uma que eu realmente gosto. Isso também é de Sam Storms:

Resistência inabalável em vir constantemente ao trono da graça é a maneira de Deus cultivar em nós um sentimento de total e absoluta dependência nEle. Somos por natureza independentes, pessoas auto suficientes. Se Deus fosse responder todas as vezes e instantaneamente todas as nossas orações, perderíamos gradualmente nosso senso de urgência. Verdade seja dita, a maioria de nós logo perderia a visão do fato de que só Deus é a fonte de todo bem. Ao suspender Sua resposta, Deus está dizendo a cada um de nós: “O quão desesperado você está? O quão consciente você está de que Eu sou a sua única fonte, seu único e pleno suprimento?”

Permaneça em fervorosa oração, sendo vigilante e com ação de graças; Oração de gratidão. E Paulo conta aos Cristãos Colossenses como eles podem orar por ele. Ele escreve nos versos 3 e 4:

3 Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso.

4 Orem para que eu possa manifestá-lo abertamente, como me cumpre fazê-lo.

Paulo está dizendo, “Orem por nós, orem por mim, orem para que Deus nos dê corações abertos, receptivos – uma porta aberta para compartilhar a Palavra de Deus, para compartilhar o Evangelho,” ao que Paulo se refere como, “o mistério de Cristo,” o desvendar do plano glorioso de Deus de salvar pecadores através de Jesus Cristo.

Paulo diz no verso 4, “Ore para que eu torne isso manifesto – ou deixe isso claro – conforme eu devo falar.” Em outras palavras, “Orem para que eu fale a coisa certa quando compartilhar o Evangelho.”

É sempre sábio pedir a alguém para orar por você especificamente quando estiver compartilhando o Evangelho. Você tem um membro da família ou amigo e Deus te dá uma oportunidade única de compartilhar e então você chama ou manda um “zap” para alguém: “Ore por mim às 15:30h. Eu vou falar de Jesus Cristo a uma determinada pessoa. Ore, “para que eu possa manifestá-lo abertamente, como me cumpre fazê-lo.”

Assim, eis aqui a segunda marca dos Fundamentos Básicos Cristãos, Viver Cristão – primeiramente Oração de Gratidão, em segundo lugar:

Compartilhamento do Evangelho (3-4)

Se estamos “em Cristo,” somos aqueles que estão “dentro” da fé, ao invés de “fora” da fé, então Deus nos usa para compartilhar as Boas Novas de Jesus com os outros. Veja novamente o verso 3, dessa vez sob o ponto de vista de quem está compartilhando.

3 Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso.

Deus tem chamado todos nós a compartilhar os mistérios de Cristo, o plano de Deus para salvar pecadores através do Evangelho de Jesus Cristo. Cada um de nós deve buscar portas abertas para a palavra. Nesta tarde vamos procurar essa porta aberta para a palavra para que possamos falar os mistérios de Cristo, para que possamos falar das boas novas do Evangelho que dá vida. Hoje, hoje mesmo, vamos buscar a Deus para que abra uma porta para a palavra para falarmos da salvação em Cristo Jesus. Hoje, no almoço. Hoje, no Sureway (supermercado). Hoje, no Wal-Mart (hipermercado). Hoje!

Paulo lembra os Colossenses que é por isso que ele está preso. Isso é o que Paulo é, no final do verso 3, “pelo qual estou preso,” pelo Compartilhar do Evangelho. Lembre-se de que Paulo está escrevendo à igreja da prisão em Roma. Ele vai mencionar essas cadeias novamente em suas últimas palavras no último verso do capítulo 4: “Lembrem-se de minhas algemas (verso 18).”

Paulo está na prisão porque ele amou mais a Jesus que a sua própria liberdade. Aqui está um lembrete de que, em Sua soberania, Deus permite que enfrentemos circunstâncias difíceis até no contexto da obediência. Ele permite que Seus filhos sejam aprisionados mesmo quando estão obedecendo a Sua vontade pense nisso por um instante.

Não é grande coisa se você ama mais estar fora da cadeia do que ama a Jesus. Paulo amou mais compartilhar o Evangelho, do que viver confortavelmente. Ele amou mais o salvador do mundo, que as coisas do mundo.

Sim, como Cristãos também passaremos por – Romanos 8:35,39 – tribulação, aflição, perseguição, fome, nudez, perigo e espada, mas nada nos separará do amor de Deus!

Então “Orem por nós para que Deus nos abra uma porta,” não uma porta para sermos libertos da prisão, mas ao invés disso, “que Deus abra uma porta para a nossa Mensagem,” a Bíblia, “a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo,” o Evangelho, “pelo qual estou preso.”

Que Deus abra a porta, não da prisão de forma que possamos ir para casa assistir a Netflix, mas que Deus abra uma porta hoje para compartilharmos o Evangelho.

E, “para que eu possa manifestá-lo abertamente,” verso 4, para que possamos manifestá-lo, para que fique claro, quando compartilharmos o Evangelho.

Alguém disse, “A razão de alguns dizerem tão pouco, é porque temos pouco a dizer.”

Você tem algo a dizer? Você foi salvo pela graça através da fé em Cristo? Se a resposta é sim, então você tem algo a dizer! Você pode dizer algo sobre Jesus! Às vezes apenas falar dEle nos eventos do dia é tão poderoso quanto um testemunho específico. Em outras palavras, às vezes apenas a maneira como nos conduzimos e a maneira como procedemos em nossa rotina diária é um testemunho poderoso àqueles que estão de fora.

É este o ponto do verso 5:

5 Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades.

E isso nos leva ao terceiro fundamento básico do viver Cristão. Já mencionamos Oração de Gratidão, Compartilhar o Evangelho e agora o terceiro:

Viver Santo (5)

Santidade. Novamente, verso 5:

5 Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades.

Em outras palavras, “Pratique o Viver Santo.” Caminhe sabiamente, ou viva de maneira sábia, em relação àqueles que estão fora – em relação aos descrentes – aproveitando as oportunidades – que é o mesmo que dizer, “Aproveite cada oportunidade que Deus te dá hoje para dizer aos outros sobre Jesus.”

Aproveite ao máximo cada oportunidade. Resgatando, “comprando” cada oportunidade, aproveitando cada chance. Resgatando – comprando, é uma palavra do mercado. Comprar oportunidades como se você comprasse, resgatando um produto da prateleira de uma grande promoção. Consiga o máximo que puder por cada centavo. Dando o máximo de Jesus nas vidas dos outros a cada segundo ou minuto de tempo fornecido.

E muito do que falamos aos outros de Jesus se dá pelo nosso viver santo. Santidade. Nossas ações estão pregando e ensinando o Evangelho o tempo todo.

O grande estudioso evangélico FF Bruce diz, “Não Cristãos podem não ler a Bíblia ou não escutar a pregação da Palavra de Deus; mas eles podem ver as vidas daqueles que fazem isso, e formar seus julgamentos baseado nisso.”

Lembram do poema?

Você está escrevendo um Evangelho, um capítulo por dia

Pelas coisas que você faz e pelas palavras que você diz.

Homens leem o que você escreve, quer seja sem fé ou verdadeiro,

Então o que é o evangelho de acordo contigo?

Eu sei, isso é meio brega, mas atinge o objetivo: Pessoas estão observando nosso viver Cristão. E nossas ações, ou trarão os descrentes para mais perto de Jesus, ou irão afastá-los para mais longe.

Vamos ter a certeza de que nos comportamos de forma a trazer os outros para mais perto de Jesus. Viver santo.

Aqui está a quarta e última marca do Viver Cristão. Já mencionamos Oração de Gratidão, Compartilhamento do Evangelho, Viver Santo e número quatro:

Falar Agradável (6)

O verso 6 é um bom verso para memorizar. Se você está procurando um bom verso para memorizar nesta semana, deixe-me sugerir o verso 6:

6 O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.

Isso é bom, não é verdade? Falar agradável. A Tradução Nova Vida traz o verso 6 da seguinte maneira:

“Deixe sua conversa ser agradável e atrativa de forma que terás a resposta certa para qualquer um.”

Como Cristãos, as palavras que usamos são de extrema importância! Ambas as coisas, as palavras que usamos e as palavras que não usamos são críticas para o viver Cristão.

Preste atenção no terceiro e quarto parágrafos do Estatuto de nossa Igreja. Começando no terceiro parágrafo na segunda linha, nós concordamos em:

…caminhar discretamente no mundo; sendo justos em nossos negócios; fiéis em nossos compromissos e exemplares em nossa conduta; evitando toda fofoca, mal estar e raiva excessiva…

Parágrafo quarto:

Nós ainda nos comprometemos a cuidar uns dos outros com amor fraterno; a se lembrar um do outro em oração; a ajudar o outro na doença e na dificuldade; a cultivar a simpatia Cristã e cortesia no falar; a ser tardio em se ofender, mas sempre pronto a se reconciliar e conscientes das regras de nosso Salvador para cumprir isso sem demora.

6 O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.

Eu adoro essa frase, “temperado com sal!” Sal adiciona entusiasmo, sabor, tempero.

Jesus diz que Cristãos são “o sal da terra (Mateus 5:13),” assim, deve acontecer algo com o nosso falar, nossas palavras devem ser adicionadas de um pouco de entusiasmo com relação aos outros.

Então não seja insípido! Não seja estúpido!! Sem sabor!! Você está dando testemunho de Jesus Cristo!!! Há algo sobre nossas vidas que deve ser como sal espargido nos outros, criando uma sede por Jesus.

Howard Hendricks era conhecido por modificar o provérbio eterno: “Você pode levar o cavalo para a água, mas você não pode fazê-lo beber,” e acrescentava, “É verdade, mas você pode deixá-lo com sede dando sal para ele.” Você deixar o cavalo com sede.

Então, a maneira como você vive, você deixa as pessoas com sede pelo que você tem?

Fiquemos de pé para orarmos.