Tudo Bem: Deus Te Pegou

Tudo Bem: Deus Te Pegou

“Tudo Bem: Deus Te Pegou”
(1 Pedro 5:10-11)
Série: Força na Adversidade
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em 1 Pedro, capítulo 5 (Pg 817; YouVersion).

Paramos na última vez nos versos 8 e 9 onde Pedro alerta sobre a presença do inimigo em toda parte. Ele diz que Cristãos devem ser sóbrios e vigilantes porque o adversário, o diabo, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. E você se lembra de que Pedro diz como se manter firme aos ataques do inimigo. Ele diz no verso 9, “Ao qual resisti firmes na fé,” e então ele acrescenta um lembrete encorajador de que nenhum Cristão é único ao sofrer quando diz, “sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.”
E assim, é de grande ajuda seguirmos direto para o verso 10, “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.”
Percebe que Pedro deseja encorajar os Cristãos que estão lutando contra o inimigo nos versos 8 e 9 e que – devido a tamanha batalha espiritual estão sofrendo – agora ele diz nos versos 10 e seguintes, “Vocês sofrerão por um instante, mas saiba disso: está tudo bem, porque o Deus de toda graça está cuidando de você. Ele vai te sustentar e fortalecer. O ponto é: Deus te cobriu. Ele te pegou.”
De certo modo, os versos 10 e 11 resumem a intenção de toda a carta de Pedro. Pense nisso nesta manhã enquanto estudamos esses versos e conforme você ouve a Palavra de Deus exatamente agora. Prestem atenção nesses dois versos como um resumo da intenção de toda carta de Pedro.
Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.
11 A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.
Oração.

Introdução:
Eu suponho que uma das imagens que mais ajudam a ilustrar o cuidado de nosso Pai por Seus filhos é a imagem familiar de um pai terreno cuidando de seus filhos. Com frequência vemos um pai caminhando, segurando seu filho ou filha pela mão, conforme seguem juntos pelo caminho.
A mão do pai está estendida para baixo, alcançando a mão da criança que, por sua vez, está erguendo a dela. O pai olha para baixo com frequência e a criança olha para cima com frequência. E eles seguem pelo caminho, a mão da criança segura e protegida pela mão do pai. E às vezes observamos quando esses dois se aproximam de uma poça d’água ou de uma pedra pelo caminho e o pai puxa a mão da criança e, em sua força o pai faz com que ela pule a pedra e a criança sorri assim que salta em segurança o problema – segura pelo domínio do pai – e é abaixada do outro lado da pedra.
Isso não é um retrato perfeito da caminhada do Cristão com Deus? O Pai celestial olhando para baixo, para nós e nós olhando para cima, para Ele. Ele estende Sua mão para baixo em nossa direção, nós estendemos a nossa para cima para agarrar Sua mão, para ficarmos seguros nas mãos de nosso Pai. Essa verdade é ilustrada em muitos hinos Cristãos, como o refrão da canção Gospel popular:
Muitas coisas sobre o amanhã
Eu não consigo entender
Mas sei quem detém o amanhã
E sei quem segura minha mão.

 

Eu estou seguro no domínio do amor de meu Pai celestial. Ele me pegou e não me deixará.
A mensagem nesta manhã é para Cristãos. É intitulada, “Tudo Bem: Deus Te Pegou.”
Na carta de Pedro aprendemos que sofrer não é algo incomum para os Cristãos. Mas quando sofremos, devemos nos lembrar de que Deus segura nossa mão e não nos deixará sozinhos. Ele cuidará de nós, nos fortalecerá, e nos manterá seguros até o final de nossa jornada de fé. Então quando você sofrer, você pode descansar seguro em Sua mão.
Vamos falar sobre isso nesta manhã. Quando o Cristão sofre, ele ou ela pode descansar em Deus. De que maneira o Cristão pode descansar? Primeiramente, quando sofrer, você pode, número um:
I. Descansar em Sua Segurança (10a)
Deus chamou o Cristão para um relacionamento salvífico que dura para sempre. Uma vez que entramos nesse relacionamento pela graça tão somente, mediante a fé somente, em Cristo somente, permanecemos seguros nesse relacionamento para sempre. Certo? Vou repetir.
Deus chamou o Cristão para um relacionamento salvífico que dura para sempre. Uma vez acessado esse relacionamento pela graça tão somente, somente pela fé, em Cristo somente, permanecemos seguros nesse relacionamento para sempre. Deus nos tem. Ele segura a nossa mão e nunca nos abandona.
Podemos descansar em Sua segurança. Essa verdade está presente na primeira parte do verso 10. Acompanhe comigo. Pedro escreve no verso 10:
10 E o Deus de toda a graça (e eu realmente acho que isso é mais uma declaração que uma oração. Em outras palavras, é melhor traduzir isso como faz a maioria das traduções onde simplesmente se lê, “O Deus de toda graça.” O que tem feito esse “Deus de toda graça”? Lendo…) que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória…
Pare aí por um momento. É fácil ler isso sem permitir que a verdade da segurança do Cristão mergulhe fundo em nossos corações e mentes. Já dissemos anteriormente que Pedro não está “enchendo linguiça,” como fazemos no dia da prova de redação, apenas enchendo linguiça para deixar a dissertação mais longa. Essas palavras aqui são importantes.
Eu quero te convidar a meditar nessa verdade por um instante. Pedro diz na primeira parte do verso 10, “o Deus de toda graça” é Aquele que tem “nos chamado para Sua eterna glória em Cristo Jesus.”
Pense nessa frase por um momento. “O Deus de toda graça que em Cristo Jesus nos chamou à Sua eterna glória.”
Aqui está o ponto no verso 10: desde que Deus te chamou à Sua eterna glória, você pode descansar na certeza de que Ele vai te manter lá. Cristão: o Deus de toda graça te chamou, não à uma glória temporária que dura por um momento neste mundo, Ele não te chamou para uma glória temporária que você vai desfrutar apenas por um momento, até você pecar novamente e deixá-Lo com raiva para expulsá-lo desse relacionamento.
Não, o Deus de toda graça te chamou à uma eterna glória, uma glória que culmina na eternidade, nos eventos após esse mundo temporário, uma glória no futuro e no estado final da glorificação, uma glória que dura para sempre.
E novamente, o ponto é: desde que Deus te chamou à Sua eterna glória, você pode descansar certo de que Ele vai te manter seguro lá. Ele vai te levar do Ponto A – o início do relacionamento Cristão com Deus, justificação – ao Ponto Z – o futuro e estado final desse relacionamento conhecido como glorificação.
É a mesma verdade que Paulo ensina em Romanos 8:30, onde ele escreve sobre os Cristãos: “a quem Ele chamou, a estes Ele justificou; e a quem justificou, esses Ele também glorificou.” Em outras palavras, se Deus te chamou à Sua eterna glória, você pode descansar sabendo que Ele vai te levar até lá. Você pode sofrer um pouco entre os Pontos A e Z, mas Ele vai te levar até lá. Você está seguro em seu relacionamento com Ele.
Como isso é possível? Bem, quem é esse Deus? Pedro O descreve na primeira parte do verso 10 como sendo, “o Deus de toda graça.” O Deus de quanta graça? Toda graça. E como os Cristãos são salvos? Pela graça, mediante a fé, em Cristo.
Ele é o Deus de toda graça. Ele é ambos, o possuidor e doador de toda graça.
Esta é a base da segurança Cristã. Cristão, você está na promessa de Deus de te levar à glória – de te manter seguro – não baseado em sua qualificação. Você não é qualificado para isso. Nem eu sou. Na verdade, nós somos desqualificados porque somos pecadores. Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. Todos pecaram e são desqualificados para a eterna glória de Deus.
Então Deus nos dá o que não merecemos. Mesmo que sejamos desqualificados, Deus como possuidor e doador de toda graça, nos coloca em um relacionamento salvífico com Ele. O Deus de toda graça nos chama à Sua eterna glória – como? – observe a próxima frase no verso 10 – “em Cristo Jesus.”
Deus chama uma pessoa à Sua eterna glória não baseado em quem a pessoa é ou o que ele ou ela fez, mas Deus chama uma pessoa à Sua eterna glória “através de Cristo Jesus,” baseado em quem Cristo é e o que Cristo fez.
É dessa forma que podemos depositar nossa confiança na promessa de Deus de segurança eterna. Porque o Deus de toda graça nos chamou à Sua eterna glória não pelo nosso nome, ou nossos feitos, ou nossas boas obras, ou nossos méritos, mas “por Cristo Jesus.”
Deus verá que todo Cristão faz isso para a “eterna glória.” Ele é o Deus de toda a graça que nos chamou à Sua eterna glória através de Cristo Jesus. Salvação final – glória eterna – está segura porque está segura “por Cristo Jesus.”
Descanse em Sua segurança.
Agora por que Pedro escreve isso aqui? Por que ele faz essa declaração aqui? Será simplesmente porque parece ser uma boa conclusão e, afinal de contas, Pedro está terminando sua carta?
Bem, lembre-se de que Pedro tem escrito muito sobre sofrimento e fez isso no verso anterior, verso 9, onde ele fala sobre o Cristão compartilhar “os mesmos sofrimentos experimentados por seus irmãos no mundo todo.”
Pedro está dizendo, “Mesmo que você sofra neste mundo, lembre-se de para onde você está indo: você está indo para um lugar muito melhor!” e lembre-se de Quem vai te levar até lá. O Deus de toda graça vai te levar até lá, “depois de sofrer por um pouco.”
Então perceba isso Cristão: você não chega à salvação final sem sofrer por um instante. O Cristão não pode ir do Ponto A – justificação – ao Ponto Z – glorificação, sem algum sofrimento no meio. Sofrimento é algo comum para o Cristão, compartilhado por todos os crentes, alguns mais que outros, às vezes simplesmente pelo fato de onde vivemos no mundo. Mas sofrimento é algo comum.
Assim, Pedro escreve para encorajar os Cristãos.
Você consegue ver que, quando você sofre, você pode questionar se você é um(a) filho(a) de Deus. Você pode até questionar o caráter de Deus. Lembra da última vez? A palavra “diabo” significa “falso acusador.” O diabo faz acusações falsas sobre Deus e sobre você. Então quando você sofrer, você pode questionar o que Deus está fazendo ou porque Ele está permitindo o sofrimento. Você pode até mesmo se perguntar se você nunca vai fazê-lo através de seu sofrimento. “Eu nunca vou chegar a um ponto onde não sofra mais?”
Pedro responde, “O Deus de toda graça” é Aquele que “te chamou à Sua eterna glória em Cristo Jesus.” Vai acontecer, mas isso vai acontecer, “depois que você sofrer por um pouco.”
Então tudo bem: Deus te pegou. Descanse em Sua segurança. Número dois:
II. Descanse em Sua Solidez (10b)
O ponto aqui é que enquanto você sofrer entre os Pontos A e Z, Deus não vai apenas te manter seguro, Deus também vai te fortalecer. Ele vai te tornar um Cristão forte durante temporadas de sofrimento.
Verso 10 novamente, “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à Sua eterna glória, depois de havermos padecido um pouco – vai fazer o que? – Ele fará quatro coisas, última parte do verso 10, Ele vai:
10 … vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.
Todos os quatro verbos tem a ver com o cuidado de Deus com o Cristão durante tempos de sofrimento. Então em vez de tentarmos identificar várias nuances de cada verbo, vamos lembrar que o ponto principal de Pedro é que o Deus de toda graça vai firmar o Cristão durante tempos de sofrimento.
Essa é a ideia. Quando você sofrer, Deus te mantém de pé. Quando você sofrer, Deus te sustenta, te fortalece e te coloca em pé firmemente. Deus fortalece e fortifica os Cristãos de forma que eles irão perseverar em sua fé.
Lembre-se: Ele é o Deus de toda graça. Ele é ambos, possuidor e doador de toda graça e – preste atenção! – Sua graça é suficiente para atender a qualquer problema, para fortalecer em qualquer circunstância.
Tiago 4:6, “Ele dá maior graça.”
Deus nos dá graça suficiente para atender qualquer que seja nosso problema. Quando estou orando ao lado da cama de um irmão ou irmã em Cristo que está doente, frequentemente orarei, “Deus dê-lhe mais graça para resistir a este tempo de doença e sofrimento.”
Deus nos dá graça suficiente para atender todo tipo de problema. E se precisamos de mais graça que o normal de forma a perseverar diante de alguma dificuldade nesta semana, Deus dará.
Então, se Deus tem te dado por assim dizer, 200ml de graça, um copo diário de graça por dia, e de repente você é imerso em uma provação maior de desafio e sofrimento, Deus vai te dar mais graça para enfrentar essa necessidade. Deus vai “ampliar em grande escala” a graça! Ele vai aumentar sua graça diária de 200ml para uma “Grande Dose” de 1 litro de graça. Ele sabe do que você precisa. Descanse em Sua solidez.
Paulo disse em Filipenses 4:19, “O meu Deus, segundo as Suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” Deus te dará a graça necessária para perseverar durante dias de dificuldade. Ele dá mais graça.
Na verdade, Pedro havia dito antes que é através de nossas provações que Deus torna o Cristão mais forte. Provações fortalecem a fé do Cristão.
O ensinamento de Pedro aqui ecoa o que ele escreveu anteriormente em 1Pedro 1:6: “Em que (salvação) vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,” – para quê? – verso 7, 1Pedro 1:7, “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.”
Pedro compara o teste de nossa fé ao teste do ouro. Pedro diz que o ouro “perece e é provado pelo fogo.” Podemos visualizar o processo de refinamento de metais preciosos como o ouro. O ouro é aquecido e as impurezas emergem para a superfície e então são raspadas ou removidas de maneira que permaneça puro, precioso, ouro. O que já era valioso se torna ainda mais valioso.
E Pedro diz que a fé do Cristão – diferente do ouro que perece – jamais perecerá. A fé do Cristão é testada pelo fogo e fortalecida, e o teste da fé do Cristão faz com que a fé do Cristão se torne ainda mais valiosa. Então quando o Cristão sofre e passa por dificuldades e provações, sua fé cresce e se torna mais forte e mais preciosa e mais valiosa.
Pense nisso: não é quando você sofre muito que você se torna um Cristão mais forte? Não é verdade? Não é o tempo de sofrimento que na verdade te torna mais forte, mais próximo de Deus e mais útil para Ele?
O compositor Inglês Sir Edward Elgar certa vez ouviu uma jovem menina cantar um solo de uma de suas composições. Essa jovem tinha uma voz extraordinária de pureza e clareza excepcionais. Quando ela cantou, era próximo da perfeição, uma técnica quase perfeita. Quando ela terminou de cantar, Sir Edward se virou e disse para a pessoa ao lado, Ela será muito grande quando acontecer algo que quebrante seu coração.” (William Barclay).
É quando passamos por provações e dificuldades que o Deus de toda graça como possuidor e doador da graça, nos fortalece e nos torna até mais úteis ao nosso Mestre.
O escritor clássico J.M. Barrie certa vez contou como sua mãe perdeu seu filho favorito, o primogênito havia morrido. E Barrie disse, “É onde minha mãe tinha seus ternos olhos, e é por isso que outras mães corriam para ela quando elas perdiam um filho.”
Deus com frequência nos permite experimentar dor e sofrimento de forma que possamos ser mais úteis a Ele. Então tudo bem: Deus te pegou. Descanse em Sua segurança e descanse em Sua solidez. Terceiro:
III. Descanse em Sua Soberania (11)
Pedro conclui essa seção com uma Doxologia, um louvor ao soberano Deus. Ele escreve no verso 11:
11 A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.
Pedro parece clamar por uma confiança renovada e fé em nosso soberano Deus que governa do alto e sempre faz o que é certo.
Confie na soberania de Deus. Confie em Seus infinitos e perfeitos caminhos. Ele governa e reina em retidão.
Ele governa e reina sobre nosso adversário, o diabo. Ele governa e reina sobre nossas ansiedades e preocupações.
O Deus de toda graça é soberano sobre o diabo. Deus é soberano sobre nossas necessidades. Ele é soberano sobre todas as coisas.
Ele está no controle. Ele sabe o que está fazendo. Ele te chamou para Sua eterna glória e você pode descansar, sabendo que Ele te levará até lá. Você pode sofrer um pouco entre os Pontos A e Z, mas Ele te levará até lá.
Então quando sofrer, lembre-se, conforme Paulo disse em Romanos 8:18, “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente (Ponto A) não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada (Ponto Z).”
Ou 2 Coríntios 4:17-18:
17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação (Ponto A) produz para nós um peso eterno de glória mui excelente (Ponto Z);
18 Não atentando nós nas coisas que se vêem (aqui no Ponto A), mas nas que se não vêem (Ponto Z); porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

E o Deus de toda graça (tem) nos chamado à Sua eterna glória em Cristo Jesus.
Lembre-se nesta semana, Cristão, você vai ficar bem: Deus pegou você. Então:
Descanse em Sua segurança.
Descanse em Sua solidez.
Descanse em Sua soberania.

Fiquemos de pé para orarmos.

Muitas coisas sobre o amanhã
Eu não consigo entender
Mas sei quem detém o amanhã
E sei quem segura minha mão.