Seu Adversário o Diabo

Seu Adversário o Diabo

“Seu Adversário o Diabo”
(1 Pedro 5:8-9)
Série: Força na Adversidade

 Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em 1 Pedro, capítulo 5 (Pg 817; YouVersion).
Se você está nos visitando, estamos pregando, verso a verso, através do livro de 1 Pedro. É o que nós fazemos aqui: pregamos através dos livros da Bíblia, crendo que esta é a melhor maneira de aprender a Palavra de Deus. Paramos nos versos 6 e 7. São versos muito encorajadores. Você vai se lembrar de que Pedro diz no verso 6 e seguintes:
6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
7 Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.

Esses são versos tremendos que trazem um grande conforto para nós. Na verdade, o verso 7 é um verso popularmente memorizado, “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.” Ao mesmo tempo, contudo, se humilhando, lançando sobre Ele toda nossa ansiedade, não significa que podemos apenas nos esticar em nossos sofás e dormirmos pensando nas preocupações. Nós temos que “nos livrar- deixar ir embora” nossas preocupações e então “deixamos Deus” cuidar delas – deixar ir embora e deixar com Deus.
E é claro que existe uma verdade nisso, mas a vida Cristã não é uma vida passiva. Requer ação, atividade, diligência, trabalho. Se os versos 6 e 7 nos ensinam como descansar em nossa fé, os versos 8 e 9 nos ensinam como lutar na fé. Porque você vai de “lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade” no verso 7 para – verso 8 – “Sede sóbrios; vigiai,” em outras palavras, “Permaneça atento! Não durma!”
Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra Santa de Deus.

8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
Oração.

Introdução:
A maioria de vocês sabe que antes de assumir o ministério, eu trabalhei por sete anos como oficial de condicional na Georgia do Norte. Antes de trabalhar, tive que completar oito semanas de treinamento no Centro de Treinamento de Segurança Pública da Georgia em Forsyth, Georgia. Lá aprendemos a aplicação básica da lei, técnicas de aconselhamento e qualificação com arma de fogo. E uma das coisas que tínhamos que fazer até o fim do treinamento era passar por uma simulação de prisão onde tínhamos que entrar em uma casa e procurar por um detento em liberdade condicional e então prendê-lo.
Essa era a parte mais estressante do treinamento. Cada equipe esperava no carro até que recebêssemos um aviso pelo rádio dizendo que era a nossa vez. E dirigíamos até a casa e começávamos o exercício. E então seu coração acelerava assim que sua equipe se dividia e você começava a se comunicar pelo rádio com os outros, e um camarada cobriu a porta dos fundos e outros dois foram para a porta da frente. E estava escuro e você entra na casa e vasculha e checa as dependências, procurando o cara mau.
É claro que é informado que terão outros bandidos escondidos em quartos e debaixo de móveis e coisas do tipo, esperando para te surpreender e te pegar de guarda baixa. E tudo isso é apenas uma receita para um ataque cardíaco fatal!
Os treinadores te avisam para ter cuidado com coisas como “túnel de visão,” porque você está tão focado em olhar para frente que você pode não perceber coisas acontecendo a sua volta. É realmente um exercício esgotante. E você precisa passar por isso. Você precisa encontrar o bandido, prendê-lo e levá-lo para fora da casa. Eu fiquei tão feliz quando aquele exercício terminou.
Mas foi um bom treinamento e está lá guardado em nossa experiência para tempos futuros quando nos acharmos em situações que exigem vigilância especial e a atitude de permanecermos alerta.
No reino espiritual temos que estar sempre vigilantes e alertas. Conforme vivemos a vida Cristã, os “caras maus” estão por toda parte. O bandido é o diabo. E ele nunca trabalha sozinho. Seus demônios – os outros bandidos – trabalham com ele e como os amigos fora da lei de um criminoso condenado, eles se escondem aqui e ali e procuram nos surpreender e nos pegar de guarda baixa.
Então devemos estar sempre vigilantes e alertas. É como Pedro começa essa seção de material no verso 8. Ele diz, “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.”
Pedro, nesta manhã, nos ensina a respeito de nosso adversário o diabo. É isso o que vamos estudar nesta manhã em nosso breve momento juntos. Se você é um anotador, talvez você ache útil organizar o material nos vesos 8 e 9 como eu fiz em minhas anotações na semana passada. Existem três ações que precisamos tomar nesta manhã a respeito de nosso adversário o diabo. Número um:
1. Conheça a Natureza de Sua Identidade
Não é a intenção de Pedro nos dar um tratado teológico completo da origem de Satanás. Não vamos fazer isso também, mas talvez seja muito útil rever algumas coisas sobre o que a Bíblia ensina a respeito de Satanás.
Satanás foi originalmente bom. Ele é um anjo e foi criado por Deus como algo bom. Satanás escolheu o mal se rebelando contra Deus.
Agora qualquer outra coisa que possamos desejar saber com relação a isso, é de suprema importância que nos lembremos muito disso: Satanás foi originalmente bom conforme foi criado por Deus para ser. A Bíblia não ensina um tipo de dualismo – a ideia de que existe o bom e o mau no universo e que ambos são iguais em poder – o bom às vezes ganha, o mau às vezes ganha, ambos são equivalentes em poder.
A filosofia do dualismo está refletida na cultura popular, literatura e filmes como Star Wars (Guerra nas Estrelas). Você tem o lado da força e você também tem o lado negro da força. Às vezes o lado da força ganha e às vezes o “Império Contra-Ataca” e o lado negro vence. Não é assim que o mundo funciona. Deus é luz e Ele criou todas as coisas. Quando Satanás, como um ser criado, escolheu se rebelar contra Deus, ele não se tornou mais poderoso que Deus. Ele ainda está abaixo de Deus. Então não existe igualdade de poder entre Deus e Satanás. Deus é sempre intrinsecamente e infinitamente mais poderoso do que Satanás.
Tendo dito isso, não devemos subestimar o poder de Satanás. Ele é poderoso. Nossas ideias populares e caricaturas do diabo não são úteis em nos lembrar de seu poder. O diabo não é um babaca magro de calças vermelhas. Nem é um moleque levado com um tridente de plástico. Ele é real.
E Pedro procura lembrar os Cristãos da realidade de sua existência nesses versos. Ele quer que saibamos a natureza de sua identidade. Existem duas palavras que Pedro usa para descrever Satanás no verso 8, “adversário,” e “diabo.”
A primeira palavra, “adversário” é uma palavra antiga para descrever um oponente em uma ação judicial. Por exemplo, em Mateus 5:25, Jesus diz que quando você estiver a caminho do tribunal, “Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.”
Essa palavra descreve alguém ou algo que está contra você. Seu adversário é aquele que é totalmente contra aquilo pelo qual você se posiciona. Em se tratando de Satanás, seu adversário é totalmente contra tudo aquilo pelo qual você crê.
A segunda palavra “diabo” é a palavra Grega dia¿boloß. Em minha cidade de infância, Walnut Creek, Califórnia, existe uma montanha alta vista do Leste chamada Monte Diablo, literalmente Monte Diabo. Me lembro de escalar isso quando era escoteiro. Era o diabo!
Essa é a palavra traduzida como diabo aqui, dia¿boloß. Isso literalmente significa, “falso acusador” ou “caluniador.” O diabo procura te acusar falsamente. Ele procura te caluniar, falar falsamente para você e sobre você. Suas acusações podem ser dirigidas a você na forma de informação falsa sobre Deus ou outros. Ou suas acusações podem ser dirigidas a você na forma de informação falsa sobre você.
Dessa forma você precisa estar preparado para ouvir essa acusações falsas de seu oponente, seu adversário, aquele que é totalmente contra tudo pelo qual você se posiciona.
O diabo e seus demônios farão o possível para minar sua fé. Jesus descreveu o diabo em João 8:44 como, “um assassino desde o começo, [aquele que] não está na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele fala uma mentira, ele fala do que lhe é próprio, porque ele é um mentiroso e o pai da mentira.”
O diabo é um mentiroso. Então ele vai mentir para você sobre Deus e os outros. E ele vai mentir para você sobre você.
Por exemplo, o diabo adoraria te levar a duvidar de Deus. Ele trabalha duro para fazer você duvidar do bom caráter de Deus. Quando coisas ruins acontecem, é o diabo e seus demônios que sussurram em seu ouvido, “Como pode um Deus bom fazer isso? Hummm?” Quando alguém te fere, o diabo sussurra em seu ouvido, “Você realmente mereceu isso e você sabe disso.” E quando você peca como Cristão, o diabo parece dizer para você, “Você não é verdadeiramente salvo. Deus não te perdoou. Você ainda está em seus pecados.”
Agora vamos voltar ao ponto quando Pedro nos conta como responder a essas falsas acusações. No momento, apenas me acompanhe, número um, a natureza de sua identidade. Satanás é nosso “adversário,” o “diabo.” O verso 8 também descreve as ações de Satanás. Então note comigo, em segundo lugar, nós devemos:
2. Entenda Como Ele Opera
O verso 8 também descreve a atividade de Satanás. Existem duas ações principais que Pedro nos dá no verso 8. Ele diz que Satanás, “anda em derredor, bramando como leão,” e, “buscando a quem possa tragar.” Vamos falar sobre essas duas ações por um instante.
Primeiramente, Satanás “anda em derredor, bramando como leão.” A maioria de vocês sabe que a razão do leão ser considerado o “Rei das selvas,” é devido a sua natureza bruta e violenta. Leões são temidos porque atacarão e comerão tudo o que estiver a seu alcance.
Então não estamos falando sobre um fofo, aparentemente inofensivo leão dentro de uma jaula no zoológico de Evansville, recebendo comida diariamente de seu amigo tratador. Pedro está falando sobre leão em seu habitat natural, bramando e rondando a selva, ameaçadoramente buscando sua próxima presa.
Imagine você andando por um caminho perigoso e escuro. Você vai tomar um cuidado extra conforme caminha, olhando aqui e ali, evitando buracos e armadilhas, mantendo um olho atento às sombras no caminho. Pedro está ensinando que temos que ter o mesmo tipo de estado de alerta no nível espiritual conforme trilhamos o caminho da fé. O diabo está trilhando o mesmo caminho que você. Como um leão bramando, o diabo está continuamente em movimento.
A segunda ação flui da primeira. Pedro diz que o diabo está, “buscando a quem possa tragar.”
Na versão Grega do Velho Testamento, essa palavra “tragar” é a mesma palavra usada para descrever o que o grande peixe fez a Jonas: para que tragasse a Jonas (Jonas 1:17). Satanás está sempre “buscando a quem possa tragar,” para engolir. O propósito do diabo é nada menos que buscar a ruína de homens e mulheres.
O diabo quer ver homens falharem moralmente. O diabo quer ver mulheres falharem moralmente. O diabo busca devorar novos Cristãos.
Agora mais uma vez, o diabo não pode agir fora do poder de Deus, então ele não tem poder absoluto, mas tem poder. E enquanto o diabo não puder retirar sua fé, ele fará de tudo com o poder que tem para te deixar miserável e tornar sua vida Cristã sem alegria e sem poder.
O diabo busca arruinar o testemunho de homens e mulheres no local de trabalho ou na escola. O diabo busca devorar sua fé te acusando, colocando dúvida em sua mente. É disso que Pedro está falando quando diz, “o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” Ele procura a destruição de homens e mulheres.
Então vimos o que ele faz. Consideramos a natureza de sua identidade, a maneira como ele age. Mas o que temos que fazer? Em terceiro lugar:
3. Siga o Plano para Sua Vitória
As primeiras duas palavras do verso 8 descrevem o plano de batalha do Cristão. Pedro diz, “Sede sóbrios; vigiai.” Ambas as palavras trazem a ideia de estarmos alertas. A palavra traduzida, “vigiai” – ser vigilante, é a mesma palavra usada por Jesus em Mateus 26. Jesus disse a Pedro, Tiago e João no Jardim…Mateus 26:38, “ficai aqui, e velai comigo.” É a mesma palavra.
Assim, o plano para a vitória sobre o diabo é “Ser vigilante.” O plano começa com vigilância espiritual incessante, alerta espiritual.
O contrário de alerta espiritual é o que? Embotamento espiritual. Estar adormecido espiritualmente. Nunca levar Deus em consideração. Viver sua vida como se Deus não fizesse parte da equação. Tomar decisões sem se importar muito com a opinião de Deus. Ir para a escola sem pensar em Deus, ir para o trabalho sem pensar em Deus, viver em casa sem pensar em Deus, comprar coisas sem pensar em Deus, planejar coisas sem pensar em Deus.
Embotamento espiritual ou sonolência espiritual é viver nossas vidas sem muita preocupação com relação a Deus. Pense sobre isso. Quantos de vocês trabalham sem nem mesmo pensar em Deus? Por exemplo, você doa? Você dizima? Deus te deu o emprego que você tem. O que você está dando a Ele?
Você faz o seu trabalho sem nem se quer pensar em Deus, sobre como você pode glorificá-Lo em seu trabalho? Se não, você está espiritualmente sonolento e lento. Você precisa estar acordado. Você precisa estar sóbrio e vigilante. Esteja pensando regularmente sobre as coisas de Deus e sobre como você vive para Sua glória. Seja sóbrio, seja vigilante. Lembre-se, Pedro havia dito nesta carta que somos residentes temporários neste mundo, estamos apenas de passagem. Então o primeiro passo do plano de batalha para derrotar nosso adversário, o diabo, é estar espiritualmente alerta, pensando regularmente em Deus e nas coisas de Deus.
Os filhotinhos de hienas e os indefesos filhotes de girafas não estão esperando que o leão apareça do nada e os ataque. O leão ataca de repente e de maneira brutal, às vezes quando as presas indefesas estão simplesmente engajadas em suas atividades rotineiras.
Quando muitos de vocês se levanta na manhã de Segunda, vocês entram em suas rotinas diárias. Você não espera que o inimigo venha para cima de você te espancar. Você talvez nem pense nele. Seja sóbrio. Seja vigilante porque seu adversário, o diabo, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.
Agora olhe o verso 9. Pedro diz primeiramente, “Resista.” Como resistimos ao diabo? Eu penso que a chave é continuar lendo. Pedro diz, “Ao qual resisti firmes na fé.” Em outras palavras, a maneira de resistir ao ataque do inimigo é ser forte em sua fé.
Uma maneira de você e eu sermos fortes na fé é caminhando de perto com Deus. Quando você e eu estamos regularmente em intimidade com Deus, conversando com Deus regularmente e lendo Sua palavra, o inimigo tem menos poder sobre nós.
É por isso que eu acho que Tiago escreveu o que ele diz em Tiago 4:7-8, “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós…”
A frase, Resisti ao diabo,” é um sanduiche entre duas ações, “Submeta-se a Deus” e “Chegai-vos a Deus.” Assim, se eu estiver caminhando com Deus regularmente, conversando com Deus, eu estou preparado para encontrar o diabo.
A maneira de você resistir ao ataque do inimigo é sendo forte em sua fé.
Outra maneira de crescer na fé é através da igreja. Nos ajuntamos para encorajar uns aos outros. Essa verdade está implícita na frase de Pedro, no final do verso 9, quando ele escreve, “sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” Em outras palavras, seus sofrimentos não são únicos. Seu sofrimento e lutas são compartilhadas por todos os Cristãos.
É por isso que se reunir na igreja regularmente em um grande grupo e pequenos grupos é tão essencial. Leões atacam animais indefesos que estão sozinhos e separado dos outros. Uma das maneiras de você evitar o ataque é se reunir regularmente. Nós nos reunimos e Deus nos encoraja através de nossos encontros regulares.
Leões atacam aqueles que são fracos. Leões atacam aqueles que são indefesos. Preste atenção, se você quer resistir aos ataques do inimigo, você precisará ser forte na fé. Você precisará saber no que crê e porque crê.
A sua arma mais importante na derrota do inimigo, o diabo, é a Bíblia. É por isso que Paulo chamou a Bíblia em Efésios 6:17, de a “Espada do Espírito.” A Bíblia é a espada do Cristão. É a arma para ser usada contra o inimigo, o diabo.
Nosso Senhor Jesus usou a espada da Palavra quando Satanás batalhou com Ele na “selva” do deserto. Leia mais tarde em Lucas, capítulo 4. Em três oportunidades diferentes o diabo tenta Jesus e em três oportunidades diferentes o Senhor responde com a frase, “Está escrito.” Ele está citando a Escritura. Ele está usando a Espada da Palavra.
Então quando o inimigo te atacar esta semana, sussurrando em seu ouvido aquelas falsas acusações, você estará preparado para rebater com a Espada da Palavra de Deus? Você pode dizer, como seu Senhor Jesus, “Está escrito?”
Deixe-me te dar um exemplo: Satanás sussurra em seu ouvido, “Se Deus fosse realmente amor, Ele não teria permitido que a tragédia acontecesse.”
O que você dirá ao seu adversário, o diabo? Você vai usar a Espada da Palavra de Deus? Você vai citar a Escritura para repreender o diabo e te encorajar? Você dirá, por exemplo, “Eu não sei porque Deus permitiu isso, mas a Bíblia diz em Deuteronômio 29:29, “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus,” então eu confio nEle. Ou você dirá, “Eu não sei porque isso aconteceu, mas Salmo 11:7 diz, “Porque o Senhor é justo, e ama a justiça.”
Quando alguém age de modo errado contigo e o diabo sussurra, “Você mereceu isso porque você não é bom,” como você vai responder? Você é forte na fé? Você usará a Espada da Palavra de Deus? Você vai responder, “Sabe de uma coisa, diabo, até certo ponto faz sentido o que você diz. Eu não sou “bom” (Romanos 3:10), no sentido de que sou um pecador e sempre estou destituído da glória de Deus (Romanos 3:23), mas conheço Aquele que é perfeitamente bom em meu lugar e Seu nome é Jesus Cristo e a Bíblia diz em 2 Coríntios 5:21 que, “Àquele que não conheceu pecado, O fez pecado por nós; para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus.” Toma, diabo!
Lembre-se Cristão, a palavra diabo significa “caluniador” ou “falso acusador.” Satanás fará o seu melhor para tentar fazer com que você acredite nas mentiras a seu respeito e a respeito de seu relacionamento com Deus.
Quando você peca, ele vai sussurrar para você, “Olha para você. Você é um pecador imundo. Você não é salvo. Você continua caindo. Por que você simplesmente não desiste?”
O que você vai responder?
Porque não cantar alguns versos de, “Diante do Trono de Deus?”
Quando Satanás me tenta ao desespero
E me fala da minha culpa interior,
Olho para cima e O veja lá
Quem deu um fim a todos os meus pecados.
Porque o Salvador sem pecado morreu
Minha alma pecadora é considerada livre.
Para Deus, o justo está satisfeito
Olhar para Ele e me perdoar.

Siga o plano para a sua vitória:
8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

Fiquemos de pé para orarmos.