O Fim de um Começo

O Fim de um Começo

“O Fim de um Começo”
(Lucas 24:50-53)
Série: Certeza em Tempos Incertos
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim no Evangelho de Lucas, capítulo 24 (Pg 713; YouVersion).
Se você está nos visitando, nós estamos pregando o Evangelho de Lucas, o livro mais longo do Novo Testamento. E por ser o livro mais longo do Novo Testamento, o estudo dele tem levado bastante tempo, cerca de 2 ½ anos pregando todos os 24 capítulos. Alguns de vocês ficarão felizes de saber que o nosso próximo estudo será de um livro que tem apenas 5 capítulos, 1 Pedro! Já visualizo nosso estudo de 1 Pedro, um livro que nos encoraja a permanecermos firmes em tempos de perseguição e sofrimento.
Então aqui estamos no final do Evangelho de Lucas e vamos ler nesta manhã sobre a ascensão de Cristo. Alguns de vocês talvez ouçam essa palavra pela primeira vez, “ascensão.” A ascensão é, segundo um pregador disse, um dos fundamentos mais negligenciados no Novo Testamento. Geralmente não ouvimos muitos sermões pregados sobre a ascensão, ouvimos? Ouvimos muitos sermões pregados sobre encarnação, a crucificação e a ressurreição, mas não sobre ascensão.
O que é ascensão? A palavra ascensão contém a palavra ascender o que, é claro, significa elevar, subir, ascender. Cristo se eleva, Ele sobe, ascende aos céus. Aqui está uma boa definição de ascensão tirada do Dicionário Evangélico de Teologia (ed. Walter Elwell). A ascensão é:
“aquele ato do Deus-Homem em que ele colocou um fim ao seu aparecimento pós-ressurreição aos seus discípulos, finalmente apartando-se deles fisicamente, e passando para o outro mundo, para se permanecer lá até o seu segundo advento.”
Vamos ler a respeito disso agora no final do capítulo 24. Jesus havia aparecido para vários de Seus discípulos e lemos aqui no final do Evangelho sobre Sua ascensão aos céus.
Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

50 E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou.
51 E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.
52 E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.
53 E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.
Oração.
Introdução:
Durante a Segunda Guerra Mundial, 10 de Novembro de 1942, após uma significativa vitória da Inglaterra, uma batalha que Winston Churchill se referiu como a “Batalha do Egito,” Churchill fez essas observações ao se dirigir às pessoas, ele disse, “Agora isso não é o fim. Isso nem mesmo é o começo do fim, mas, talvez, o fim do começo.”
E enquanto a ascensão ocorre no final do Evangelho de Lucas, a ascensão não é o fim. Nem mesmo é o começo do fim, mas o fim do começo. A ascensão de Cristo “une” o Evangelho de Lucas ao segundo volume de Lucas, o Livro de Atos. Você deve se lembrar de que Lucas escreveu ambos os livros.
Lucas começa Atos, capítulo 1, verso 1 e seguintes, dizendo, “Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, Até ao dia em que foi recebido em cima.” Lucas prossegue para dizer que antes de Jesus ter sido elevado, ou ascendido aos céus, Ele havia “Se apresentado vivo,” aparecendo aos discípulos em Seu corpo ressurreto por um período de 40 dias confome Ele continuou a falar para eles das coisas a respeito do reino de Deus (Lucas 1:3).
Assim, após Jesus ter sido ressurreto da morte, Ele apareceu aos Seus discípulos por um período de 40 dias antes de ascender aos céus. É por isso que algumas igrejas que seguem o caléndário tradicional da igreja celebram o chamado “Dia da Ascensão,” o 40º dia após a Páscoa.
Lucas nos conta no Volume II de seus escirtos, o Livro de Atos, que após os 40 dias, os discípulos estão reunidos em Jerusalém e Jesus lhes diz – lembram-se disso em Atos 1:8? – Ele diz, “Vocês receberão poder quando o Espírito Santo vier sobre vocês; e serão Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia, Samaria e todos os confins da terra.”
Então Lucas registra alguns detalhes a mais sobre a ascensão em Atos 1:9 e versos seguintes. Ele escreve:
9 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. 10 E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. 11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.”
Então ouça novamente a definição de ascensão que lemos anteriormente, ascensão é, “o ato do Deus-Homem pelo qual Ele colocou um fim em Sua aparição pós-ressurreição aos Seus discípulos, finalmente se retirando da presença deles fisicamente e passando para o outro mundo, para se manter lá até o Seu segundo advento.”
Agora o que Lucas faz no Volume I de seus escritos, o Evangelho de Lucas, é resumir o período de 40 dias, ampliando os eventos dos dias antecedentes à ascensão, mantendo sua intenção de dar um “relato ordenado” (Lucas 1:3) do Evangelho.
Existem três eventos principais situados entre Cristo e Seus seguidores ao notarmos os verbos: Ele abençoou-os, se apartou deles e adorando-O eles. Vamos usar essa três ações como cabeçalho descritivo para nossa passagem e quero compartilhar com vocês o significado da ascensão, o que importa para nós hoje. Note primeiramente:
Ele os Abençoou (50)
50 E levou-os fora, até Betânia (aos pés do Monte das Oliveiras); e, levantando as suas mãos, os abençoou.
Que coisa maravilhosa para um bando de camaradas que frequentemente duvidaram dEle, O negaram, O abandonaram e falharam com Ele – Ele “levantando Suas mãos os abençoou.”
Na verdade, o verso 51 indica que é no ato de Sua benção que Ele apartou-se deles e ascendeu aos céus. Ele levantou Suas mãos e os abençoou.
A imagem é daquele sacerdote no Velho Testamento, alguém como Arão que, em Levítico 9:22, “levantou suas mãos em direção ao povo, abençoando-os.” Talvez Jesus tenha até pronunciado a chamada “benção Arônica” de Números 6: “O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz (Números 6:24-26).”
Ele “levantou Suas mãos e os abençoou.” Jesus os abençoou com mãos marcadas pelos cravos. Embora em Seu corpo ressurreto, as marcas da crucificação servem como um lembrete eterno do sacrifício sacerdotal de Sua morte pelo pecado deles. Ele os abençoou. Em segundo lugar, Lucas escreve:
Ele se Apartou Deles (51)
51 E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.
Jesus escapole e é elevado aos céus. Em Atos 1 Lucas escreve que, “e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos (Atos 1:9).”
Essa nuvem era a expressão visível da glória de Deus, referida frequentemente no Velho Testamento como a “glória Shekinah,” a habitação ou presença divina de Deus. Moisés encontrou essa nuvem de glória no Monte Sinai. É a mesma nuvem de glória que seguiu com os Israelitas durante sua peregrinação no deserto. E é a mesma nuvem de glória que cercou Jesus no Monte da Transfiguração.
Assim Lucas escreve aqui no verso 51 que é enquanto Jesus está abençoando os discípulos, “se apartou deles e foi elevado ao céu.” O estudioso Grego AT Robertson diz que a palavra “apartou” significa, “Ele ficou distante e se foi.” Isso descreve uma saída dramática de nosso Senhor Jesus para o céu.
Não é que Jesus vai subindo, subindo e subindo para o céu e vai se tornando pequeno até desaparecer, o mesmo que ver um foguete subindo para o céu e se tornando pequeno até não ser mais visto. Mas é que Jesus sobe aos céus, no entanto é levado, envolvido pelo próprio céu.
Eu ouvi onde CS Lewis, tentando entender a ascensão, “retrata Jesus sendo retirado através de uma dobra no espaço como um ator que, tendo sido reverenciado, parece desaparecer numa dobra da cortina do palco, mas na verdade ele apenas entrou num intervalo entre duas cortinas (conforme dito por Alistair Begg).
Se você como os físicos prefere que Jesus tenha acessado a quarta dimensão! Isso é plenamente bíblico, é claro. O universo físico não pode conter a Deus. Você deve se lembrar da oração de Salomão durante a dedicação do templo em 1 Reis 8:27. Ele disse, “Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.”
Ele os abençoa; Ele se aparta deles. Então a resposta dos discípulos, número três:
III. Eles O Adoram (52-53)
52 E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.
Eles adoraram-nO. Em uma primeira leitura essa declaração parece não se encaixar. Digo, Jesus tinha acabado de deixar os discípulos. Por que eles estariam felizes com isso? Poderíamos esperar que estivessem tristes.
Bem, alegria segue entendimento. Nós lemos há duas semanas que quando Jesus apareceu aos discípulos em Seu corpo ressurreto, que Ele lhes explicara a necessidade de Sua morte, sepultamento e ressurreição. Jesus havia – verso 45 – “aberto o entendimento deles para que pudessem compreender as Escrituras.” Ele lhes contou sobre Sua missão e como eles iriam contar aos outros sobre essa missão, uma vez que o Espírito Santo havia sido derramado sobre eles, o “poder do alto” sobre o qual Jesus havia falado no final do verso 49. Tudo está claro para eles agora.
Alegria vem após o entendimento. Alegria é a benção que segue ao entendimento da Escritura. Quando entendemos o que estamos lendo na Bíblia, somos cheios de grande alegria. Essa é uma das razões do porque é tão importante ler e estudar a Bíblia com cuidado. Isso redunda em grande alegria! Verso 53:
53 E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.
Onde os discípulos estavam louvando a Deus? No templo. Lucas volta para onde o Evangelho começa, no templo (Lucas 1:8-9). Lembra da visão de Zacarias no templo lá no Capítulo 1? Vamos, isso foi só há 2 anos e meio! Crianças em nossa congregação foram concebidas, nasceram e começaram a andar nessa época! O Evangelho de Lucas começa com as pessoas louvando e abençoando a Deus no templo e termina com pessoas louvando e abençoando a Deus no templo.
Ele os abençoa; Ele se aparta deles; eles O adoram.
Bom, qual o significado da ascensão de Cristo? O que isso significa para nós hoje? Deixe-me dar-lhes essas quatro coisas. Elas não encerram o assunto, mas pelos menos representam quatro coisas que a ascensão significa. Primeiro, a ascensão significa:
1) Ele Preside sobre Todas as Coisas e Sustenta Todas as Coisas
1 Pedro 3:22, Cristo, “O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.”
À destra de Deus é uma metáfora para poder onipotente. Jesus Cristo agora está à destra de Deus, o Pai. É o lugar de poder e autoridade. Ele está presidindo sobre todas as coisas. Ele é “Senhor.” Ouça o que o autor de Hebreus diz a respeito de nosso Senhor:
Hebreus 1:1-3, Deus “a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, 2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. 3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;”
Cristo preside todas as coisas e Ele sustenta todas as coisas. Segundo, a ascensão significa:
2) Ele se Simpatiza com nossas Fraquezas
Hebreus 4:14-16, “14 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”
Ele é o nosso grande Sumo Sacerdote! Ele é Aquele que sabe o que estamos passando, tendo sofrido os horrores do espancamento, crucificação e morte. Ele também foi tentado assim como nós somos tentados. Ele conhece o que estamos passando e, Ele deseja dispensar para nós diariamente suprimento de misericórdia e graça em tempo oportuno.
Ele se simpatiza com nossas fraquezas. O que mais é significante sobre a ascensão? Terceiro:
3) Ele Intercede por nós como nosso Eterno Advogado
A ascensão segue a obra de expiação e garante a efetividade contínua de expiação.
Hebreus 9:24-26, “24 Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; 25 Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio; 26 De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.”
A ascensão é a garantia de Deus da obra de Seu Filho, a eficácia perfeita da obra consumada de expiação, efeitos os quais permanecem para todo sempre. A expiação é a garantia de Deus dessa obra. A expiação é o selo de aprovação de Deus sobre tudo o que Jesus veio fazer, Sua missão é uma missão cumprida.
É essa verdade que dá a você e a mim a certeza de nossa salvação. Falando de expiação, Paulo escreve:
Romanos 8:33-34, “33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.”
Percebe, Paulo imagina alguém falando contra o fato de você ser um Cristão, quer esse alguém seja outra pessoa, quer seja seu coração temeroso ou o próprio diabo. Ele imagina alguém nos acusando como se estivesse em um tribunal falando contra nosso caso. Alguém se levanta e diz, “Eu protesto! Eu conheço esse suposto Cristão! Eu tenho visto a maneira como ele vive. Ele tem muitas faltas. Ele não pode ser perdoado.” Paulo diz, “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? Quem é digno para condenar o Cristão?”
Em dado momento nos sentimos seguros de nossa fé. Confiamos em Cristo e tudo estava bem. Mas então, você tropeçou e caiu. Você fez algo que você sabe que é errado. Na verdade, você se acha lutando com essa coisa em particular. Você odeia isso. Isso é um pecado e você odeia isso. E você se acha lutando contra isso o tempo todo. Então Paulo imagina que você está diante de Deus em um julgamento. Você é um Cristão, mas existe esse problema, você sabe. E Paulo conhece nossos corações, nossa tendência de pensar que de alguma forma as bênçãos do perdão se aplicam aos outros, mas não a nós!
E assim, estamos lá diante de Deus e o diabo se levanta atrás de nós na corte e ele diz, “Essa pessoa não pode ser um dos seus! Eu tenho visto a maneira como ele vive. Eu observei como ela se comporta. Eu acuso esse suposto Cristão de hipocrisia. Eu condeno essa pessoa por ser hipócrita!” Ouça novamente os efeitos da expiação garantida pela ascensão, Romanos 8:34:
34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Paulo está lembrando o Cristão que não importa o quão duro o diabo ou quem quer que seja possa trabalhar para tentar te condenar, você tem esse maravilhoso Advogado – o ressurreto e elevado Senhor Jesus Cristo – Aquele que está à destra do Juiz. Ele está lá para sempre, sempre “fazendo intercessão” por você.
Não é que Ele deva falar continuamente em sua defesa, dando um contra-argumento às acusações do diabo. O fato de Cristo estar lá já é o contra-argumento! Cristo está sempre a para todo sempre está lá. Ele não precisa dizer nada. Deus o Pai olha para sempre para Cristo Seu Filho, e baseado no que Seu Filho fez pelos Cristãos na cruz do Calvário, Deus então olha para o Cristão e diz, “Sem culpa,” toda vez. Todo pecado é perdoado, todo pecado do passado, todo pecado do presente e todo pecado do futuro está perdoado.
O significado da ascensão: Ele preside todas as coisas e sustenta todas as coisas. Ele se simpatiza com nossas fraquezas e Ele intercede por nós como nosso eterno advogado. Finalmente:
4) Ele Prepara um Lar para Nós
Jesus diz em João 14:1-3, “1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”
A ascensão significa que Jesus Cristo, nosso Senhor elevado às alturas, está exatamente agora no céu preparando um lugar para todos os Cristãos, todos os verdadeiros seguidores de Jesus.
Com o que se parecerá o céu? Não sei, mas se Jesus está preparando, você pode ter certeza de que será absolutamente maravilhoso!

Fiquemos de pé para orarmos.