O Evangelho Muda Tudo

O Evangelho Muda Tudo

“O Evangelho Muda Tudo”

(Colossenses 1:3-8)

Série: O Cristo que Satisfaz Plenamente (Colossenses)

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Eu te convido a pegar sua Bíblia e abri-la na passagem que nos foi lida anteriormente em Colossenses, capítulo 1.

Na semana passada nós começamos uma nova série de mensagens – verso a verso – através dessa pequena carta, apenas 4 capítulos, 95 versos, uma breve carta de Paulo escrita à igreja de Colossos.

Dissemos que, em uma palavra, o Livro de Colossenses é sobre Jesus. Estamos lendo a respeito de Jesus Cristo, quem Ele é, o que Ele fez e como o nosso conhecimento a respeito dEle afeta quem somos e o que fazemos.

Nesta carta o Apóstolo Paulo descreve a preeminência de Cristo – a superioridade de Cristo, supremacia, grandeza. A preeminência de Cristo é tanto um fato como a chave para experimentar vida verdadeira. Ter a Jesus Cristo é ter tudo. Paz duradoura, alegria duradoura, propósito real e significado são encontrados exclusivamente nEle, o “Cristo que Satisfaz Plenamente.” Conforme Paulo coloca isso no capítulo 2, Cristãos são “plenos nEle.”

Escrevendo sobre Jesus Cristo, Paulo diz em Colossenses 2:9-10 (abra no software Logos Bible, se disponível), uma das passagens chave na carta, Paulo diz:

9 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;

10 E estais perfeitos nEle, que é a cabeça de todo o principado e potestade;

• Antes de irmos mais longe, vamos a Ele em oração.

A passagem desta manhã, versos 3 até 8, se divide em três pequenas seções, três bênçãos para considerarmos juntos. Essas três bênçãos se referem a três palavras chave – gratidão, evangelho e crescimento. Então quero falar sobre essas três palavras nesta manhã – gratidão, evangelho e crescimento – e então, depois de termos estudado essa passagem, quero dar a vocês dois pontos para pensarem em casa, para ponderar e falarem a respeito mais tarde hoje e durante essa semana.

Certo, primeiramente vamos:

I. Considerar a Benção da Gratidão (3)

Depois da introdução geral de Paulo nos versos 1 e 2, ele escreve especificamente agora no verso 3: “Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós,” e Paulo está expressando sua gratidão a Deus pelo que ele ouviu a respeito dos Colossenses. Notamos essa verdade nos versos seguintes, verso 4, Paulo diz, “Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos…”

Paulo está agradecendo a Deus pelo que ouve a cerca da igreja em Colossos. Ele está expressando sua gratidão a Deus pelo que está ocorrendo em Colossos e através de Colossos. “Damos graças a Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Ele ouve sobre esses Cristãos e isso faz com que ele diga, “Graças a Deus.” O que ele aprende sobre os Colossenses conduz sua gratidão a Deus.

E essa gratidão conduz sua oração por eles. “Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós.” E a oração que ele faz é assunto de um sermão futuro, uma mensagem futura, que vem dos versos 9 e seguintes. Vocês verão isso lá no verso 9: “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade,” e assim por diante.

A gratidão de Paulo a Deus pelos Colossenses é expressa na oração pelos Colossenses.

Agora, o que acontece quando você pensa em seus irmãos que não estão nessa igreja em Colossos, mas nesta igreja em Kentucky? Você é grato por  esta igreja? Você agradece a Deus por sua família espiritual que é esta igreja?

Mais pessoalmente, como você acha que os outros pensam de você? O seu nome suscita um sentimento de gratidão a Deus? Alguém te ouve e diz, “Graças a Deus,” e isso é por uma boa razão. Não é, “Graças a Deus que ele já se foi,” mas, “Graças a Deus;” gratidão. “Graças damos a Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós.”

A benção da gratidão. Em segundo lugar, vamos:

II. Considerar a Benção do Evangelho (4-5)

Paulo escreve no verso 4 e seguinte: “Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; – verso 5 – Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho…”

Há tanta coisa aqui nos vesos 4 e 5. Alguns de vocês que são observadores atentos vão pegar os três termos populares que Paulo lista nesses dois versos – fé, esperança e amor. Você vê essa tríade aqui no verso 4: “Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; – verso 5 – Por causa da esperança que vos está reservada nos céus…” Fé, esperança e amor.

Paulo gosta muito desses termos. A maioria está familiarizado com sua menção em 1 Coríntios 13, o tão chamado “capítulo do amor” da Bíblia. Paulo conclui 1 Coríntios 13 com: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três…”

E há outros lugares no Novo Testamento onde Paulo amarra junto essas três virtudes.

Aqui em Colossenses 1, Paulo está usando “fé, esperança e amor” na relação deles com o evangelho, o poder do evangelho, as boas novas. Então vamos examinar esses três termos na ordem que nos são dados nos versos 4 e 5, fé, amor e esperança.

Veja novamente o verso 4. Paulo diz que ele está dando graças a Deus pelos Colossenses, orando por eles – verso 4 – “Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus…”

Fé é uma palavra popular, mas existe uma fé que é vazia. É como muitas pessoas usam essa palavra. Não há objeto algum da fé. É apenas “fé,” como quem diz, “Eu tenho fé; eu sou otimista e tudo vai ficar bem.” Bem, isso não é fé Cristã. Fé Cristã tem um objeto e o objeto é Jesus Cristo e o poder do evangelho.

Paulo diz no verso 4, “Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus.”

Então você pode dizer que tem fé, mas não ser salvo. Lembre-se de Tiago há algumas semanas. “Alguém diz ter fé.” E Tiago ensina que não há bem na fé, não por si só. De que adianta fé se não há obediência que venha da fé?

“Eu tenho fé, mas não vou à igreja. Não sou membro. Não vou cultuar. Não preciso fazer isso.” Bem, espere um pouco. A fé Cristã é uma fé que muda o coração e inclina o coração a desejar obedecer as coisas de Deus e a Palavra de Deus. Hebreus 10:25 (se disponível, abra o software Logos Bible) diz, “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros…” Se temos fé, nós vamos querer obedecer a Palavra de Deus. Nós queremos nos reunir com nossa família Cristã porque recebemos o dom da fé. E obediência vem da fé salvadora.

Assim, apenas reconhecendo que existe um poder maior não salva uma pessoa. Marcar um gol e apontar para o céu não faz de alguém um Cristão. Dizer em uma importante cerimônia de premiação que você deseja agradecer a Deus, não significa que essa pessoa seja um crente verdadeiro. Somos salvos somente pela graça, através da fé em Cristo Jesus. Fé.

Então Paulo escreve sobre o amor. Ele diz, “Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós – verso 4 – “Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos.”

Amor que tendes para com todos os santos – perceba a conexão entre os versos 4 e 5 – isto é “por causa da,” – verso 5 – Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho.” Significa que, é devido ao poder do evangelho que você “ama todos os santos.”

O evangelho torna possível um amor por todos os santos.

Agora lembre-se que qualquer um que é um Cristão é um santo. Qualquer um que se arrependeu dos pecados e se voltou a Cristo e recebeu a Cristo em seu coração; é o que qualifica ser chamado de santo.

Você não tem que esperar uma centena de anos depois que morrer para que um comitê reveja sua vida e decida se você pode ser chamado de santo. O Novo Testamento ensina que qualquer um que é um Cristão é um santo. Vocês poderiam me chamar de, “Santo Todd.” E vocês são, “Santo John, Santa Mary, Santo Bob.”

E Paulo diz que o Evangelho torna possível nosso amor por todos os santos, todos os santos, incluindo aqueles fáceis de amar e não tão fáceis de amar, pessoas como você e eu.

Eu aprecio como Hal Seed colocou isso em discussão quando estivemos em nossa série, “Eu Amo Domingos.” Ele disse que há pessoas na igreja que são verdadeiramente doces – e elas são fáceis de amar – e então há aquelas que são um pouco salgadas – talvez não tão naturalmente atraentes para nós, mas as amamos por causa do poder do evangelho. Temos um amor por todos os santos.

Nós amamos todos os santos na Primeira Igreja Batista de Henderson e todos os santos em qualquer outra igreja em Henderson, e todos os santos em toda igreja na Croácia, Irã, Coréia, Sudão e Síria. Todos os santos. Temos uma família Cristã ao redor do mundo, uma família que compreende toda tribo, língua e nação. Um amor por todos os santos.

Fé, amor e agora esperança, verso 5. Paulo diz, “Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo…Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos,” – e como? Como é possível esse amor por todos os santos? – verso 5, “por causa da esperança” que vocês têm. Paulo diz que é uma “esperança que vos está reservada nos céus,” e ele prossegue para dizer que essa esperança é uma esperança “da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho.”

Na Bíblia, esperança não é tanto uma ação quanto um objeto.

Não é como a palavra popular em inglês que usamos hoje em nossas conversas. Quando usamos a palvra “esperança” em nossas conversas diárias, sempre contem um elemento de incerteza. Você sabe como é, “tenho esperança de que o tempo será bom,” talvez aconteça, talvez não; incerteza. “Eu tenho esperança que o carro funcione…Eu tenho esperança que a professora esqueça a tarefa…eu tenho esperança que tenha sorvete na geladeira… tenho esperança que o pregador acabe logo,” talvez sim, talvez não; incerteza.

Mas quando a Bíblia fala de esperança, não fala de ação, é um objeto. E a esperança do Cristão não é incerta, mas absoluta, um fato garantido.

Esperança Cristã traz a ideia de confiança, garantia, certeza, uma realidade factual definida. Não há incerteza; você pode contar com isso; você pode confiar. Vai acontecer.

E a esperança especificamente é tudo que Deus tem guardado para o Cristão; tudo. A esperança sobre a qual o Novo Testamento fala é a soma total de todas as promessas de Deus para nós em Cristo Jesus.

Por exemplo, em 1Pedro 1:3 (abra no software Logos Bible se disponível) – Pedro escreve sobre os Cristãos como, “viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,” no verso 4 ele diz de uma esperança definida como, “uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós.”

Esperança. Certeza. Fato. Realidade futura.

E Paulo prossegue para dizer no verso 5 que essa esperança é uma esperança da qual você ouviu falar quando ouviu o evangelho.

 A palavra “evangelho” significa o que? Boas novas. No Grego clássico a palavra “evangelho” referia-se principalmente as boas novas de algum tipo de vitória relatada. Os bons venceram a batalha. Quando isso foi relatado que era “evangelho,” isso era boas novas.

Agora perceba que Paulo diz no verso 5 que essa “esperança que vos está reservada nos céus,” essa herança futura, é uma esperança, da qual já antes ouvistes – onde? – na Palavra, “pela palavra da verdade do evangelho.”

Assim, se você quiser crescer em seu entendimento da verdade do céu, sua herança e de tudo que te aguarda, leia a Palavra. Os Colossenses ouviram a Palavra. Eles prestaram atenção à Palavra, estudaram a Palavra. Você quer crescer no entendimento das coisas espirituais, incluindo a benção futura do céu, então preste atenção na Palavra. Não desperdice muito tempo ouvindo ou lendo a respeito da chamada experiência de alguém ou conjectura sobre o que eles acham que é o céu. Leia a Palavra.

A benção da gratidão; a benção do evangelho. Terceiro ponto:

III. Considerar a Benção do Crescimento (6-8)

Escrevendo sobre o evangelho, Paulo diz no verso 6, o evangelho “Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando,”

O evangelho produz crescimento. Não é o marketing da igreja que produz crescimento. É o evangelho que produz. Não é um tipo especial de culto que produz crescimento. É o evangelho que produz – verdadeiro crescimento – um crescimento da igreja que Paulo descreve no verso 6 como, “e já vai frutificando.”

Os antigos manuscritos dizem, “dando fruto e crescimento.” O evangelho produz crescimento – verdadeiro crescimento – crescimento de vida transformada; trazendo vida ao que estava morto. O evangelho muda uma pessoa e então segue mudando cada vez mais com o tempo. A benção do crescimento.

E esse crescimento é visto não apenas em um indivíduo, mas entre várias pessoas do mundo. Paulo diz que essse evangelho – verso 6 – “que já chegou a vós, também está em todo mundo.”

Ele está falando sobre todo tipo de pessoas onde quer que o evangelho seja pregado, onde quer que o evangelho seja compartilhado. Ele está falando a respeito da obra do evangelismo e missões. Ele está falando sobre nossa obediência à comissão de nosso Senhor de compartilhar o evangelho em Jerusalém até os confins da terra, da comunidade para os continentes.

É por isso que somos comprometidos com parcerias missionárias. A Primeira Igreja Batista de Henderson está compartilhando o evangelho em Henderson, compartilhando Cristo com vizinhos e no trabalho, nas famílias e entre estudantes. Estamos compartilhando o evangelho esta semana no leste de Kentucky em nossa viagem missionária a Whitley City. Temos senhoras desta congregação compartilhando o evangelho na China e no Cazaquistão. Temos uma família desta igreja compartilhando hoje o evangelho na moderna Turquia, não muito longe da antiga Colossos. E temos parceiros missionários na Tailândia, no Laos e Brasil.

O evangelho produz crescimento. É um crescimento que vem de – verso 7 – ouvindo e conhecendo a graça de Deus na verdade. E Paulo prossegue ao dizer que essas pessoas de Colossos tinham ouvido e aprendido a palavra de um missionário chamado, “Epafras.” Veja lá no verso 7: “Como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo.”

Epafras é abreviação de “Epafrodito.” Epafras é mencionado novamente no final da carta de Paulo no capítulo 4 onde Paulo o descreve como, “um de vocês.” Epafras era de Colossos. Então Epafras tinha ouvido e aprendido o evangelho – provavelmente de Paulo em Éfeso – e então voltou a Colossos e compartilhou o evangelho com os outros; um verdadeiro missionário! E assim Epafras relatou a Paulo como esses novos Cristãos em Colossos estavam se dando bem. Paulo diz no verso 8 que Epafras “O qual nos declarou também o vosso amor no Espírito.”

Esses novos crentes tinham amor genuíno, um “amor no Espírito.” O amor Cristão não é natural. Você não pode produzi-lo. Amor Cristão é supernatural. É por isso que devemos realmente parar e pensar se temos esse amor. Amor Cristão é uma daquelas características do fruto mencionado por Paulo em Gálatas 5:22 (se disponível abra no software Logos Bible). Na verdade, é o primeiro. “O fruto do Espírito é amor…”

Há um entendimento que amor Cristão é evidência de que a pessoa é verdadeiramente crente. Tal amor vem de Deus. Paulo não diz, “Agradeço a todos VOCÊS, Colossenses por seu amor.” Lembre-se de que ele diz, “Agradeço a DEUS pelo amor de vocês.” Amor Cristão vem de Deus. É um dom de Deus por meio de Seu Espírito Santo.

Agora, tendo considerado essas três bênçãos no texto: gratidão, evangelho e crescimento, deixe-me dar-lhes duas verdades para levarem para casa acerca de como esse evangelho que mudou Colossos 2.000 anos atrás é o mesmo evangelho que pode mudar Kentucky 2.000 anos depois.

••Duas Verdades para Levar para Casa:

O Evangelho Muda Seu Destino Futuro

(O que acontece na morte)

Esta é uma verdade que a maioria das pessoas reconhece mas poucas pessoas realmente abraçam.

Jesus diz em Mateus 7:13-14 (se disponível, abra no software Logos Bible):

13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

O Evangelho tem o poder de mudar seu destino futuro. O Evangelho tem o poder de garantir para você a alegria, o privilégio e a benção do céu.

Paulo descreve essa realidade futura no verso 5 como, “Por causa da esperança que vos está reservada nos céus.” A herança eterna do Cristão no céu é um fato, uma garantia, uma certeza. Esperança Cristã não é uma ação; esperança Cristã é um objeto. Se você deu as costas ao pecado em arrependimento, e se voltou a Cristo em fé, você pode ter a certeza dessa maravilhosa esperança.

O Evangelho muda sua destinação futura. Segunda verdade para levar para casa nesta manhã: 

O Evangelho Muda Sua Situação Presente 

(O que acontece na vida)

Já que a maioria de nós nesta manhã professa ser Crsitão, então deixe essa verdade em particular penetrar fundo em você:

A verdade do evangelho tem o poder não apenas de mudar seu destino futuro, mas também tem o poder de mudar sua situação presente. O evangelho não é apenas sobre morte; o evangelho é sobre vida.

O evangelho tem o poder de mudar nossa perspectiva. Muda a maneira como pensamos sobre as coisas, como gastamos nosso tempo, o que valorizamos e assim  por diante.

Paulo vai nos mostrar essa aplicação mais especificamente na segunda parte da carta mas, como um prenúncio do que virá, considere mais uma vez o que ele diz no começo do capítulo 3, Colossenses 3:1-4 (abra no software Logos Bible se disponível):

1  Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

2  Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;

3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória.

Agora fiquei bastante animado na semana passada com o verso 4, “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar,” mas nesta manhã veja novamente o verso 2. Paulo diz, “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.”

O que acontece quando você “pensa nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra?”

Isso muda a maneira com que você vê as coisas. Isso muda a maneira que você vive o presente. Uma perspectiva celestial muda sua situação presente. Você começa a focar nas coisas de cima, você começa a contemplar regularmente o que você tem em Cristo, você começa a pensar sobre para onde vai quando der o último suspiro no planeta terra e isso muda tudo. O evangelho muda tudo.

Pense nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra e…

Você se tornará mais amoroso, mais cuidadoso, mais generoso, mais em paz.

Você se torna menos irritado, menos mundano, menos orgulhoso, menos rude.

Você se torna mais perdoador, mais focado no que acontece a sua volta. Você se torna menos egoísta, menos egocêntrico. Por que? Porque você está colocando sua mente nas coisas de cima.

O escritor de Hebreus fala sobre isso em Hebreus 10. Ele diz quando você considera o que você tem no céu, isso te torna uma pessoa mais pensativa aqui.

Ele escreve sobre os Cristãos em Hebreus 10:34 (abra o software Logos Bible se disponível):

34 Porque também vos compadecestes das minhas prisões [vocês visitaram aqueles que estavam presos], e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens [vocês não se importaram se roubaram suas coisas], sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente.

Se você colocar sua mente nas coisas de cima e não nas coisas terrenas, você pode até aceitar o roubo de seus bens – por que? – porque você conhece o Cristo que satisfaz plenamente e você sabe que tem uma possessão melhor e permanente nos céus!

Você coloca sua mente nas coisas de cima e não nas coisas terrenas e você pode suportar o sofrimento.

2 Coríntios 4:17-18 (abra no software Logos Bible se disponível):

17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; 18 Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

O Evangelho muda tudo. O Evangelho muda o que valoriza, como você gasta seu tempo, o que você faz pelos outros. Lembra do que Jesus ensinou na parábola de Lucas 14?

12 E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado. 13 Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, 14 E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos. – Lucas 14:12-14 (se disponível, abra no software Logos Bible).

O Evangelho muda seus valores. Você coloca sua mente nas coisas de cima e não coisas terrenas e isso muda seu “logo mais”, assim como o seu “depois daqui.”

O Cristo que satisfaz plenamente!

Prefiro ter Jesus

Mais que ouro ou prata

Eu prefiro ser dEle

Do que ter riquezas incontáveis

Prefiro ter Jesus

Que qualquer coisa que este mundo me ofereça hoje.

• Fiquemos de pé para orarmos.