Liberto das Trevas, Caminhando na Luz

Liberto das Trevas, Caminhando na Luz

“Liberto das Trevas, Caminhando na Luz”

(Colossenses 1:9-14)

Série: O Cristo que Satisfaz Plenamente (Colossenses)

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

  • Eu os convido a abrirem suas Bíblias na passagem que nos foi lida mais cedo, Colossenses capítulo 1 e vamos ver os versos 9 até 14.

Estamos pregando Colossenses, verso a verso, em uma série chamada, “O Cristo que Satisfaz Plenamente.” Ter Jesus Cristo é ter tudo. Ter Jesus é ter Aquele que satisfaz plenamente que mata nossa sede por propósito, por significado e importância. Em uma palavra, Colossenses 2:10, o Cristão é “completo” nEle, em Cristo.

Agora a passagem que estamos estudando é na verdade uma oração. É uma oração que Paulo faz pelos Cristãos em Colossos. Paulo está na prisão em Roma nessa época. E o camarada que pregou o evangelho aos Colossenses, aquele que era muito provavelmente o plantador de igreja em Colossos, um camarada chamado Epafrodito, compartilha com Paulo como a igreja está se saindo. E Paulo ouve a Epafrodito que provavelmente faz algumas perguntas e então Paulo escreve esta carta para ser levada à igreja.

E nos versos 9 e seguintes, Paulo lhes conta como ele ora por eles. É por isso que ele escreve lá no verso 9, “Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos,” ouvimos a respeito de seu amor e sua fé, Paulo diz, “desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus,” e assim por diante.

Assim, a passagem é uma oração e vamos estudar essa oração juntos nesta manhã. E deixe-me dizer que acho muito útil ler orações na Bíblia. Existem vários lugares no Novo Testamento onde podemos ler as orações de Paulo por várias pessoas e elas são de grande ajuda para gente de várias maneiras, uma das quais é nos fornecer uma oração que podemos personalizar e usar quando oramos pelos outros.

Muitas vezes nos sentimos desafiados a fazer orações cheias de significado pelos outros. Às vezes não nos sentimos hipócritas se dissermos que vamos orar por alguém e então oferecemos uma rápida oração que parece desprovida de qualquer conteúdo ou poder real? Ou esquecemos de orar completamente. Então Joe nos pediu para orarmos sobre determinada situação e dizemos que vamos e então esquecemos. Poucos dias depois Joe cruza o nosso caminho e nos lembramos de que iríamos orar por ele e oferecemos uma rápida oração silenciosa  ao Senhor de forma que podemos dizer, “Ei, Joe. Estive orando por você.”

Às vezes nossas orações são apenas genéricas e vagas: “Senhor, abençoe todos os missionários, amém.” Ou são apenas rotina. Dizemos as mesmas coisas. Você percebe isso às vezes nos cultos das igrejas mais pequenas onde há apenas um homem que faz a mesma oração todo Domingo. Ele ora o que eu chamo de “Os Três Gregos.” Você conhece os três Gregos? “Lidera-nos, Guia-nos e Dirija-nos.” Então ele fica de pé e diz, “Senhor, lidera-nos, guia-nos e dirija-nos, e lhe daremos todo louvor e toda glória, amém.” E nos perguntamos quem são esses três camaradas – Lidera-nos, Guia-nos e Dirija-nos?! A propósito se você disser apenas um deles, você disse os três. Lidera, guia e dirija (são sinônimos).

Mas eu confesso que me peguei fazendo isso. É fácil cair na rotina de oração e apenas deixar acontecer. Eu acho de grande ajuda ir a uma passagem como essa e orar por alguém usando as palavras da Bíblia. Assim, eu recomendo a você que faça isso nesta manhã. Você pode tomar nota disso e marcar essa passagem para usar futuramente quando orar.

Bem, falando de oração, vamos orar a Deus agora e simplesmente pedir a Ele que abra Sua Palavra para nosso entendimento.

• Oração.

Nossa mensagem é intitulada, “Liberto das Trevas, Caminhando na Luz.” Se você é um Cristão, é exatamente isso o que aconteceu com você. Paulo diz nesta passagem, no verso 12 que o Pai celestial, “nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz,” – verso 13 – nos resgatou, “do domínio das trevas,” nos transportando, ou nos levando, “para o Reino do Seu Filho amado.”

Então Deus nos resgatou das trevas para que possamos andar na luz. Isso faz sentido para mim. Antes de ser salvo, eu estava em trevas espirituais. E vocês também. Podemos nos relacionar com as trevas. Você se levanta no meio da noite e tenta caminhar pelo quarto, você não pode ver nada. Você sai batendo nas coisas e tenta achar o caminho. Você bate seu dedão em alguma coisa e pensa, “não posso ver!” E então alguém liga o interruptor e a luz enche o quarto e você pode ver. E você diz para você mesmo, “Rapaz, está tudo tão claro agora.”

E espiritualmente, sem Cristo nós batemos nas coisas à noite. Estamos tentando achar nosso caminho e tentando encontrar sentido naquilo que pensamos que podemos ver. E estamos no escuro e então Deus aciona o interruptor através do poder do Evangelho e então podemos ver. E agora as coisas estão mais claras e podemos cantar, “Eu estive perdido, mas agora fui achado, estive cego, mas agora vejo.” Liberto das Trevas, Caminhando na Luz.

Em meu estudo nesta semana me pareceu útil dividir essa passagem de forma uniforme e traçar uma linha entre os 6 versos. Assim, os versos 9 a 11 enfatizam uma ação principal, qual seja, o que fazemos, e então os versos de 12 a 14 descrevem outra ação baseada naquilo que Deus fez por nós. Então há duas ações principais que tiramos dessa passagem, Paulo ensina primeiramente que todo Cristão tem que crescer em sua santificação. Se você é um tomador de notas e gosta de anotar, escreva, “Eu devo crescer em minha santificação.”

I. Cresça em Sua Santificação (9-11)

E antes de olharmos mais uma vez esses versos, versos de 9-11, que ensinam a respeito desse assunto de santificação, vamos rever o que essa palavra significa.

Santificação é simplesmente um processo de crescimento. É o que essa palavra significa. Falar de nosso crescimento em Cristo é falar de nossa santificação, o processo de se tornar mais santificado, mais parecido com Cristo.

Santificação é relacionada a outra palavra, a palavra Justificação. Justificação não é um processo, justificação é um evento único. Ocorre uma única vez. Ser justificado é ser declarado “sem culpa” pelo Juiz do Universo, por Deus. Quando vamos através da fé até Cristo, Deus nos declara justos. Éramos culpados e por causa de Cristo e de nossa crença nEle, Deus nos justifica, nos declara justos, não nos considera mais culpados pelos nossos pecados. E a justificação é completa.

Diferente da justificação, santificação nunca estará completa nesta vida. Apesar do pecado não reinar mais em nossas vidas, o pecado permanece e lutamos contra ele ao longo de nossas vidas – mas lutamos de uma posição de força. Temos todos os recursos de que precisamos para derrotar o pecado e crescer em nosso viver Cristão e nos tornarmos mais e mais parecidos com nosso Senhor.

Isso é santificação e nenhum Cristão neste lugar está perfeitamente santificado. Todos nós temos espaço para crescer. E estaremos sempre crescendo o tempo todo. E continuaremos crescendo até aquele perfeito estado final conhecido como Glorificação, quando seremos completamente santificados em todos os aspectos – e glorificação é o estado final no novo céu.

Então Paulo está escrevendo sobre a santificação do Cristão nos versos de 9 a 11. Cada um de nós que professa ser um Cristão – e levante sua mão se você é – eu também. Estamos crescendo continuamente ao longo de nossa vida. Nós devemos estar cada vez mais parecidos com Cristo do que estávamos há um ano, dois anos atrás, mais parecido com Cristo este mês, que há seis meses. Devemos estar mais parecidos com Cristo esta semana que na semana passada. Nós crescemos em nossa santificação.

E existe um subponto aqui. Paulo fornece o fundamento essencial ao crescimento espiritual no verso 9 e eis aqui o subponto, ele ora para que os Colossenses:

a. Sejam Cheios de Conhecimento (9)

9 Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

Paulo diz, “Nós estamos orando por vocês,” – nós, significando ele e Timóteo e provavelmente alguns outros camaradas mencionados no final da carta – ele diz, “estamos orando por vocês para que sejam cheios de pleno conhecimento de Sua vontade,” cheios de conhecimento.

Agora essa palavra “Conhecimento” é a palavra “e˙pi÷gnwsin,” derivada da palavra Grega “Gnosis,” de onde vem “Gnosticismo.” Eu mencionei “Gnosticismo” brevemente na introdução de uma mensagem duas semanas atrás, Gnosticismo. E sei que essa palavra soa estranha, certo? Digo que a primeira vez que eu ouvi a palavra Gnosticismo, eu achei que parecia uma doença. Alguém pregando fez referência a “Gnosticismo Incipiente” e pensei, “Isso parece algum tipo de fístula!” Mas é importante para nosso estudo porque se trata de um falso ensino que Paulo está contradizendo em sua carta dirigida à igreja.

Paulo já está começando a abordar um falso ensino que tinha começado a tomar forma no pensamento e expressão inicial. É um falso ensino que estava em seu começo, nos estágios iniciais, apenas começando em seu estágio embrionário, ainda não era uma falsa religião, mas existiam expressões iniciais de Gnosticismo que Paulo reconhece imediatamente como algo que precisava ser mencionado nesta carta.

Pense no falso ensino do Gnosticismo como uma crença em Cristo, com outras crenças atreladas a ela. Isso é um falso ensino que disse que ter a Jesus não é tudo. Falso mestres estavam vendendo a ideia de que, “Jesus é bom, sim, mas você precisa de algo mais que Jesus. Você precisa de algo mais, algo mais profundo. O evangelho que Epafrodito compartilhou com vocês Colossenses não era realmente completo. Epafrodito não contou tudo a vocês. Vocês precisam desse tipo secreto e especial de conhecimento que estamos passando para vocês.”

E Paulo segue adiante para mencionar esse falso ensino de forma mais completa no capítulo 2 onde escreve no verso 4, “Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos aparentemente convincentes,” e verso 8, “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas,” e os versos chaves do capítulo 2, versos 9 e 10, “Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,” toda plenitude, não exsite Jesus mais alguma coisa, nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade, verso 10, “e, por estarem nEle, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.” 

Epafras lhes deu todo o evangelho, toda carga. Está tudo lá. Vocês têm tudo que precisam. Vocês são completos nEle.

Paulo já está martelando esse falso ensino desde o verso 9 onde escreve, “não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.” Em outras palavras, “Vocês já têm o verdadeiro evangelho. Estamos simplesmente orando para que vocês sejam cheios com a verdade que já têm.”

Percebe, você recebe a verdade do Evangelho na salvação, as boas novas sobre Deus e como Ele traz salvação. Você recebe essa verdade como um presente completo. É como um presente embrulhado e tudo está dentro do pacote.

Todo mundo já ganhou um presente quando criança cujas baterias não estavam incluídas? E papai ou mamãe pega o carro e sai de noite para ir a uma loja comprar pilhas. Mas o presente do evangelho é um presente completo. É um presente completo com tudo incluído.

Mas você tem que seguir aprendendo sobre o presente que você tem. E é como abrir aquele presente e olhar para ele, estudá-lo e aprender mais e mais sobre esse precioso presente que você recebeu.

Assim, se você veio a Cristo pela fé, Deus te presenteou com o Evangelho, as boas novas. É um presente completo. Você tem tudo que precisa, mas você precisa olhar com cuidado para tudo que possui. Pense na Bíblia com um “Manual de Instruções” que conta tudo sobre o presente que você recebeu, porque é o que ela é. O Maual de Instruções vai te dizer que tudo está lá e como tudo funciona. Então você lê o Manual de Instruções da Palavra de Deus e aprende tudo sobre a vontade de Deus e você cresce em sabedoria e conhecimento espiritual.

Paulo está como quem diz, “Vocês já têm a verdade. Não permitam que falsos mestres digam que vocês precisam de algo mais. Vocês têm a verdade por isso estou orando para que vocês sejam cheios com a verdade,” isto é, “e vocês crescerão em seu aprendizado e entendimento da verdade que vocês já têm,” permitindo que a verdade preencha completamente vocês conforme crescem. Na verdade, o verso 10 indica que é a verdade que os Colossenses já possuem que conduz ao crescimento, como a chuva que traz a colheita ou como a luz do sol faz uma árvore crescer. A verdade que possuem em sua totalidade deve entrar neles e enchê-los para que produzam, para que cresçam.

Imaginem um filho de jogador de futebol brincando com o uniforme de futebol de seu pai. Aqui está um garoto de 4 anos de idade tentando vestir toda indumentária e equipamento de um jogador. Ele ficará completamente coberto em toda aquela roupa e coisas! Ele não cresceu ao ponto de poder usar tudo aquilo. Ele tem que crescer um pouco mais para “preencher.”

Então chegamos à fé Cristã e estamos como uma criancinha tentando usar as roupas e equipamento de um jogador profissional. Estamos pequenos e temos muito crescimento espiritual para alcançar. Temos muito a ser “preenchidos”, conforme crescemos no conhecimento da vontade de Deus em toda sabedoria e entendimento espiritual.

E dependendo do grau de enchimento com o aprendizado, podemos das frutos em nosso viver. Esse é o segundo subponto. Paulo ensina nos versos 10 e 11 que temos que dar fruto.

b. Dê fruto em sua vida (10-11)

O “ser cheio” de conhecimento no verso 9 conduz à ação no verso 10. Paulo diz:

10 E isso para que vocês andem de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-Lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no (ou melhor, “aumentando em”  ou “por meio do”) conhecimento de Deus;

Este “andar” é uma metáfora que ainda usamos hoje. Dizemos, por exemplo, se você vai “jogar conversa fora,” então seria mehor o que? – “andar por aí.” Se você diz que está indo fazer isso e aquilo, então viva isso. Andar de maneira digna do Senhor significa que Cristãos, aqueles que foram salvos pela graça de Deus através da fé em Cristo, Cristãos devem viver de um modo que traga um sorriso à face de Jesus.

Eu quero viver de uma forma que minha vida traga um sorriso ao rosto de Jesus, não um franzir de testa, mas um sorriso. Você quer viver assim? Sim, é a forma do Cristão viver. Fomos perdoados de todos os nossos pecados, assim queremos viver de uma forma que agrade a Ele.

E novamente, perceba a conexão entre os versos 9 e 10. O correto aprendizado conduz a um viver correto. As informações que você obtém através do aprendizado devem levar a transformação através do viver diário. O conteúdo correto leva a um caráter correto. Nós estudamos a Palavra de Deus e aprendemos sobre Quem Ele é e o que Ele fez e isso leva a um modo de viver que faz com que Jesus sorria.

Assim Paulo está dizendo, “É por isso que estou orando por vocês. Estou orando para que vocês cresçam em sua santificação, sendo cheios com aprendizado correto que leva a um viver correto, para que vocês sejam frutíferos em toda boa obra e fortalecidos,” verso 11:

11 sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da Sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,

Cristãos têm que crescer e se tornarem fortes na fé. O glorioso poder de Deus nos fortalece para crescermos. E há duas evidências de tal crescimento no final do verso 11: “paciência e perseverança.”

Alguém disse que paciência é aguentar situações difíceis enquanto que perseverança é suportar pessoas difíceis. Deus nos fortalece para sermos pessoas pacientes, amáveis e misericordiosas. É uma obra supernatural que Deus faz no Cristão e através dele.

As duas palavras no final do verso 11 na Versão Novo Rei Tiago (New King James), “Com alegria” combina com o que vem antes, bem como com o que vem depois. Poderia ser também “Tendo alegria enquanto você passa por circunstâncias difíceis e pessoas difíceis” ou, “Tendo alegria enquanto você – verso 12 – dá graças ao Pai,” e assim por diante. Em ambos os casos, o Cristão é capacitado a viver sua vida “com alegria.”

Você pode dizer que é verdadeiramente Cristão aquele que simplesmente professa ser um Cristão pela alegria que há no verdadeiro crente. Você conhece alegria quando a vê. Não significa colocar no rosto um sorriso falso e ignorar a dor e o sofrimento. A verdadeira alegria é aquela que permanece constante diante da dor e do sofrimento. Verdadeiros Cristãos têm alegria verdadeira. Você tem essa alegria, verdadeira alegria no Senhor?

Os versos 9-11 dizem respeito ao nosso crescimento na santificação. Então Paulo afasta sua atenção daquilo que os Cristãos fazem e se volta para aquilo que Deus fez por eles. E assim, nos versos 12-14 Paulo escreve que nós precisamos:

II. Dar Graças pela Nossa Salvação (12-14)

Deus nos salvou através do poder do Evangelho e devemos sempre agradecê-Lo por esse precioso presente. Você agradece constantemente a Deus por te salvar? Se você é um pai, você não gosta de ouvir seus filhos dizerem obrigado? Veja o verso 12:

12 dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.

O Pai nos qualifica ou nos autoriza, aqueles de nós que são Cristãos, o Pai nos autorizou a termos participação no reino dos céus. Nós somos participantes da herança dos santos na luz.

E Deus nos qualifica a sermos participantes dos céus. Deus qualifica aqueles que são desqualificados. Eu acho importante lebrar disso aqui! Sem Cristo, não existe uma alma neste lugar que se qualifica a ir para os céus, certo. Todos nós somos desqualificados a sermos participantes da herança, ou acionistas dos céus. Nenhum de nós se qualifica a ser participante ou acionista da, herança dos santos na luz, o lugar onde a luz brilha eternamente radiante e justa, os céus.

Nenhum de nós se qualifica. Somos todos igualmente desqualificados. Mas Deus nos qualifica.

É o mesmo que se qualificar para um empréstimo quando você tem um crédito ruim. Você tem muitas contas empilhadas no balcão da cozinha, e você trabalha sem remuneração e seu histórico de crédito está um desastre e você não tem absolutamente nada a oferecer ao banco. Você está completamente zerado. E você aparece diante do gerente do banco e de cabeça baixa porque sabe da má notícia, mas então o gerente diz, “Nós vamos te abençoar. Você está qualificado. Na verdade, não apenas te qualificamos para este empréstimo, mas também vamos pagar isso por você. Você não merece e tudo o que precisa fazer é receber.” Cara, é isso o que Deus fez por nós no Evangelho!! Ele me qualificou para ser salvo. Todo mundo diz, “Deus me qualificou.” Deus me qualificou. Verso 13:

13 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do Seu Filho amado,

Amem, nós mencionamos isso anteriormente. Deus nos transportou, ou nos trouxe para, o Reino do Seu Filho amado. Deus nos libertou das trevas para que andássemos na luz.

Deus fez isso. Paulo escreve, “Ele nos livrou do poder das trevas.” Paulo não escreve, “Vocês se livraram do poder das trevas.” Não, vocês estavam nas trevas. Vocês estavam espiritualmente cegos. Estar nas trevas não é somente estar sem Deus, mas estar contra Deus, ser um rebelde na noite. Você não pode encontrar um interruptor, porque você nem pode enxergar. Você sai batendo nas coisas à noite e então Deus aciona a luz: “Ele nos libertou do poder das trevas.”

Perceba que Deus deve fazer a obra de tomar conta de nossos corações e despertar a fé. Ele é aquele que nos qualifica e nos livra do poder das trevas.

Eu li essa citação em meu estudo nessa semana e verdadeiramente me levou a pensar. É algo escrito por Oliver B. Green, o velho evangelista que fundou “A Hora do Evangelho,” um programa de rádio anos atrás. Quero que vocês ouçam isso:

Oliver B. Green, “Se um homem não regenerado (uma pessoa perdida) devesse entrar nos céus, os céus seriam o inferno para ele.” Me pergunto se você realmente pensou nisso. Digo, estar perdido e estar nas trevas, não é só estar sem Deus, mas estar contra Deus. O homem natural, sem regeneração, está contra as coisas de Deus. Assim, se uma pessoa perdida, se um homem não regenerado fosse entrar no céu de alguma forma, o céu seria o inferno para ele porque seu coração não foi transformado.

Eu acho importante lembrar disso ao compartilharmos o Evangelho nesta semana e em nossa obra missionária nesta comunidade. Todo mundo parece achar que ele ou ela vai para o céu, mas por que pensamos que o céu seria um lugar maravilhoso se está ocupado por Aquele contra quem nós cometemos traição e contra quem nos rebelamos todos os dias neste mundo?! Nós precisamos de um novo coração.

Então Oliver B. Green prossegue dizendo, “O homem natural deve ser transformado porque o homem natural não está sujeito à vontade de Deus.” O céu é, “um lugar preparado para pessoas preparadas.”

Deus nos libertou das trevas. Deus transforma nossos corações para que creiamos em Cristo e recebamos a Ele como Senhor. E Paulo completa essa passagem então, no verso 14, falando de Cristo como Aquele que:

14 em quem temos a redenção (através de Seu sangue), a saber, o perdão dos pecados.

Algumas traduções contém a frase, nós temos redenção “através de Seu sangue,” o perdão dos pecados. A redenção do Cristão, o perdão do Cristão, vem por meio da cruz.

Se nós cremos que Jesus morreu na cruz pelos nossos pecados, podemos ser redimidos, libertos da dívida que temos com Deus. Sem Cristo temos uma dívida que não podemos pagar. Jesus paga toda a dívida por nós. E é baseado nisso que Deus o Pai nos qualifica. O Pai nos qualifica para sermos abençoados porque Cristo cuidou da dívida.

Paulo escreve que é em Cristo somente que temos nossa dívida paga. Ele escreve no verso 14, “em quem,” temos redenção. “em quem,” e aqui está a primeira de mais de doze ocorrências nesta carta da união do crente com Cristo. Umas 15 vezes nessa carta aos Colossenses, nós vamos ler essa duas palavras “em quem” ou “nEle,” ou “no Senhor.”

Salvação chega até nós somente “em Cristo, nEle, no Senhor.” Não há outro nome debaixo do céu dado entre os homens através do qual somos salvos. Somos salvos somente “nEle.” Deus nos libertou das trevas e “nos transportou para o Reino do Seu Filho amado.” Deus faz isso. Nós não. Nós não nos qualificamos. Deus nos qualifica em Cristo, nEle.

Agora isso é o Evangelho e ainda assim muitas pessoas pensam que a forma de irmos para o céu, ou a maneira de nos tornarmos “participantes da herança,” ou a maneira de sermos “transportados ao Reino de Seu Filho” é fazendo boas obras e dando o nosso melhor.

Assim, existe um falso entendimento de que a maneira de uma pessoa ir para o céu é sendo boa e fazendo boas obras, sendo agradável, dando coisas aos outros e assim por diante. E isso é uma crença popular até no meio de nossa comunidade, no meio daqueles que se dizem Cristãos. E você começa a falar de Jesus e como ser salvo e alguém diz, “Bom, você acabou de crer em Jesus e seja uma boa pessoa, faça coisas boas, e espero que no final você tendo sido bom o suficiente e tendo feito coisas boas o suficiente…”

Bem, podemos ser muito sinceros e podemos tentar o melhor e dar o nosso melhor, mas isso não nos leva aos céus.

Na noite do Domingo passado eu e Michele estávamos indo para a Carolina do Norte, para um encontro no Seminário do Sudeste em Wake Forest. Viajamos até o aeroporto em Evansville e embarcamos em um voo para Detroit onde faríamos a conexão para Raleigh Durham. Mas o voo para Detroit estava atrasado meia hora. Então quando chegamos em Detroit, tínhamos apenas alguns minutos para chegarmos ao portão de embarque para a conexão.

Um funcionário da empresa aérea chamou o portão e disse que poderíamos embarcar em 12 minutos. Michele seguiu para o portão enquanto eu fiquei pegando a bagagem. Pareceu uma eternidade até liberarem nossa bagagem e então comecei uma extenuante corrida do Ala C para a Ala A.

Então estava eu correndo o mais rápido que podia e meu coração começou a bater enquanto corria pela escala rolante, enquanto corria entre as pessoas e através daquele túnel ridículo que conecta a Ala B e Ala C à Ala A. Não sei se você já passou por esse túnel no aeroporto. Acho que é para te acalmar, mas teve o efeito contrário em mim. Havia uma música alta e as luzes piscando como se dissessem, “Você não vai conseguir!”

Então finalmente cheguei a Ala A, eu estava bufando, virei a esquina para o portão em tempo – em tempo para ver o portão fechado e o avião se afastando. Nós o perdemos. Aquela era a nossa única chance de sair de Detroit Domingo à noite.

Agora quero que você saiba que eu fui muito sincero em meu esforço de entrar naquele avião. Eu tentei de tudo, eu dei meu melhor. Você poderia até dizer, “Eu cheguei bem perto.” Digo, eu estava na Ala C e cheguei na Ala A em tempo recorde. Mas ainda assim perdi o voo. Uma vez que o portão fechou, estava tudo acabado.

Assim, podemos ser bastante sinceros em nossos esforços em sermos bons e de nos qualificarmos para o céu. Podemos tentar o melhor e dar o nosso melhor. Podemos até sermos ousados em dizer, “chegamos mais perto que os outros,” mas nada disso importa quando o portão é fechado e o avião se afasta. Nenhum de nós estará no avião.

A única maneira de fazer algo para alcançar o céu é se Deus nos qualificar para a viagem. Ele toma conta de tudo, agendamento, tíquete, bagagem. Ele terá a certeza de que você estará no portão em tempo. Ele vai até te levar até lá! Ele nos liberta do poder das trevas e nos transporta para o Reino do Seu Filho amado. Deus faz tudo isso por nós em Cristo, em quem temos a redenção, o perdão dos pecados.

• Deixe-me convidá-lo a ficar de pé para orarmos.

“Senhor Jesus Cristo, eu admito que sou mais fraco e mais cheio de pecado do que jamais imaginei, mas, através do Senhor, eu sou mais amado e aceito por uma esperança que jamais ousei ter. eu Te agradeço por pagar minha dívida, suportando minha punição e oferecendo perdão. Eu abandono meus pecados e recebo o Senhor como meu Salvador.”