A Grande Alegria do Fogo das Provações

A Grande Alegria do Fogo das Provações

“A Grande Alegria do Fogo das Provações”
(1 Pedro 4:12-19)
Série: Força na Adversidade
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em 1 Pedro, capítulo 4 (Pg 816; YouVersion).

Pedro está chegando ao final de sua pequena carta, essa carta sobre viver como Cristãos em um mundo não-Cristão. Recentemente, Pedro havia escrito a respeito de sofrimento. Na verdade, ele esteve falando sobre sofrimento, sem interrupções, desde o capítulo 3 e verso 13, com apenas uma pequena pausa nos versos que vimos da última vez. Então se você está tomando nota, então você vai perceber que essa é a quinta vez que Pedro escreve sobre sofrimento e provações.
A Bíblia ensina que sofrimento e provações de aflições são a norma para os Cristãos. Viva para Cristo, assuma uma postura por Cristo e você vai sofrer de alguma forma. Mas você sabia que existem bênçãos que vêm ao Cristão que sofre por Cristo? Preste atenção em algumas dessas bênçãos conforme eu for lendo essa passagem, o final do capítulo 4, começando no verso 12.

Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

12 Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.
13 Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.
14 Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.
15 Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios.
16 Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.
17 Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?
18 E, “se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador? ”
19 Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem.

Oração: “Pai, o que não sabemos, ensina-nos, o que não temos, dá-nos, o que não somos, transforma-nos, através de Cristo Jesus nosso Senhor, em cujo nome oramos.”

Introdução:
Alguém me enviou isso recentemente e quero compartilhar com vocês. Não sei a fonte dessas estatísticas, mas provavelmente são corretas. As estatísticas nos dizem:
1. Não ande de automóveis: eles causam 20% de todos os acidentes fatais.
2. Não viaje de avião, trem ou barco: 16% dos acidentes acontecem nesses meios.
3. Não ande pelas ruas ou calçadas: 14% dos acidentes acontecem com pedestres.
4. Não fique em casa: 17% dos acidentes ocorrem em casa.
5. Contudo, somente 0,1% (1 em mil, 0,1%) de todas as mortes ocorrem em cultos e essas mortes são relacionadas a problemas prévios de ordem física.
Então qual é a conclusão? O lugar mais seguro para você estar a qualquer hora é aqui! Passar mais tempo no culto corporativo pode salvar sua vida!
Nós também nos sentimos seguros aqui. A própria palavra “santuário” tem a conotação de paz, quietude, segurança. Assim a realidade é, quando o culto acabar, estaremos entrando em nosso campo missionário mais próximo, e de volta ao perigo desse mundo.
Nós vivemos em um mundo imperfeito. O mundo está uma bagunça devido ao pecado de nossos primeiros pais, Adão e Eva. Desde Gênesis 3 nós temos vivido em um mundo pós-Gênesis 3. E então, até que Cristo volte, vamos ter dificuldades, problema e tribulações. Pedro tem nos ensinado que se nós somos Cristãos, então devemos nos preparar para sofrer simplesmente por nossa fé em Cristo.
O próprio Pedro sabia desse sofrimento. Na verdade, Jesus falou a Pedro em João 21:18-19 que Pedro morreria de forma que glorificaria a Deus e o historiador Eusébio nos conta que Pedro foi crucificado em 64 DC pelo terrível Imperador Romano Nero. Eusébio também nos lembra que, enquanto Pedro estava na cruz, ele assistiu como os soldados pegaram sua esposa para matá-la também por sua fé em Cristo. Eusébio registra que conforme Pedro viu eles levando sua esposa para tirar sua vida, que ele a chamou para encorajá-la. Pedro a chamou pelo nome e a encorajou dizendo, “Lembre-se do Senhor.” Eusébio acrescenta, “Tamanha foi a benção do casamento entre os santos de Deus.” Assim, ao escrever essa carta, o próprio Pedro estava se preparando para sofrer por sua fé.
Frequentemente oramos pela perfeita vontade de Deus em nossas vidas. Essa carta nos lembra que pode ser que a vontade de Deus para nós, inclua períodos específicos de sofrimento. Parte de ter uma boa “teologia de sofrimento” inclui saber que não é estranho para Cristãos sofrer, sofrer por sua fé em Cristo. A boa notícia é que existem alguns benefícios que são anexados ao Cristão que sofre por sua fé. Existem cinco benefícios. Vamos estudá-los juntos nessa passagem. Primeiramente, sofrer por nossa fé significa:
1. Intimidade Maior com Cristo (12-13)
Nós fomos criados para termos relacionamento com Deus. Sofrer como um Cristão nos dá a oportunidade de nos aproximarmos mais de nosso Senhor. Veja o verso 12:
12 Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.
Pedro nos lembra que sofrer por nossa fé é a norma. Sofrer é a norma. Diga comigo, “sofrer é a norma.” Se você é um Cristão e sofre, isso é normal. Pedro diz, “Não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo,” como se, “algo estanho acontecesse a você.” Não é estranho, é normal. Isso é o que você pode esperar ao viver em um mundo que se opõe às coisas de Cristo. Sofrer é normal.
Pedro é tão pastoral aqui. A primeira palavra no verso 12 é, “Amados.” Isso não é lindo? Já foi chamado de “Amado?” Já foi chamado de qualquer outra coisa que não de “Amado?!” Tenho certeza que sim. Mas Pedro se refere a Cristãos como, “Amados,” amados de Deus. Quando você sofre por Cristo, não questione o amor de Deus por você. Essa é uma das razões de Pedro começar essa carta da maneira que ele fez. Ele dá teologia antes de nos dizer como viver. No Novo Testamento, doutrina precede encargos.
Lembrando lá trás de 1 Pedro capítulo 1, começando no verso 3:
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a Sua grande misericórdia, Ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4 para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês
5 que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

Deus te ama, Cristão. Conforme Sua misericórdia abundante Ele te deu sua vida espiritual e um lar no céu. Você é amado de Deus.
Pedro diz no verso 12, “Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.” Não é estranho. É normal. Sofrer é a norma. Perseguição está adiante. Muitos Cristãos morreriam sob o reinado do Imperador Nero, um imperador terrível, não só queimou Roma, mas queimou Cristãos, muitos até a morte, usando seus corpos em chamas para servir como tochas para iluminar seus jardins durante a noite.
Pedro diz, “Não pense que qualquer sofrimento por Cristo é algo anormal, mas ao invés disso, veja o que Cristãos devem fazer em resposta ao sofrimento,” verso 13:
13 Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a Sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.
A frase, “quando a Sua glória for revelada,” é uma referência à volta de Cristo, a segunda vinda. Quando Cristo voltar, Cristãos “vocês exultem com grande alegria.”
Mas veja novamente a primeira parte do verso 13. Pedro diz mais que pensar que nosso sofrimento por Cristo é algo anormal, Pedro diz, “Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo.” Alegre-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo.
A palavra “participam” significa “compartilhar” ou, “ter comunhão com.” “Participar dos sofrimentos de Cristo” é compartilhar algo com nosso Senhor. Isso significa, então, conhecê-Lo mais intimamente como resultado daquilo que compartilhamos com Ele, o que temos em comum com Ele.
É um pouco parecido com o desejo expressado por Paulo em Filipenses 3:10 onde ele diz, “(Eu) Quero conhecer a Cristo, ao poder da Sua ressurreição e à participação em Seus sofrimentos.” Sofrer por Cristo significa intimidade maior com Ele.
Você não quer realmente conhecer a Cristo, experimentar o poder de Sua presença? Essa intimidade que você busca com Cristo pode vir como resultado do sofrimento por Ele. A intimidade que buscamos com Cristo pode vir quando sofremos por Ele.
Sofrer por nossa fé significa intimidade maior com Cristo. Número dois: sofrer por nossa fé significa:
2. O Espírito de Deus Repousa sobre Nós (14)
14 Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.
O Espírito de Deus repousa sobre vocês. Aqueles que estão lendo a tradução Rei Tiago (King James) e a Nova Versão Rei Tiago, a última frase não está segundo os manuscritos Gregos antigos, a última frase no verso 14: “Da parte deles Ele é blasfemado, mas da parte de vocês Ele é glorificado.” É uma declaração verdadeira, é claro, mas não está conforme os manuscritos mais antigos e é por isso que as modernas traduções omitem isso.
Pedro diz que quando você sofre por sua fé, o Espírito de Deus repousa sobre você. Mais uma vez, verso 14, “Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês – por que? – pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.”
Em Seu Santo Espírito, Deus repousa sobre o Cristão da mesma maneira que Ele repousava sobre o tabernáculo no Velho Testamento. Lembra disso? O Espírito Santo repousava sobre o tabernáculo. Isso era um sinal encorajador de Sua presença, presente para abençoar Seu povo.
Do mesmo modo, no Novo Testamento, você se lembra do batismo de Jesus? Lembra o que aconteceu quando Jesus saiu da água?
“Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e Ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre Ele (Mateus 3:16).”
Pense nisso: o mesmo Deus que repousa sobre Cristo, repousa sobre Seus seguidores. Quando você e eu conhecemos a Cristo como nosso Senhor e Salvador pessoal, Deus faz morada dentro de nós. Seu Espírito nos enche e nos guia.
Quando você e eu sofremos por nossa fé, lembre-se de que o Espírito de Deus repousa sobre nós. Ele está conosco. Ele sempre estará conosco. Ele nos encoraja e nos abençoa para sempre com Sua presença.
Assim, a implicação parece ser, “Quando você sofrer, ao invés de achar erradamente que Deus se esqueceu de você, lembre-se de que Deus está com você.” – “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei (Hebreus 13:5).”
Sofrer por nossa fé significa intimidade maior com Cristo, o Espírito de Deus repousa sobre nós, e em terceiro lugar:
3. Nó Temos Oportunidade de Testemunhar (15-16)
15 Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios.
16 Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.
Sofrer como um Cristão é uma oportunidade de testemunhar a um mundo que nos observa. Sofrer por Cristo nos dá a oportunidade de glorificar a Deus, de direcionar pessoas a Deus. A frase, “Glorificar a Deus por meio desse nome,” é o nome de Cristo. Cristãos sofrem por Cristo, nós sofremos por esse nome.
Então a questão é, sofrer por nossa fé é um meio pelo qual direcionamos pessoas a Cristo. Mostramos ao mundo que não vivemos para os prazeres passageiros deste mundo, mas vivemos para Deus e Seu Filho Jesus Cristo. Nós glorificamos a Deus, direcionando pessoas a Ele, através de nosso sofrimento. É uma oportunidade de testemunhar.
Cada um de nós é uma testemunha, quer seja uma boa testemunha ou má testemunha. O verso 15 fala sobre ser uma má testemunha. Pedro diz, “Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios.”
Você quase pode ver os Cristãos a quem Pedro está escrevendo, fazendo a mesma coisa que muitos de vocês fizeram exatamente agora. Assassinato? Não! Roubo, não! Crime, também não! Então, intrometido? A palavra significa “intrometer-se,” meter o nariz nos negócios dos outros, fofocar, espalhar rumores. Culpado? Isso é um mau testemunho e você vai sofrer por isso, especialmente se você não está presente.
Dessa forma Pedro diz no verso 16, “se sofre como cristão, não se envergonhe.” Pedro fala mais uma vez por experiência. Ele mesmo se sentiu envergonhado de seguir a Cristo certa vez, certo (Marcos 14:68)? Sim, o canto do galo nos Evangelhos era um forte lembrete para Pedro de ter esquecido seu Mestre. Eu me pergunto se quando Pedro, anos mais tarde, ao ouvir o canto de um galo, se isso não o fazia se arrepiar.
Pedro aprendeu de sua experiência. Nunca se sentiria envergonhado de seguir a Cristo novamente. Jesus diz em:
Marcos 8:38, “Se alguém se envergonhar de Mim e das Minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória de Seu Pai com os santos anjos.”
Não se sinta envergonhado de Cristo. E não se sinta envergonhado de sofrer por Seu nome. Você terá a oportunidade esta semana de se posicionar por Cristo. Algo em seu local de trabalho, ou na escola, ou em sua família, ou assim que você conversar sobre as notícias e eventos do mundo, você vai ter uma oportunidade de testemunhar esse nome, o nome de Cristo. Quando você testemunha Seu nome, você enfrenta frequentemente sofrimento. Então Pedro diz no verso 16, “Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.”
Seu sofrimento por Cristo é uma oportunidade de testemunhar, para direcionar pessoas ao Senhor. Mais dois benefícios que vêm ao Cristão que sofre por sua fé. Número quatro, sofrer por Cristo significa:
4. Nós nos Fortalecemos (17-18)
Os versos 17 e 18 apresentam um tema recorrente sobre sofrimento Cristão: através de nosso sofrimento, Deus nos faz crescer e nos torna fortes. Veja novamente o verso 17:
17 Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?
Pedro diz que o julgamento de Deus começa “na casa de Deus.” Isto é, o julgamento começa com o povo de Deus, com os Cristãos. Agora, que julgamento é esse? Bom, certamente não significa o “julgamento final” ou “julgamento se nossos pecados estão perdoados.” Pedro mencionou no início de sua carta que o Cristão foi salvo “de acordo com a abundante misericórdia de Deus” e que os Cristãos são, “mantidos pelo poder de Deus através da fé pela salvação, uma salvação que em última análise, “revelada nos últimos tempos (1Pedro 1:3-5).”
Pedro não quer dizer do julgamento final, um julgamento sobre nós a respeito da salvação, mas ao invés disso, é um julgamento periódico de Deus a respeito de nossa santificação. Deus periodicamente disciplina seus filhos, exatamente como um pai disciplina seus filhos (Hebreus 12:7).
Periodicamente, Deus permite o sofrimento para nos disciplinar, ou nos fazer crescer e nos tornar fortes. Por exemplo, se eu falho ao me lembrar de que sou um residente temporário neste mundo e esqueço de que sou – conforme Pedro diz lá no capítulo 1, verso 1 – um “peregrino,” ou um viajante, um residente temporário, se eu falho em lembrar que este mundo não é meu lar, Deus vai executar Seu julgamento amoroso sobre mim de maneira que me traga de volta para Ele. Por que? Porque Ele me ama. Assim, se estou indo pelo caminho errado, Deus vai operar de forma a me trazer de volta.
Nós já vimos isso antes no capítulo 1, versos 6 e 7:
6 Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.
7 Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado (1Pedro 1:6-7).

Deus permite o sofrimento em nossas vidas para fortalecer a nossa fé, da mesma maneira que um ourives torna a prata ou o ouro mais puro através do fogo. Deus faz a mesma coisa em nossas vidas através do fogo do sofrimento e perseguição. Nos tornamos mais fortes através disso.

Dessa forma o julgamento de Deus sobre os Cristãos é um julgamento periódico que não significa um julgamento punitivo, mas um julgamento purificador para nos tornar fortes.

A ideia é parecida com o pedido de Robert Murray McCheyne. Eu estive lendo sobre ele na semana passada. Em seu jornal, McCheyne ora a Deus e diz, “Se qualquer outra coisa puder me separar de meus pecados, Senhor me manda essas calamidades e dores de maneira que me despertem do torpor terreno.”

Essa é uma oração forte, não é verdade? Ouça mais uma vez. Você faria essa oração? “Se qualquer outra coisa puder me separar de meus pecados, Senhor manda essa calamidades e dores de maneira que me despertem do torpor terreno.”

McCheyne está dizendo, “Eu reconheço a minha tendência de me apaixonar por este mundo. Eu não quero estar apaixonado pelo mundo, Senhor, então faça o que for preciso para me trazer de volta a Ti.”

E é isso o que Deus faz através de Seu julgamento periódico sobre os Cristãos. Não é punitivo, é purificador. Agora se os filhos de Deus precisam de purificação regularmente, o que seria daqueles que nunca experimentaram qualquer purificação?
É essa a pergunta que Pedro faz no verso 17, “Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? Então Pedro cita Provérbios, no verso 18, “E, “se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador? “”
Novamente a pergunta é, “Se os filhos de Deus – aqueles declarados justificados por sua fé em Cristo – se eles precisam de purificação regular e periódica, o que será daqueles que nunca experimentaram qualquer limpeza? O que será daqueles que não conhecem a Cristo?”
É uma pergunta retórica claro. Pedro sabe o que vai acontecer àqueles que não obedecem ao evangelho de Deus. Ele está tentando encorajar os Cristãos lembranbdo que o sofrimento é algo normal, até para os filhos de Deus. E é como se ele estivesse dizendo, “Graças a Deus você ainda não está perdido. Seu sofrimento parece ser difícil, às vezes, mas isso não é nada comparado ao eterno sofrimento do descrente.”
Se os filhos de Deus precisam de purificação frequente, minha palavra, o que será daqueles que nunca experimentaram qualquer limpeza? Isso quer dizer, o julgamento de Deus sobre os Cristãos é purificação, mas o julgamento de Deus que vem sobre o descrente é punitivo. Deus julgará todos que “não obedecem ao evangelho de Deus.” Existe um verso semelhante na segunda carta de Paulo aos Tessalonicenses. Preste atenção nessa passagem de 2 Tessalonicenses onde Paulo diz o que Cristo fará quando voltar:
2 Tessalonicenses 1:8-9, “Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. 9 Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do Seu poder.”
Esse é o destino final de todos que se recusam a seguir a Jesus Cristo. Alguns de vocês se afastaram de Cristo. Se vocês falham ao se arrepender e se voltar para o Senhor, vocês permanecem separados de Deus devido aos seus pecados. Ele lhes punirá pelos seus pecados e vocês enfrentarão “destruição eterna da presença do Senhor e da majestade de Seu poder.”
Não podemos deixar de notar, Cristão, que o verso 18 diz que o justo é, “difícil ser salvo.” Não há nada em você digno de ser salvo. Você não foi alguém especial que Deus poderia usar. Você foi um pecador espiritualmente morto que Deus graciosamente e em Sua misericórdia salvou.
Ainda a frase, “difícil ser salvo,” na verdade significa, “salvo com grande dificuldade,” e tem a ver com o fato de que ser um Cristão não é fácil; envolve sofrimento. Existe dor na disciplina de Deus. Mas no final estaremos mais fortes, puros e mais fiéis.
Existe mais um benefício que vem sobre o Cristão como resultado de seu sofrimento pela fé. Temos dito que o sofrimento pela fé significa maior intimidade com Cristo, o Espírito de Deus repousa sobre nós, temos oportunidade de testemunhar, e nos tornamos fortes. Em quinto lugar, sofrer por Cristo significa:
5. Nós estamos nas Mãos de Deus (19)
19 Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem.
Ouça esse comentário da Bíblia de Estudo Versão Inglês Padrão:
“Esse verso (19) coloca numa cápsula a mensagem de 1 Pedro: Crentes sofrem de acordo com a vontade de Deus, porque Ele governa tudo o que acontece com eles. Como o supremo Criador, Deus também é amável e fiel, portanto, (Cristãos) devem confiar completamente suas vidas a Ele, assim como Jesus fez quando sofreu (1Pedro 2:23).”
Boa palavra, não é mesmo? Quando você sofrer, lembre-se de que você está nas mãos de Deus. Isso é verdadeiro para todo sofrimento que possamos experimentar. Ele é seu “Criador fiel.” Ele governa sobre tudo e Ele está no controle de seu sofrimento. Ele define os limites disso. Portanto, você pode – e deve – confiar completamente sua alma a Ele.
Conforme ensina o compositor do hino, “A alma que se inclinou em Jesus para descanso, Ele nunca, jamais entrega aos seus inimigos.”
Deus te ama. Ele sempre fará o que é certo. Descanse em Suas mãos.
Fiquemos de pé para orarmos.

Conclusão:
Pedro tinha ouvido Jesus ensinar sobre sofrimento. Ele tinha ouvido seu Mestre dizer, “Nem mesmo um pardal morre sem o consentimento de seu Pai Celestial. Então não tema, você tem muito mais valor que qualquer pardal (Mateus 10:27-31).” Assim…
Por que devemos nos sentir desanimados
Por que as sombras devem vir
Por que nossos corações devem se sentir solitários
E desejar o céu e o lar

Quando Jesus é a nossa porção
Um amigo constante Ele é
Seus olhos estão no pardal
E eu sei que Ele olha por mim.

Vamos orar