Da Sepultura Ele Surgiu

Da Sepultura Ele Surgiu

“Da Sepultura Ele Surgiu”
(Lucas 24:1-12)
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Série: Certeza em Tempos Incertos
Peguem suas Bíblias e abram em Lucas, capítulo 24 (Pg 712; YouVersion).
Nós temos caminhado, verso a verso, pelo Evangelho de Lucas e nesta manhã nos encontramos iniciando o capítulo final, capítulo 24. Assim, se você está nos visitando e se perguntando porque estamos estudando a passagem da Páscoa em Agosto, não é porque estamos confusos, somos ignorantes, loucos e rebeldes, mas é porque simplesmente essa é a próxima passagem na sequência de nosso estudo do livro de Lucas.
Tendo dito isso, é sempre apropriado pregar a mensagem da Páscoa porque é sempre apropriado pregar a ressurreição. Na verdade, não podemos apreciar plenamente qualquer evento na história da humanidade deixando a Páscoa de fora, excluindo a mensagem redentora da cruz e nossa necessidade de salvação.
O capítulo anterior, capítulo 23, conclui com a morte e sepultamento de Cristo em uma sepultura fora da cidade de Jerusalém. Isso foi no dia antes do Sábado e há algumas mulheres que tinham observado exatamente onde haviam colocado o corpo de Cristo e elas pretendiam voltar mais tarde após o Sábado para ungir o corpo de Cristo com especiarias e unguento. Lucas começa o capítulo 24 com o que acontece no terceiro dia, o primeiro dia da semana, Domingo.
Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

1 E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.
2 E acharam a pedra revolvida do sepulcro.
3 E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus.
4 E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes.
5 E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?
6 Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia,
7 Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite.
8 E lembraram-se das suas palavras.
Oração.
Introdução:
Ontem à noite eu e Michele retornamos da Faculdade em Jackson, Tennesse, onde deixamos nosso filho caçula. Parecia que para onde eu olhava eu via trailers e carros lotados de coisas e mesmo na autoestrada, voltando para casa, eu observei mais veículos onde as pessoas aparentemente estavam fazendo a mesma coisa, mudando alguém daqui e dali para começar a escola em algum lugar. Então permitam-me usar isso como ilustração.
Se você imaginar por um instante em sua mente, um carro puxando um trailer, um U-Haul trailer (trailer alugado de certa empresa nos EUA para fins múltiplos), por exemplo, se você apenas imaginar em sua mente por um momento, quero afirmar o óbvio. O óbvio é que o carro não precisa do trailer para se mover para frente. Não é verdade? Um carro pode se mover com ou sem um trailer atrelado a ele. Se você está dirigindo o carro, depende de você se deseja rebocar algo atrás e andar por aí.
Preste atenção: a ressurreição não é como um trailer U-Haul que atrelamos atrás do carro. Não é como se alguém pudesse ser um Cristão e “pegue se quiser” a ressurreição. Há muitas pessoas que tentam agir assim. Elas dizem que acreditam nos ensinamentos de Cristo, mas não acreditam na ressurreição do corpo. Alguns desses homens e mulheres são estudiosos talentosos e escritores de livros. Alguns deles são até pastores de igrejas. Mas veem a ressurreição como um trailer que você pode atrelar à sua vida se quiser, mas isso não é realmente necessário.
E a Bíblia ainda ensina algo mais. Você lê o Novo Testamento e você lê o apóstolo Paulo e tem a ideia de que a ressurreição dirige tudo. A verdade do Cristianismo se levanta ou cai baseado no fato do sepulcro vazio.
Romanos 4:25, Cristo foi, “entregue por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação.”
Romanos 6:4-5, “como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição.”
1 Coríntios 15:17 diz, “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.”
Não, a ressurreição não é como um trailer que atrelamos na traseira do carro como se pudéssemos “deixar ou levar.” Para o Cristão a ressurreição é tudo. É a verdade que torna nossas vidas possíveis.
Quero compartilhar com vocês dos 12 primeiros versos em Lucas 24, algumas coisas sobre essa verdade da ressurreição; três coisas sobre essa verdade. Primeiramente:
É uma Verdade para se Lembrar (1-8)
Lucas abre o capítulo 24 nos contando que essas mulheres vieram ao túmulo trazendo especiarias para ungir o corpo de Cristo. Isso era algo afetuoso de se fazer e elas não tiveram tempo de fazê-lo no dia que Cristo morreu porque era a véspera do Sábado. Assim, elas estão a caminho do sepulcro de Cristo, mas quando chegam lá, encontram a pedra fora do lugar e o corpo havia sumido. E as mulheres estão “muito perplexas” por isso.
Agora não vamos gastar tempo em desacreditar todas as teorias populares liberais e explicações alternativas sobre o que aconteceu ao corpo de Cristo. Alguém pode dizer, “Bom, o corpo havia desaparecido porque os discípulos vieram, o pegaram e esconderam em algum lugar.” Podemos com muita dificuldade imaginar esse cenário dado a covardia desses discípulos que fugiram de Cristo, uma vez que foi preso, para não dizer de suas mortes pela verdade da ressurreição; todos menos um deles eventualmente morreria como um mártir, morrendo pela verdade da ressurreição. Alguém mais pode dizer, “Bom, os Judeus roubaram ou os Romanos roubaram o corpo e esconderam.” Novamente, isso faz menos sentido ainda porque se os Judeus ou os Romanos tivessem o corpo então certamente eles teriam mostrado para que o mundo visse. Quero dizer, você tem esses discípulos mais tarde dizendo que viram o Cristo ressurreto e que Ele apareceu para eles e assim por diante. Se isso não tivesse acontecido e os Judeus descrentes e Romanos tivessem o corpo, tudo o que eles tinham a fazer era dizer, “Os discípulos estão mentindo. Aqui está o corpo de Jesus bem aqui!”
Lucas nos conta o que aconteceu. Enquanto as mulheres lá estavam se perguntando o que teria acontecido ao corpo de Jesus, Lucas diz no verso 4 que, “eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes.” Esses eram anjos.
À propósito, Marcos em seu Evangelho nos conta que existia apenas um homem, um anjo dentro do sepulcro. Então temos dois em Lucas e um em Marcos. Isso significa que existe uma contradição? Não. O que você tem aqui são relatos de testemunhas oculares. Relatos de testemunhas oculares te falam o que é visto da perspectiva de uma pessoa. Se três de nós testemunharmos um acidente de carro, dois de nós poderão relatar que existiam duas pessoas dentro do carro, mas um de nós pode contar que havia apenas o motorista. Não há contradição, mas uma visão complementa a outra. É como ler o mesmo relato ocular registrado de forma diferente por três jornais, o Gleaner, o Courier-Journal e o USA Today. Três jornais diferentes registrando a mesma coisa, mas alguns detalhes são dados em um jornal que não estão incluídos em outro.
Conforme as mulheres estão assustadas quando elas veem os anjos, eles fazem essa pergunta às mulheres no verso 5, “Por que buscais o vivente entre os mortos?” Essa é uma boa pergunta, não é? Mas esse é o problema: elas não estavam procurando o vivo. Elas estavam procurando o morto. Elas tinham vindo finalizar a unção do corpo de Cristo para o sepultamento. Elas não estavam procurando o vivo. Elas estavam buscando o morto.
Então lá estão elas, você sabe como, com seus jarros de especiarias e frascos de óleo em suas mãos e elas estão como quem diz, “O quê?!” E os anjos dizem no verso 6, “Ele não está aqui, mas ressuscitou!” e aparentemente elas estão de boca aberta com pontos de interrogação acima de suas cabeças e os anjos dizem, “Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia.” Lembrem-se. Lembrar de quê? O que Jesus havia dito? Verso 7, “Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite.”
Agora Jesus havia dito a mesma coisa em três ocasiões diferentes (Lucas 9:44; Lucas 11:29-30 e Lucas 18:31-33), mas o significado dessas três declarações não fazem sentido até esse momento. Lucas registra agora no verso 8, “E lembraram-se das suas palavras.”
A ressurreição é algo para se lembrar. E uma vez que as mulheres se lembraram dessa verdade, isso mudou suas vidas. Mateus, em seu Evangelho, nos conta que o medo nas mulheres deu lugar a uma grande alegria. Ele está ressurreto; esta é a Boa Nova do cemitério! E dessa forma elas voltaram em alegria para contar aos outros sobre o Cristo ressurreto.
A ressurrreição é uma verdade para se lembrar. A ressurreição muda nossas vidas, não apenas no ponto inicial da salvação, mas ao longo de toda jornada da vida Cristã. Porque Cristo está ressurreto, eu sou perdoado de todos os meus pecados. Paulo diz em Romanos 4:25, “O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.” Em outras palavras, Jesus morreu levando nossos pecados sobre Si mesmo e então Deus ressuscitou Jesus da morte “para nossa justificação;” isto é, “para que pudéssemos ser considerados ‘Sem Culpa’ de todos os nossos pecados – todos os pecados do passado e do futuro.”
É por isso que Cristãos podem alegremente cantar aquela parte da canção, “Em Cristo Somente,” cantamos: “sem culpa na vida, sem medo na morte, este é o poder de Cristo em mim.” A ressurreição não é apenas, “Sem medo na morte.” Isso é maravilhoso, é claro. Eu agradeço a Deus que eu não tenho medo na morte. Eu espero que você também não tenha medo de morrer. Quando nossos corpos morrem, nossas almas irão viver no céu ou inferno, depende do que fizemos com a ressurreição.
Mas a ressurreição não é apenas, “Sem medo na morte.” A ressurreição é também, “Sem culpa na vida.” Quando eu e você pecamos como Cristãos, por causa da ressurreição podemos nos lembrar dessa verdade e podemos dizer, “Sem culpa na vida.”
A ressurreição é uma verdade para se lembrar. Em segundo lugar:
É uma verdade para se Relatar (9-10)
9 E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas (elas relataram essas coisas) aos onze e a todos os demais.
10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos.
Essas mulheres não guardaram as boas novas da ressurreição para elas mesmas; elas compartilharam as boas novas com os outros. Essa também é a nossa missão e, na verdade, não é tanto uma missão, uma vez que é um privilégio. Nós temos uma mensagem salva-vidas para compartilhar com todo mundo, para pessoas em nossa comunidade até os continentes cruzando os mares. Nós temos boas novas boas demais para guardarmos conosco.
Se eu conheço um bom restaurante e realmente gosto de comer lá, o que eu faço? Eu vou compartilhar essa boa nova com os outros. Se eu conheço um lugar onde servem Starbucks, eu ficaria animado com isso e compartilharia essa boa nova com os outros. Mas a ressurreição é mais importante que jantar ou café. Você percebe que se eu sei que você tem uma doença e eu sei que é uma doença fatal, uma doença que levará à morte se não for tratada. E se eu já tive essa mesma doença, mas fui curado; eu recebi um tratamento especial e eu tenho essa coisa que eu tomei e isso me curou e salvou minha vida, e eu sei que você tem a mesma doença e não compartilho a medicação com você, o que eu sou? Eu sou um egoísta, indiferente, ruim e criminoso. Você está me entendendo? A ressurreição é uma verdade para se relatar. É uma verdade para contar aos outros.
Alguns de vocês precisam compartilhar essa verdade com seus familiares. Alguns de vocês precisam compartilhar essa verdade com amigos da escola. Alguns de vocês precisam compartilhar a mensagem salva-vidas da ressurreição com alguém porque, “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23).” Somos todos doentes. Todos nós temos uma doença fatal. Todos somos pecadores. E a menos que recebamos o antídoto do Evangelho, permaneceremos mortos em transgressões e pecados (Efésios 2:1).
A ressurreição: é uma verdade para se lembrar, é uma verdade para se relatar e terceiro:
É uma Verdade para se Receber (11-12)
Todos nós neste auditório, todos que estão ouvindo essa mensagem devem receber a verdade da ressurreição. É uma verdade que deve se tornar pessoal para nós, não pessoal no sentido particular. Cristianismo não é uma religião particular. Cristianismo é pessoal, isto é, significa algo pessoalmente para nós. Não é algo abstrato, é algo próximo, real e pessoal para nós. A ressurreição é uma verdade que nós devemos receber pela fé.
Este não foi o caso dos discípulos em princípio. Eles tiveram problemas com a ressurreição. Após os discípulos ouvirem a verdade que as mulheres haviam relatado, eles, em um primeiro momento, duvidaram em receber isso como verdade. Verso 11:
11 E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram.
É interessante que Cristo escolheu aparecer primeiro às mulheres. Nós vimos anteriormente que as mulheres eram frequentemente tratadas como cidadãs de segunda ou terceira classe nos dias de Jesus. O testemunho delas não foi ouvido nem crido do mesmo modo que o testemunho do homem seria. Então é como se Jesus virasse a mesa novamente.
E o aparecer primeiramente às mulheres e elas serem as primeiras testemunhas oculares é ainda outra coisa que defende a autenticidade do relato da ressurreição. Quero dizer, se você vivesse no tempo de Jesus e quisesse contar uma estória e apresentá-la como verdadeira e quisesse escrever uma estória de alguém ressuscitando da morte, você não escolheria mulheres como as primeiras pessoas a ver e relatar sobre isso porque ninguém iria acreditar em mulheres. Só Jesus para aparecer a elas primeiro. Isso não se encaixa. Isso é outra demonstração de que os caminhos de Deus não são os caminhos do homem.
Na verdade, a Bíblia diz que os discípulos não podiam acreditar no que estavam ouvindo. Verso 11 diz que toda essa conversa de Jesus estar vivo “pareciam como desvario,” literalmente “sem sentido.” E “não as creram.” Até Pedro, verso 12 diz, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; mas parece não receber essa verdade.
Agora, é claro, mais tarde os discípulos encontrarão o próprio Cristo ressurreto e eles crerão. Eles receberão essa verdade da ressurreição e serão salvos.
Mas por que muitos não recebem a ressurreição como uma verdade hoje? Eu acho que, em parte, isso pode ser explicado pelo que nos lembramos lendo Lucas 16. Vocês se lembram da estória que Jesus contou sobre o homem rico descrente e o crente chamado Lázaro? Ambos morreram; Lázaro foi para o céu, o descrente foi para o inferno.
E vocês se lembram como o rico pediu para que fosse permitido a Lázaro ir e avisar seus irmãos sobre a morte e julgamento que estava por vir? E o pedido dele foi atendido? Não. A resposta ao pedido é, “Eles têm Moisés e os profetas; deixe que os ouçam.” Em outras palavras, eles tinham a Bíblia. A Bíblia adverte da morte e do julgamento que está por vir. A Bíblia nos conta como devemos ser salvos. Mas o homem rico descrente clama do inferno, “Não, mas se alguém da morte fosse até eles, eles se arrependeriam.” Mas então vem a resposta, “Se eles não ouvem a Moisés e os profetas, também não serão persuadidos embora alguém ressuscitasse da morte.”
Lucas pode muito bem dizer aqui no capítulo 24 o que ele registrou no capítulo 16. “Se nós não ouvimos a Moisés e aos profetas (se não conhecemos nossas Bíblias e não cremos em nossas Bíblias), também não seremos persuadidos embora alguém ressuscite da morte.”
A verdade da ressurreição é um fato da Bíblia que devemos receber pela fé. Devemos crer nisso e receber essa verdade em nossas vidas. Se você está esperando por um sinal especial supernatural no céu ou uma chamada de Deus em seu celular falando de maneira audível a você, você permanecerá morto em suas transgressões e pecados. Mas se você receber essa verdade da ressurreição, crendo no que a Bíblia ensina, você será salvo.
Você tem que lidar com a ressurreição. Se você não o fizer hoje, você responderá por isso no futuro. Você percebe que a maioria de nós tem calendários e mantém compromissos. Há dois compromissos em nosso calendário que nós mesmos não marcamos; eles são marcados por Deus. Hebreus 9:27 diz, “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.” Dois compromissos marcados por Deus para nós: morte e julgamento. Você está preparado para esses compromissos?
A ressurreição: uma verdade para se lembrar, uma verdade para se relatar e uma verdade para se receber.

Fiquemos de pé para orarmos.