Vestido de Humildade

Vestido de Humildade

“Vestido de Humildade”
(1 Pedro 5:5-7)
Série: Força na Adversidade
Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em 1 Pedro, capítulo 5 (Pg 817; YouVersion).

Da última vez que estivemos reunidos, estudamos os primeiros quatro versos do capítulo 5 onde Pedro se dirige a anciãos ou pastores de igrejas locais, se dirigindo aos pastores espirituais da igreja e como eles devem se relacionar com os outros.
Agora Pedro volta sua atenção dos pastores espirituais para a ovelha espiritual. A primeira palavra no verso 5, “Semelhantemente” é uma forma de dizer, “Continuando agora com o tópico de se relacionar um com o outro.” Em outras palavras Pedro diz, “Acabamos de falar sobre como anciãos se relacionam com o corpo da igreja, agora – “da mesma forma,” – permitam-me falar sobre como os membros da igreja se relacionam uns com os outros, sobre relacionamentos interpessoais dentro da igreja.”
Veja que o verso 5 começa com a frase, “Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos,” e aqui a palavra “anciãos,” é usada em contraste com aqueles que são “mais jovens.” Isso significa, então, que diferentemente da semana passada onde a palavra “ancião” nos primeiros versos do capítulo 5 diziam respeito à “função” do ancião como um pastor, aqui a palavra “ancião” se refere àqueles que são “mais velhos em idade.” É a mesma palavra no original Grego, mas o contexto determina o entendimento da palavra como “função” ou “idade.” A palavra Grega pode significar as duas coisas. O contexto determina o significado.
Da mesma forma, temos em Inglês a palavra que pode funcionar da mesma maneira. Temos em Inglês a palavra, “Sênior” para descrever tanto quem está no último ano da escola, como aquele cidadão que é mais velho em idade, “adulto sênior.” Quando eu uso a palavra “Sênior” em uma frase, o contexto determina se quero dizer alguém no último ano da escola ou uma pessoa mais velha em idade. Faz sentido isso?
Certo, então vamos dar uma olhada nesta passagem onde Pedro volta sua atenção dos pastores de ovelhas – pastor – para a ovelha – todos os membros da igreja.

Por favor fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus (Pg 817; YouVersion).

5 Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Oração.

Introdução:
Quando Jesus queria dar cor a uma verdade em preto e branco, Ele contava uma parábola ou uma pequena estória. Ele era realmente muito bom nisso. Por exemplo, preste atenção nessa ilustração onde Jesus está ensinando sobre a necessidade de humildade – é uma verdade em preto e branco, ser humilde – e Ele ensina humildade colorindo com uma estória que pinta um quadro que nos ajuda a entender com o que se parece a humildade. Ouça isso de Lucas 18:
10 “Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano.
11 O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano.
12 Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’.
13 “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.
14 “Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

Quando Pedro era um discípulo seguindo a Jesus por aí, Pedro tinha ouvido dEle essa estória. Talvez essa estória estivesse soando nos ouvidos de Pedro enquanto ele escrevia os versos de 5 a 7 aqui em 1 Pedro, capítulo 5. Nesses três versos, versos 5-7, Pedro ensina a respeito da necessidade de cada membros da igreja ser humilde – e aqui está a frase que ele usa no verso 5 – “e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade.”
Vamos falar sobre “ser vestido de humildade” nesta manhã. Você está usando humildade? Nesta manhã você se vestiu com a roupa espiritual certa?
Vamos estudar esses versos juntos. Aqui está um esboço descritivo simples que emerge da passagem, versos 5-7, cada verso sob seu próprio título. Eis o número um, vamos considerar:
A Exigência de Humildade (5)
Veja o verso 5 mais uma vez:
5 Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Note a palavra no verso 5, “Sede todos,” sujeitos uns aos outros. Ninguém é excluído! Cada pessoa no corpo da igreja deve se “sujeitar uma a outra” e “ser humilde.” Todos vocês. Cada um de nós.
Então se eu perguntasse, “Quantos de vocês são humildes?” não erga a sua mão, certo?! Humildade não é algo pelo qual você se vangloria, certo? Você ergue sua mão e diz, “Eu sou a pessoa mais humilde que conheço! Eu tenho humildade, meu camarada!”
Charles Spurgeon, o grande pastor Batista do século passado, contou sobre um tempo depois que ele tinha pregado, quando uma mulher na congregação veio para compartilhar algumas palavras. Ela disse, “Eu quero que você saiba que oro por você todos os dias para que você se mantenha humilde!” Spurgeon prestou atenção ao que ela disse e percebeu que ela estava bem vestida e tudo estava no devido lugar, sabe como é. E Spurgeon respondeu, “Muito obrigado por suas orações diárias pela minha humildade, mas você me lembrou de uma falha em meu dever: Eu nunca orei por você para que se mantenha humilde.” Ela disse, “Querido, não há necessidade dessas orações porque não sou tentada a ser orgulhosa!” Spurgeon pensou mais tarde, “Como ela é orgulhosa de ter tamanha ilusão.”
Humildade é uma daquelas peculiaridades que – se você tem absoluta certeza de que a tem – você pode estar absolutamente certo de que não tem.
Agora quero que você veja isso no verso 5. Pedro escreve, “Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos.” Pare aqui.
Existe uma implicação aqui a respeito de idade que quer dizer: “falando genericamente, as pessoas mais velhas são mais sábias e pessoas mais jovens podem aprender uma coisa ou outra delas.” Agora digo que isso é um princípio genérico, porque nem sempre é verdade.
Às vezes, pessoas idosas têm falta de sabedoria. Às vezes pessoas mais velhas se comportam como crianças. Por exemplo, se uma pessoa idosa na igreja fala de maneira mundana, ele ou ela está dando um péssimo exemplo para “os mais jovens.” Assim, esteja certo de que você está sendo um bom exemplo ao pessoal mais jovem. E vocês mais jovens, olhem para aqueles que estão sendo um bom exemplo e desejem ser como eles, assim como eles são como Cristo.
Essas duas frases no verso 5, “sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade,” ambas trazem a ideia de nos superarmos, colocando os outros em primeiro lugar. Devemos superar nosso egocentrismo e o foco em si mesmo.
Preste atenção em sua própria fala nesta semana. Pergunte-se, “Eu estou revestido de humildade? Ou estou preocupado comigo mesmo?” alguém disse que podemos ser preocupados com a nossa grandeza ou com nosso sentimento de pequenez mas ambos são preocupações consigo mesmo que é a raiz do orgulho.
Você pode ser preocupado com um sentimento de grandeza. Isso é fácil de reconhecer. Mas você também deve evitar a “falsa humildade,” que é uma preocupação com o nosso sentimento de pequenez. Alguém te elogia e você diz, “Isso não é nada. Sou apenas um humilde servo!” Isso é ser tão cheio de si e de orgulho, quanto se vangloriar de uma realização.
Adrian Rogers disse, “Humildade é saber quem eu sou, reconhecendo que Deus me fez dessa forma; e dar a Ele a glória por isso.”
Então devemos superar nosso egocentrismo e o foco em si mesmo.
Um paralelo muito útil pode ser encontrado na carta de Paulo aos Filipenses. Tenho dito com frequência que Filipenses 2:3-4 pode ser muito bem pendurado na entrada de toda igreja para nos lembrar da importância desse ensinamento:
3 Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.
4 Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
Quando todo membro de igreja considerar os outros melhores que ele mesmo ou ela mesma, a família da igreja será saudável. Longe está o murmurar ímpio da ovelha inquieta que está sempre olhando para seus próprios interesses. Quando os membros de igreja se revestirem de humildade haverá gentileza, respeito e um espírito amoroso geral que permeará todo o corpo da igreja.
Não é de se admirar, então, que Pedro escreva sobre esta exigência de humildade. Não é de se admirar que ele diga no verso 5, “e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade.”
Então Pedro fundamenta essa exigência de humildade citando a Escritura. Ele cita do Velho Testamento, do Livro de Provérbios. Essa frase no final do verso 5 é de Provérbios. Consegue ver isso? Ele diz lá no final do verso 5, “porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Isso é de Provérbios. Onde? Alguém sabe?
Provérbios 3:34, “Ele (Deus) zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes (NVI).”
À propósito, Tiago também cita Provérbios 3:34 em sua carta. Em Tiago 4:6, Tiago também diz, ‘Deus resiste ao orgulhoso, mas dá graça ao humilde.’”
Deixe essa frase sondar seu coração por um momento. Pedro escreve, “Deus resiste aos soberbos.” Isso é melhor traduzido por, “Deus se opõe ao orgulhoso.” Em outras palavras, quando você tem falta de humildade, você está sem comunhão (relacionamento) com Deus. Quando você está focado somente em si próprio e em suas opiniões, suas realizações e até em sua justiça, você está sem comunhão com Deus. Deus se opõe ao orgulhoso, mas dá graça ao humilde.
Orgulho te coloca fora do relacionamento com Deus. Humildade te coloca dentro do relacionamento com Deus. É isso o que Jonathan Edwards disse, “Nada como a humildade para colocar um homem fora do alcance do diabo.”
E os verbos estão no tempo presente de forma que o sentido é, “Deus está continuamente se opondo ao orgulhoso e continuamente dando graça ao humilde.” Assim, conforme vivermos nossas vidas Cristãs nesta semana, Deus continua a se opor ao orgulhoso e continua a dar graça ao humilde.
Orgulho te coloca fora do relacionamento com Deus. Humildade te coloca no relacionamento com Deus.
Então o verso 5 nos ensina sobre a exigência de humildade. Número dois:
A Recompensa da Humildade (6)
Agora, quero ser cuidadoso aqui ao usar esta palavra, “Recompensa.” Seria errado para nós pensarmos em humildade como algo que podemos conseguir de forma a nos vangloriar de ter conseguido. Isso negaria toda noção de ter alcançado humildade. Sabe como é, “Deus me recompensou porque sou humilde!” Não é isso que queremos dizer aqui com a frase, “A Recompensa da Humildade.” Além disso, existe uma promessa operativa aqui no verso 6 que ensina a adequada exaltação de si próprio. Veja o verso 6:
6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Dessa forma, ao invés da minha busca por ser exaltado, ou buscar me exaltar, eu devo buscar me humilhar e Deus vai tomar nota e Deus vai honrar o meu feito que está correto. Eu não devo me exaltar. Deus me exaltará “no tempo certo.” Ele exaltará a você e a mim quando Ele achar conveniente fazê-lo.
Essa frase no verso 6, “potente mão de Deus,” relembra a libertação dos Israelitas por Deus do sofrimento do Egito. Com frequência as Escrituras fazem referência ao povo de Deus sendo liberto da opressão do Egito pela “poderosa mão de Deus (Êxodo 3:19; Êxodo 32:11; Deuteronômio 4:34; Deuteronômio 5:15; Daniel 9:15).”
Então quando o povo de Deus esteve sofrendo, eles foram libertos daquele sofrimento até que se humilhassem debaixo da poderosa mão de Deus. O que significa “nos humilhar debaixo da mão de Deus?” Um comentarista (Wayne Grudem) relata:
Dentre outras coisas isso (nos humilhar) envolverá se submeter à sabedoria de Deus, aceitando as reviravoltas de Sua providência, e confiando todas as nossas preocupações a Ele. Embora isso possa significar uma desvantagem pessoal nesta vida, é sempre lucro para o crente se humilhar diante de Deus para que no devido tempo Ele possa te exaltar.
Isso nos leva à próxima consideração em nosso esboço. Anote isso: nós notamos a exigência de humildade, a recompensa da humildade, agora o número três, considere:
A Estrada para Humildade (7)
Qual é o caminho para a humildade? Verso 7:
7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Esse verso é citado com frequência fora do contexto. Às vezes, é simplesmente citado para nos encorajar a levarmos nossas preocupações a Deus. É claro que isso é verdade. Nós temos que lançar sobre Ele nossas preocupações porque Ele cuida de nós. Isso é verdadeiro e esse verso ensina essa verdade.
Mas nos privamos do poder desse verso quando o separamos do verso 6. Veja que, na verdade, há um pensamento de Pedro que começa no verso 6. Pedro diz, “Humilhem-se…lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade.”
Assim esse particípio, “lançando,” modifica a frase verbal principal “Humilhai-vos.” A conexão se perde na NVI onde o verso 7 parece começar um novo pensamento, mas não. Humilhai e lançando trabalham juntos: “Humilhai-vos, lançando sobre Ele toda vossa ansiedade.” Assim, Pedro nos conta como nos humilhar. “Humilhai-vos – como? – lançando sobre Ele toda vossa ansiedade.”
Ouçam um comentarista (novamente, Wayne Grudem)…
Pedro reconhece a grande barreira de colocar os outros em primeiro lugar e pensar neles como sendo mais importantes é a preocupação humana legítima, “Mas quem vai cuidar de mim?” A resposta é que o próprio Deus vai cuidar de nossas necessidades. Ele é de longe capaz de fazer muito melhor do que nós…e Ele quer fazer, porque Ele continuamente cuida de Seus filhos. Portanto, lançando todas as suas ansiedades sobre Ele é o caminho para a humildade, libertando uma pessoa da preocupação constante consigo mesma e capacitando ele ou ela a verdadeiramente ser preocupada com as necessidades dos outros.
O caminho ou estrada para a humildade, então, é lançar todas as nossas ansiedades sobre o Senhor.
“Lançar” é jogar totalmente algo sobre outra pessoa. É a mesma palavra usada em Lucas 19 onde lemos a respeito de Jesus entrando em Jerusalém, montado em um jumentinho. À propósito, hoje é Domingo de Ramos, vocês sabiam disso? É o Domingo antes do Domingo de Páscoa que marca a última semana do ministério de Cristo antes de Sua crucificação.
Então antes de Jesus montar o jumentinho para entrar em Jerusalém, a Bíblia diz em Lucas 19 que as pessoas, a multidão, “lançaram seus mantos sobre o jumentinho e fizeram que Jesus montasse nele (Lucas 19:35).” A palavra “lançaram” – “lançaram seus mantos sobre o jumentinho,” é a mesma palavra traduzida aqui em 1Pedro 5:7, “Lançando sobre Ele todas as vossas ansiedades.” Nós temos que lançar, jogar, colocar totalmente sobre o Senhor todas as nossas ansiedades.”
A coisa mais humilde que podemos fazer é confiar em Deus para tudo – nossas preocupações, nossas ansiedades, nossas iniquidades, nossas almas, nossas vidas, tudo. Preocupação é uma forma de orgulho porque quando nos preocupamos estamos assumindo a responsabilidade pelo o que acontecer. É por isso que alguém disse, “Orgulho é um soco na face de Deus.”
O orgulho te coloca fora do relacionamento com Deus. Humildade te coloca em comunhão com Deus.
Então deixe de assumir responsabilidade por suas preocupações e lance toda a sua ansiedade sobre o Senhor. Lembre-se de como Pedro concluiu o capítulo 4, último verso do capítulo 4, verso 19: “Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem (1Pedro 4:19).”
Lance toda a sua ansiedade sobre seu fiel Criador. Confie nEle. Existe uma humildade verdadeira nisso porque ao lançar sobre Ele você está mostrando que confia nEle.
Dessa forma, “revistam-se de humildade.” Primeira Igreja Batista de Henderson, revista-se de humildade.
Quando você se levantar de manhã, vista-se de humildade. “coloque” humildade da mesma forma que você coloca uma camisa ou suas calças. É um esforço intencional que você faz toda manhã antes de sair de casa.
Paulo usa a mesma figura de linguagem de nos revestirmos com virtudes Cristãs, Colossenses 3:12, por exemplo: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus…de humildade, mansidão, longanimidade;”
A cada manhã você pensa sobre o que vai usar antes de usar. Então você faz uma escolha intencional de colocar algo. Da mesma forma, vá ao guarda-roupas de Deus de vitudes Cristãs, e intencionalmente vista-se de humildade – todos os dias.
Você já começou seu dia e alguém amorosamente aponta algo que não está muito certo no que você está usando? Talvez seu colar esteja virado pela metade, ou você esqueceu de colocar a gravata, ou talvez seus calçados não combinem. Pessoas amorosas apontam essas coisas e então você pode voltar para casa e trocar.
Às vezes, acho que seria muito útil para nossos irmãos e irmãs sugerir que eles talvez se esqueceram de se vestir de humildade. Ei irmão, ei irmã, você precisa voltar para casa e vestir humildade antes de sair de novo.
Eu estive lendo este livro recentemente, Jerry Bridges, Pecados Respeitáveis. Bridges escreve sobre pecados que são uma espécie de pecados “aceitáveis” por muitos Cristãos. Em outras palavras, nós nos orgulhamos de não cometermos os chamados grandes pecados como assassinato, roubo e adultério. Mas somos culpados dos chamados pecados “aceitáveis” como irritabilidade, impiedade e orgulho. É uma leitura muito convincente. Você pode conferir na biblioteca de nossa igreja.
Do capítulo que fala de orgulho, observe a aplicação dessa passagem de 1Pedro, onde Bridges dá apenas um exemplo de como Cristãos podem ser culpados do “Orgulho da Realização.” Ele escreve:
Como a maioria das famílias, minha esposa e eu recebemos muitos cartões de Natal com notícias das famílias de amigos e conhecidos que fizemos ao longo dos anos. Ocasionalmente, uma das cartas pode dizer algo do tipo: “Nosso filho, John, se formou com distinção (em alguma universidade de prestígio como Harvard, Yale, Stanford ou MIT).” Agora, não há nada de errado em comunicar este tipo de boas novas à família e amigos. Mas na forma como está colocado, a carta traz a ideia de que, “Olha como nosso filho é inteligente!” sem o reconhecimento de que sua habilidade intelectual veio de Deus.
Se nós queremos evitar o sutil pecado do orgulho nas aquisições de nossas crianças, devemos dizer algo do tipo: “Nosso filho, John, se formou com louvor (em tal universidade de prestígio). Reconhecemos profundamente que a habilidade intelectual de John vem de Deus, e somos profundamente gratos a Ele. Sabemos que Deus não escolhe dar a toda criança as habilidades que Ele tem dado ao John. Temos tentado inculcar em John esta atitude de gratidão e ensiná-lo que essa habilidades acadêmicas são mordomias confiadas a ele por Deus de forma que sejam usadas para servir aos outros e glorificar a Deus.”
Não tenho dúvidas de que outros pais recebendo uma carta como essa se alegrariam com os pais de John na benção de Deus sobre ele. Mas fora de tal reconhecimento, muitos pais, certos ou errados, sentirão talvez um pouco de inveja porque seus filhos são apenas como a maioria ou enfim não se deram tão bem. Agora, eu usei a excelência acadêmica com o propósito de ilustrar o princípio, mas o mesmo seria verdade se John fosse “O quarterback” de alguma grande escola de futebol americano. Ou se John agora está no mundo dos negócios e foi promovido a vice-presidente de uma empresa de sucesso.
Então quer seja nosso próprio sucesso ou de nossos filhos, e qualquer que seja o empreendimento, falhar em reconhecer que o sucesso vem de Deus, tende a promover o orgulho da realização que não honra a Deus. E essa forma de orgulho é pecado – para ser franco, pecado sutil, mas ainda é pecado – Jerry Bridges, Pecados Respeitáveis (Colorado Springs: NavPress, 2007, 95-96).
Deus se opõe aos orgulhosos mas concede graça ao humilde.
Por que Deus considera a humildade tão atrativa? Você já pensou a respeito?
Você já pensou em como o próprio Evangelho cultiva a humildade? Falamos na noite de Quarta-feira passada em nosso grupo de teologia sobre os elementos do chamado do Evangelho. Todos somos pecadores. Aqueles que são salvos, são salvos não porque são amáveis ou úteis, mas todos são salvos pela graça de Deus através da fé em Jesus Cristo somente. Deus realiza a salvação do homem e Deus leva a glória por tudo isso.
Antes de orarmos, pense nisso: alguém disse que no coração de nosso orgulho está, “I” (“Eu” – traduzido do inglês), e pense com que se parece a cruz – o “I” está cortado. Quem é o Senhor de nossas vidas? Você ou Jesus Cristo?

Fiquemos de pé para orarmos.