Permanecendo Firme na Graça de Deus

Permanecendo Firme na Graça de Deus

“Permanecendo Firme na Graça de Deus”
(1 Pedro 5:12-14)
Série: Força na Adversidade
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
• Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em 1 Pedro, capítulo 5 (Pg 817; YouVersion).
Hoje estamos terminando nosso estudo dessa pequena carta. São apenas cinco capítulos, mas usamos nosso tempo e pregamos cerca de cinco mensagens por capítulo, verso a verso através dos livros da Bíblia. Poderíamos gastar mais tempo nesse livro porque é muito rico e é sempre benéfico ir devagar e mergulhar verdadeiramente na Palavra de Deus.
Estava me lembrando, contudo, da abordagem de Martyn Lloyd-Jones ao pregar sobre Romanos. Lloyd-Jones gastou 13 anos pregando sobre o livro de Romanos e morreu antes de terminá-lo, parando no capítulo 14. Ele havia pregado 29 sermões só do capítulo um.
É como uma família saindo de férias de carro e o filho de apenas 4 anos sentado atrás começa a testar a paciência de sua mãe. Ele começa dizendo, “Já chegamos, nós já chegamos?” Finalmente sua mãe diz, “Olha, pára de falar. Vai demorar muito até chegarmos lá.” E poucos minutos depois o pequeno pergunta, “Mãe, eu ainda estarei com 4 anos quando chegarmos lá?”
Então eis nos aqui no final de nossa jornada através de 1 Pedro e estamos no capítulo 5, versos 12-14, lendo um tipo de “P.S.” um “post scriptum” no final da carta.
• Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.
12 Por Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi brevemente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.
13 A vossa co-eleita em babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.
14 Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém.
• Oração.
Introdução:
Nossa mensagem nesta manhã é intitulada, “Permanecendo Firme na Graça de Deus,” permanecendo firme ou estando firme na graça de Deus.
Eu me lembro de ouvir o falecido Adrian Rogers contar certa vez sobre um garoto que tinha um cavalo que não era realmente bom para nada exceto comer aveia. Um homem veio e perguntou ao garoto se o cavalo podia correr rápido, e o garoto respondeu, “Não senhor, ele não pode correr rápido, mas ele pode ficar firme!”
E esses últimos versos na pequena carta são uma lembrança de Pedro aos Cristãos para “permanecerem firmes” na graça de Deus. Você vai perceber isso no verso 12. Pedro diz, “escrevi brevemente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes,” estando firmes e permanecendo firmes na graça de Deus.
Nós vamos falar sobre isso nesta manhã, permanecendo firme na graça de Deus, e antes disso, vamos apenas dar uma olhada mais de perto nos versos 12-14 e então vamos olhar especificamente para as maneiras nas quais “Permanecemos formes na graça de Deus.” Veja novamente o verso 12:
12 Por Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi brevemente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.
Pedro diz que ele entregou essa carta, “por Silvano.” Silvano é o nome de Silas. Silas é mencionado dezenas de vezes no Livro de Atos.
Nós percebemos isso em nossa mensagem introdutória no primeiro capítulo que muitos escolares acreditam que Silvano levou a carta de Pedro em uma rota circular às igrejas onde hoje é a Turquia moderna. Essas igrejas são mencionadas no capítulo 1, verso 1, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia.
No verso 2 Pedro também escreve de forma positiva sobre Silvano, o descrevendo como um “irmão fiel.” Fazemos bem ao enaltecer os outros, chamando atenção para as qualidades positivas de seu caráter. Talvez hoje haja alguém que você possa se referir como sendo um “irmão fiel” ou uma “irmã fiel.” E nós mesmos deveríamos desejar viver de forma que as pessoas pensassem de nós como sendo “fiel.”
Pedro também diz no verso 12 que ele escreveu, “brevemente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.”
Qual é a verdadeira graça de Deus na qual estamos firmes? Pedro diz, “esta é.” O que é “esta?” Quando Pedro diz, “Esta” – e você vê isso no verso 12? Esta – ele está falando sobre o conteúdo de toda carta. O “esta” se refere a tudo o que Pedro vem ensinando sobre salvação e vida Cristã. Isso é sobre o que eu escrevi – esta graça da salvação e tudo que está atrelado a isso – é nisto que você está firme.”
Todo Cristão veio pela graça de Deus. Deus dá a graça da salvação e perdão, o que então traz a graça, dá força, ajuda e conforto. Nenhum Cristão merece nada disso. Tudo se deve à Graça de Deus. E é essa graça na qual o Cristão permanece.
O texto é mais literal, “na qual estais firmes.” Gramaticalmente, o verbo é um imperativo e deve ser traduzido dessa maneira. Permaneça firme nessa graça que Deus te deu! Verso 13:
13 A vossa co-eleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.
Quando Pedro menciona, “em Babilônia,” provavelmente ele está se referindo à igreja em Roma. Babilônia era o codinome para Roma (ver Apocalipse 18:9-10), dessa forma Pedro está provavelmente dizendo, “Ei, estou escrevendo daqui de Roma e os irmãos e irmãs da igreja aqui estão dizendo oi.” Os crentes em Roma são os “eleitos juntamente com vocês,” com vocês Cristãos, nas cinco províncias Romanas de Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitinia.
Pedro acrescenta ao final do verso 13, “Meu filho Marcos também vos saúda.” Ele se refere a Marcos como “meu filho.” Marcos era o “filho espiritual” de Pedro, seu filho na fé. Marcos é o mesmo camarada que escreveu o Evangelho de Marcos e a maioria crê que a primeira fonte de seu Evangelho foi Pedro. Assim, Pedro escreve no verso 13, “A igreja aqui diz oi e Marcos também diz oi.” Então o verso 14:
14 Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor.
Uau, tente isso na igreja de hoje! Vire-se para a pessoa ao seu lado e lhe dê um grande beijo! E leve uma bofetada.
Esse era um costume Oriental. As pessoas se cumprimentavam dessa maneira. Elas colocavam as mãos nos ombros da outra pessoa e a beijava no rosto. Você se lembra como Judas se aproximou de Jesus no Jardim do Getsêmani. Quando ele cumprimentou Jesus, ele O beijou (Marcos 14).
Então não ousamos impor na igreja Ocidental do século 21 uma saudação cultural da igreja Oriental do primeiro século. Certo? Mas as implicações disso ainda existem, hoje a implicação disso inclui um tipo de cumprimento caloroso que se estende um ao outro conforme nos encontramos, um caloroso aperto de mãos e um carinhoso abraço em Cristo, “abraço santo,” se você preferir, destituído de qualquer noção romântica, mas muito além disso, uma genuína expressão de amor Cristão um pelo outro. Essa é a ideia. E então temos o cumprimento final no fim do verso 14:
… Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém.
A paz vem sobre aqueles que estão “em Cristo Jesus,” àqueles que estão unidos com Cristo, cujos pecados são cobertos por Cristo, àqueles que recebem a justiça de Cristo. Essas duas coisas: pecados perdoados e o recebimento do crédito da justiça de Cristo é o que traz paz ao Cristão – paz com Deus e então, a paz com os outros.
E o principal impulso nesse pós-escrito de Pedro, nesses três versos, é o imperativo dado no verso 12. Novamente, Pedro diz, “esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.” Isso é melhor traduzido, “Permaneçam firmes nessa graça!”
A pergunta permanece, “De que forma permanecemos firmes na graça de Deus?” Pelo menos de três maneiras permanecemos firmes, Crendo, Ensinando e Sofrendo. Primeiramente:
I. Permaneça Firme em Sua Crença em Cristo
Quando Pedro fala sobre permanecer firme na graça de Deus é um chamado para primeiramente permanecer firme na graça do Evangelho. Permanecemos firmes na graça de nossa salvação.
Pedro menciona a graça de nossa salvação nos primeiros versos da carta. Ele diz lá no capítulo 1, verso 10:
1 Pedro 1:10, “Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça (a graça da salvação) que vos foi dada.”
Lembre-se de como Pedro começou debatendo sobre a graça da salvação dos Cristãos? Lá no capítulo 1, versos 3 e seguintes:
1 Pedro 1:3-5:
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a Sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4 Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,
5 Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,
E Pedro menciona a graça de nossa salvação mais uma vez no capítulo 2, versos 22 e seguintes:
1 Pedro 2:22-24, “O qual não cometeu pecado…Levando Ele mesmo em Seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas Suas feridas fostes sarados.”
E no capítulo 3, verso 18:
1 Pedro 3:18, “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus…”
Assim, conforme Pedro conclui sua carta neste pequeno pós-scriptum no final do capítulo 5, ele faz isso lembrando os Cristãos da graça de sua salvação. Ele diz, “Permaneçam firmes na graça de Deus,” permanecendo firmes em sua crença em Cristo.
Nunca esqueça, Cristão, de que você é aceito por Deus, baseado em sua fé e confiança em Jesus Cristo. Se você está “em Cristo,” Deus nunca vai te amar menos do que naquele momento em que Ele te amou, quando você colocou sua fé em Jesus. Provavelmente você vai decepcionar a Deus muitas vezes em sua vida Cristã. Você e eu lutamos contra o pecado, mas Deus ainda nos ama do mesmo jeito. Cantamos mais cedo com a equipe de louvor: “Você vê o fundo do meu coração e você me ama do mesmo jeito.” Isso é verdadeiro apenas para os Cristãos.
Cristãos são aceitos por Deus não com base em suas performances. Cristãos são aceitos por Deus baseado na infinita e perfeita justiça de Jesus Cristo.
“Permaneçam firmes na graça de Deus,” permanecendo firme em sua crença em Cristo. Em segundo lugar:
II. Permaneça Firme em Seu Ensino sobre Cristo
E quando digo “ensino” aqui, estou falando sobre você ensinar os outros sobre Cristo, ensinando-os através do evangelismo e missões, compartilhando o Evangelho.
Pedro diz no verso 12, “escrevi brevemente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.”
Temos que ter certeza de que estamos compartilhando a “verdadeira graça de Deus.” Temos que estar certos de que estamos evangelizando e fazendo discípulos, ensinando a verdadeira graça de Deus, o verdadeiro Evangelho, verdadeira salvação.
Pedro vai ampliar essa preocupação em sua segunda carta. Você pode simplesmente virar as páginas para 2 Pedro 2:1-2:
1 “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.”
Pedro é muito preocupado com a verdadeira graça de Deus, a verdade da salvação, a verdade do Evangelho. Permaneça firme em seu ensino sobre Cristo.
Nós devemos ter a mesma preocupação com a verdade em nossos dias que Pedro teve em seus dias. Quer você seja um professor de EBD, ou uma mãe, ou um pai ou um avô ensinando seus filhos ou netos sobre Cristo, quer você esteja no ensino médio ou na faculdade compartilhando sua fé com um amigo, você e eu devemos ter cuidado ao compartilhar a “verdadeira graça de Deus.”
Não existe outra maneira de acessar o céu que não seja através da cruz. Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Ele diz em João 14:6, “Ninguém vai ao Pai a não ser por Mim.” Essa é a verdade sobre Cristo. Isso é a “verdadeira graça de Deus na qual você permanece firme.”
Então fique firme em seu ensinamento sobre Cristo. Não sucumba à tentação de acreditar que existem muitas outras maneiras de chegar a Deus – o caminho dos Budistas, o caminho dos Muçulmanos, o caminho do humanista, o caminho do moralista – não! Só existe um caminho a “verdadeira graça de Deus na qual você permanece firme,” então resista! Fique firme em sua crença em Cristo e fique firme em seu ensino sobre Cristo. E terceiro ponto:
III. Permaneça Firme em Seu Sofrimento por Cristo
Nos Evangelhos, você deve se lembrar de que Jesus falou com Pedro sobre a futura negação de Pedro e mais tarde a restauração por Cristo. E naquela conversa Jesus disse, “Eu orei por você, para que sua fé não desfaleça; e quando você se converter, fortaleça seus irmãos (Lucas 22:32).”
1 Pedro é um manual de discipulado para Cristãos, uma carta escrita para os “irmãos” de Pedro, irmãos e irmãs como você e eu, para que sejamos fortalecidos especialmente quando enfrentarmos momentos de adversidade, perseguição e sofrimento.
Perseguição é um tema comum em 1 Pedro porque perseguição é um tema comum na vida Cristã. Recorde alguns dessas declarações de Pedro. Ei-las novamente:
1 Pedro 1:6-7, “…sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.”
1 Pedro 4:12-13, “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da Sua glória vos regozijeis e alegreis.
1 Pedro 4:16, “Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.”
Lembrem-se, Cristãos, quem vocês são neste mundo temporário. Pedro começou esta carta em 1 Pedro 1:1, fazendo referência aos Cristãos como, “Peregrinos,” viajantes, residentes temporários. Este mundo não é o nosso destino final.
Conforme viajamos neste mundo temporário, caído, sofreremos pela nossa fé. Pedro escreveu esta carta poucos anos antes do terrível reino do Imperador Romano Nero e da severa perseguição que ele desencadeou sobre os Cristãos. E Cristãos têm enfrentado perseguição por sua fé através da história. Isso é realmente a regra.
Não vou me cansar de te dizer isso. Alguns de vocês serão perseguidos por sua fé de uma forma ou de outra, talvez nesta semana. E se tivéssemos de viver onde a maioria do mundo vive, lugares como a Ásia, Oriente Médio e Nordeste da África, seríamos igualmente perseguidos quase que todo dia pela nossa fé. Por favor, vamos nos lembrar de que essa perseguição é a regra da experiência Cristã. Alguns de vocês seguirão o chamado de Deus para ir e alcançar os povos não alcançados da Índia, Paquistão e Somália. Vocês vão sofrer por sua fé.
Lembrem-se de que isso é a regra da experiência Cristã. Nós vivemos em um mundo caído e nosso adversário, o diabo, ronda como um leão, buscando a quem tragar (1Pedro 5:8).
Eu li recentemente sobre um missionário que teve a oportunidade de entrevistar muitos Cristãos que sofreram na Rússia nas últimas décadas. Ele escreve sobre seus encontros com vários pastores, evangelistas e plantadores de igreja na Rússia. Ele diz: Eu ouvia admirado esses crentes contando que foram presos por “cinco anos,” “três anos,” ou “sete anos” e sendo “torturados,” “forçados a dormir sem roupa numa cela úmida e fria” ou “não tendo nada, a não ser um pão mofado e couve cozida para comer por meses.” Esses mesmos homens compartilharam lembranças felizes de “momentos quando minha esposa e filho me visitaram na prisão,” “quando eu fui colocado em uma cela com outro crente que me encorajou, assim como eu encorajei ele,” e “como a (igreja local) cuidou das necessidades de minha família enquanto estive na prisão.”
O escritor missionário, Nik Ripken, disse: Quando paramos para almoçar, eu (disse), “Suas estórias são tremendas. Por que não escreveram isso? Suas estórias são como as histórias da Bíblia ganhando vida! Eu não posso acreditar que não as reuniram num livro ou gravaram em algum tipo de vídeo. Outros seguidores de Jesus ao redor do mundo poderiam ouvir suas estórias e ser encorajados pelo que Deus está fazendo aqui entre aqueles que são perseguidos.” Eles pareciam confusos pelo o que eu estava dizendo. Claramente, não estávamos entendendo um ao outro. Então um dos pastores mais velhos se levantou e me fez um sinal para segui-lo. Ele me levou a uma grande janela na sala da casa. Conforme estivemos juntos em frente à janela, o velho senhor (disse), “Eu entendo que você tenha alguns filhos, Nik. Não é verdade?”
Eu disse que era verdade. Ele balançou a cabeça e então me perguntou, “Diga-me, Nik. Quantas vezes você acordou seus filhos ao amanhecer e os trouxe para uma janela como essa, uma que dá para o Leste, e disse para eles, ‘Meninos, observem cuidadosamente. Nesta manhã vocês estão vendo o sol nascendo (neste momento) no Leste! Vai acontecer em apenas alguns minutos. Estejam prontos agora meninos.’ Quantas vezes você fez isso com seus filhos?” “Bem,” eu sorri sem graça, “Nunca fiz isso. Se eu tivesse feito isso, meus filhos iriam achar que eu estava ficando louco. O sol sempre nasce no Leste. Isso acontece toda manhã!” O velho homem balançou a cabeça e sorriu…e (disse), “Nik, é por isso que não fizemos livros e vídeos sobre essas estórias que você tem ouvido. Para nós, perseguição é como o sol nascendo no Leste. Acontece o tempo todo. São como as coisas são. Não há nada de extraordinário ou inesperado nisso. Perseguição por causa de nossa fé sempre houve – e provavelmente sempre haverá – uma parte normal da vida.”
Nik acrescentou:…eu sempre supus que perseguição fosse algo anormal, algo excepcional, incomum, fora do normal. Em minha mente, perseguição era algo a se evitar. Era um problema, um contratempo, uma barreira. Eu fiquei cativado pela ideia: e se a perseguição é normal, uma situação esperada para um crente? E se a perseguição é, na verdade, o solo onde a fé pode crescer?
[Ripken, Nik; Lewis, Gregg (17-12-2012). A Insanidade de Deus: Uma Estória Verdadeira de Fé Ressurreta (Kindle Locations 2529-2531). B&H Publishing Group. Kindle Edition] E, de fato, perseguição é só isso – o solo no qual a fé pode crescer, o solo no qual a igreja pode crescer.
Assim, permaneçamos firmes na graça de Deus, permanecendo firmes em nosso sofrimento por Cristo.
• Vamos orar e eu te convido a ficar de pé para orarmos agora.
Pedro conclui sua carta com as palavras, “Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus.”
Paz só vem estando em Cristo…